Questões de Concursos: Parada Cardiorespiratória PCR

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Parada Cardiorespiratória PCR. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q885171 | Enfermagem, Parada Cardiorespiratória PCR, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Alegria RS, FUNDATEC, 2024

O Desfibrilador Externo Automático (DEA) é um equipamento que precisa estar nas ambulâncias e é utilizado em situações de parada cardíaca súbita, Fibrilação Ventricular (FV) ou Taquicardia Ventricular Sem Pulso (TVSP). No atendimento de uma pessoa que tem marca-passo implantado, a indicação para o posicionamento das pás é: uma das pás sobre o precórdio junto à margem __________ do esterno e a segunda na face __________ do hemitórax __________, abaixo do omoplata.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

12 Q884435 | Enfermagem, Parada Cardiorespiratória PCR, Técnico de Enfermagem Socorrista, Prefeitura de Itapiranga SC, AMEOSC, 2024

Diante de situações de emergência respiratória, enfermeiros e técnicos em enfermagem desempenham um papel crucial na identificação e manejo inicial. Considere as seguintes proposições sobre o manejo dessas emergências:

I.Na obstrução das vias aéreas superiores por corpo estranho, deve-se encorajar a tosse efetiva se o paciente estiver consciente e capaz de tossir.
II.No pneumotórax hipertensivo, a inserção imediata de uma agulha de descompressão torácica é frequentemente necessária para evitar o colapso cardiovascular.
III.Em um paciente com asma aguda, deve-se restringir o uso de broncodilatadores inalatórios para evitar a hiperinflação pulmonar.

Assinale a alternativa correta:

13 Q883861 | Enfermagem, Parada Cardiorespiratória PCR, Técnico de Enfermagem do ESF, Prefeitura de Lindóia do Sul SC, AMAUC, 2024

A parada cardiorrespiratória ocorre quando o coração para de bater e o indivíduo para de respirar. As compressões torácicas são necessárias para que os órgãos vitais do paciente, em especial o cérebro, se mantenha perfundido. A frequência das compressões deve ser:

15 Q897941 | Enfermagem, Parada Cardiorespiratória PCR, Enfermeiro PSF, Prefeitura de São José da Tapera AL, ADVISE, 2024

Durante a reanimação cardiopulmonar, é a relação recomendada entre compressões torácicas e ventilações para adultos:

16 Q884162 | Enfermagem, Parada Cardiorespiratória PCR, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

Durante uma parada cardiorrespiratória (PCR) em um paciente adulto já intubado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a equipe inicia as manobras de reanimação cardiopulmonar. Considerando as recomendações atuais para ventilação durante a RCP em pacientes entubados, qual a conduta MAIS ADEQUADA a ser adotada pela equipe?

17 Q957463 | Enfermagem, Parada Cardiorespiratória PCR, Grupo Técnico em Enfermagem, EBSERH, FGV, 2025

O técnico de enfermagem deve manter-se constantemente atualizado para fornecer o atendimento adequado em situações de urgência e emergência. As diretrizes da American Heart Association (AHA) para a ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e o atendimento cardiovascular de emergência (ACE) são fontes fundamentais de conhecimento para essa atualização.

Com base no algoritmo de parada cardiorrespiratória (PCR) para adultos, assinale a afirmativa correta.

18 Q885509 | Enfermagem, Parada Cardiorespiratória PCR, Cuidador, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2024

Na parada cardíaca, cada segundo conta. Uma parada cardíaca pode acontecer em qualquer lugar, frequentemente em casa, no trabalho ou durante o lazer, sendo fundamental saber o que fazer no primeiro atendimento.

19 Q901436 | Enfermagem, Parada Cardiorespiratória PCR, Enfermeiro, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

A eletrocussão, dependendo da intensidade e do trajeto da corrente elétrica, pode causar uma variedade de lesões que exigem abordagens específicas durante a ressuscitação. Avalie as afirmativas abaixo e selecione a alternativa correta.

1. A parada cardíaca em eletrocussão frequentemente ocorre devido à fibrilação ventricular, sendo a desfibrilação precoce uma intervenção crucial para aumentar as chances de sobrevivência, especialmente se realizada nos primeiros minutos (AHA, 2023).
2. A administração de fluidos intravenosos deve ser realizada com cautela, pois a rabdomiólise pode levar àinsuficiência renal aguda, e a sobrecarga volêmica pode exacerbar o quadro de lesão renal (ERC, 2022).
3. A intubação orotraqueal precoce deve ser considerada em pacientes com eletrocussão significativa, já que o edema de vias aéreas pode se desenvolver de forma tardia e progressiva, dificultando a ventilação se não manejado adequadamente (NEJM, 2023).
4. A ressuscitação deve incluir a monitorização contínua da função cardíaca, uma vez que arritmias, incluindo as de início tardio, podem surgir mesmo após o retorno da circulação espontânea (AHA, 2023).
5. O uso de bicarbonato de sódio intravenoso deve ser considerado para prevenir a acidose metabólica grave e proteger a função renal, especialmente em pacientes com rabdomiólise decorrente da eletrocussão (ERC, 2022).


Alternativas:

20 Q890712 | Enfermagem, Parada Cardiorespiratória PCR, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024

As causas de parada cardiorrespiratória (PCR) em bebês e crianças diferem da PCR em adultos e um número crescente de evidências pediátricas específicas corroboram essas recomendações. De acordo com as diretrizes de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e Atendimento Cardiovascular de Emergência (2020), devem ser realizadas, durante a RCP pediátrica,
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.