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Questões de Concursos Padrões de projeto

Resolva questões de Padrões de projeto comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q235218 | Informática, Padrões de projeto, Programador de Computador, TJ PE, FCC

Analise o texto:

É um design pattern que permite que uma aplicação seja desenvolvida de forma que a camada de acesso aos dados seja isolada das camadas superiores. Numa aplicação que utiliza a arquitetura MVC, todas as funcionalidades de bancos de dados, tais como estabelecimento de conexões, mapeamento de objetos Java para tipos de dados SQL ou execução de comandos SQL, devem ser feitas por classes representadas nesse design pattern.

O texto faz referência ao design pattern

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42Q263642 | Engenharia de Software, Padrões de projeto, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 13a Região, FCC

Os padrões de projeto estruturais diminuem o acoplamento entre os objetos de um sistema orientado a objetos tornando mais simples eventuais alterações no funcionamento do sistema. Um destes padrões permite centralizar todas as requisições a uma aplicação Web, ou seja, haverá um único ponto de entrada na aplicação que receberá e tratará todas as requisições. Este padrão é conhecido como

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43Q116729 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Sistemas Desenvolvimento e Manutenção, INFRAERO, FCC

Para fazer a modelagem de um padrão de projeto (design pattern) utilizando a UML é DESNECESSÁRIO

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44Q111609 | Informática, Padrões de projeto, Analista de Informática, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A respeito das características do Ajax, julgue os itens que se
seguem.

Os padrões Facade e Adapter são úteis para fornecer uma camada de isolamento em relação às incompatibilidades entre múltiplos navegadores.

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45Q657573 | Informática, Padrões de projeto, Técnico Judiciário Operação de Computadores, TRE PA, IBFC, 2020

Os padrões de projeto denominados GoF (Gang of Four) são divididos em um grande número de tipos. Em função dessa grande quantidade de padrões, foi necessário classificá-los em três famílias/classificações. Assinale a alternativa que as apresenta.
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46Q154056 | Informática, Padrões de projeto, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRF 4a, FCC

Sobre os design patterns, é correto afirmar:

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48Q847738 | Informática, Padrões de projeto, AL AP Analista Legislativo Desenvolvedor de Sistemas, FCC, 2020

Sobre a lista de design patterns no padrão GoF, é correto afirmar:
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49Q113024 | Informática, Padrões de projeto, Analista de Informática, TCE RO, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes a respeito dos padrões de projeto.

.Os padrões estruturais, tais como o Bridge e o Proxy, abstraem o processo de instanciação, ajudando a tornar um sistema independente de como os seus objetos são criados. Já os padrões de criação, como Prototype e o Builder, se preocupam com a forma como as classes e os objetos são criados para formar estruturas compostas maiores.
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50Q112801 | Informática, Padrões de projeto, Analista de Informática, TCE RO, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes a respeito dos padrões de projeto.

Uma das aplicabilidades do padrão Iterator é a representação de hierarquias do tipo todo-parte de objetos, de modo que a aplicação seja capaz de ignorar a diferença entre composições de objetos e objetos individuais, haja vista que todos os objetos tratados no padrão têm comportamento uniforme.
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51Q150714 | Informática, Padrões de projeto, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRE AM, FCC

Em relação aos padrões de projetos orientados a objetos, separar dados ou lógica de negócios da interface do usuário e do fluxo da aplicação para permitir que uma mesma lógica de negócios possa ser acessada e visualizada através de várias interfaces, sem saber de quantas nem quais interfaces com o usuário estão exibindo seu estado, é característica do padrão de projeto arquitetural

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52Q248686 | Informática, Padrões de projeto, Técnico de Nível Superior Área Tecnologia da Informação, EPE, CESGRANRIO

Considere os padrões que podem ser utilizados em um projeto de software e relacione os padrões com suas respectivas intenções primárias.

Padrão
I - Bridge
II - Builder
III - Factory Method

Intenção primária
(P) Padrão estrutural cuja intenção é converter a interface de uma classe em outra interface, esperada pelos clientes, permitindo que classes com interfaces incompatíveis trabalhem em conjunto, o que, de outra forma, seria impossível.
(Q) Padrão estrutural cuja intenção é desacoplar uma abstração da sua implementação, de modo que as duas possam variar independentemente.
(R) Padrão de criação cuja intenção é separar a construção de um objeto complexo da sua representação de modo que o mesmo processo de construção possa criar diferentes representações.
(S) Padrão de criação cuja intenção é definir uma interface para criar um objeto, mas deixando as subclasses decidirem que classe instanciar. Ele permite adiar a instanciação para subclasses.

A relação correta é:

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53Q168268 | Informática, Padrões de projeto, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Analise as seguintes afirmações relacionadas a padrões de projetos:

I. O padrão Builder separa a construção de um objeto complexo de sua representação, de modo a que o mesmo processo de construção possa criar diferentes representações.

II. O método Abstract Factory fornece uma interface para a criação de uma família de objetos relacionados ou dependentes sem especifi car suas classes completas.

III. O padrão Bridge defi ne uma interface para criar um objeto, mas deixa as subclasses decidirem que classe será instanciada. O Bridge permite a uma classe postergar a instanciação das subclasses.

IV. O Chain of responsability usa compartilhamento para suportar grandes quantidades de objetos e define uma dependência um-para-muitos entre objetos, de modo que quando um objeto muda de estado, todos os seus dependentes são automaticamente notificados e atualizados.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

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54Q111745 | Informática, Padrões de projeto, Analista de Informática, TCE RO, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes a respeito dos padrões de projeto.

O uso do padrão Builder tem a vantagem de permitir acesso controlado à instância de uma classe, uma vez que ele encapsula a classe, criando um ponto global único de acesso.
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55Q109128 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 014.jpg

Os padrões de projeto podem ser vistos como heurísticas que
guiam os desenvolvedores de software na organização do espaço
de objetos de uma aplicação. Os padrões de projeto GoF (GoF
patterns) são classificados em três tipos: de criação, de estrutura
e de comportamento. Considerando esses padrões de projeto e a
figura acima, julgue os itens de 118 a 120.

Caso seja verificado no desenvolvimento de um sistema forte acoplamento entre as classes, recomenda-se o uso do padrão de comportamento Factory Method, que evita o acoplamento do remetente de uma solicitação ao seu receptor, dando a mais de um objeto a oportunidade de tratar uma solicitação, mesmo nos casos em que o conjunto de objetos não seja conhecido a priori ou seja definido dinamicamente.

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56Q116092 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Sistemas, MEC, FGV

Os padrões de projeto orientados a objeto podem ter finalidade de criação, estrutural ou comportamental. Os padrões de criação se preocupam com o processo de criação de objetos. Os padrões estruturais lidam com a composição de classes ou de objetos. Os padrões comportamentais caracterizam as maneiras pelas quais classes ou objetos interagem e distribuem responsabilidades. Assinale a alternativa que apresenta apenas padrões de projeto comportamentais.

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57Q237778 | Informática, Padrões de projeto, Programador de Computador, TJ PE, FCC

A maioria das aplicações web tem algumas funcionalidades (por exemplo, segurança), que são aplicáveis a todas as requisições da aplicação. Para adicionar essa funcionalidade separadamente para cada requisição da aplicação seria demorado, propenso a erros e difícil de manter. Para resolver esse problema pode ser utilizado o design pattern

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58Q111415 | Informática, Padrões de projeto, Analista de Informática, TCE RO, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes a respeito dos padrões de projeto.

O padrão Adapter será mais apropriado que o Façade quando for necessário fornecer uma interface unificada para um conjunto de interfaces em um subsistema.
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59Q106858 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Controle, TCE PR, FCC

Para modelar sistemas que utilizam componentes reutilizáveis podem ser utilizados dois tipos de padrões de interesse - os design patterns e os frameworks.


Com relação ao tema, considere as asserções a seguir.


Nas aplicações Java EE, o design pattern JavaServer Faces utiliza o framework MVC para representar o fluxo sequencial de comunicação entre as camadas. O MVC permite representar e entender a comunicação existente entre os componentes da aplicação

PORQUE

quando se utiliza o MVC em aplicações web desenvolvidas com Java, a requisição do cliente é normalmente interceptada por uma servlet de controle (Controller). Essa servlet manipula o processamento inicial da requisição, acessa os componentes do modelo (Model) e geralmente determina qual será a página (View) que irá mostrar o conteúdo de resposta da requisição.

Acerca dessas asserções, é correto afirmar:

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60Q152663 | Informática, Padrões de projeto, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 24a REGIÃO, FCC

Considere:

I. Fornecer uma interface para criação de famílias de objetos relacionados ou dependentes, sem especificar suas classes concretas. Possibilitar o adiamento da instanciação para as subclasses.

II. Garantir a existência de apenas uma instância de uma classe, mantendo um ponto global de acesso ao seu objeto.

III. Possibilitar o armazenamento do estado interno de um objeto em um determinado momento, para que seja possível retorná-lo a este estado, caso necessário.

I, II e III são, respectivamente, objetivos dos design patterns intitulados:

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