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Questões de Concursos Papel Político Pedagógico e Organicidade

Resolva questões de Papel Político Pedagógico e Organicidade comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q320871 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Analista de Planejamento de Recursos Educacionais, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Planejar um sistema de distribuição eficaz envolve conhecer o consumidor, a missão, seus recursos, a natureza do programa, serviço ou produto a ser distribuído, considerando que a instituição precisa, ainda, levar em conta os objetivos de distribuição apropriados, selecionando os locais ou canais específicos para sua atuação. Entre os critérios que devem ser considerados para a escolha desses pontos de distribuição, não se inclui

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62Q325832 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

O projeto político-pedagógico deve ser entendido como a própria organização do trabalho pedagógico da escola como um todo.

                                                                                                                  (Veiga, 2003)

O projeto da escola é, respectivamente, político e pedagógico, porque:

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63Q320741 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

Segundo Martins (2008),

As relações estabelecidas no cotidiano e em situações de reuniões colegiadas são tecidas em processos de longas negociações e conflitos, tanto no que diz respeito às diretrizes centrais (acentuadas diante das características fortemente burocrático-racionais da instituição), quanto no que diz respeito à busca de soluções para problemas do cotidiano (...)

Para garantir que o espaço seja participativo e um local de deliberações e encaminhamento de demandas, o papel da equipe gestora deve ser principalmente o de

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64Q320739 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Pedagogo, Secretaria de Estado de Educação AM, CESPE CEBRASPE

Considerando a gestão e a organização do trabalho pedagógico, julgue os itens que se seguem.

A opção por um modelo de gestão participativa tem por objetivos a melhoria da qualidade pedagógica do processo educacional, a busca de maior sentido de realidade e atualidade para o currículo escolar e o aumento do profissionalismo dos professores.

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65Q328001 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Analista de Planejamento de Recursos Educacionais, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Com base no modelo IS/LM, assinale a opção correta.

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66Q324207 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

Pedro acaba de assumir a direção de uma escola de ensino fundamental, localizada em uma comunidade na zona rural de São Paulo. A escola tem mais de 10 anos de existência e, pelo que Pedro observou, as famílias dos alunos sentem-se muito à vontade para entrar e sair da escola quando necessitam. De forma geral, o novo diretor valoriza essa presença, mas, em muitos momentos, acaba tendo de dar conta de demandas emergenciais e conversas variadas dos pais, que colocam por água abaixo todo o planejamento diário das atividades da gestão. Tendo em vista essa situação, visando equacionar questões relativas à relação escola-família e as múltiplas atividades da gestão, o diretor deve

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67Q320848 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Monitor de Atividades Lúdicas, Prefeitura de Araçatuba SP, CONSULPLAN

Analise.

I. Uma escola, quando está em processo de formulação de sua proposta pedagógica, não pode deixar de questionar sobre sua função social.

II. A proposta pedagógica da escola é registrada em um documento oficial respeitando os contornos legais.

III. Intenção e prática são elementos que podem estar ausentes das propostas pedagógicas elaboradas pelas escolas.

IV. A elaboração da proposta pedagógica de uma instituição deve ser um trabalho de equipe, construído coletivamente, de forma democrática com todos os representantes da comunidade escolar.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

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68Q323935 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCC

Apesar da relevância da auto-regulação por parte das escolas, como mecanismo para romper com as práticas de avaliação centralizadas e burocráticas propostas pelos sistemas de ensino, para Mônica Thurler, as escolas apresentam dificuldades em efetivar uma auto-avaliação consistente. Segundo a autora, tais dificuldades existem porque

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70Q321611 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Oficial, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

Analise as afirmativas abaixo sobre a gestão educacional, colocando entre parênteses a letra ?V?, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra ?F? quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que representa a sequência correta.

( ) O processo de descentralização educacional ocorre simultaneamente com os processos de centralização, como por exemplo, o atendimento à legislação.

( ) Para haver a democratização da gestão escolar os processos de descentralização e de autonomia da escola são prescindíveis.

( ) A descentralização na educação é um movimento da América Latina.

( ) A desconcentração é a última etapa de um processo de descentralização exitoso.

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71Q323178 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Analista de Planejamento de Recursos Educacionais, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Uma instituição de ensino necessita formular estratégias de marketing que a posicione de forma adequada no mercado e a mantenha em vantagem competitiva perante outras organizações. Para isso, suas decisões estratégicas devem incorporar a maneira pela qual ela atuará e selecionará seu mercado-alvo. Acerca dessa situação, assinale a opção que não demonstre as referidas decisões.

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72Q326557 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Orientador Escolar, Prefeitura de Pratinha MG, ADVISE

Uma educação comprometida com todos os cidadãos deve desenvolver nos alunos:

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73Q319106 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

Para Alarcão (2010), gerir uma escola reflexiva diz respeito a nortear-se pelo projeto de escola, tomando decisões adequadas no momento certo. Para tanto, há que se garantir a

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74Q320558 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Supervisor Escolar, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Numa determinada escola, a Supervisão Escolar, procurando construir uma liderança cooperativa e integradora na sua ação pedagógica, agiu no sentido de:

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75Q321333 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Diretor de Escola, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

As diferentes funções do conselho escolar incluem a função

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76Q327815 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Pedagogo, ELETROBRÁS, NCE

A gestão de pessoas, fundada no ideário taylorista, baseado na administração científica do trabalho, continua presente nas técnicas e estratégias de desenvolvimento de pessoal. Assinale a alternativa que NÃO apresenta características deste ideário no campo organizacional:

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77Q324191 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

Assinale a alternativa correta:

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78Q327323 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Pedagogo, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

A respeito das diferentes formas de participação da comunidade escolar na gestão da educação, julgue os itens a seguir.

Na participação comunitária, os órgãos representativos da sociedade civil se integram aos órgãos deliberativos do Estado, caracterizando uma forma institucionalizada de participação.

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79Q324695 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camburiú SC, FEPESE

A sociedade do conhecimento é uma sociedade de múltiplas oportunidades de aprendizagem. As conseqüências para a escola, para o professor e para a educação em geral são enormes. Nesse contexto, analise as afirmações abaixo:

I. A docência, como aprendizagem da relação, está ligada a um profissional especial, um profissional do sentido, numa era em que aprender é conviver com a certeza.

II. Essa nova cultura profissional não implica uma redefinição dos sistemas de ensino e das instituições escolares.

III. o professor é muito mais um mediador do conhecimento, diante do aluno que é o sujeito da sua própria formação.

IV. A necessidade de se refletir hoje sobre o novo papel do professor, as novas exigências da profissão docente, principalmente da formação continuada do professor.

V. O professor hoje precisa ser um profissional capaz de criar conhecimento.

VI. A mudança do sistema deve partir do professor e de uma nova concepção do seu papel.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras.

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80Q324508 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Analista do Seguro Social, Instituto Nacional do Seguro Social, CESPE CEBRASPE

Acerca do papel político-pedagógico da escola, tanto em uma concepção empresarial quanto em uma concepção emancipatória, julgue os seguintes itens.

Do ponto de vista humanitário, a organização do sistema educacional deve se dar da seguinte forma: especialistas elaboram projetos e programas e escolas os executam.

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