Questões de Concursos Outros Assuntos

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2Q875977 | Redação Oficial, Outros Assuntos, Auxiliar Legislativo, Câmara de Petrolina de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

O Relatório é um relato expositivo, detalhado ou não, do funcionamento de uma instituição, do exercício de atividades ou acerca do desenvolvimento de serviços específicos em determinado período. Quanto à elaboração de relatório de atividades, deve-se atentar para os seguintes procedimentos:

I. Abster-se de transcrever a competência formal das unidades administrativas já descritas nas normas internas.

II. Relatar todas as atividades do órgão.

III. Evitar o detalhamento excessivo das tarefas executadas pelas unidades administrativas que lhe são subordinadas.

IV. Priorizar a apresentação de dados agregados, grandes metas realizadas e problemas abrangentes que foram solucionados.

V. Destacar propostas que não puderam ser concretizadas, identificando as causas e indicando as prioridades para os próximos anos.

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3Q881337 | Redação Oficial, Outros Assuntos, Agente Administrativo, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

A Redação Oficial busca garantir clareza, concisão e formalidade nos documentos oficiais. Marque a alternativa que explica a finalidade de uma Ata.
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4Q870765 | Redação Oficial, Outros Assuntos, Auxiliar de Administração, Prefeitura de São Bernardino SC, Fênix Concursos, 2024

A redação oficial tem como característica a impessoalidade, a formalidade e a clareza, sendo fundamental para a comunicação dentro de órgãos públicos e empresas. Entre os documentos mais utilizados estão os ofícios, memorandos, atas e relatórios. O documento oficial que é utilizado para registrar as discussões e decisões de uma reunião é:
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5Q919605 | Redação Oficial, Outros Assuntos, Agente de Organização Escolar, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Leia o texto a seguir.

Aos vinte e sete dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e vinte e quatro, de acordo com o Calendário Escolar, aprovado pelo Parecer no seis, de vinte e um de agosto do ano de dois mil, que determina a oferta de duzentos dias letivos para o corrente ano, iniciaram-se as atividades do ano letivo de dois mil e vinte e quatro, com adoção da(s) grade(s) curricular(es) aprovada(s) pelo Parecer no oito, do ano de dois mil. A instituição de ensino funcionará no corrente ano letivo no Ensino Fundamental – Segunda Fase, do quinto ao nono ano. Nada mais tendo a relatar, eu, Maria da Glória Campos Peixoto, secretária, lavrei o(a) presente XXXXXX, que será assinado(a) por mim e pelo Diretor desta instituição de ensino.

São Pedro, 28 de fevereiro de 2024.

João Ribeiro Costa Maria da Glória Campos Peixoto Diretor Secretária

Com base no documento Profuncionário (Caderno 13), é correto afirmar que o documento escolar apresentado é
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6Q920252 | Redação Oficial, Outros Assuntos, Recepção, Câmara de Itupeva SP, Avança SP, 2025

A circular é um documento amplamente utilizado no setor público para disseminar informações de interesse geral entre os servidores. Sobre suas características e finalidade, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
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7Q919219 | Redação Oficial, Outros Assuntos, Assistente Administrativo, Prefeitura de Cotriguaçu MT, Gama Consult, 2025

A escolha do modelo de documento adequado depende do tipo de comunicação a ser realizada. O modelo de documento mais adequado para apresentar um projeto de pesquisa a uma comissão avaliadora seria:
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8Q952402 | Redação Oficial, Outros Assuntos, Agente Administrativo II, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Para Cruz (2018), os três tipos de atendimento existentes hoje, embora usem meios diferentes para se comunicar com cliente, devem ter as mesmas preocupações por parte da organização: atender corretamente o cliente. Nesse sentido, são tipos de aplicativos utilizados para o atendimento virtual, EXCETO:
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9Q919218 | Redação Oficial, Outros Assuntos, Assistente Administrativo, Prefeitura de Cotriguaçu MT, Gama Consult, 2025

Os modelos de documentos são utilizados para padronizar a produção de textos em uma organização. Assinale a alternativa que apresenta uma vantagem do uso de modelos de documentos:
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10Q953037 | Redação Oficial, Outros Assuntos, Assistente Administrativo, Prefeitura de Clevelândia PR, FAMA, 2025

No âmbito da Administração Pública, a redação oficial tem como principal finalidade garantir uma comunicação eficaz entre os órgãos da Administração Pública e entre estes e os cidadãos. Para isso, o texto oficial deve orientar-se por diversos princípios. (Manual de Comunicação Escrita Oficial do Paraná, 2014). Analise as afirmações a seguir:

I - Todo o texto deve ser revisado antes de ser enviado a seu destinatário. A revisão consiste em reler o texto, detectando possíveis erros e incoerências que possam comprometer a eficácia da comunicação.
II - Um texto oficial, além de ser estruturado de forma adequada e comunicar um conteúdo coerente, precisa tratar do assunto de forma respeitosa.
III - Um texto oficial pode ser redigido em linguagem popular, utilizando gírias por exemplo.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmações CORRETAS:
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11Q955923 | Redação Oficial, Outros Assuntos, Assistente Administrativo, Prefeitura de Quatro Barras PR, UNIVIDA, 2025

No que se refere à correspondência comercial, marque V(verdadeiro) ou F(falso):

( ) O memorando é um tipo de comunicação interna utilizada dentro de uma organização.
( ) O ofício é um documento formal utilizado para comunicação entre órgãos públicos, entre empresas e entre estas e os órgãos públicos.
( ) O e-mail institucional pode substituir qualquer tipo de correspondência oficial, desde que seja arquivado corretamente.
( ) A circular tem como principal característica a padronização do conteúdo para diversos destinatários.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta de cima para baixo:
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12Q1030963 | Redação Oficial, Outros Assuntos, Médico Legista, PC MG, FGV, 2025

Entre os tipos de documentos a seguir selecionados, assinale o que mostra uma definição adequada.
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13Q953039 | Redação Oficial, Outros Assuntos, Assistente Administrativo, Prefeitura de Clevelândia PR, FAMA, 2025

De acordo com o Manual de Comunicação Escrita Oficial do Paraná (2014), considere as afirmações sobre o Correio Eletrônico (e-mail), classifique-as com V (Verdadeiras) ou F (Falsa) e assinale a alternativa CORRETA.

( ) Correio Eletrônico (e-mail), na Administração Pública, é uma correspondência, com caráter oficial, utilizada para comunicação interna e externa.
( ) O campo assunto deve ser preenchido de modo a facilitar a organização documental, tanto do destinatário quanto do remetente.
( ) Não deve-se anexar arquivos ao enviar um correio eletrônico, a informação deve constar no corpo do texto.
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14Q1002018 | Redação Oficial, Outros Assuntos, Secretário de Escola Júnior, Prefeitura de Bragança Paulista SP, IBAM, 2023

__________________________ é um documento oficial utilizado para transmitir mensagens internas em um determinado local, seja ele uma empresa, um órgão público ou mesmo um conjunto habitacional. É um dos mecanismos de comunicação mais eficazes dentro de uma organização, pois é pautada na rapidez e eficácia da comunicação, atendendo aos pré-requisitos do mundo moderno e às formas de comunicação vigentes.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do enunciado.

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15Q955695 | Redação Oficial, Outros Assuntos, Assistente em Administração, UFPB, IBFC, 2025

Ata é um documento oficial que registra os acontecimentos de uma reunião, assembléia, congresso, conferência ou outro evento. É um relato resumido do que foi discutido e decidido, e pode ser manuscrita ou digitada. Ela é importante pelos motivos relacionados abaixo. Diante do exposto, assinale a alternativa incorreta.
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16Q980230 | Redação Oficial, Outros Assuntos, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

O munícipe, ou morador para solicitar um serviço prestado pela Prefeitura Municipal, deve fazer através de:
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17Q989339 | Redação Oficial, Outros Assuntos, Administrativo, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Trata-se de um documento emitido por um cartório, no caso de noivos que planejam se casar, mas residem em cidades diferentes, cada uma com seu próprio cartório de Registro Civil. A descrição anterior trata-se de um edital de:
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18Q989344 | Redação Oficial, Outros Assuntos, Administrativo, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Um requerimento é um pedido por escrito direcionado a um representante do serviço público, solicitando alguma ação, reconhecimento ou concessão de um direito, acompanhado de argumentos que o fundamentam. Nesse contexto, é correto afirmar que, na hipótese do requerimento ser feito por várias pessoas, ele receberá o nome de:
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19Q957038 | Redação Oficial, Outros Assuntos, Assistente Técnico Administrativo, Prodesan SP, IBAM, 2025

A correspondência oficial é um instrumento formal de comunicação entre órgãos públicos ou entre estes e particulares, devendo seguir normas de formalidade e padronização que garantam a clareza e a eficiência. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.
I. A formalidade na correspondência oficial pode ser adaptada dependendo do destinatário, incluindo expressões informais para facilitar o entendimento.
II. A padronização na correspondência oficial permite uniformidade e garante que documentos emitidos por diferentes setores sigam critérios estéticos e normativos semelhantes.
III. A clareza e a objetividade são essenciais na correspondência oficial, assegurando que o conteúdo seja compreendido pelo destinatário sem ambiguidade.
Está correto o que se afirma em:
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20Q989330 | Redação Oficial, Outros Assuntos, Administrativo, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Trata-se de um documento que registra todos os eventos, debates, sugestões, votos e determinações que ocorrem em uma sessão, encontro, assembleia, congresso, evento, entre outros. A descrição acima refere- se ao (à):
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