Questões de Concursos: Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

91 Q960842 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Enfermagem, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

A maioria dos protozoários apresenta vida livre e aquática podendo viver também livremente em lugares úmidos no solo ou sobre matéria orgânica em decomposição. No entanto, algumas espécies levam vida parasitária nos organismos e assim passam a maior parte da vida em diversas espécies de seres vivos, causando muitas doenças. A giardíase e a amebíase são exemplos dessas doenças. São consideradas ações efetivas preventivas dessas doenças, EXCETO:

92 Q885348 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Agente de Endemias ACE, AMCEVALE RN, FUNCERN, 2024

Sabendo que os sintomas de infecção pela raiva mudam de acordo com a variante do vírus e espécie infectada,

93 Q896631 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Sanitarista, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

A filariose linfática, comumente conhecida como elefantíase, é uma doença parasitária debilitante transmitida por mosquitos. Durante séculos, essa doença tem afligido milhões de pessoas no mundo, causando dor, inchaço crônico e exagerado, deficiência e estigma social. Em 30 de setembro de 2024, a OPAS/OMS reconheceu a eliminação da filariose linfática como problema de saúde pública.
Qual o nome científico do mosquito transmissor da doença?

94 Q886687 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Buriti Alegre GO, IV UFG, 2024

As precauções por aerossóis são utilizadas na suspeita ou confirmação de agentes infecciosos de alta transmissibilidade, cuja partículas menores ou iguais a 5μ (micra) atingem longas distâncias e permanecem suspensas no ar. As medidas preventivas são: higienização das mãos, utilização da máscara PFF2 ou N95 pelo profissional, máscara cirúrgica pelo paciente quando transportado e quarto privativo. As doenças que necessitam das precauções por aerossóis são

95 Q912295 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2023

A leptospirose, doença infecciosa bacteriana, apresenta sintomas semelhantes a outras doenças, como a gripe e a dengue, por exemplo. Os sintomas principais são febre, dor de cabeça e pelo corpo, principalmente nas panturrilhas, tosse, vômitos e diarreia. Assinale a alternativa que cita o modo de transmissão da leptospira, bactéria causadora da doença.

96 Q899564 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Enfermeiro, Prefeitura de Baliza GO, Itame, 2024

Trata-se do microrganismo mais patogênico, da classe Gram-positivos aeróbios, formados por cocos em grupos irregulares (lembrando cachos de uva). Em geral, causa infecções de pele e algumas vezes pneumonia, endocardite e osteomielite. Na maioria das vezes, provoca a formação de abscesso e o seu diagnóstico é realizado por coloração de Gram e cultura. Considerando a descrição apresentada, o microrganismo em questão é denominado:

97 Q957453 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Grupo Técnico em Enfermagem, EBSERH, FGV, 2025

Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por diferentes micro-organismos. No Sistema Único de Saúde (SUS), há profissionais, métodos diagnósticos e tratamentos disponíveis, além de medidas de prevenção.

Ao realizar um trabalho de educação em saúde sobre IST, o técnico de enfermagem deve incluir a seguinte orientação:

98 Q957487 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Especialização Técnica em Saúde do Trabalhador, EBSERH, FGV, 2025

Doenças infectocontagiosas são sempre preocupantes e podem comprometer de forma importante a saúde do trabalhador. Nesse sentido, o técnico de enfermagem precisa conhecer os meios de propagação e as precauções a serem aplicadas no atendimento de trabalhadores quando se tratar deste tipo de doenças.

Nesse contexto, avalie as afirmativas a seguir.

I. Na medição da temperatura de um trabalhador com varicela, deve-se tomar cuidado apenas com o contato direto com as vesículas, a única via de transmissão.
II. Um trabalhador diagnosticado com caxumba que precisa ser transportado para um atendimento hospitalar, deve seguir com máscara cirúrgica.
III. Nos casos de sarampo, para reduzir os riscos de propagação da doença, tanto para casos suspeitos como para os confirmados, a pessoa deve evitar a ida ao trabalho por pelo menos quatro dias, a partir da data de aparecimento do exantema.

Está correto o que se afirma em

99 Q883505 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

O tratamento visa a atingir o parasito em pontos-chave de seu ciclo evolutivo, os quais podem ser didaticamente resumidos em: interrupção da esquizogonia sanguínea, responsável pela patogenia e manifestações clínicas da infecção, destruição de formas latentes do parasito no ciclo tecidual (hipnozoítos) das espécies Plasmodium vivax e P. ovale, evitando assim as recaídas tardias, interrupção da transmissão do parasito, pelo uso de drogas que impedem o desenvolvimento de formas sexuadas dos parasitos (gametócitos). Corresponde ao tratamento recomendado para a doença infecto-parasitária denominada:

100 Q883815 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Técnico em Enfermagem/ESF, Prefeitura de Lagoa Grande MG, COTEC, 2024

Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa CORRETA sobre a leptospirose.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.