Questões de Concursos: Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

81 Q957452 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Grupo Técnico em Enfermagem, EBSERH, FGV, 2025

O papilomavírus humano (HPV) é responsável por uma infecção sexualmente transmissível (IST) muito comum, relacionada ao câncer de colo de útero e outros tumores, tanto em mulheres quanto em homens. A vacina HPV4-recombinante está disponível no SUS. Essa disponibilidade deve ser divulgada, e a população deve ser estimulada a aderir a seu uso.

Sobre essa vacina, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A vacina HPV4-recombinante é aplicada em meninos a partir de 12 anos de idade e em meninas a partir da menarca.
( ) Para vítimas de abuso sexual, de 9 a 14 anos, a recomendação é de duas doses.
( ) Para pessoas de 15 a 45 anos, a recomendação é de três doses, considerando o histórico vacinal contra o HPV.
( ) Para os adolescentes não vacinados de 15 a 19 anos de idade, estratégias de resgate para a vacinação de dose única devem ser realizadas.

As afirmativas são, respectivamente,

82 Q890646 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024

A leptospirose é uma doença febril de início abrupto ocasionada por bactérias do gênero Leptospira. A forma de aquisição da infecção pelo indivíduo que acontece por meio do solo ou água contaminada com a urina de animais infectados é denominada de aquisição

83 Q899121 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Enfermeiro, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Em relação à diarreia, assinalar a alternativa CORRETA.

84 Q888164 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Juripiranga PB, EDUCA, 2024

É uma doença infecciosa aguda e transmissível, que compromete o aparelho respiratório (traqueia e brônquios). É causada pela bactéria Bordetella pertussis. A doença evolui em três fases sucessivas. A fase catarral inicia-se com manifestações respiratórias e sintomas leves, que podem ser confundidos com uma gripe: febre, coriza, mal-estar e tosse seca. Em seguida, há acessos de tosse seca contínua. Na fase aguda, os acessos de tosse são finalizados por inspiração forçada e prolongada, vômitos que provocam dificuldade de beber, comer e respirar. Na convalescença, os acessos de tosse desaparecem e dão lugar à tosse comum.

A doença que o texto faz referência é:

85 Q896362 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Enfermeiro, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

A sepse é uma síndrome extremamente prevalente, com elevada morbidade e mortalidade, além de gerar altos custos com internação. De acordo com os conceitos e orientações do Instituto Latino-Americano de Sepse (ILAS), a respeito da sepse e choque séptico é correto afirmar que

86 Q869748 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Pérola PR, UNIVIDA, 2024

A respeito da Leishmaniose Visceral, leia as afirmativas abaixo e marque V para verdadeiro e F para falso:

( ) O diagnóstico da Leishmaniose Visceral pode ser realizado por meio de técnicas imunológicas e parasitológicas.

( ) É transmitida ao homem pela picada de fêmeas do inseto vetor infectado, denominado flebotomíneo e conhecido popularmente como mosquito palha, asa-dura, tatuquiras, birigui, dentre outros.

( ) No Brasil, a principal espécie responsável pela transmissão é o Culex quinquefasciatus.

( ) A Leishmaniose Visceral não tem tratamento para os humanos.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta de cima para baixo:

87 Q912293 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2023

Sobre as doenças de veiculação hídrica, analise as assertivas abaixo sobre as formas de prevenção:
I. As doenças veiculadas através da água estão, comumente, relacionadas a carências nas condições básicas de higiene.
II. É recomendável lavar bem os legumes, verduras e frutas comprados em mercados e feiras, não sendo necessário realizar a higiene nos que são plantados em casa, mesmo que haja animais de estimação que circulem pela plantação.
III. A higiene de mãos é uma excelente medida para evitar doenças e sempre deve ser realizada antes das refeições e após o uso de sanitários.
IV. Cólera, amebíase e giardíase são exemplos de doenças que têm a água como principal veículo de transmissão.
Quais estão corretas?

88 Q896463 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Todas as Funções, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

A infecção do trato urinário (ITU) está entre as infecções bacterianas em adultos mais comuns, principalmente em mulheres. [ Sobre a ITU, leia as afirmações abaixo:

I. A cistite aguda em mulheres pode envolver o trato urinário baixo (uretra e bexiga) mais frequentemente e/ou alto (rins e ureteres). O principal patógeno envolvido na ITU em mulheres é a E. coli, que é responsável por cerca de 80% de todos os episódios de infecção.

II. Os sintomas clássicos de cistite incluem: disúria, aumento da frequência urinária, urgência miccional e, ocasionalmente, dor suprapúbica e hematúria.

III. A ITU pode ser classificada como complicada e não complicada. Denomina- se ITU complicada quando ocorre em mulheres jovens, não grávidas e na ausência de anomalias estruturais ou funcionais do trato urinário.

IV. Hematúria microscópica é um achado comum em infecções urinárias, podendo estar presente em 40% a 60% dos pacientes com ITU, embora a presença de proteinúria seja rara.

Estão CORRETAS apenas

89 Q887273 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Técnico em Saneamento, CINCATARINA, FEPESE, 2024

São exemplos de doenças de veiculação hídrica, as quais o organismo patogênico ou o agente causador de doença é ingerido:

1. Amebíase 2. Ascaridíase 3. Leptospirose 4. Febre tifoide e paratifoide

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

90 Q972800 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Enfermagem, TJDFT, FGV, 2022

Algumas doenças requerem medidas de precaução específicas que são baseadas na forma de transmissão do microrganismo.

As doenças cuja precaução está relacionada ao contágio por gotículas e aerossóis, respectivamente, são:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.