Questões de Concursos Padrões de projeto

Resolva questões de Padrões de projeto comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q120382 | Programação , Padrões de projeto, Analista de Sistemas Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

Em uma aplicação para gerenciamento de currículos profissionais, deve haver uma funcionalidade para pesquisa (busca) por informações previamente registradas. Essa funcionalidade deve ser apresentada aos usuários como um formulário da interface gráfica da aplicação cuja composição deve ser diferente em cada uma das seguintes situações. Na primeira, o formulário deve apresentar ao usuário campos que permitam realizar buscas por empresas que oferecem vagas de emprego. Na segunda situação, o formulário deve apresentar campos para permitir aos usuários a realização de buscas por currículos de candidatos a vagas de emprego. O engenheiro de software, encarregado da implementação dessa funcionalidade, decidiu usar um padrão de projeto do catálogo GoF (Gang of Four). Esse padrão foi escolhido porque permite construir produtos com diferentes representações de tal forma que o mesmo processo de construção possa ser usado para criar diferentes produtos. No caso da funcionalidade descrita acima, os diferentes produtos a serem criados são as duas variantes do formulário de busca.

Dentre os listados abaixo, qual foi o padrão escolhido pelo engenheiro de software?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q149073 | Informática, Padrões de projeto, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 14a Região, FCC

No contexto dos padrões de projeto:

I. Oferecer uma interface simples para uma coleção de classes.

II. Desacoplar uma abstração de sua implementação para que ambas possam variar independentemente.

Correspondem respectivamente a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q106858 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Controle, TCE PR, FCC

Para modelar sistemas que utilizam componentes reutilizáveis podem ser utilizados dois tipos de padrões de interesse - os design patterns e os frameworks.


Com relação ao tema, considere as asserções a seguir.


Nas aplicações Java EE, o design pattern JavaServer Faces utiliza o framework MVC para representar o fluxo sequencial de comunicação entre as camadas. O MVC permite representar e entender a comunicação existente entre os componentes da aplicação

PORQUE

quando se utiliza o MVC em aplicações web desenvolvidas com Java, a requisição do cliente é normalmente interceptada por uma servlet de controle (Controller). Essa servlet manipula o processamento inicial da requisição, acessa os componentes do modelo (Model) e geralmente determina qual será a página (View) que irá mostrar o conteúdo de resposta da requisição.

Acerca dessas asserções, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q117655 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Sistemas, BDMG, FUMARC

Em relação aos problemas, para os quais são definidas soluções, usando padrões de projeto (design patterns), correlacione as colunas a seguir:

Imagem 042.jpg
Imagem 043.jpg

Está CORRETA a seguinte sequência de respostas, de cima para baixo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q104875 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Controle, TCE PR, FCC

Os design patterns

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q147390 | Informática, Padrões de projeto, Analista Judiciário Informática, TRF 2a, FCC

Para facilitar a manutenção da aplicação, há um design pattern que tem como objetivo principal centralizar o acesso aos dados em uma única camada. Esse design pattern é o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q235218 | Informática, Padrões de projeto, Programador de Computador, TJ PE, FCC

Analise o texto:

É um design pattern que permite que uma aplicação seja desenvolvida de forma que a camada de acesso aos dados seja isolada das camadas superiores. Numa aplicação que utiliza a arquitetura MVC, todas as funcionalidades de bancos de dados, tais como estabelecimento de conexões, mapeamento de objetos Java para tipos de dados SQL ou execução de comandos SQL, devem ser feitas por classes representadas nesse design pattern.

O texto faz referência ao design pattern

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q237778 | Informática, Padrões de projeto, Programador de Computador, TJ PE, FCC

A maioria das aplicações web tem algumas funcionalidades (por exemplo, segurança), que são aplicáveis a todas as requisições da aplicação. Para adicionar essa funcionalidade separadamente para cada requisição da aplicação seria demorado, propenso a erros e difícil de manter. Para resolver esse problema pode ser utilizado o design pattern

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q268269 | Informática, Padrões de projeto, Analista Desenvolvimento de Sistemas, FINEP, CESGRANRIO

Sabendo-se que os padrões de projeto podem ser classificados considerando-se o critério de escopo, qual, dentre os padrões de projeto abaixo, possui escopo de classe?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q116729 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Sistemas Desenvolvimento e Manutenção, INFRAERO, FCC

Para fazer a modelagem de um padrão de projeto (design pattern) utilizando a UML é DESNECESSÁRIO

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q121357 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Tecnologia da Informação, UFAL, COPEVE UFAL

O padrão Observer

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q154897 | Programação, Padrões de projeto, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 22a Região, FCC

Creational Pattern Java que tem por objetivo separar a construção de um objeto complexo da sua representação, de tal forma que diversas representações podem ser criadas em razão da necessidade do programa. Trata-se de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q117019 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Sistemas, SEJUS RO, FUNCAB

Segundo Trott e Shalloway, o princípio de projetar a partir de um contexto, é um conceito para criar a visão global antes de se projetar os detalhes que aparecem nos componentes. Das opções seguintes, o padrão de projeto que é um melhor exemplo de aplicação desse princípio é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q148777 | Informática, Padrões de projeto, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 9a REGIÃO, FCC

Sobre design pattern considere:

I. No framework pode incluir código de programação e conter vários design patterns.

II. No design pattern pode incluir código de programação e conter vários frameworks.

III. Os design patterns são bastante abstratos e os frameworks menos abstratos.

Está correto o que consta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q152663 | Informática, Padrões de projeto, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 24a REGIÃO, FCC

Considere:

I. Fornecer uma interface para criação de famílias de objetos relacionados ou dependentes, sem especificar suas classes concretas. Possibilitar o adiamento da instanciação para as subclasses.

II. Garantir a existência de apenas uma instância de uma classe, mantendo um ponto global de acesso ao seu objeto.

III. Possibilitar o armazenamento do estado interno de um objeto em um determinado momento, para que seja possível retorná-lo a este estado, caso necessário.

I, II e III são, respectivamente, objetivos dos design patterns intitulados:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q121175 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Tecnologia da Informação, UFAL, COPEVE UFAL

O diagrama de classes apresentado na figura a seguir não representa fielmente um buffer que passa por estados sucessivos de transformação. Em outras palavras, um buffer, que está inicialmente vazio, depois pode ficar parcialmente cheio e, possivelmente, pode ficar cheio. Dentre as opções apresentadas a seguir, qual o padrão de projetos que melhor se adequaria para modelar essa característica dinâmica do buffer?

Imagem 009.jpg

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q235893 | Informática, Padrões de projeto, Programador de Computador, TRE RN, FCC

Na engenharia de software, os padrões de projetos comportamentais tratam das interações e divisões de responsabilidades entre as classes ou objetos. São exemplos típicos dessa família:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q150714 | Informática, Padrões de projeto, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRE AM, FCC

Em relação aos padrões de projetos orientados a objetos, separar dados ou lógica de negócios da interface do usuário e do fluxo da aplicação para permitir que uma mesma lógica de negócios possa ser acessada e visualizada através de várias interfaces, sem saber de quantas nem quais interfaces com o usuário estão exibindo seu estado, é característica do padrão de projeto arquitetural

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q119994 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Sistemas Júnior Engenharia de Software, Petrobras, CESGRANRIO

Um dos participantes da equipe de desenvolvimento de um framework deve implementar uma operação em uma das classes desse framework. Seja X o nome dessa classe. Essa operação implementa um algoritmo em particular. Entretanto, há passos desse algoritmo que devem ser implementados pelos usuários do framework através da definição de uma subclasse de X. Sendo assim, qual o padrão de projeto do catálogo GoF (Gang of Four) a ser usado pelo desenvolvedor do framework na implementação da referida operação, dentre os listados a seguir?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.