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Questões de Concursos Padrões de projeto

Resolva questões de Padrões de projeto comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q149073 | Informática, Padrões de projeto, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 14a Região, FCC

No contexto dos padrões de projeto:

I. Oferecer uma interface simples para uma coleção de classes.

II. Desacoplar uma abstração de sua implementação para que ambas possam variar independentemente.

Correspondem respectivamente a

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22Q119824 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Sistemas Júnior Engenharia de Software, Petrobras, CESGRANRIO

Deseja-se que uma aplicação possa manipular diferentes tipos de bancos de dados de modo transparente às classes que necessitam de serviços de acesso a dados. Inicialmente será necessário fornecer suporte a bancos de dados XML e SQL, entretanto novos tipos poderão ser futuramente adicionados.

A solução proposta é a seguinte:

1. Uma classe abstrata (DB) será responsável por instanciar um objeto correspondente ao tipo de banco de dados desejado. Isso será feito através do método estático getDB(), que irá retornar um objeto de uma de suas subclasses concretas, de acordo com o parâmetro (tipo) passado.

2. O objeto criado no passo anterior irá instanciar conexões e consultas correspondentes ao tipo de DB criado; isto é, caso um DB XML tenha sido instanciado, apenas consultas XML e conexões XML serão instanciadas; caso um DB SQL tenha sido instanciado, apenas consultas SQL e conexões SQL serão instanciadas.

O diagrama de classe a seguir ilustra a estrutura descrita acima.

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Qual padrão de projeto foi utilizado na solução proposta?

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23Q121297 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Tecnologia da Informação, UFAL, COPEVE UFAL

Sobre padrões de projeto, é correto afirmar que

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24Q120382 | Programação , Padrões de projeto, Analista de Sistemas Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

Em uma aplicação para gerenciamento de currículos profissionais, deve haver uma funcionalidade para pesquisa (busca) por informações previamente registradas. Essa funcionalidade deve ser apresentada aos usuários como um formulário da interface gráfica da aplicação cuja composição deve ser diferente em cada uma das seguintes situações. Na primeira, o formulário deve apresentar ao usuário campos que permitam realizar buscas por empresas que oferecem vagas de emprego. Na segunda situação, o formulário deve apresentar campos para permitir aos usuários a realização de buscas por currículos de candidatos a vagas de emprego. O engenheiro de software, encarregado da implementação dessa funcionalidade, decidiu usar um padrão de projeto do catálogo GoF (Gang of Four). Esse padrão foi escolhido porque permite construir produtos com diferentes representações de tal forma que o mesmo processo de construção possa ser usado para criar diferentes produtos. No caso da funcionalidade descrita acima, os diferentes produtos a serem criados são as duas variantes do formulário de busca.

Dentre os listados abaixo, qual foi o padrão escolhido pelo engenheiro de software?

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25Q148777 | Informática, Padrões de projeto, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 9a REGIÃO, FCC

Sobre design pattern considere:

I. No framework pode incluir código de programação e conter vários design patterns.

II. No design pattern pode incluir código de programação e conter vários frameworks.

III. Os design patterns são bastante abstratos e os frameworks menos abstratos.

Está correto o que consta em

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26Q117655 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Sistemas, BDMG, FUMARC

Em relação aos problemas, para os quais são definidas soluções, usando padrões de projeto (design patterns), correlacione as colunas a seguir:

Imagem 042.jpg
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Está CORRETA a seguinte sequência de respostas, de cima para baixo:

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27Q108888 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

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Os padrões de projeto podem ser vistos como heurísticas que
guiam os desenvolvedores de software na organização do espaço
de objetos de uma aplicação. Os padrões de projeto GoF (GoF
patterns) são classificados em três tipos: de criação, de estrutura
e de comportamento. Considerando esses padrões de projeto e a
figura acima, julgue os itens de 118 a 120.

No desenvolvimento de um sistema estruturado em subsistemas para facilitar o acesso e minimizar a comunicação e dependências entre os subsistemas, o padrão de criação Factory Method, que fornece uma interface para a criação de famílias de objetos relacionados ou dependentes sem especificar suas classes concretas, é mais indicado que o padrão de criação Prototype.

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28Q147390 | Informática, Padrões de projeto, Analista Judiciário Informática, TRF 2a, FCC

Para facilitar a manutenção da aplicação, há um design pattern que tem como objetivo principal centralizar o acesso aos dados em uma única camada. Esse design pattern é o

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29Q133557 | Informática, Padrões de projeto, Analista do Banco Central Área 1, BACEN, CESGRANRIO

Um arquiteto de software estuda que padrões de projeto são apropriados para o novo sistema de vendas de uma empresa. Ele deve considerar que o padrão

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31Q111866 | Informática, Padrões de projeto, Analista de Informática, TCE RO, CESPE CEBRASPE

Acerca dos padrões GRASP, julgue os itens a seguir.

O padrão Indirection é utilizado para atribuir responsabilidades à classe que tiver a informação necessária para satisfazer a responsabilidade
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32Q108337 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

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Os padrões de projeto podem ser vistos como heurísticas que
guiam os desenvolvedores de software na organização do espaço
de objetos de uma aplicação. Os padrões de projeto GoF (GoF
patterns) são classificados em três tipos: de criação, de estrutura
e de comportamento. Considerando esses padrões de projeto e a
figura acima, julgue os itens de 118 a 120.

Se, no desenvolvimento de uma aplicação que leia documentos do tipo txt e seja capaz de converter o documento em vários formatos distintos, houver a necessidade de facilitar acréscimos de novos tipos de conversão, será mais indicado o uso do padrão de estrutura Adapter que o uso do padrão de estrutura Bridge, pois o padrão Adapter separa a construção de um objeto complexo de sua representação para criar representações diferentes com o mesmo processo.

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33Q117019 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Sistemas, SEJUS RO, FUNCAB

Segundo Trott e Shalloway, o princípio de projetar a partir de um contexto, é um conceito para criar a visão global antes de se projetar os detalhes que aparecem nos componentes. Das opções seguintes, o padrão de projeto que é um melhor exemplo de aplicação desse princípio é:

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34Q113272 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

O padrão de projeto Factory provê uma classe de decisão que retorna

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35Q112201 | Informática, Padrões de projeto, Analista de Informática, TCE RO, CESPE CEBRASPE

Acerca dos padrões GRASP, julgue os itens a seguir.

Nos casos em que a solução oferecida pelo padrão Expert violar a alta coesão e o baixo acoplamento, o padrão adequado a ser aplicado será o Creator, que atribui um conjunto altamente coesivo de responsabilidades a uma classe artificial que não representa um conceito do domínio do problema.
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36Q838729 | Informática, Padrões de projeto, Técnico em Comunicação e Processamento de Dados Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2021

Um certo padrão de projeto (design pattern) de criação utiliza métodos para criar objetos sem que o chamador precise especificar a classe exata desses objetos, e sem invocar seu construtor diretamente. O método que define a classe a ser instanciada pode estar especificado em uma interface e ser codificado em classes que a implementam, ou então ser implementado em uma classe base e opcionalmente redefinido (overriden) em uma classe filha. Esse padrão de projeto é conhecido como
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37Q235893 | Informática, Padrões de projeto, Programador de Computador, TRE RN, FCC

Na engenharia de software, os padrões de projetos comportamentais tratam das interações e divisões de responsabilidades entre as classes ou objetos. São exemplos típicos dessa família:

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38Q104875 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Controle, TCE PR, FCC

Os design patterns

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39Q154897 | Programação, Padrões de projeto, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 22a Região, FCC

Creational Pattern Java que tem por objetivo separar a construção de um objeto complexo da sua representação, de tal forma que diversas representações podem ser criadas em razão da necessidade do programa. Trata-se de

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