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Questões de Concursos Papel Político Pedagógico e Organicidade

Resolva questões de Papel Político Pedagógico e Organicidade comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q324022 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Pedagogo, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Com relação às formas de organização da educação e às bases curriculares nacionais, julgue os próximos itens.

A matrícula no ensino religioso, componente da parte diversificada do currículo, é facultativa para o aluno da educação básica.

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82Q324893 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Analista de Planejamento de Recursos Educacionais, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Todas as instituições educacionais comunicam suas realizações por meio de programas, alunos e ex-alunos, utilizando, para isso, da comunicação, que é um dos compostos de marketing. Entre as atividades de comunicação utilizadas com freqüência e que podem ser destacadas como ferramentas de relações públicas, incluem-se

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83Q327421 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Professor, SEDUC PA, FADESP

Uma instituição educacional, ao construir seu projeto político-pedagógico, na perspectiva da participação coletiva e da gestão democrática, deve pautar-se como pressuposto a:

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84Q327638 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

O debate educacional tem expressado a mudança do cenário socioeconômico dos últimos anos. A qualidade do ensino passou a integrar a agenda dos políticos como meio para alcançar a competitividade da produção nacional no mercado mundial e o desenvolvimento de uma cidadania apta a operar no mundo globalizado. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.

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85Q320396 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVE

No campo pedagógico, o planejamento escolar tem-se constituído em uma das importantes atividades, cuja característica tem sido o seu caráter processual. Nessa perspectiva, pode-se considerar como atividades do Pedagogo no seu campo de atuação:

I. Realizar diagnóstico e análise parcial da realidade da escola, buscando informações da comunidade.

II. Definir objetivos e metas, compatibilizando a política e as diretrizes do sistema escolar com as intenções, expectativas e decisões da equipe da escola.

III. Propor atividades permanentes de reflexão e ação.

IV. Prever os passos a serem seguidos, determinando rigidamente os resultados a serem alcançados.

V. Prever contínua ação, reflexão e deliberação dos educadores sobre a prática em curso.

Estão corretas apenas:

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86Q321621 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Analista Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Os constantes avanços tecnológicos e sua aplicabilidade às técnicas de gestão vêm sendo observados em estudos acadêmicos e como prática de mercado. Muitos estudiosos focam seus trabalhos em como implementar as técnicas desenvolvidas e suas melhorias, enquanto evidências mostram que se acaba menosprezando o aspecto humano das transformações. Acerca da análise de dificuldades, problemas e potencialidades na execução de atividades de desenvolvimento de recursos humanos, julgue os itens que se seguem.

É difícil entender os componentes formais da cultura organizacional das instituições devido à importância que têm em definir o que é ou não aceitável dentro de uma organização.

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87Q328793 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

No inicio do ano letivo a demanda por vagas no ensino fundamental em uma escola da periferia da cidade São Paulo é maior do que sua capacidade. Os pais que estão à procura de vagas já pesquisaram nas demais escolas da região, porém nenhuma tem possibilidade de realização de matriculas. Nestes casos, o diretor da escola deve

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88Q322253 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

De acordo com a proposta de avaliação formativa, o objetivo principal da avaliação da aprendizagem de matemática consiste em

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89Q322303 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Pedagogo, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Com relação às formas de organização da educação e às bases curriculares nacionais, julgue os próximos itens.

O conceito de cidades educadoras, que surgiu no início da década de 90 do século passado, consolidando-se no Congresso Internacional das Cidades Educadoras, realizado em Barcelona, com a aprovação de uma carta de princípios básicos caracterizadores de uma cidade que educa, influenciou a formulação das diretrizes para a organização da educação nacional.

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90Q327489 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Pedagogo, ELETROBRÁS, NCE

Quando se pensa no desenvolvimento de pessoas no ambiente profissional não é possível deixar de considerar as condições psicológicas e a motivação. Sobre a teoria do reforço, é correto afirmar que:

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91Q324945 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Acerca da proposta pedagógica de uma escola, assinale a opção incorreta.

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92Q319419 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Analista do Seguro Social, Instituto Nacional do Seguro Social, CESPE CEBRASPE

Acerca do papel político-pedagógico da escola, tanto em uma concepção empresarial quanto em uma concepção emancipatória, julgue os seguintes itens.

O desafio da escola, em uma perspectiva empresarial, é garantir a qualidade formal por meio de um planejamento eficaz.

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93Q325579 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

De acordo com Oliveira in Ferreira e Aguiar (2001), a discussão sobre a importância da gestão democrática na Escola Pública surgiu a partir da década de 80, no contexto da reforma do Estado. Analise as afirmativas a seguir.

I. Visando atender as pressões populares, o Estado implementa reformas educacionais de forma gradativa, baseando-se nos conceitos de produtividade, eficácia, excelência e eficiência, importados das teorias administrativas, transpondo-os para as teorias pedagógicas.

II. A Educação Básica é constituída pela Educação Infantil, pelos Ensinos Fundamental e Médio, sendo direito público e subjetivo.

 III. A luta pela democratização da educação básica assume aspecto de ampla defesa do direito à escolarização para todos, à universalização do ensino e à defesa de maior participação da comunidade na gestão da Escola.

Assinale a alternativa que contém a resposta correta.

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94Q327414 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Pedagogo, ELETROBRÁS, NCE

O capital intelectual é o principal diferencial competitivo das organizações. O setor de Treinamento lida com pessoas, isto é, com aprendizagem no nível individual, e é uma maneira eficaz de agregar valor às pessoas, à organização e aos clientes. Considerando o processo de treinamento como cíclico, suas etapas são:

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95Q328998 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Pedagogo, SEJUS DF, FUNIVERSA

Acredita-se, segundo a concepção libertadora, que o supervisor escolar tem a possibilidade de transformar a escola no exercício de uma função realmente comprometida com uma proposta política, e não com o cumprimento de um papel alienado. Acerca desse tema, assinale a alternativa incorreta.

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96Q328239 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Técnico em Assuntos Educacionais, UFFS, FEPESE

Pesquisas indicam que a avaliação institucional, atualmente em destaque entre as prioridades das Instituições de Ensino Superior, se constitui importante estratégia de gestão, na busca da melhora da instituição.

No entanto, a melhora institucional requer conhecimento:

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97Q320365 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Pedagogo, Secretaria de Estado de Educação AM, CESPE CEBRASPE

Considerando a gestão e a organização do trabalho pedagógico, julgue os itens que se seguem.

A solução de problemas, conforme a abordagem participativa de gestão, inclui a definição do problema e dos objetivos, a solicitação de dados e opiniões aos participantes, o esclarecimento de situações confusas e a síntese das discussões.

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98Q322413 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Analista do Seguro Social, Instituto Nacional do Seguro Social, CESPE CEBRASPE

Acerca do papel político-pedagógico da escola, tanto em uma concepção empresarial quanto em uma concepção emancipatória, julgue os seguintes itens.

Reduzir o isolamento e a fragmentação das diferentes áreas de conhecimento em um currículo é um dos objetivos da escola na concepção empresarial.

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99Q323390 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Pedagogo, Secretaria de Estado de Educação AM, CESPE CEBRASPE

A respeito das diferentes formas de participação da comunidade escolar na gestão da educação, julgue os itens a seguir.

Inexiste definição clara do que seja a gestão democrática do ensino público, uma vez que cabe a cada sistema de ensino definir a forma de implementá-la.

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100Q320875 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Professor de Educação Física, Prefeitura de Crato CE, SERCTAM

Sobre o Projeto Político Pedagógico da escola, devemos afirma que:

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