Questões de Concursos Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor

Resolva questões de Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

181Q523070 | Auditoria, Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor

Quando o Analista de Finanças e Controle – AFC constatar falhas que, pela sua irrelevância, não caracterizarem irregularidade de atuação dos agentes responsáveis, deverá emitir

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

182Q522154 | Auditoria, Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor, Auditor do Estado, SECONT ES, CESPE CEBRASPE

Acerca das etapas e características do trabalho de auditoria, julgue os itens subsequentes.

Na revisão limitada, o auditor não tem condições de exprimir uma opinião conclusiva sobre a entidade examinada. Nesse caso, o relatório deve ser emitido sempre com ressalvas.

  1. ✂️
  2. ✂️

183Q521893 | Auditoria, Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor, Contador, Conselho Regional de Técnicos em Radiologia 4a Região RJ, Instituto Quadrix, 2017

Quando utilizada para transmitir o nível de asseguração, a opinião de auditoria
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

184Q522579 | Auditoria, Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor, Analista Judiciário, TRE ES, CESPE CEBRASPE

Com relação a objetivos, técnicas e procedimentos de auditoria, julgue os itens seguintes.

No período entre a conclusão do trabalho de auditoria e a emissão do parecer, podem ocorrer eventos subsequentes relevantes. Se houver necessidade de ajuste nas demonstrações como de revelação em nota explicativa e a administração os efetuar, o parecer não precisará conter ressalva, devendo o auditor alterar a data do parecer para a da ocorrência do evento em questão ou, então, manter a data original e fazer referência à data de ocorrência do evento subsequente.

  1. ✂️
  2. ✂️

185Q521588 | Auditoria, Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor, Especialista em Regulação, ANTT, NCE

Constitui-se em exemplo de classificação de parecer dos auditores independentes sobre as demonstrações financeiras de uma empresa, segundo a natureza da opinião que contém:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

186Q524203 | Auditoria, Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor, Técnico de Nível Superior, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Com base nas normas e nas práticas da contabilidade e da auditoria adotadas no setor público no Brasil, julgue os itens subseqüentes.

Quando o auditor não obtiver elementos comprobatórios suficientes e adequados sobre a regularidade da gestão, não podendo formar opinião, essa ficará sobrestada, e o auditado terá prazo para o cumprimento de diligência.

  1. ✂️
  2. ✂️

187Q525108 | Auditoria, Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor, Analista Ambiental, Prefeitura de Boa Vista RR, CESPE CEBRASPE

A auditoria procura determinar se as demonstrações e os respectivos registros contábeis de uma entidade merecem ou não confiança. Nesse contexto, julgue os itens a seguir, relativos a auditoria, considerando as normas brasileiras de contabilidade.

O parecer emitido pelo auditor independente compõe-se, basicamente, de dois parágrafos: o relativo à extensão dos trabalhos e o que expressa a opinião sobre as demonstrações contábeis.

  1. ✂️
  2. ✂️

188Q523906 | Auditoria, Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor, Contador, MDS, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir com relação à auditoria.

As normas de auditoria definem que o auditor deve obter evidências suficientes para fundamentar sua opinião, entre outras, sobre as demonstrações do resultado do exercício, que será um dos pontos analisados para a emissão do parecer.

  1. ✂️
  2. ✂️

189Q523161 | Auditoria, Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor, Auditor Fiscal, Prefeitura de Paulo Afonso BA, CONSULPLAN

O objetivo da auditoria independente é expressar opinião sobre a propriedade das demonstrações financeiras e se estas representam, efetivamente, a situação patrimonial e financeira e o resultado da empresa auditada. O parecer da auditoria é o instrumento pelo qual o Auditor expressa sua opinião, em obediência às normas de auditoria. O parecer de auditoria, em condições normais, se divide em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

190Q523886 | Auditoria, Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor, Especialista Legislativo, ALERJ, FGV, 2017

Um dos esforços do trabalho do auditor consiste em buscar evidências que possam fundamentar suas conclusões sobre as demonstrações contábeis. As evidências podem ser relacionadas à finalidade para a qual são colhidas ou à sua natureza.

As evidências relacionadas à natureza correspondem a provas que servem para validar os registros contábeis.

Dos exemplos a seguir, o que NÃO constitui evidência quanto à natureza é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

191Q522416 | Auditoria, Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor, Analista Ministerial, MPE PE, FCC

Em relação à discriminação e ao conteúdo dos elementos básicos do parecer do auditor independente, é INCORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

192Q522958 | Auditoria, Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor, Analista Judiciário, TST, CESPE CEBRASPE

Acerca de noções de auditoria, julgue os itens subseqüentes.

O auditor deve emitir parecer sem ressalva em caso de auditoria independente de demonstrações contábeis de entidades, públicas ou privadas, sujeitas a regulamentação específica quanto à adoção de normas contábeis próprias do segmento econômico, mesmo quando elas forem significativamente conflitantes com os princípios fundamentais de contabilidade e as normas brasileiras de contabilidade e, no que for pertinente, com a legislação específica.

  1. ✂️
  2. ✂️

193Q523286 | Auditoria, Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor, Fiscal de Tributos Estaduais, SEARH AL, CESPE CEBRASPE

Acerca da auditoria das demonstrações contábeis, julgue os itens a seguir.

O parecer com abstenção de opinião é aquele em que o auditor deixa de emitir opinião acerca das demonstrações contábeis, por não ter obtido comprovação suficiente para fundamentá-la.

  1. ✂️
  2. ✂️

194Q523131 | Auditoria, Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor, Auditor, Paraná Previdência PR, CESPE CEBRASPE

Com relação a auditoria, técnicas de auditoria e amostragem, julgue os seguintes itens.

O auditor não deve considerar em seu parecer os efeitos decorrentes de transações e eventos subseqüentes ao encerramento do exercício, mesmo que sejam relevantes ao exame das demonstrações contábeis, podendo, no entanto, mencioná-los.

  1. ✂️
  2. ✂️

195Q523066 | Auditoria, Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor

Quando o auditor formar opinião de que na gestão dos recursos públicos foram adequadamente observados os princípios da legalidade, legitimidade e economicidade, deve emitir um parecer

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

196Q521840 | Auditoria, Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor, Analista Judiciário, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Território DF, CESPE CEBRASPE

Com referência a relatórios e pareceres de auditoria, julgue os itens que se seguem.

A diferença entre o certificado de regularidade com ressalvas e o de irregularidade, no setor público, a exemplo do que ocorre no setor privado, entre pareceres com ressalva e adverso, depende não só da natureza, mas também da materialidade das circunstâncias. É o caso, por exemplo, de registros e demonstrações contábeis inadequados ou incorretos.

  1. ✂️
  2. ✂️

197Q524174 | Auditoria, Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor, Auditor Fiscal, Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho PE, UPE UPENET IAUPE

O parecer do Auditor inclui os(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

198Q523893 | Auditoria, Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor, Analista Técnico, SUSEP, ESAF

A ação a ser praticada pelo auditor, quando da recusa por parte da administração da empresa auditada na apresentação de cartas de declarações de responsabilidade é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.