Início

Questões de Concursos Parasitologia

Resolva questões de Parasitologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q382610 | Biologia, Parasitologia, Agente Técnico de Assistência a Saúde, ILSL SP, IBFC

Faça a associação correta entre os agentes etiológicos das doenças infecciosas e aspectos diagnósticos.

1- Treponema pallidum.

2- Criptococcus neoformans.

3- Trypanossoma cruzi.

4- Plasmodium falciparum.

A) O diagnóstico confirmatório é feito em exame microscópico do sangue em gota espessa.

B) O diagnóstico é feito pelo exame microscópico pela coloração com tinta nanquim.

C) Para a confirmação diagnóstica existe a necessidade de pelo menos 2 métodos imunológicos diferentes como exemplo ELISA e hemaglutinação.

D) Triagem diagnóstica com pesquisa de anticorpos não específicos e confirmatório com imunofluorescência indireta ou hemaglutinação passiva.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

202Q381956 | Biologia, Parasitologia, Farmácia, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Devido a um surto de malária na região do laboratório da Secretaria de Saúde de Itaituba, vários exames sangüíneos estão sendo realizados para confirmação dessa patologia. Após a confecção de uma lâmina, foi observada a presença de inúmeros parasitas dentro dos eritrócitos em forma anelar. Esse estágio do Plasmodium falciparum</ é conhecido como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

203Q475925 | Farmácia, Parasitologia, Especialista em Gestão, SESA ES, CESPE CEBRASPE

Embora atualmente as principais causas de morbimortalidade no Brasil sejam as doenças cardiovasculares, doenças parasitárias representam ainda importante problema de saúde pública em diversas regiões do país. Em relação ao diagnóstico das parasitoses, julgue os próximos itens.

Para o diagnóstico da fase crônica da doença de Chagas, recomenda-se a realização de um teste sorológico de elevada sensibilidade, como o ensaio imunoenzimático, em conjunto com um ensaio de elevada especificidade, como a hemaglutinação indireta.

  1. ✂️
  2. ✂️

204Q379623 | Biologia, Parasitologia, Bioquímico, Prefeitura de Balneário Camburiú SC, FEPESE

Em relação ao diagnóstico parasitológico dos protozoários do sangue, assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

206Q380289 | Biologia, Parasitologia

Os parasitas são seres vivos que extraem de outros organismos os recursos necessários para a sua sobrevivência. Existem várias espécies destes seres que parasitam os seres humanos. Alguns são inofensivos, porém muitos causam doenças graves. A alternativa CORRETA que indica a espécie de parasita que causa a tricomoníase é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

207Q381545 | Biologia, Parasitologia, Técnico de Vigilância em Saúde, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Diversas parasitoses acometem a população brasileira, com incidência nitidamente maior em áreas de baixa renda. O correto diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos portadores de tais patologias é questão essencial em saúde pública. Considerando aspectos relacionados às parasitoses, julgue os seguintes itens.

Durante o ciclo de vida do Plasmodium, o parasita dentro das hemácias é sugado pelo mosquito que se alimenta de sangue.

  1. ✂️
  2. ✂️

208Q382885 | Biologia, Parasitologia, Biólogo, SESA ES, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção em que é apresentada a doença tropical humana caracterizada por lesão cutânea ulcerada e transmitida a partir do repasto sanguíneo do vetor artrópode infectado pertencente ao gênero Lutzomyia.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

209Q385875 | Biologia, Parasitologia, Bioquímico, Prefeitura de Lagoa da Prata MG, FGR

Um paciente apresenta anemia ferropriva, hipocrômica e microcítica, devido a perda sanguínea crônica em conseqüência da fixação de vermes na mucosa do duodeno e jejuno, além de sintomas como fraqueza, dispnéia, palpitações, palidez, dor epigástrica e diarréia. Acerca desse quadro clínico, marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

210Q380784 | Biologia, Parasitologia, Bioquímico, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

A doença de Chagas, cujo nome foi dado em homenagem ao médico Carlos Chagas, que descobriu o agente causador, ainda constitui um sério problema de saúde pública no Brasil. Por incapacitar diversos indivíduos em conseqüência das síndromes de megacólon, megaesôfago e cardiopatia, a doença gera significativas perdas de naturezas individual, social e econômica. Considerando os diversos aspectos da doença de Chagas, bem como o seu agente etiológico e o seu vetor, julgue os itens que se seguem.

As formas amastigota, tripomastigota, nanomastigota e citomastigota são características do Trypanosoma cruzi

  1. ✂️
  2. ✂️

211Q385034 | Biologia, Parasitologia, Auxiliar de Laboratório, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME Grupo

O diagnóstico laboratorial da Toxoplasmose é primordial para confirmação do diagnóstico clínico, devido a dificuldade em diagnosticar esta doença. Principalmente nas gestantes a solicitação de exames é de suma importância. Através dos resultados laboratoriais é possível saber se a doença está na fase aguda ou crônica. Para identificação desta doença necessitamos coletar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

212Q386428 | Biologia, Parasitologia, Professor de Biologia, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

O sistema de classificação dos seres vivos considera as semelhanças morfológicas e genéticas entre os indivíduos para promover uma organização hierárquica. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

Os protozoários que pertencem ao reino Protista são parasitas.

  1. ✂️
  2. ✂️

213Q381432 | Biologia, Parasitologia, Professor de Nível I, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

A comunidade biológica é um complexo sistema de partilha e distribuição de energia solar entre as diversas formas de vida. Um dos modos pelos quais os organismos conseguem sua porção de energia solar é denominado parasitismo. A malária é a mais antiga, a mais distribuída e a mais conhecida das doenças produzidas por parasitas. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. Doenças parasitárias afetam pouco os indivíduos portadores de deficiências nutricionais.
  1. ✂️
  2. ✂️

214Q385248 | Biologia, Parasitologia, Farmacêutico Bioquímico, Prefeitura de Fraiburgo SC, FEPESE

Durante um processo infeccioso, dependendo do agente etiológico, várias alterações hematológicas são observadas no hemograma quanto à composição e morfologia dos leucócitos, as quais correspondem à cinética e função das células envolvidas nos processos de defesa contra um determinado agente infeccioso.

Em relação às possíveis alterações observadas no hemograma de um paciente com sepse por bactérias Gram positivas, qual das alternativas abaixo está correta?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

215Q382937 | Biologia, Parasitologia, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Criciúma SC, FEPESE

A doença de Chagas é uma das consequências da infecção humana pelo protozoário Trypanosoma cruzi.

Como ocorre a transmissão deste protozoário para o homem?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

216Q383058 | Biologia, Parasitologia, Biólogo, HUGG UNIRIO RJ, IBFC

A reação de Paul Bunnel Davidsohn visa classificar as aglutininas heterófilas encontradas, explorando a característica dos anticorpos heterófilos que possuem a característica de serem absorvidos pela hemácea de boi e de não serem absorvidos pelo rim de cobaia, permitindo assim excluir outros anticorpos heterófilos. Assinale a alternativa que indica o vírus diagnosticado por essa reação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

217Q386491 | Biologia, Parasitologia, Biomédico, Prefeitura de Feliz RS, FUNDATEC

As técnicas de concentração utilizadas no preparo das amostras parasitológicas aumentam a probabilidade de encontrar o parasita. Em relação a estas técnicas, avalie as afirmativas abaixo:

I. As técnicas de sedimentação usam soluções de gravidade específica mais baixa do que a gravidade específica dos parasitas, fazendo com que eles se agrupem no sedimento quando a amostra é centrifugada.

II. A técnica de centrífugo-sedimentação pela formalina éter (Técnica de Faust) é bastante utilizada pela sua capacidade de recuperar ovos operculados.

III. O método da fita gomada é indicado para a pesquisa de ovos de Enterobius vermicularis.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

218Q386172 | Biologia, Parasitologia, Biólogo, Prefeitura Vitorino Freire MA, Instituto Graça Aranha

Em algumas regiões que existem muitos açudes e lagos, e esses são usados para vários fins como lavar roupas, reservatórios onde vários animais bebem, existe uma frase popular: “Se nadou e depois coçou, é porque pegou”. Essa frase refere-se à infecção por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

219Q387294 | Biologia, Parasitologia, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Criciúma SC, FEPESE

As doenças transmitidas por vetores constituem importante causa de morbidade e mortalidade no Brasil e no mundo, sendo um dos principais problemas de saúde pública.

Qual doença listada abaixo não é transmitida por vetores?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

220Q381689 | Biologia, Parasitologia, Bioquímico, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

A doença de Chagas, cujo nome foi dado em homenagem ao médico Carlos Chagas, que descobriu o agente causador, ainda constitui um sério problema de saúde pública no Brasil. Por incapacitar diversos indivíduos em conseqüência das síndromes de megacólon, megaesôfago e cardiopatia, a doença gera significativas perdas de naturezas individual, social e econômica. Considerando os diversos aspectos da doença de Chagas, bem como o seu agente etiológico e o seu vetor, julgue os itens que se seguem.

O T. cruzi se multiplica tanto no hospedeiro humano quanto no vetor.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.