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Questões de Concursos Papel Político Pedagógico e Organicidade

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21Q328044 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Pedagogo, Secretaria de Estado de Educação AM, CESPE CEBRASPE

A respeito das diferentes formas de participação da comunidade escolar na gestão da educação, julgue os itens a seguir.

Considera-se a LDB absolutamente original no que se refere às disposições sobre a participação da comunidade escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes, visto que tais disposições introduziram o conceito de gestão democrática na educação pública.

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22Q326914 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

Um mundo em constante transformação, com o conhecimento se ampliando e comunidades se transformando, exige, segundo Hargreaves (2004), que o professor desenvolva e seja ajudado a desenvolver as capacidades de

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23Q327680 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

A gestão democrático-participativa prevê a articulação das relações humanas na interação de pessoas com diferentes cargos que compartilham objetivos comuns, tomando decisões de forma pública, participativa e solidária. Para assegurar tais práticas, as competências do pedagogo incluem o(a)

I formação de uma boa equipe de trabalho.

II construção de uma comunidade democrática de aprendizagem.

III promoção de ações de desenvolvimento profissional.

IV envolvimento dos alunos e dos pais na solução de problemas e na proposição de decisões.

V fortalecimento de formas de divulgação e de difusão das informações.

A quantidade de itens certos é igual a

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24Q328982 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Professor, Prefeitura de Palmeira SC, CEC Concurso

Analise as afirmativas a seguir e, depois, assinale a alternativa correta:

I. A Proposta Pedagógica da escola articula-se com as estratégias de planejamento das atividades cotidianas da escola, num movimento contínuo por meio da dialética de continuidade-ruptura, visando à introdução de avanços e à reciclagem de práticas com vistas a saltos mais significativos.

II. A Proposta Pedagógica da escola ultrapassa a elaboração de documentos, pressupõe constantes revisões e avaliações assegurando dinamicidade em relação aos desafios permanentemente apresentados ao trabalho pedagógico, por meio das relações institucionais e interpessoais construídas na escola.

III. Ao se tomar o eixo da participação em jogo, em relação à Proposta Pedagógica da escola, é preciso encarar que o coletivo necessário a sua elaboração é um todo homogêneo, no qual não existem ações conflitivas e tão pouco diferenças, desenvolvendo um processo permanente de negociação dos significados da prática educativa.

IV. Posto que é realidade em movimento, a Proposta Pedagógica da escola deve ter um caráter inovador, expressando finalidades e esperanças no futuro. Isso necessariamente implica a consideração do modo como a escola se articula com o entorno, bem como fórmulas alternativas para mudar a destinação tradicional do currículo, de tempos e espaços. Inovador quando toma o caráter de inclusão e integrador de todo tipo de alunos/as seja qual for sua procedência social, seu “nível”, necessidades e expectativas educativas.

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25Q320795 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Técnico em Assuntos Educacionais, UFSB BA, 2017

As políticas públicas de financiamento da educação no Brasil passaram por significativas alterações, sobretudo a partir da segunda metade dos anos 1990, com a criação dos fundos contábeis ou fundos multigovernamentais, a exemplo do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização dos Profissionais do Magistério (FUNDEF), substituído pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). Sobre esses fundos, é correto afirmar:
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26Q328854 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

Rosana, diretora de uma escola de Ensino Fundamental, ao chegar em seu local de trabalho encontra um pai de aluno na secretaria, reclamando com os funcionários da escola sobre a postura de determinado professor. Como uma diretora pautada por princípios da gestão da democrática, ela deverá

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27Q326659 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Analista Executivo em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Considerando a relação entre a gestão educacional e a concepção do projeto político-pedagógico (PPP) da escola, julgue os itens a seguir.

A democratização do sistema escolar, inclusive da escola, é um caminho para se alcançar a efetiva democratização da educação pública, pois deve proporcionar a participação cada vez mais ampla de todos os segmentos e setores da sociedade.

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28Q324635 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Técnico de Promotoria, Ministério Público Estadual PB, COMPERVE

Uma gestão escolar democrática e participativa, por ser um trabalho complexo, requer o conhecimento e a adoção de princípios básicos. Nesse sentido, podem ser considerados princípios básicos dessa gestão:

I. Autonomia das escolas e da comunidade educativa.

II. Envolvimento da comunidade no processo escolar.

III. O processo de tomada de decisões deve basear-se em informações concretas, analisando apenas os problemas relevantes em seus múltiplos aspectos.

IV. Constante aperfeiçoamento profissional, político, científico e pedagógico para parte da equipe escolar.

V. Avaliação compartilhada.

Estão corretas apenas:

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29Q321768 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Pedagogo, ELETROBRÁS, NCE

A estratégia organizacional refere-se ao comportamento global e integrado da empresa em relação ao ambiente que a circunda. Profissionais de Recursos Humanos planejam as práticas táticas que podem e devem ser utilizadas para desenvolver a estratégia e implementá-la. São práticas fundamentais para a implementação de estratégias:

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30Q326408 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

Atenção: Leia a situação a seguir e responda às questões de números 54 e 55.

Um diretor levou para discutir com a equipe de professores de sua escola o texto do Estatuto da Criança e do Adolescente/ECA.

Um dos professores respondeu que essa lei só dificultou mais ainda a situação em sala de aula, pois até questionar a avaliação do professor agora o aluno pode. Ele se referiu ao

Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes: III ? direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.

O diretor, visando a uma atuação formativa e democrática,

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31Q328459 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Vice, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Segundo o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, a mais importante tarefa dessa instância está ligada

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32Q321293 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

"Estar implicado em um processo de inovação convida a tomar consciência das diferentes fontes e formas de liderança." (Thurler, 2001). Entre estas, é correto afirmar que, na liderança voltada para a(s):

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33Q320192 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Professor, Prefeitura de Faxinal dos Guedes SC, RG Assessoria

A equipe do conselho de classe de uma escola de Ensino Fundamental — composta por representantes da direção, da orientação educacional, da coordenação pedagógica e pelo professor regente da turma — resolveu fazer as seguintes recomendações para um aluno da 4.ª série, que apresentava dificuldades de aprendizagem na área de leitura e escrita, e para sua família:

I – procurar um professor particular para reforçar o trabalho realizado em sala de aula;

II – maior empenho do aluno nas tarefas a serem realizadas em casa;

III – retirada da televisão e de sua diversão predileta, pelos pais, até que as dificuldades sejam sanadas pelo aluno.

Com base nessas recomendações, conclui-se que o conselho de classe concebe que a avaliação deve

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34Q319025 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Professor, SEE SP, CESGRANRIO

A organização do ensino em ciclos, com regime de progressão continuada, não supõe diminuição ou eliminação de mecanismos de avaliação. Ao contrário, este regime demanda uma ampliação das práticas de avaliação em seus diferentes níveis e tipos, visando à melhoria da qualidade de ensino. Dentre estes níveis de avaliação está a institucional que, num âmbito interno, em regime de progressão continuada, deve ter como objetivo:
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35Q328566 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Técnico em Assuntos Educacionais, UFSB BA, 2017

Sobre a formação docente para a educação superior, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Predomina ausência de políticas de formação pedagógica institucionalizada, há apenas ações pontuais e fragmentadas.

( ) O processo de expansão e diversificação das instituições de educação superior propiciou o aumento do quadro docente na educação superior, o que exige políticas de desenvolvimento profissional dos professores.

( ) As políticas de avaliação exigem melhorias qualitativas na ação docente, tendo em vista as deficiências e fragilidades no desempenho dos estudantes.

( ) A docência na educação superior exige ênfase na pesquisa e no conhecimento científico especializado, por isso há necessidade de formação profissional apenas em nível de pós-graduação stricto sensu.

Assinale a sequência correta.

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36Q325413 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

A equipe de direção de uma escola procurou integrar-se a uma rede de gestão entre escolas, procedimento que supõe a(o):

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37Q328012 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

Reconhecer o estabelecimento escolar como "organização aprendente" concebendo-o "sistemicamente como mais do que a soma das aprendizagens individuais dos seus membros" (Thurler, 2001) significa reconhecer, também, que:

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38Q322023 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Técnico em Assuntos Educacionais, UFSB BA, 2017

Na análise das políticas públicas educacionais implementadas no Brasil nas três últimas décadas, observa-se, como uma das características principais, o fenômeno da internacionalização. Sobre esse fenômeno, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Trata-se de um fenômeno típico da globalização econômica e política em que agências de controle monetário, comercial e creditício em nível mundial definem um conjunto de princípios, regras e procedimentos ligados à governança pública.

( ) Promove a articulação entre empréstimos financeiros com formas de monitoramento e controle de programas de financiamento nos países tomadores de empréstimos.

( ) Estimula formas de planejamento educacional participativo com vista à emancipação social, ao fortalecimento da cidadania ativa e ao desenvolvimento de um projeto soberano de nação em cada país.

( ) Significa a modelação dos sistemas e instituições educacionais conforme parâmetros e expectativas supranacionais, definidas pelos organismos internacionais ligados às grandes potências econômicas e mundiais.

Assinale a sequência correta.

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39Q323117 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

A organização didático?pedagógica da escola tem sérias implicações na construção do conhecimento em sala de aula, na organização didático?pedagógica e na formação integral do estudante. A respeito desse tema, julgue os itens que se seguem. A organização em ciclos faz sentido se resultar no direito à educação, à apropriação do conhecimento pelos estudantes e à concretização de um projeto transformador da escola e da sociedade.
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40Q320594 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Analista de Planejamento de Recursos Educacionais, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Com relação ao modelo macroeconômico clássico, assinale a opçáo correta.

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