Início Questões de Concursos Padrões de projeto Resolva questões de Padrões de projeto comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Padrões de projeto Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 41Q235218 | Informática, Padrões de projeto, Programador de Computador, TJ PE, FCC Analise o texto:É um design pattern que permite que uma aplicação seja desenvolvida de forma que a camada de acesso aos dados seja isolada das camadas superiores. Numa aplicação que utiliza a arquitetura MVC, todas as funcionalidades de bancos de dados, tais como estabelecimento de conexões, mapeamento de objetos Java para tipos de dados SQL ou execução de comandos SQL, devem ser feitas por classes representadas nesse design pattern. O texto faz referência ao design pattern ✂️ a) Data Business Object. ✂️ b) Data Access Object. ✂️ c) Data Command Object. ✂️ d) Session Façade. ✂️ e) Data Transfer Object. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 42Q263642 | Engenharia de Software, Padrões de projeto, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 13a Região, FCC Os padrões de projeto estruturais diminuem o acoplamento entre os objetos de um sistema orientado a objetos tornando mais simples eventuais alterações no funcionamento do sistema. Um destes padrões permite centralizar todas as requisições a uma aplicação Web, ou seja, haverá um único ponto de entrada na aplicação que receberá e tratará todas as requisições. Este padrão é conhecido como ✂️ a) Bridge. ✂️ b) Request Controller. ✂️ c) Manager Request. ✂️ d) Front Controller. ✂️ e) Facade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 43Q116729 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Sistemas Desenvolvimento e Manutenção, INFRAERO, FCCPara fazer a modelagem de um padrão de projeto (design pattern) utilizando a UML é DESNECESSÁRIO ✂️ a) entender o padrão de projeto como uma colaboração representada com suas partes estruturais e comportamentais. ✂️ b) fazer a modelagem do mecanismo como uma colaboração, fornecendo seus aspectos estruturais, assim como os aspectos comportamentais. ✂️ c) identificar as soluções específicas e particulares para o problema básico e reificá-la como um mecanismo. ✂️ d) identificar os elementos do padrão de projeto que devem ser vinculados aos elementos em um contexto específico e representá-los como parâmetros para colaboração. ✂️ e) identificar as soluções comuns para o problema básico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 44Q111609 | Informática, Padrões de projeto, Analista de Informática, MPU, CESPE CEBRASPETexto associado.A respeito das características do Ajax, julgue os itens que seseguem. Os padrões Facade e Adapter são úteis para fornecer uma camada de isolamento em relação às incompatibilidades entre múltiplos navegadores. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 45Q657573 | Informática, Padrões de projeto, Técnico Judiciário Operação de Computadores, TRE PA, IBFC, 2020Os padrões de projeto denominados GoF (Gang of Four) são divididos em um grande número de tipos. Em função dessa grande quantidade de padrões, foi necessário classificá-los em três famílias/classificações. Assinale a alternativa que as apresenta. ✂️ a) Padrões de Concepção (conception), Padrões Organizacionais (organizational) e Padrões Normativos (normative) ✂️ b) Padrões de Concepção (conception), Padrões Organizacionais (organizational) e Padrões Comportamentais (behavioral) ✂️ c) Padrões de Criação (creational), Padrões Estruturais (structural) e Padrões Normativos (normative) ✂️ d) Padrões de Criação (creational), Padrões Estruturais (structural) e Padrões Comportamentais (behavioral) Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 46Q154056 | Informática, Padrões de projeto, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRF 4a, FCCSobre os design patterns, é correto afirmar: ✂️ a) Padrões e linguagens de padrões são maneiras de implementar sistemas orientados a objetos por meio da captação da experiência de programadores. Os padrões, apesar de abstratos, sempre incluem algum código de programação. ✂️ b) São aplicações, propriamente ditas, dedicadas aos domínios de aplicações específicos, tais como sistemas de telecomunicações ou financeiros. ✂️ c) Não são complexos e necessita-se de um tempo mínimo para aprender a usá-los. ✂️ d) O princípio geral de englobamento de experiência em um padrão é aplicável apenas à abordagem de projeto de software orientado a objetos. ✂️ e) O padrão é uma descrição de conhecimento e experiência acumulados, uma solução comprovada para um problema comum. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 47Q268656 | Informática, Padrões de projeto, Analista Desenvolvimento de Sistemas, SERPRO, CESPE CEBRASPETexto associado.Com relação aos padrões de projeto, julgue os itens seguintes.O Singleton é um padrão que garante que uma classe tenha apenas uma instância. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 48Q847738 | Informática, Padrões de projeto, AL AP Analista Legislativo Desenvolvedor de Sistemas, FCC, 2020Sobre a lista de design patterns no padrão GoF, é correto afirmar: ✂️ a) Decorator é um padrão comportamental que categoriza um objeto para fornecer novos comportamentos. ✂️ b) Visitor é um padrão comportamental que encapsula uma solicitação como um objeto. ✂️ c) Abstract Factory é um padrão estrutural que permite criar novas instâncias simplesmente copiando instâncias existentes. ✂️ d) Iterator é um padrão comportamental que fornece uma maneira de acessar sequencialmente uma coleção de objetos sem expor a sua implementação. ✂️ e) State é um padrão criacional que centraliza operações complexas de comunicação e controle entre objetos relacionados. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 49Q113024 | Informática, Padrões de projeto, Analista de Informática, TCE RO, CESPE CEBRASPEJulgue os itens subsequentes a respeito dos padrões de projeto..Os padrões estruturais, tais como o Bridge e o Proxy, abstraem o processo de instanciação, ajudando a tornar um sistema independente de como os seus objetos são criados. Já os padrões de criação, como Prototype e o Builder, se preocupam com a forma como as classes e os objetos são criados para formar estruturas compostas maiores. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 50Q112801 | Informática, Padrões de projeto, Analista de Informática, TCE RO, CESPE CEBRASPEJulgue os itens subsequentes a respeito dos padrões de projeto.Uma das aplicabilidades do padrão Iterator é a representação de hierarquias do tipo todo-parte de objetos, de modo que a aplicação seja capaz de ignorar a diferença entre composições de objetos e objetos individuais, haja vista que todos os objetos tratados no padrão têm comportamento uniforme. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 51Q150714 | Informática, Padrões de projeto, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRE AM, FCCEm relação aos padrões de projetos orientados a objetos, separar dados ou lógica de negócios da interface do usuário e do fluxo da aplicação para permitir que uma mesma lógica de negócios possa ser acessada e visualizada através de várias interfaces, sem saber de quantas nem quais interfaces com o usuário estão exibindo seu estado, é característica do padrão de projeto arquitetural ✂️ a) Observer. ✂️ b) Layers. ✂️ c) Model-View-Controller. ✂️ d) Expert. ✂️ e) Creator. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 52Q248686 | Informática, Padrões de projeto, Técnico de Nível Superior Área Tecnologia da Informação, EPE, CESGRANRIOConsidere os padrões que podem ser utilizados em um projeto de software e relacione os padrões com suas respectivas intenções primárias. Padrão I - Bridge II - BuilderIII - Factory Method Intenção primária (P) Padrão estrutural cuja intenção é converter a interface de uma classe em outra interface, esperada pelos clientes, permitindo que classes com interfaces incompatíveis trabalhem em conjunto, o que, de outra forma, seria impossível. (Q) Padrão estrutural cuja intenção é desacoplar uma abstração da sua implementação, de modo que as duas possam variar independentemente.(R) Padrão de criação cuja intenção é separar a construção de um objeto complexo da sua representação de modo que o mesmo processo de construção possa criar diferentes representações. (S) Padrão de criação cuja intenção é definir uma interface para criar um objeto, mas deixando as subclasses decidirem que classe instanciar. Ele permite adiar a instanciação para subclasses. A relação correta é: ✂️ a) I - P , II - Q , III - R ✂️ b) I - P , II - Q , III - S ✂️ c) I - Q , II - R , III - S ✂️ d) I - Q , II - R , III - P ✂️ e) I - Q , II - S , III - P Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 53Q168268 | Informática, Padrões de projeto, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAFAnalise as seguintes afirmações relacionadas a padrões de projetos:I. O padrão Builder separa a construção de um objeto complexo de sua representação, de modo a que o mesmo processo de construção possa criar diferentes representações.II. O método Abstract Factory fornece uma interface para a criação de uma família de objetos relacionados ou dependentes sem especifi car suas classes completas.III. O padrão Bridge defi ne uma interface para criar um objeto, mas deixa as subclasses decidirem que classe será instanciada. O Bridge permite a uma classe postergar a instanciação das subclasses.IV. O Chain of responsability usa compartilhamento para suportar grandes quantidades de objetos e define uma dependência um-para-muitos entre objetos, de modo que quando um objeto muda de estado, todos os seus dependentes são automaticamente notificados e atualizados.Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras. ✂️ a) I e III ✂️ b) II e III ✂️ c) III e IV ✂️ d) I e II ✂️ e) II e IV Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 54Q111745 | Informática, Padrões de projeto, Analista de Informática, TCE RO, CESPE CEBRASPEJulgue os itens subsequentes a respeito dos padrões de projeto.O uso do padrão Builder tem a vantagem de permitir acesso controlado à instância de uma classe, uma vez que ele encapsula a classe, criando um ponto global único de acesso. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 55Q109128 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCU, CESPE CEBRASPETexto associado.Os padrões de projeto podem ser vistos como heurísticas queguiam os desenvolvedores de software na organização do espaçode objetos de uma aplicação. Os padrões de projeto GoF (GoFpatterns) são classificados em três tipos: de criação, de estruturae de comportamento. Considerando esses padrões de projeto e afigura acima, julgue os itens de 118 a 120.Caso seja verificado no desenvolvimento de um sistema forte acoplamento entre as classes, recomenda-se o uso do padrão de comportamento Factory Method, que evita o acoplamento do remetente de uma solicitação ao seu receptor, dando a mais de um objeto a oportunidade de tratar uma solicitação, mesmo nos casos em que o conjunto de objetos não seja conhecido a priori ou seja definido dinamicamente. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 56Q116092 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Sistemas, MEC, FGVOs padrões de projeto orientados a objeto podem ter finalidade de criação, estrutural ou comportamental. Os padrões de criação se preocupam com o processo de criação de objetos. Os padrões estruturais lidam com a composição de classes ou de objetos. Os padrões comportamentais caracterizam as maneiras pelas quais classes ou objetos interagem e distribuem responsabilidades. Assinale a alternativa que apresenta apenas padrões de projeto comportamentais. ✂️ a) Prototype, Abstract Factory e Builder. ✂️ b) Singleton, Composite e Interpreter. ✂️ c) Mediator, Interpreter e Command. ✂️ d) Composite, Decorato e Proxy. ✂️ e) Proxy, Builder e Mediator. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 57Q237778 | Informática, Padrões de projeto, Programador de Computador, TJ PE, FCC A maioria das aplicações web tem algumas funcionalidades (por exemplo, segurança), que são aplicáveis a todas as requisições da aplicação. Para adicionar essa funcionalidade separadamente para cada requisição da aplicação seria demorado, propenso a erros e difícil de manter. Para resolver esse problema pode ser utilizado o design pattern ✂️ a) Application Service. ✂️ b) Front Controller. ✂️ c) Regular Expression. ✂️ d) Intercepting Filter. ✂️ e) Command. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 58Q111415 | Informática, Padrões de projeto, Analista de Informática, TCE RO, CESPE CEBRASPEJulgue os itens subsequentes a respeito dos padrões de projeto.O padrão Adapter será mais apropriado que o Façade quando for necessário fornecer uma interface unificada para um conjunto de interfaces em um subsistema. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 59Q106858 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Controle, TCE PR, FCCPara modelar sistemas que utilizam componentes reutilizáveis podem ser utilizados dois tipos de padrões de interesse - os design patterns e os frameworks.Com relação ao tema, considere as asserções a seguir. Nas aplicações Java EE, o design pattern JavaServer Faces utiliza o framework MVC para representar o fluxo sequencial de comunicação entre as camadas. O MVC permite representar e entender a comunicação existente entre os componentes da aplicação PORQUE quando se utiliza o MVC em aplicações web desenvolvidas com Java, a requisição do cliente é normalmente interceptada por uma servlet de controle (Controller). Essa servlet manipula o processamento inicial da requisição, acessa os componentes do modelo (Model) e geralmente determina qual será a página (View) que irá mostrar o conteúdo de resposta da requisição. Acerca dessas asserções, é correto afirmar: ✂️ a) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é a justificativa correta da primeira. ✂️ b) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é a justificativa correta da primeira. ✂️ c) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira. ✂️ d) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa. ✂️ e) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 60Q152663 | Informática, Padrões de projeto, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 24a REGIÃO, FCCConsidere: I. Fornecer uma interface para criação de famílias de objetos relacionados ou dependentes, sem especificar suas classes concretas. Possibilitar o adiamento da instanciação para as subclasses. II. Garantir a existência de apenas uma instância de uma classe, mantendo um ponto global de acesso ao seu objeto. III. Possibilitar o armazenamento do estado interno de um objeto em um determinado momento, para que seja possível retorná-lo a este estado, caso necessário. I, II e III são, respectivamente, objetivos dos design patterns intitulados: ✂️ a) Interpreter, Iterator e Memento. ✂️ b) Command, Singleton e Iterator. ✂️ c) Factory Method, Singleton e Memento. ✂️ d) Iterator, Factory Method e Flyweight. ✂️ e) Singleton, Flyweight e Command. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
41Q235218 | Informática, Padrões de projeto, Programador de Computador, TJ PE, FCC Analise o texto:É um design pattern que permite que uma aplicação seja desenvolvida de forma que a camada de acesso aos dados seja isolada das camadas superiores. Numa aplicação que utiliza a arquitetura MVC, todas as funcionalidades de bancos de dados, tais como estabelecimento de conexões, mapeamento de objetos Java para tipos de dados SQL ou execução de comandos SQL, devem ser feitas por classes representadas nesse design pattern. O texto faz referência ao design pattern ✂️ a) Data Business Object. ✂️ b) Data Access Object. ✂️ c) Data Command Object. ✂️ d) Session Façade. ✂️ e) Data Transfer Object. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
42Q263642 | Engenharia de Software, Padrões de projeto, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 13a Região, FCC Os padrões de projeto estruturais diminuem o acoplamento entre os objetos de um sistema orientado a objetos tornando mais simples eventuais alterações no funcionamento do sistema. Um destes padrões permite centralizar todas as requisições a uma aplicação Web, ou seja, haverá um único ponto de entrada na aplicação que receberá e tratará todas as requisições. Este padrão é conhecido como ✂️ a) Bridge. ✂️ b) Request Controller. ✂️ c) Manager Request. ✂️ d) Front Controller. ✂️ e) Facade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
43Q116729 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Sistemas Desenvolvimento e Manutenção, INFRAERO, FCCPara fazer a modelagem de um padrão de projeto (design pattern) utilizando a UML é DESNECESSÁRIO ✂️ a) entender o padrão de projeto como uma colaboração representada com suas partes estruturais e comportamentais. ✂️ b) fazer a modelagem do mecanismo como uma colaboração, fornecendo seus aspectos estruturais, assim como os aspectos comportamentais. ✂️ c) identificar as soluções específicas e particulares para o problema básico e reificá-la como um mecanismo. ✂️ d) identificar os elementos do padrão de projeto que devem ser vinculados aos elementos em um contexto específico e representá-los como parâmetros para colaboração. ✂️ e) identificar as soluções comuns para o problema básico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
44Q111609 | Informática, Padrões de projeto, Analista de Informática, MPU, CESPE CEBRASPETexto associado.A respeito das características do Ajax, julgue os itens que seseguem. Os padrões Facade e Adapter são úteis para fornecer uma camada de isolamento em relação às incompatibilidades entre múltiplos navegadores. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
45Q657573 | Informática, Padrões de projeto, Técnico Judiciário Operação de Computadores, TRE PA, IBFC, 2020Os padrões de projeto denominados GoF (Gang of Four) são divididos em um grande número de tipos. Em função dessa grande quantidade de padrões, foi necessário classificá-los em três famílias/classificações. Assinale a alternativa que as apresenta. ✂️ a) Padrões de Concepção (conception), Padrões Organizacionais (organizational) e Padrões Normativos (normative) ✂️ b) Padrões de Concepção (conception), Padrões Organizacionais (organizational) e Padrões Comportamentais (behavioral) ✂️ c) Padrões de Criação (creational), Padrões Estruturais (structural) e Padrões Normativos (normative) ✂️ d) Padrões de Criação (creational), Padrões Estruturais (structural) e Padrões Comportamentais (behavioral) Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
46Q154056 | Informática, Padrões de projeto, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRF 4a, FCCSobre os design patterns, é correto afirmar: ✂️ a) Padrões e linguagens de padrões são maneiras de implementar sistemas orientados a objetos por meio da captação da experiência de programadores. Os padrões, apesar de abstratos, sempre incluem algum código de programação. ✂️ b) São aplicações, propriamente ditas, dedicadas aos domínios de aplicações específicos, tais como sistemas de telecomunicações ou financeiros. ✂️ c) Não são complexos e necessita-se de um tempo mínimo para aprender a usá-los. ✂️ d) O princípio geral de englobamento de experiência em um padrão é aplicável apenas à abordagem de projeto de software orientado a objetos. ✂️ e) O padrão é uma descrição de conhecimento e experiência acumulados, uma solução comprovada para um problema comum. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
47Q268656 | Informática, Padrões de projeto, Analista Desenvolvimento de Sistemas, SERPRO, CESPE CEBRASPETexto associado.Com relação aos padrões de projeto, julgue os itens seguintes.O Singleton é um padrão que garante que uma classe tenha apenas uma instância. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
48Q847738 | Informática, Padrões de projeto, AL AP Analista Legislativo Desenvolvedor de Sistemas, FCC, 2020Sobre a lista de design patterns no padrão GoF, é correto afirmar: ✂️ a) Decorator é um padrão comportamental que categoriza um objeto para fornecer novos comportamentos. ✂️ b) Visitor é um padrão comportamental que encapsula uma solicitação como um objeto. ✂️ c) Abstract Factory é um padrão estrutural que permite criar novas instâncias simplesmente copiando instâncias existentes. ✂️ d) Iterator é um padrão comportamental que fornece uma maneira de acessar sequencialmente uma coleção de objetos sem expor a sua implementação. ✂️ e) State é um padrão criacional que centraliza operações complexas de comunicação e controle entre objetos relacionados. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
49Q113024 | Informática, Padrões de projeto, Analista de Informática, TCE RO, CESPE CEBRASPEJulgue os itens subsequentes a respeito dos padrões de projeto..Os padrões estruturais, tais como o Bridge e o Proxy, abstraem o processo de instanciação, ajudando a tornar um sistema independente de como os seus objetos são criados. Já os padrões de criação, como Prototype e o Builder, se preocupam com a forma como as classes e os objetos são criados para formar estruturas compostas maiores. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
50Q112801 | Informática, Padrões de projeto, Analista de Informática, TCE RO, CESPE CEBRASPEJulgue os itens subsequentes a respeito dos padrões de projeto.Uma das aplicabilidades do padrão Iterator é a representação de hierarquias do tipo todo-parte de objetos, de modo que a aplicação seja capaz de ignorar a diferença entre composições de objetos e objetos individuais, haja vista que todos os objetos tratados no padrão têm comportamento uniforme. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
51Q150714 | Informática, Padrões de projeto, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRE AM, FCCEm relação aos padrões de projetos orientados a objetos, separar dados ou lógica de negócios da interface do usuário e do fluxo da aplicação para permitir que uma mesma lógica de negócios possa ser acessada e visualizada através de várias interfaces, sem saber de quantas nem quais interfaces com o usuário estão exibindo seu estado, é característica do padrão de projeto arquitetural ✂️ a) Observer. ✂️ b) Layers. ✂️ c) Model-View-Controller. ✂️ d) Expert. ✂️ e) Creator. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
52Q248686 | Informática, Padrões de projeto, Técnico de Nível Superior Área Tecnologia da Informação, EPE, CESGRANRIOConsidere os padrões que podem ser utilizados em um projeto de software e relacione os padrões com suas respectivas intenções primárias. Padrão I - Bridge II - BuilderIII - Factory Method Intenção primária (P) Padrão estrutural cuja intenção é converter a interface de uma classe em outra interface, esperada pelos clientes, permitindo que classes com interfaces incompatíveis trabalhem em conjunto, o que, de outra forma, seria impossível. (Q) Padrão estrutural cuja intenção é desacoplar uma abstração da sua implementação, de modo que as duas possam variar independentemente.(R) Padrão de criação cuja intenção é separar a construção de um objeto complexo da sua representação de modo que o mesmo processo de construção possa criar diferentes representações. (S) Padrão de criação cuja intenção é definir uma interface para criar um objeto, mas deixando as subclasses decidirem que classe instanciar. Ele permite adiar a instanciação para subclasses. A relação correta é: ✂️ a) I - P , II - Q , III - R ✂️ b) I - P , II - Q , III - S ✂️ c) I - Q , II - R , III - S ✂️ d) I - Q , II - R , III - P ✂️ e) I - Q , II - S , III - P Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
53Q168268 | Informática, Padrões de projeto, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAFAnalise as seguintes afirmações relacionadas a padrões de projetos:I. O padrão Builder separa a construção de um objeto complexo de sua representação, de modo a que o mesmo processo de construção possa criar diferentes representações.II. O método Abstract Factory fornece uma interface para a criação de uma família de objetos relacionados ou dependentes sem especifi car suas classes completas.III. O padrão Bridge defi ne uma interface para criar um objeto, mas deixa as subclasses decidirem que classe será instanciada. O Bridge permite a uma classe postergar a instanciação das subclasses.IV. O Chain of responsability usa compartilhamento para suportar grandes quantidades de objetos e define uma dependência um-para-muitos entre objetos, de modo que quando um objeto muda de estado, todos os seus dependentes são automaticamente notificados e atualizados.Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras. ✂️ a) I e III ✂️ b) II e III ✂️ c) III e IV ✂️ d) I e II ✂️ e) II e IV Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
54Q111745 | Informática, Padrões de projeto, Analista de Informática, TCE RO, CESPE CEBRASPEJulgue os itens subsequentes a respeito dos padrões de projeto.O uso do padrão Builder tem a vantagem de permitir acesso controlado à instância de uma classe, uma vez que ele encapsula a classe, criando um ponto global único de acesso. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
55Q109128 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCU, CESPE CEBRASPETexto associado.Os padrões de projeto podem ser vistos como heurísticas queguiam os desenvolvedores de software na organização do espaçode objetos de uma aplicação. Os padrões de projeto GoF (GoFpatterns) são classificados em três tipos: de criação, de estruturae de comportamento. Considerando esses padrões de projeto e afigura acima, julgue os itens de 118 a 120.Caso seja verificado no desenvolvimento de um sistema forte acoplamento entre as classes, recomenda-se o uso do padrão de comportamento Factory Method, que evita o acoplamento do remetente de uma solicitação ao seu receptor, dando a mais de um objeto a oportunidade de tratar uma solicitação, mesmo nos casos em que o conjunto de objetos não seja conhecido a priori ou seja definido dinamicamente. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
56Q116092 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Sistemas, MEC, FGVOs padrões de projeto orientados a objeto podem ter finalidade de criação, estrutural ou comportamental. Os padrões de criação se preocupam com o processo de criação de objetos. Os padrões estruturais lidam com a composição de classes ou de objetos. Os padrões comportamentais caracterizam as maneiras pelas quais classes ou objetos interagem e distribuem responsabilidades. Assinale a alternativa que apresenta apenas padrões de projeto comportamentais. ✂️ a) Prototype, Abstract Factory e Builder. ✂️ b) Singleton, Composite e Interpreter. ✂️ c) Mediator, Interpreter e Command. ✂️ d) Composite, Decorato e Proxy. ✂️ e) Proxy, Builder e Mediator. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
57Q237778 | Informática, Padrões de projeto, Programador de Computador, TJ PE, FCC A maioria das aplicações web tem algumas funcionalidades (por exemplo, segurança), que são aplicáveis a todas as requisições da aplicação. Para adicionar essa funcionalidade separadamente para cada requisição da aplicação seria demorado, propenso a erros e difícil de manter. Para resolver esse problema pode ser utilizado o design pattern ✂️ a) Application Service. ✂️ b) Front Controller. ✂️ c) Regular Expression. ✂️ d) Intercepting Filter. ✂️ e) Command. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
58Q111415 | Informática, Padrões de projeto, Analista de Informática, TCE RO, CESPE CEBRASPEJulgue os itens subsequentes a respeito dos padrões de projeto.O padrão Adapter será mais apropriado que o Façade quando for necessário fornecer uma interface unificada para um conjunto de interfaces em um subsistema. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
59Q106858 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Controle, TCE PR, FCCPara modelar sistemas que utilizam componentes reutilizáveis podem ser utilizados dois tipos de padrões de interesse - os design patterns e os frameworks.Com relação ao tema, considere as asserções a seguir. Nas aplicações Java EE, o design pattern JavaServer Faces utiliza o framework MVC para representar o fluxo sequencial de comunicação entre as camadas. O MVC permite representar e entender a comunicação existente entre os componentes da aplicação PORQUE quando se utiliza o MVC em aplicações web desenvolvidas com Java, a requisição do cliente é normalmente interceptada por uma servlet de controle (Controller). Essa servlet manipula o processamento inicial da requisição, acessa os componentes do modelo (Model) e geralmente determina qual será a página (View) que irá mostrar o conteúdo de resposta da requisição. Acerca dessas asserções, é correto afirmar: ✂️ a) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é a justificativa correta da primeira. ✂️ b) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é a justificativa correta da primeira. ✂️ c) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira. ✂️ d) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa. ✂️ e) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
60Q152663 | Informática, Padrões de projeto, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 24a REGIÃO, FCCConsidere: I. Fornecer uma interface para criação de famílias de objetos relacionados ou dependentes, sem especificar suas classes concretas. Possibilitar o adiamento da instanciação para as subclasses. II. Garantir a existência de apenas uma instância de uma classe, mantendo um ponto global de acesso ao seu objeto. III. Possibilitar o armazenamento do estado interno de um objeto em um determinado momento, para que seja possível retorná-lo a este estado, caso necessário. I, II e III são, respectivamente, objetivos dos design patterns intitulados: ✂️ a) Interpreter, Iterator e Memento. ✂️ b) Command, Singleton e Iterator. ✂️ c) Factory Method, Singleton e Memento. ✂️ d) Iterator, Factory Method e Flyweight. ✂️ e) Singleton, Flyweight e Command. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro