Questões de Concursos: Outros Assuntos

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11 Q952402 | Redação Oficial, Outros Assuntos, Agente Administrativo II, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Para Cruz (2018), os três tipos de atendimento existentes hoje, embora usem meios diferentes para se comunicar com cliente, devem ter as mesmas preocupações por parte da organização: atender corretamente o cliente. Nesse sentido, são tipos de aplicativos utilizados para o atendimento virtual, EXCETO:

12 Q955923 | Redação Oficial, Outros Assuntos, Assistente Administrativo, Prefeitura de Quatro Barras PR, UNIVIDA, 2025

No que se refere à correspondência comercial, marque V(verdadeiro) ou F(falso):

( ) O memorando é um tipo de comunicação interna utilizada dentro de uma organização.
( ) O ofício é um documento formal utilizado para comunicação entre órgãos públicos, entre empresas e entre estas e os órgãos públicos.
( ) O e-mail institucional pode substituir qualquer tipo de correspondência oficial, desde que seja arquivado corretamente.
( ) A circular tem como principal característica a padronização do conteúdo para diversos destinatários.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta de cima para baixo:

14 Q955695 | Redação Oficial, Outros Assuntos, Assistente em Administração, UFPB, IBFC, 2025

Ata é um documento oficial que registra os acontecimentos de uma reunião, assembléia, congresso, conferência ou outro evento. É um relato resumido do que foi discutido e decidido, e pode ser manuscrita ou digitada. Ela é importante pelos motivos relacionados abaixo. Diante do exposto, assinale a alternativa incorreta.

15 Q957038 | Redação Oficial, Outros Assuntos, Assistente Técnico Administrativo, Prodesan SP, IBAM, 2025

A correspondência oficial é um instrumento formal de comunicação entre órgãos públicos ou entre estes e particulares, devendo seguir normas de formalidade e padronização que garantam a clareza e a eficiência. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.
I. A formalidade na correspondência oficial pode ser adaptada dependendo do destinatário, incluindo expressões informais para facilitar o entendimento.
II. A padronização na correspondência oficial permite uniformidade e garante que documentos emitidos por diferentes setores sigam critérios estéticos e normativos semelhantes.
III. A clareza e a objetividade são essenciais na correspondência oficial, assegurando que o conteúdo seja compreendido pelo destinatário sem ambiguidade.
Está correto o que se afirma em:

16 Q989339 | Redação Oficial, Outros Assuntos, Administrativa, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Trata-se de um documento emitido por um cartório, no caso de noivos que planejam se casar, mas residem em cidades diferentes, cada uma com seu próprio cartório de Registro Civil. A descrição anterior trata-se de um edital de:

17 Q989330 | Redação Oficial, Outros Assuntos, Administrativa, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Trata-se de um documento que registra todos os eventos, debates, sugestões, votos e determinações que ocorrem em uma sessão, encontro, assembleia, congresso, evento, entre outros. A descrição acima refere- se ao (à):

18 Q989344 | Redação Oficial, Outros Assuntos, Administrativa, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Um requerimento é um pedido por escrito direcionado a um representante do serviço público, solicitando alguma ação, reconhecimento ou concessão de um direito, acompanhado de argumentos que o fundamentam. Nesse contexto, é correto afirmar que, na hipótese do requerimento ser feito por várias pessoas, ele receberá o nome de:

19 Q989338 | Redação Oficial, Outros Assuntos, Administrativa, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Assinale a alternativa que indique o documento oficial que divulga informações de interesse público, como concursos, licitações, convocações, leilões, entre outros, e que deve ser publicado em meios de comunicação acessíveis à população, como jornais, diários oficiais, sites ou murais.

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