Início

Questões de Concursos Parte Geral

Resolva questões de Parte Geral comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1101Q407243 | Direito Administrativo, Parte Geral, Juiz Substituto, TJ GO, FCC

Suponha que determinada empresa privada promotora de eventos pretenda utilizar um imóvel público, atualmente sem destinação e cuja propriedade foi adquirida pelo Estado por meio de adjudicação levada a efeito em processo de execução fiscal, para a instalação de um centro de convenções com a finalidade de realizar feiras agropecuárias. Considerando o regime jurídico a que se sujeitam os bens públicos, a utilização do imóvel pelo referido particular, em caráter exclusivo, poderá se dar mediante
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1102Q405196 | Direito Administrativo, Parte Geral, Administrador, SECULT PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Considerando as disposições constitucionais relativas aos servidores públicos é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1103Q410324 | Direito Administrativo, Parte Geral, Administrador, UFRJ, UFRJ

Em seus fundamentos, a estabilidade do servidor público – introduzida no ordenamento jurídico pela Constituição Federal de 1934 e mantida em todas as Cartas Magnas seguintes – é um instituto democrático pelo qual o servidor pode agir de forma livre de interferências e injustiças de natureza política ou de outras pressões incompatíveis com o interesse coletivo. Entretanto, amplos setores da juventude, especialmente das classes médias da sociedade, encaram a estabilidade, sobretudo, como um bônus empregatício vantajoso concedido pelo Estado aos que, por mérito, naturalmente, obtiverem aprovação em concursos públicos e alcançarem a efetivação no cargo que ocupam. Como é de conhecimento geral, os termos da estabilidade consignados na Constituição Federal e no RJU foram alterados pela Emenda Constitucional n° 19, de 04 de junho de 1998. Assim, podemos afirmar que, quanto à estabilidade, o texto atualizado da Lei Federal N° 8.112/1990 estabelece que o servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1104Q393731 | Direito Administrativo, Parte Geral, Técnico Administrativo, ANCINE, CESPE CEBRASPE

Considerando as disposições da Lei n.° 8.112/1990, julgue os itens a seguir.

Após a investidura no cargo, se realizar tarefas além daquelas relacionadas ao seu cargo, o servidor poderá solicitar ao seu superior hierárquico alteração das suas atribuições, independentemente de manifestação favorável, em relação ao pleito, de autoridade maior.

  1. ✂️
  2. ✂️

1105Q408334 | Direito Administrativo, Parte Geral, Analista Administrativo, ANTT, CESPE CEBRASPE

O almoxarifado da ANTT comunicou à autoridade superior do órgão a necessidade de aquisição de materiais de escritório, tais como canetas, lápis e papel, e, depois de autorizada a contratação, o procedimento foi encaminhado ao setor de contratações do órgão, para a realização de licitação.

A partir dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

É vedado estabelecer-se na licitação margem de preferência para produtos nacionais, em detrimento de produtos fabricados em outros países, em observância ao princípio da isonomia.

  1. ✂️
  2. ✂️

1106Q392727 | Direito Administrativo, Parte Geral, Auxiliar Judiciário, TRT 6a, FCC

No que tange à posse do servidor público, é INCORRETO afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1107Q168218 | Direito Civil, Parte Geral, Auditor Público Externo, TCE RS, FMP RS

Considerando a sistemática das nulidades e anulabilidades dos negócios jurídicos, avalie as assertivas I a IV e assinale a resposta correta (A, B, C, D ou E).

I. Um negócio jurídico celebrado com o vício da simulação no ano de 1996 não está mais sujeito à invalidação, na data de hoje, mas, se celebrado na data de hoje, viciado pelo mesmo fato que caracteriza simulação, não está sujeito a prazo para declaração da invalidade.

II. A lesão é causa de anulabilidade do negócio jurídico que se funda na onerosidade excessiva, assim como a teoria da imprevisão. Todavia a lesão gera a anulabilidade do negócio, enquanto a teoria da imprevisão é causa que interfere na eficácia do negócio.

III. A impossibilidade absoluta inicial é causa de invalidade do negócio jurídico, enquanto a superveniente é causa de anulabilidade.

IV. A capacidade de direito é elemento necessário à validade dos negócios jurídicos. Por não possuírem capacidade de direito, os menores de dezesseis anos não podem contratar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1108Q403760 | Direito Administrativo, Parte Geral, Técnico Administrativo, IBAMA, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos servidores públicos, julgue os itens subsecutivos. A reversão de servidor não pode ser aplicada, se houver cargo vago, por solicitação voluntária do interessado, mas apenas em razão do interesse da administração.
  1. ✂️
  2. ✂️

1109Q402743 | Direito Administrativo, Parte Geral, Analista Judiciário, TRE TO, FCC

Quanto à posse e ao exercício:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1110Q400705 | Direito Administrativo, Parte Geral, Administrador, SESPA PA, CESPE CEBRASPE

Acerca das licitações e dos contratos administrativos, julgue os itens que se seguem.

Os procedimentos de licitação têm como objetivo garantir a observância do princípio constitucional da isonomia.

  1. ✂️
  2. ✂️

1111Q401986 | Direito Administrativo, Parte Geral, Assistente em Administração, FUB, CESPE CEBRASPE

Com base na Lei n.º 8.112/1990, julgue os itens que se seguem.

Na hipótese de reintegração decorrente de decisão administrativa ou judicial, o servidor deve ser ressarcido de todas as vantagens e, caso o cargo anteriormente ocupado esteja provido, o seu eventual ocupante deve ser reconduzido ao cargo de origem, sem direito à indenização, ou aproveitado em outro cargo ou, ainda, posto em disponibilidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

1112Q397409 | Direito Administrativo, Parte Geral, Consultor Contábil, Câmara de Duque de Caxias RJ, Dom Cintra Fundação

Na administração pública, a colocação do servidor estável em inatividade remunerada, até o seu adequado aproveitamento em outro cargo, com proventos proporcionais ao tempo de serviço, é denominada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1113Q409455 | Direito Administrativo, Parte Geral, Técnico Judiciário, TRE PR, FCC

Partindo do conceito de contrato administrativo e das características que o predicam, bem como considerando a variedade de relações jurídicas de outras naturezas que a Administração pública pode travar, NÃO são exigências ou consequências dos contratos de locação por esta firmados:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1114Q394884 | Direito Administrativo, Parte Geral, Analista Judiciário, TRE RN, FCC

Sobre a acumulação de cargos públicos, prevista na Lei nº 8.112/90, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1115Q411781 | Direito Administrativo, Parte Geral, Analista Judiciário, TJ RO, FGV

A respeito do Sistema de Registro de Preços, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1116Q406150 | Direito Administrativo, Parte Geral, Auditor de Controle Externo, TCE PA, CESPE CEBRASPE

A respeito da modalidade de licitação denominada pregão, julgue os próximos itens. Para a participação no certame, não se exige dos licitantes a aquisição do edital ou a apresentação de garantia de proposta.
  1. ✂️
  2. ✂️

1117Q408458 | Direito Administrativo, Parte Geral, Delegado de Polícia, SDS PE, CESPE CEBRASPE

Com base nas regras e princípios relativos à licitação pública e aos contratos administrativos, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1118Q408745 | Direito Administrativo, Parte Geral, Técnico em Contabilidade, Prefeitura de Guatambu SC, PL Consultoria

Considerando o disposto na Lei de Licitações, marque V para verdadeiro e F para falso e assinale a alternativa correta:

( ) Nenhuma compra será feita sem a adequada caracterização de seu objeto e indicação dos recursos orçamentários para seu pagamento, sob pena de nulidade do ato e responsabilidade de quem lhe tiver dado causa.

( ) As licitações serão efetuadas no local onde se situar a repartição interessada, salvo por motivo de interesse público, devidamente justificado.

( ) As obras, serviços e compras efetuadas pela Administração serão divididas em tantas parcelas quantas se comprovarem técnica e economicamente viáveis, procedendo-se à licitação com vistas ao melhor aproveitamento dos recursos disponíveis no mercado e à ampliação da competitividade sem perda da economia de escala.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1119Q405951 | Direito Administrativo, Parte Geral, Analista Judiciário, TRE GO, CESPE CEBRASPE

Determinado ente da administração pública deseja realizar procedimento licitatório para a contratação de serviços de segurança patrimonial armada para seu edifício sede.

Considerando essa situação hipotética, julgue os próximos itens.

O objeto da contratação pretendida pode ser classificado como serviço de natureza contínua.
  1. ✂️
  2. ✂️

1120Q403649 | Direito Administrativo, Parte Geral, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

De acordo com a Lei n.º 8.666/1993, que dispõe sobre o instituto da licitação, julgue os itens a seguir.

Os bens imóveis pertencentes à administração pública e cuja aquisição tenha derivado de procedimentos judiciais ou de dação em pagamento não são passíveis de alienação.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.