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Questões de Concursos Papel Político Pedagógico e Organicidade

Resolva questões de Papel Político Pedagógico e Organicidade comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q328494 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

A avaliação institucional tem por meta o aperfeiçoamento da qualidade da Educação. A escola como um todo deve ser avaliada, não apenas a aprendizagem dos alunos. Assinale a opção que apresenta e define, corretamente, um dos princípios da avaliação institucional na perspectiva transformadora e de aperfeiçoamento.

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42Q320594 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Analista de Planejamento de Recursos Educacionais, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Com relação ao modelo macroeconômico clássico, assinale a opçáo correta.

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43Q320323 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Especialista Educacional, Prefeitura de Lagoa da Prata MG, FGR

A escola cumprirá seu papel/função social se ajudar a formar gerentes de informação: alunos capazes de estabelecer relações significativas entre os conteúdos novos, por processos mentais de comparação, de correlação , de aplicação, de análise, de síntese.

As afirmativas abaixo registram mudanças que a escola deverá realizar com vistas a alcançar objetivos relacionados ao seu papel transformador, EXCETO:

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44Q323368 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Acerca do papel político-pedagógico da escola, tanto em uma concepção empresarial quanto em uma concepção emancipatória, julgue os seguintes itens.

A escola estatal, quanto ao funcionamento, e pública, quanto à destinação, está alicerçada na concepção emancipatória.

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45Q325974 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

Considere a situação abaixo para responder às questões de nos 36 a 38.

Marcelo é professor e trabalha em duas escolas. Percebe que seu comportamento e sua atuação profissional são diferentes em cada uma delas.

Marcelo prefere atuar na escola onde há gestão democrático- participativa. Sua preferência se justifica pelo fato de, neste modelo de gestão, haver:

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46Q320126 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Analista Judiciário, TJ RO, FGV

O Diretor de Recursos Humanos de uma grande empresa solicitou à equipe de pedagogos da casa que elaborassem um projeto de educação corporativa que permitisse aos funcionários trilhar caminhos de aprendizagem e obter contínuo desenvolvimento profissional. Os pedagogos consideraram um conjunto de princípios como pilares de sustentação do referido projeto, dentre eles a adequação à missão e aos objetivos organizacionais. Para atender a tal princípio, os pedagogos estabeleceram como prioridade:
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47Q326413 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Pedagogo, UFVJM MG, FUNDEP UFMG, 2017

No artigo Do trabalho à formação de professores, Lüdke e Boing (2012) frisam a ligação entre a formação de professores e as práticas que desenvolvem em seu trabalho.

Analise as seguintes afirmativas sobre a formação de professores, de acordo com as ideias desses autores, e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas. ( ) Na preparação de futuros professores, hoje sob a responsabilidade das universidades, há uma maior preocupação com a formação no lado das práticas e uma carência no lado teórico.

( ) Na busca pela realização de um bom trabalho, o professor precisa superar-se e reinventar-se constantemente.

( ) Contribuem para a construção da profissionalidade do professor as experiências que ele teve como aluno, desde as séries iniciais da escola básica.

( ) A preparação para o trabalho docente pode ser resolvida com a redução da formação ao desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes), atribuindo separadamente o domínio do conhecimento à universidade, o das habilidades específicas às escolas e o referente às atitudes fica à incumbência do professor.

Assinale a sequência CORRETA.

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48Q319236 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Professor, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

A prática administrativa e pedagógica e a organização do currículo e das situações de aprendizagem dos sistemas de ensino deverão, de acordo com a LDB, estar em consonância com os fundamentos estéticos, políticos e éticos do novo ensino médio brasileiro. Estes fundamentos relacionam-se, respectivamente a:

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49Q322418 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

A organização didático?pedagógica da escola tem sérias implicações na construção do conhecimento em sala de aula, na organização didático?pedagógica e na formação integral do estudante. A respeito desse tema, julgue os itens que se seguem. A organização pedagógica em ciclos garante o respeito à heterogeneidade dos tempos e modos de aprender que caracterizam os sujeitos e amplia suas chances de sucesso.
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50Q319512 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Supervisor de Ensino, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Tanto os pedagogos especialistas quanto os professores precisam estar aptos para dirigir e coordenar em alguma instancia de seu exercício profissional. O exercício de coordenação depende de alguns fatores tais como: autoridade, responsabilidade, decisão e disciplina. À luz desse tema, assinale a opção correta.

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51Q322357 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

O planejamento estratégico constitui uma forma eficaz para que se evite uma gestão voltada apenas para agir na urgência. Segundo Lück (2000), o planejamento estratégico:

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52Q327280 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

Atenção: Leia a situação a seguir e responda às questões de números 54 e 55.

Um diretor levou para discutir com a equipe de professores de sua escola o texto do Estatuto da Criança e do Adolescente/ECA.

Esse documento legal

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53Q320232 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

Marçal e Souza (2001), em material do Progestão, destacam que a autonomia construída no âmbito das escolas diz respeito à

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54Q327300 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Professor, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

De acordo com Gadotti (1994), existem, certamente, algumas limitações e alguns obstáculos à instauração de um processo democrático como parte do projeto político-pedagógico da escola. Refletindo sobre a afirmação, pode-se elencar como “limitação e obstáculo” o:

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55Q325126 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta a respeito das formas de conversão do conhecimento nas organizações.

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56Q321441 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Segundo Libâneo, a organização e gestão escolar denominada

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57Q324824 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Pedagogo, Secretaria de Estado de Educação AM, CESPE CEBRASPE

A respeito das diferentes formas de participação da comunidade escolar na gestão da educação, julgue os itens a seguir.

A participação comunitária na gestão da escola tem valor educativo, visto que propicia a formação de sujeitos aptos a assenhorarem-se do próprio destino.

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58Q328645 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Pedagogo, ELETROBRÁS, NCE

No contexto organizacional contemporâneo, as empresas perceberam a urgência em se implantar uma cultura de aprendizagem. Diante de tal realidade, o papel estratégico do conhecimento difunde-se cada vez mais. Considerando-se que a aprendizagem pode ser concebida como um processo de mudança, analise as teorias abaixo:

I - Para a teoria interacionista, o ser humano se desenvolve intelectualmente a partir da maturação do potencial de que dispõe.
II - O modelo behaviorista entende que as mudanças no comportamento podem ser provocadas pelas conseqüências chamadas de reforçamento.
III - A perspectiva cognitivista foca tanto aspectos objetivos e comportamentais quanto subjetivos, levando em consideração as crenças e percepções dos indivíduos que influenciam seu processo de apreensão da realidade.

A respeito dessas teorias, é/são correta(s) somente a(s) afirmativa(s):

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59Q323583 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Experiências recentes mostraram as dificuldades que as reformas educacionais centralizadoras encontraram para produzir uma mudança em curto prazo, dificuldades estas que estão vinculadas à falta de seriedade na consideração às culturas escolares. Acerca desse tema, assinale a opção correta.

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60Q319032 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

Um conceito bastante difundido atualmente no campo da gestão é o do empoderamento (empowerment). No contexto escolar, o empoderamento ocorre quando:

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