Questões de Concursos: Padrões de projeto

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1 Q116401 | Informática , Padrões de projeto , Analista de Sistemas, UNEAL, COPEVE UFAL

Definir um objeto que encapsula a forma como um conjunto de objetos interage. Promove o acoplamento fraco ao evitar que os objetos se refiram uns aos outros explicitamente.

Qual opção abaixo corresponde à descrição anterior?

2 Q100223 | Informática , Padrões de projeto , Analista Tecnologia da Informação, IPHAN, FUNIVERSA

Considerando os padrões de projetos (design patterns) da engenharia de software que utilizam as melhores práticas em orientação a objetos para atingir os resultados desejados, é correto afirmar que o padrão

3 Q116257 | Informática , Padrões de projeto , Analista de Sistemas, Senado Federal, FGV

Considere as seguintes assertivas sobre as vantagens do uso de padrões de software (software patterns):

I. Padrões de projeto proporcionam um vocabulário comum de projeto, facilitando comunicação, documentação e aprendizado dos sistemas de software.
II. Padrões de projeto auxiliam no desenvolvimento de software por meio da reutilização do projeto de soluções computacionais já testadas e aprovadas.
III. Uma biblioteca de padrões pode ajudar a melhorar e padronizar o desenvolvimento de software.

As assertivas corretas são:

5 Q117512 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Sistemas Desenvolvimento de Sistemas, BRDE, AOCP

Em projetos orientados a objetos, temos vários padrões de projetos. Sobre o padrão Adaptador, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Adaptador não é um padrão de projeto reconhecido.

II. Normalmente, o padrão adaptador aplica-se a qualquer contexto em que queiramos modificar uma classe existente de maneira que seus métodos se adaptem aos de uma classe ou interface relacionada, porém diferente.

III. A regra geral para aplicar o padrão Adaptador é definir a nova classe de maneira que ela contenha uma instância da classe antiga, como um campo escondido, e implemente os métodos da nova classe usando os métodos da varável de instância escondida.

IV. Adaptador garante através de um método público que somente uma instância da classe em questão existirá.

6 Q115734 | Informática , Padrões de projeto , Analista de Sistemas, MEC, FGV

Em relação aos padrões de projeto de software assinale a alternativa correta.

7 Q121175 | Informática , Padrões de projeto , Analista de Tecnologia da Informação, UFAL, COPEVE UFAL

O diagrama de classes apresentado na figura a seguir não representa fielmente um buffer que passa por estados sucessivos de transformação. Em outras palavras, um buffer, que está inicialmente vazio, depois pode ficar parcialmente cheio e, possivelmente, pode ficar cheio. Dentre as opções apresentadas a seguir, qual o padrão de projetos que melhor se adequaria para modelar essa característica dinâmica do buffer?

Imagem 009.jpg

8 Q152841 | Informática, Padrões de projeto, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 4a REGIÃO, FCC

O catálogo de padrões de projeto (design patterns) do GoF contém

9 Q118101 | Informática , Padrões de projeto , Analista de Sistemas, UNEAL, COPEVE UFAL

Descrição de conhecimento e experiência acumulados, uma solução bem-sucedida para um problema. Capta a experiência de uma maneira possível de ser reusada por outros.

Qual opção abaixo corresponde à descrição anterior?

10 Q156439 | Informática, Padrões de projeto, Analista Ministerial Informática, MPE PI, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Supondo que um sistema tenha sido desenvolvido e documentado
de acordo com os conceitos da análise e do projeto orientado a
objetos e tenha sido utilizada, como ferramenta para modelagem, a
UML (Unified Modeling Language), versão 2.0, julgue os próximos
itens.

O padrão de projeto conhecido como façade é indicado para a definição de uma interface de nível mais alto que torne mais fácil a comunicação entre os subsistemas de um sistema complexo.

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