Início Questões de Concursos Padrões de projeto Resolva questões de Padrões de projeto comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Padrões de projeto Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 21Q149073 | Informática, Padrões de projeto, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 14a Região, FCCNo contexto dos padrões de projeto: I. Oferecer uma interface simples para uma coleção de classes. II. Desacoplar uma abstração de sua implementação para que ambas possam variar independentemente. Correspondem respectivamente a ✂️ a) Façade e Bridge. ✂️ b) Adapter e Façade. ✂️ c) Composite e Bridge. ✂️ d) Façade e Composite. ✂️ e) Bridge e Adapter. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 22Q119824 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Sistemas Júnior Engenharia de Software, Petrobras, CESGRANRIODeseja-se que uma aplicação possa manipular diferentes tipos de bancos de dados de modo transparente às classes que necessitam de serviços de acesso a dados. Inicialmente será necessário fornecer suporte a bancos de dados XML e SQL, entretanto novos tipos poderão ser futuramente adicionados. A solução proposta é a seguinte: 1. Uma classe abstrata (DB) será responsável por instanciar um objeto correspondente ao tipo de banco de dados desejado. Isso será feito através do método estático getDB(), que irá retornar um objeto de uma de suas subclasses concretas, de acordo com o parâmetro (tipo) passado. 2. O objeto criado no passo anterior irá instanciar conexões e consultas correspondentes ao tipo de DB criado; isto é, caso um DB XML tenha sido instanciado, apenas consultas XML e conexões XML serão instanciadas; caso um DB SQL tenha sido instanciado, apenas consultas SQL e conexões SQL serão instanciadas. O diagrama de classe a seguir ilustra a estrutura descrita acima.Qual padrão de projeto foi utilizado na solução proposta? ✂️ a) Adapter ✂️ b) Builder ✂️ c) Composite ✂️ d) Abstract Factory ✂️ e) Chain of Responsibility Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 23Q121297 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Tecnologia da Informação, UFAL, COPEVE UFALSobre padrões de projeto, é correto afirmar que ✂️ a) Façade é um padrão comportamental que disponibiliza uma interface única para acessar funcionalidades implementadas por diferentes classes. ✂️ b) Composite é um padrão estrutural utilizado para representar um objeto que é constituído pela composição de objetos similares a ele. ✂️ c) Command é um padrão comportamental usado para permitir que um objeto altere o seu comportamento quando o seu estado muda. ✂️ d) Singleton é um padrão comportamental que permite a separação da construção de um objeto complexo da sua representação, de forma que o mesmo processo de construção possa criar diferentes representações. ✂️ e) Strategy é um padrão que define uma dependência um-para-muitos entre objetos, de modo que, quando um objeto muda o estado, todos seus dependentes sejam notificados e atualizados automaticamente. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 24Q120382 | Programação , Padrões de projeto, Analista de Sistemas Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIOEm uma aplicação para gerenciamento de currículos profissionais, deve haver uma funcionalidade para pesquisa (busca) por informações previamente registradas. Essa funcionalidade deve ser apresentada aos usuários como um formulário da interface gráfica da aplicação cuja composição deve ser diferente em cada uma das seguintes situações. Na primeira, o formulário deve apresentar ao usuário campos que permitam realizar buscas por empresas que oferecem vagas de emprego. Na segunda situação, o formulário deve apresentar campos para permitir aos usuários a realização de buscas por currículos de candidatos a vagas de emprego. O engenheiro de software, encarregado da implementação dessa funcionalidade, decidiu usar um padrão de projeto do catálogo GoF (Gang of Four). Esse padrão foi escolhido porque permite construir produtos com diferentes representações de tal forma que o mesmo processo de construção possa ser usado para criar diferentes produtos. No caso da funcionalidade descrita acima, os diferentes produtos a serem criados são as duas variantes do formulário de busca.Dentre os listados abaixo, qual foi o padrão escolhido pelo engenheiro de software? ✂️ a) Abstract Factory ✂️ b) Bridge ✂️ c) Builder ✂️ d) Mediator ✂️ e) Prototype Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 25Q148777 | Informática, Padrões de projeto, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 9a REGIÃO, FCCSobre design pattern considere: I. No framework pode incluir código de programação e conter vários design patterns. II. No design pattern pode incluir código de programação e conter vários frameworks. III. Os design patterns são bastante abstratos e os frameworks menos abstratos. Está correto o que consta em ✂️ a) I e III, apenas. ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) II e III, apenas. ✂️ d) III, apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 26Q117655 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Sistemas, BDMG, FUMARCEm relação aos problemas, para os quais são definidas soluções, usando padrões de projeto (design patterns), correlacione as colunas a seguir:Está CORRETA a seguinte sequência de respostas, de cima para baixo: ✂️ a) II, IV, III, I. ✂️ b) IV, II, I, III. ✂️ c) I, II, III, IV. ✂️ d) II, IV, I, III. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 27Q108888 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCU, CESPE CEBRASPETexto associado.Os padrões de projeto podem ser vistos como heurísticas queguiam os desenvolvedores de software na organização do espaçode objetos de uma aplicação. Os padrões de projeto GoF (GoFpatterns) são classificados em três tipos: de criação, de estruturae de comportamento. Considerando esses padrões de projeto e afigura acima, julgue os itens de 118 a 120.No desenvolvimento de um sistema estruturado em subsistemas para facilitar o acesso e minimizar a comunicação e dependências entre os subsistemas, o padrão de criação Factory Method, que fornece uma interface para a criação de famílias de objetos relacionados ou dependentes sem especificar suas classes concretas, é mais indicado que o padrão de criação Prototype. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 28Q147390 | Informática, Padrões de projeto, Analista Judiciário Informática, TRF 2a, FCCPara facilitar a manutenção da aplicação, há um design pattern que tem como objetivo principal centralizar o acesso aos dados em uma única camada. Esse design pattern é o ✂️ a) DTO. ✂️ b) Business Object. ✂️ c) DAO. ✂️ d) Application Service. ✂️ e) MVC. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 29Q133557 | Informática, Padrões de projeto, Analista do Banco Central Área 1, BACEN, CESGRANRIO Um arquiteto de software estuda que padrões de projeto são apropriados para o novo sistema de vendas de uma empresa. Ele deve considerar que o padrão ✂️ a) Bridge separa a construção de um objeto complexo de sua representação, de modo que o mesmo processo de construção possa criar diferentes representações. ✂️ b) Builder garante que uma classe seja instanciada somente uma vez, fornecendo também um ponto de acesso global. ✂️ c) Singleton separa uma abstração de sua implementação, de modo que os dois conceitos possam variar de modo independente. ✂️ d) Chain of Responsibility evita o acoplamento entre o remetente de uma solicitação e seu destinatário, dando oportunidade para mais de um objeto tratar a solicitação. ✂️ e) Template Method utiliza compartilhamento para suportar, eficientemente, grandes quantidades de objetos de granularidade fina. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 30Q266904 | Informática, Padrões de projeto, Analista Desenvolvimento de Sistemas, SERPRO, CESPE CEBRASPETexto associado.Com relação aos padrões de projeto, julgue os itens seguintes.Expert é um padrão que apresenta uma interface para várias funcionalidades de uma API de maneira simples e fácil de usar. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 31Q111866 | Informática, Padrões de projeto, Analista de Informática, TCE RO, CESPE CEBRASPEAcerca dos padrões GRASP, julgue os itens a seguir.O padrão Indirection é utilizado para atribuir responsabilidades à classe que tiver a informação necessária para satisfazer a responsabilidade ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 32Q108337 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCU, CESPE CEBRASPETexto associado.Os padrões de projeto podem ser vistos como heurísticas queguiam os desenvolvedores de software na organização do espaçode objetos de uma aplicação. Os padrões de projeto GoF (GoFpatterns) são classificados em três tipos: de criação, de estruturae de comportamento. Considerando esses padrões de projeto e afigura acima, julgue os itens de 118 a 120.Se, no desenvolvimento de uma aplicação que leia documentos do tipo txt e seja capaz de converter o documento em vários formatos distintos, houver a necessidade de facilitar acréscimos de novos tipos de conversão, será mais indicado o uso do padrão de estrutura Adapter que o uso do padrão de estrutura Bridge, pois o padrão Adapter separa a construção de um objeto complexo de sua representação para criar representações diferentes com o mesmo processo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 33Q117019 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Sistemas, SEJUS RO, FUNCABSegundo Trott e Shalloway, o princípio de projetar a partir de um contexto, é um conceito para criar a visão global antes de se projetar os detalhes que aparecem nos componentes. Das opções seguintes, o padrão de projeto que é um melhor exemplo de aplicação desse princípio é: ✂️ a) bridge. ✂️ b) abstract factory. ✂️ c) adapter. ✂️ d) faça de. ✂️ e) canvas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 34Q113272 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAFO padrão de projeto Factory provê uma classe de decisão que retorna ✂️ a) um objeto de uma de suas subclasses, sem fixação de parâmetros. ✂️ b) um atributo de uma de suas classes conexas, com base em um parâmetro reservado. ✂️ c) um objeto de uma de suas subclasses, com base em um parâmetro recebido. ✂️ d) um atributo de uma de suas classes conexas, sem fixação de parâmetros. ✂️ e) um objeto de uma de suas subclasses, com parâmetros fatorados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 35Q112201 | Informática, Padrões de projeto, Analista de Informática, TCE RO, CESPE CEBRASPEAcerca dos padrões GRASP, julgue os itens a seguir.Nos casos em que a solução oferecida pelo padrão Expert violar a alta coesão e o baixo acoplamento, o padrão adequado a ser aplicado será o Creator, que atribui um conjunto altamente coesivo de responsabilidades a uma classe artificial que não representa um conceito do domínio do problema. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 36Q838729 | Informática, Padrões de projeto, Técnico em Comunicação e Processamento de Dados Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2021Um certo padrão de projeto (design pattern) de criação utiliza métodos para criar objetos sem que o chamador precise especificar a classe exata desses objetos, e sem invocar seu construtor diretamente. O método que define a classe a ser instanciada pode estar especificado em uma interface e ser codificado em classes que a implementam, ou então ser implementado em uma classe base e opcionalmente redefinido (overriden) em uma classe filha. Esse padrão de projeto é conhecido como ✂️ a) Bridge. ✂️ b) Singleton. ✂️ c) Factory Method. ✂️ d) Template Method. ✂️ e) Visitor. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 37Q235893 | Informática, Padrões de projeto, Programador de Computador, TRE RN, FCCNa engenharia de software, os padrões de projetos comportamentais tratam das interações e divisões de responsabilidades entre as classes ou objetos. São exemplos típicos dessa família: ✂️ a) Cammand, Factory Method e Prototype. ✂️ b) Builder, Prototype e Singleton. ✂️ c) Chain of Responsability, Interpreter e Iterator. ✂️ d) Adapter, Bridge e Façade. ✂️ e) Abstract Factory, Builder e Composite. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 38Q104875 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Controle, TCE PR, FCCOs design patterns ✂️ a) são projetos de arquitetura para um domínio específico de aplicação e sempre trazem componentes predefinidos que envolvem código de programação. ✂️ b) consistem em conjuntos de classes que um usuário instancia para utilizar seus métodos. Após a chamada ao método, o controle do fluxo da aplicação retorna para o usuário. ✂️ c) são de uso exclusivo em processos de desenvolvimento de soluções orientado a objetos, já que os objetos são a mais adequada abstração para o reúso. ✂️ d) são aplicações propriamente ditas, normalmente construídas pela integração de diversos frameworks. ✂️ e) podem ser modelados utilizando-se a linguagem UML que fornece um meio eficiente de modelar pa- drões de projeto representando-os como colaborações. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 39Q154897 | Programação, Padrões de projeto, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 22a Região, FCCCreational Pattern Java que tem por objetivo separar a construção de um objeto complexo da sua representação, de tal forma que diversas representações podem ser criadas em razão da necessidade do programa. Trata-se de ✂️ a) Flyweight pattern. ✂️ b) Builder pattern. ✂️ c) Prototype pattern. ✂️ d) Singleton pattern. ✂️ e) Bridge pattern. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 40Q269136 | Informática, Padrões de projeto, Analista Desenvolvimento de Sistemas, SERPRO, CESPE CEBRASPETexto associado.Com relação aos padrões de projeto, julgue os itens seguintes.Alguns padrões de criação como o Prototype, o Proxy e o Façade não são adequados para a programação orientada a objetos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
21Q149073 | Informática, Padrões de projeto, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 14a Região, FCCNo contexto dos padrões de projeto: I. Oferecer uma interface simples para uma coleção de classes. II. Desacoplar uma abstração de sua implementação para que ambas possam variar independentemente. Correspondem respectivamente a ✂️ a) Façade e Bridge. ✂️ b) Adapter e Façade. ✂️ c) Composite e Bridge. ✂️ d) Façade e Composite. ✂️ e) Bridge e Adapter. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
22Q119824 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Sistemas Júnior Engenharia de Software, Petrobras, CESGRANRIODeseja-se que uma aplicação possa manipular diferentes tipos de bancos de dados de modo transparente às classes que necessitam de serviços de acesso a dados. Inicialmente será necessário fornecer suporte a bancos de dados XML e SQL, entretanto novos tipos poderão ser futuramente adicionados. A solução proposta é a seguinte: 1. Uma classe abstrata (DB) será responsável por instanciar um objeto correspondente ao tipo de banco de dados desejado. Isso será feito através do método estático getDB(), que irá retornar um objeto de uma de suas subclasses concretas, de acordo com o parâmetro (tipo) passado. 2. O objeto criado no passo anterior irá instanciar conexões e consultas correspondentes ao tipo de DB criado; isto é, caso um DB XML tenha sido instanciado, apenas consultas XML e conexões XML serão instanciadas; caso um DB SQL tenha sido instanciado, apenas consultas SQL e conexões SQL serão instanciadas. O diagrama de classe a seguir ilustra a estrutura descrita acima.Qual padrão de projeto foi utilizado na solução proposta? ✂️ a) Adapter ✂️ b) Builder ✂️ c) Composite ✂️ d) Abstract Factory ✂️ e) Chain of Responsibility Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
23Q121297 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Tecnologia da Informação, UFAL, COPEVE UFALSobre padrões de projeto, é correto afirmar que ✂️ a) Façade é um padrão comportamental que disponibiliza uma interface única para acessar funcionalidades implementadas por diferentes classes. ✂️ b) Composite é um padrão estrutural utilizado para representar um objeto que é constituído pela composição de objetos similares a ele. ✂️ c) Command é um padrão comportamental usado para permitir que um objeto altere o seu comportamento quando o seu estado muda. ✂️ d) Singleton é um padrão comportamental que permite a separação da construção de um objeto complexo da sua representação, de forma que o mesmo processo de construção possa criar diferentes representações. ✂️ e) Strategy é um padrão que define uma dependência um-para-muitos entre objetos, de modo que, quando um objeto muda o estado, todos seus dependentes sejam notificados e atualizados automaticamente. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
24Q120382 | Programação , Padrões de projeto, Analista de Sistemas Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIOEm uma aplicação para gerenciamento de currículos profissionais, deve haver uma funcionalidade para pesquisa (busca) por informações previamente registradas. Essa funcionalidade deve ser apresentada aos usuários como um formulário da interface gráfica da aplicação cuja composição deve ser diferente em cada uma das seguintes situações. Na primeira, o formulário deve apresentar ao usuário campos que permitam realizar buscas por empresas que oferecem vagas de emprego. Na segunda situação, o formulário deve apresentar campos para permitir aos usuários a realização de buscas por currículos de candidatos a vagas de emprego. O engenheiro de software, encarregado da implementação dessa funcionalidade, decidiu usar um padrão de projeto do catálogo GoF (Gang of Four). Esse padrão foi escolhido porque permite construir produtos com diferentes representações de tal forma que o mesmo processo de construção possa ser usado para criar diferentes produtos. No caso da funcionalidade descrita acima, os diferentes produtos a serem criados são as duas variantes do formulário de busca.Dentre os listados abaixo, qual foi o padrão escolhido pelo engenheiro de software? ✂️ a) Abstract Factory ✂️ b) Bridge ✂️ c) Builder ✂️ d) Mediator ✂️ e) Prototype Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
25Q148777 | Informática, Padrões de projeto, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 9a REGIÃO, FCCSobre design pattern considere: I. No framework pode incluir código de programação e conter vários design patterns. II. No design pattern pode incluir código de programação e conter vários frameworks. III. Os design patterns são bastante abstratos e os frameworks menos abstratos. Está correto o que consta em ✂️ a) I e III, apenas. ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) II e III, apenas. ✂️ d) III, apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
26Q117655 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Sistemas, BDMG, FUMARCEm relação aos problemas, para os quais são definidas soluções, usando padrões de projeto (design patterns), correlacione as colunas a seguir:Está CORRETA a seguinte sequência de respostas, de cima para baixo: ✂️ a) II, IV, III, I. ✂️ b) IV, II, I, III. ✂️ c) I, II, III, IV. ✂️ d) II, IV, I, III. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
27Q108888 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCU, CESPE CEBRASPETexto associado.Os padrões de projeto podem ser vistos como heurísticas queguiam os desenvolvedores de software na organização do espaçode objetos de uma aplicação. Os padrões de projeto GoF (GoFpatterns) são classificados em três tipos: de criação, de estruturae de comportamento. Considerando esses padrões de projeto e afigura acima, julgue os itens de 118 a 120.No desenvolvimento de um sistema estruturado em subsistemas para facilitar o acesso e minimizar a comunicação e dependências entre os subsistemas, o padrão de criação Factory Method, que fornece uma interface para a criação de famílias de objetos relacionados ou dependentes sem especificar suas classes concretas, é mais indicado que o padrão de criação Prototype. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
28Q147390 | Informática, Padrões de projeto, Analista Judiciário Informática, TRF 2a, FCCPara facilitar a manutenção da aplicação, há um design pattern que tem como objetivo principal centralizar o acesso aos dados em uma única camada. Esse design pattern é o ✂️ a) DTO. ✂️ b) Business Object. ✂️ c) DAO. ✂️ d) Application Service. ✂️ e) MVC. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
29Q133557 | Informática, Padrões de projeto, Analista do Banco Central Área 1, BACEN, CESGRANRIO Um arquiteto de software estuda que padrões de projeto são apropriados para o novo sistema de vendas de uma empresa. Ele deve considerar que o padrão ✂️ a) Bridge separa a construção de um objeto complexo de sua representação, de modo que o mesmo processo de construção possa criar diferentes representações. ✂️ b) Builder garante que uma classe seja instanciada somente uma vez, fornecendo também um ponto de acesso global. ✂️ c) Singleton separa uma abstração de sua implementação, de modo que os dois conceitos possam variar de modo independente. ✂️ d) Chain of Responsibility evita o acoplamento entre o remetente de uma solicitação e seu destinatário, dando oportunidade para mais de um objeto tratar a solicitação. ✂️ e) Template Method utiliza compartilhamento para suportar, eficientemente, grandes quantidades de objetos de granularidade fina. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
30Q266904 | Informática, Padrões de projeto, Analista Desenvolvimento de Sistemas, SERPRO, CESPE CEBRASPETexto associado.Com relação aos padrões de projeto, julgue os itens seguintes.Expert é um padrão que apresenta uma interface para várias funcionalidades de uma API de maneira simples e fácil de usar. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
31Q111866 | Informática, Padrões de projeto, Analista de Informática, TCE RO, CESPE CEBRASPEAcerca dos padrões GRASP, julgue os itens a seguir.O padrão Indirection é utilizado para atribuir responsabilidades à classe que tiver a informação necessária para satisfazer a responsabilidade ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
32Q108337 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCU, CESPE CEBRASPETexto associado.Os padrões de projeto podem ser vistos como heurísticas queguiam os desenvolvedores de software na organização do espaçode objetos de uma aplicação. Os padrões de projeto GoF (GoFpatterns) são classificados em três tipos: de criação, de estruturae de comportamento. Considerando esses padrões de projeto e afigura acima, julgue os itens de 118 a 120.Se, no desenvolvimento de uma aplicação que leia documentos do tipo txt e seja capaz de converter o documento em vários formatos distintos, houver a necessidade de facilitar acréscimos de novos tipos de conversão, será mais indicado o uso do padrão de estrutura Adapter que o uso do padrão de estrutura Bridge, pois o padrão Adapter separa a construção de um objeto complexo de sua representação para criar representações diferentes com o mesmo processo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
33Q117019 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Sistemas, SEJUS RO, FUNCABSegundo Trott e Shalloway, o princípio de projetar a partir de um contexto, é um conceito para criar a visão global antes de se projetar os detalhes que aparecem nos componentes. Das opções seguintes, o padrão de projeto que é um melhor exemplo de aplicação desse princípio é: ✂️ a) bridge. ✂️ b) abstract factory. ✂️ c) adapter. ✂️ d) faça de. ✂️ e) canvas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
34Q113272 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAFO padrão de projeto Factory provê uma classe de decisão que retorna ✂️ a) um objeto de uma de suas subclasses, sem fixação de parâmetros. ✂️ b) um atributo de uma de suas classes conexas, com base em um parâmetro reservado. ✂️ c) um objeto de uma de suas subclasses, com base em um parâmetro recebido. ✂️ d) um atributo de uma de suas classes conexas, sem fixação de parâmetros. ✂️ e) um objeto de uma de suas subclasses, com parâmetros fatorados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
35Q112201 | Informática, Padrões de projeto, Analista de Informática, TCE RO, CESPE CEBRASPEAcerca dos padrões GRASP, julgue os itens a seguir.Nos casos em que a solução oferecida pelo padrão Expert violar a alta coesão e o baixo acoplamento, o padrão adequado a ser aplicado será o Creator, que atribui um conjunto altamente coesivo de responsabilidades a uma classe artificial que não representa um conceito do domínio do problema. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
36Q838729 | Informática, Padrões de projeto, Técnico em Comunicação e Processamento de Dados Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2021Um certo padrão de projeto (design pattern) de criação utiliza métodos para criar objetos sem que o chamador precise especificar a classe exata desses objetos, e sem invocar seu construtor diretamente. O método que define a classe a ser instanciada pode estar especificado em uma interface e ser codificado em classes que a implementam, ou então ser implementado em uma classe base e opcionalmente redefinido (overriden) em uma classe filha. Esse padrão de projeto é conhecido como ✂️ a) Bridge. ✂️ b) Singleton. ✂️ c) Factory Method. ✂️ d) Template Method. ✂️ e) Visitor. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
37Q235893 | Informática, Padrões de projeto, Programador de Computador, TRE RN, FCCNa engenharia de software, os padrões de projetos comportamentais tratam das interações e divisões de responsabilidades entre as classes ou objetos. São exemplos típicos dessa família: ✂️ a) Cammand, Factory Method e Prototype. ✂️ b) Builder, Prototype e Singleton. ✂️ c) Chain of Responsability, Interpreter e Iterator. ✂️ d) Adapter, Bridge e Façade. ✂️ e) Abstract Factory, Builder e Composite. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
38Q104875 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Controle, TCE PR, FCCOs design patterns ✂️ a) são projetos de arquitetura para um domínio específico de aplicação e sempre trazem componentes predefinidos que envolvem código de programação. ✂️ b) consistem em conjuntos de classes que um usuário instancia para utilizar seus métodos. Após a chamada ao método, o controle do fluxo da aplicação retorna para o usuário. ✂️ c) são de uso exclusivo em processos de desenvolvimento de soluções orientado a objetos, já que os objetos são a mais adequada abstração para o reúso. ✂️ d) são aplicações propriamente ditas, normalmente construídas pela integração de diversos frameworks. ✂️ e) podem ser modelados utilizando-se a linguagem UML que fornece um meio eficiente de modelar pa- drões de projeto representando-os como colaborações. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
39Q154897 | Programação, Padrões de projeto, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 22a Região, FCCCreational Pattern Java que tem por objetivo separar a construção de um objeto complexo da sua representação, de tal forma que diversas representações podem ser criadas em razão da necessidade do programa. Trata-se de ✂️ a) Flyweight pattern. ✂️ b) Builder pattern. ✂️ c) Prototype pattern. ✂️ d) Singleton pattern. ✂️ e) Bridge pattern. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
40Q269136 | Informática, Padrões de projeto, Analista Desenvolvimento de Sistemas, SERPRO, CESPE CEBRASPETexto associado.Com relação aos padrões de projeto, julgue os itens seguintes.Alguns padrões de criação como o Prototype, o Proxy e o Façade não são adequados para a programação orientada a objetos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro