Questões de Concursos Padrões de projeto

Resolva questões de Padrões de projeto comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q154056 | Informática, Padrões de projeto, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRF 4a, FCC

Sobre os design patterns, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q121297 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Tecnologia da Informação, UFAL, COPEVE UFAL

Sobre padrões de projeto, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q121557 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Sistemas Júnior Engenharia de Software, Petrobras, CESGRANRIO

Em um sistema de software para controlar pedidos para entrega em domicílio, deve haver uma funcionalidade que permita que o atendente solicite a repetição de um pedido anteriormente feito por um cliente. O gerente do restaurante informou que essa funcionalidade aumentaria a agilidade no atendimento aos clientes, visto que muitos deles tendem a fazer pedidos similares aos que já fizeram anteriormente. Ao usar essa funcionalidade, o atendente do restaurante seleciona um pedido cuja composição corresponde a produtos normalmente requisitados pelos clientes e solicita ao sistema a construção de um novo pedido igual ao selecionado. Esse novo pedido pode, então, ser alterado pelo atendente se o cliente solicitar a adição de novos produtos do cardápio, por exemplo. Portanto, a parte principal dessa funcionalidade corresponde a criar uma cópia de um pedido a partir de pedido preexistente. Na implementação dessa funcionalidade, seu desenvolvedor deve utilizar qual padrão de projeto do catálogo GoF (Gang of Four), dentre os listados abaixo?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q111609 | Informática, Padrões de projeto, Analista de Informática, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A respeito das características do Ajax, julgue os itens que se
seguem.

Os padrões Facade e Adapter são úteis para fornecer uma camada de isolamento em relação às incompatibilidades entre múltiplos navegadores.

  1. ✂️
  2. ✂️

45Q108337 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 014.jpg

Os padrões de projeto podem ser vistos como heurísticas que
guiam os desenvolvedores de software na organização do espaço
de objetos de uma aplicação. Os padrões de projeto GoF (GoF
patterns) são classificados em três tipos: de criação, de estrutura
e de comportamento. Considerando esses padrões de projeto e a
figura acima, julgue os itens de 118 a 120.

Se, no desenvolvimento de uma aplicação que leia documentos do tipo txt e seja capaz de converter o documento em vários formatos distintos, houver a necessidade de facilitar acréscimos de novos tipos de conversão, será mais indicado o uso do padrão de estrutura Adapter que o uso do padrão de estrutura Bridge, pois o padrão Adapter separa a construção de um objeto complexo de sua representação para criar representações diferentes com o mesmo processo.

  1. ✂️
  2. ✂️

46Q109128 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 014.jpg

Os padrões de projeto podem ser vistos como heurísticas que
guiam os desenvolvedores de software na organização do espaço
de objetos de uma aplicação. Os padrões de projeto GoF (GoF
patterns) são classificados em três tipos: de criação, de estrutura
e de comportamento. Considerando esses padrões de projeto e a
figura acima, julgue os itens de 118 a 120.

Caso seja verificado no desenvolvimento de um sistema forte acoplamento entre as classes, recomenda-se o uso do padrão de comportamento Factory Method, que evita o acoplamento do remetente de uma solicitação ao seu receptor, dando a mais de um objeto a oportunidade de tratar uma solicitação, mesmo nos casos em que o conjunto de objetos não seja conhecido a priori ou seja definido dinamicamente.

  1. ✂️
  2. ✂️

47Q108888 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 014.jpg

Os padrões de projeto podem ser vistos como heurísticas que
guiam os desenvolvedores de software na organização do espaço
de objetos de uma aplicação. Os padrões de projeto GoF (GoF
patterns) são classificados em três tipos: de criação, de estrutura
e de comportamento. Considerando esses padrões de projeto e a
figura acima, julgue os itens de 118 a 120.

No desenvolvimento de um sistema estruturado em subsistemas para facilitar o acesso e minimizar a comunicação e dependências entre os subsistemas, o padrão de criação Factory Method, que fornece uma interface para a criação de famílias de objetos relacionados ou dependentes sem especificar suas classes concretas, é mais indicado que o padrão de criação Prototype.

  1. ✂️
  2. ✂️

48Q100223 | Informática , Padrões de projeto, Analista Tecnologia da Informação, IPHAN, FUNIVERSA

Considerando os padrões de projetos (design patterns) da engenharia de software que utilizam as melhores práticas em orientação a objetos para atingir os resultados desejados, é correto afirmar que o padrão

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q133557 | Informática, Padrões de projeto, Analista do Banco Central Área 1, BACEN, CESGRANRIO

Um arquiteto de software estuda que padrões de projeto são apropriados para o novo sistema de vendas de uma empresa. Ele deve considerar que o padrão

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q155340 | Informática, Padrões de projeto, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TJ PI, FCC

Acerca desses padrões, avalie:

I. Em termos de padrões de criação de projetos, algumas classes, tais como um spooler de impressão ou um sistema de arquivos, devem ser instanciadas uma única vez e prover um ponto de acesso global a esta instância.

II. Pertencente ao grupo de padrões estruturais, é utilizado para permitir que dois objetos se comuniquem mesmo que tenham interfaces incompatíveis.

III. Encapsula uma requisição como um objeto, permitindo que os clientes parametrizem diferentes requisições e filas, ou façam o registro de log de requisições e dêem suporte a operações que podem ser desfeitas.

IV. Atribuir a responsabilidade do tratamento de um evento do sistema a uma classe que representa o próprio sistema ou à classe que representa um caso de uso.

As proposições correspondem, respectivamente, aos padrões

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q241372 | Informática, Padrões de projeto, Técnico Administrativo Informática, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito dos conceitos relacionados ao desenvolvimento de
sistemas e às metodologias de desenvolvimento de sistemas,
julgue os itens seguintes.

O uso de padrões de projeto somente pode ser aplicado a projetos que implementam o paradigma de programação orientada a objetos.

  1. ✂️
  2. ✂️

52Q115734 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Sistemas, MEC, FGV

Em relação aos padrões de projeto de software assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q116257 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Sistemas, Senado Federal, FGV

Considere as seguintes assertivas sobre as vantagens do uso de padrões de software (software patterns):

I. Padrões de projeto proporcionam um vocabulário comum de projeto, facilitando comunicação, documentação e aprendizado dos sistemas de software.
II. Padrões de projeto auxiliam no desenvolvimento de software por meio da reutilização do projeto de soluções computacionais já testadas e aprovadas.
III. Uma biblioteca de padrões pode ajudar a melhorar e padronizar o desenvolvimento de software.

As assertivas corretas são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q118101 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Sistemas, UNEAL, COPEVE UFAL

Descrição de conhecimento e experiência acumulados, uma solução bem-sucedida para um problema. Capta a experiência de uma maneira possível de ser reusada por outros.

Qual opção abaixo corresponde à descrição anterior?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q151675 | Informática, Padrões de projeto, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens de 68 a 72, relativos aos princípios da engenharia de
software.

Os padrões de projeto podem ser usados no projeto orientado a objetos para apoiar o reúso de software. Esses padrões freqüentemente empregam a herança e o polimorfismo para prover generalidade. Abstract factory, strategy e template method são padrões de projeto que podem ser empregados nos frameworks orientados a objetos para facilitar a adaptação dos frameworks.

  1. ✂️
  2. ✂️

58Q116092 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Sistemas, MEC, FGV

Os padrões de projeto orientados a objeto podem ter finalidade de criação, estrutural ou comportamental. Os padrões de criação se preocupam com o processo de criação de objetos. Os padrões estruturais lidam com a composição de classes ou de objetos. Os padrões comportamentais caracterizam as maneiras pelas quais classes ou objetos interagem e distribuem responsabilidades. Assinale a alternativa que apresenta apenas padrões de projeto comportamentais.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q153735 | Informática, Padrões de projeto, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando a análise e a programação orientadas a objetos,
bem como as linguagens de programação que seguem esse
paradigma, julgue os itens subseqüentes.

O padrão de projeto orientado a objetos denominado singleton exprime o fenômeno recorrente na análise que é a existência de muitas aplicações nas quais há um objeto que é a única instância de sua classe.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.