Questões de Concursos Patologia Oral e Maxilofacial

Resolva questões de Patologia Oral e Maxilofacial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q1039153 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Saúde Bucal, TRT 18 Região GO, FCC, 2023

Texto associado.
Atenção: Para responder à questão, considere as informações a seguir:

Paciente com 68 anos de idade, sexo masculino, utiliza prótese total removível superior e inferior. O cirurgião-dentista diagnosticou estomatite protética no palato e solicitou ao Técnico em Saúde Bucal que promovesse ações educativas junto ao paciente.
As orientações para o cuidado com as próteses incluem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q914746 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Auxiliar de Consultório Odontológico, Prefeitura de Imbituva PR, FAU, 2023

Todas as alternativas apresentam fatores de risco para o câncer de boca, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q1077506 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Dentista, Polícia Militar SP, FGV, 2022

Com relação às doenças que acometem as glândulas salivares, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A sialometaplasia necrosante manifesta-se como um aumento de volume que depois torna-se ulcerado.
( ) A sialoadenose manifesta-se como um aumento de volume não ulcerado.
( ) A hiperplasia adenomatoide manifesta-se como um aumento de volume não flutuante e não ulcerado.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q1055956 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Técnico Especializado Odontólogo, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

A biópsia é uma técnica que todo o cirurgião-dentista deveria estar apto a realizar. Quando feita de maneira adequada, torna-se um procedimento simples e indolor, que pode ser executado rapidamente no consultório odontológico com instrumentos comuns à cirurgia bucal.
(Prado, 2018.)

Acerca da biópsia, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q1077494 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Dentista, Polícia Militar SP, FGV, 2022

O crescimento excessivo do tecido pulpar jovem em direção à superfície oclusal, que se dá em consequência de um processo inflamatório crônico, é chamado de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q1077503 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Dentista, Polícia Militar SP, FGV, 2022

Com relação às doenças sistêmicas ou síndromes associadas ao desenvolvimento de pigmentação melânica oral e/ou facial, analise as afirmativas a seguir:
I. Na Síndrome de Peutz-Jeghers o paciente apresenta máculas pigmentadas isoladas ou coalescentes frequentemente mostrando distribuição periorificial.
II. A Doença de Addison apresenta pigmentação café-com-leite de margens irregulares que pode acometer a face e, mais raramente, a mucosa oral.
III. Na Síndrome de McCune-Albright há pigmentação associada ao aumento dos níveis plasmáticos do hormônio adrenocorticotrófico (ACTH) e consequente estimulação dos melanócitos.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q833307 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Prefeitura de Jacinto Machado SC Odontólogo, PS Concursos, 2021

Há muitos tipos e causas de feridas bucais. As feridas bucais podem ser causadas por uma infecção, uma doença sistêmica, um irritante físico ou químico ou uma reação alérgica. Geralmente, como o fluxo normal de saliva ajuda a proteger o revestimento da boca, qualquer problema de saúde que diminua a produção de saliva faz com que aumentem as chances de feridas bucais. Relacione as colunas abaixo: Coluna 1: I. Aftas II. Herpes Simples III. Aleucoplasia IV. Candidíase V. Xerostomia Coluna 2: ( ) Tem uma aparência esbranquiçada e pode aparecer no lado interno da bochecha, na gengiva ou na língua. Muitas vezes é associada ao fumo, ao uso de tabaco de mascar, embora outras causas incluam também dentaduras mal ajustadas, dentes quebrados e mordidas na bochecha. ( ) As bolhas geralmente desaparecem em uma semana. Como não existe cura para as infecções, as bolhas podem reaparecer em momentos de instabilidade emocional, exposição ao sol, alergias ou febre. ( ) São inflamações pequenas e brancas cercadas por uma área avermelhada. Elas não são contagiosas, mas muitas vezes são confundidas com uma doença causada por um vírus contagioso. ( ) Os adultos estão especialmente sujeitos a apresentar cárie e outros problemas bucais quando sofrem dessa doença que é caracterizada pela falta de saliva. Ela pode ser decorrente de uma doença, de medicamentos, da radioterapia e da quimioterapia, e pode ser temporária (dias ou meses) ou permanente, dependendo de suas causas. ( ) É uma infecção fúngica causada por cândida albicans. Pode ser reconhecida por sua cor branca, amarelada ou avermelhada nas superfícies úmidas da boca. Os tecidos situados sob a mancha podem ficar muito doloridos. Assinale a alternativa com a sequência CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q834351 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Prefeitura de Itá SC Odontólogo, AMAUC, 2021

Em odontologia preventiva, o Ministério da Saúde aponta que as anormalidades dentofaciais são avaliadas, nas idades de 12 e 15 a 19 anos, com base em informações relativas a 3 grupos de condições: dentição, espaço e oclusão. Tais condições compõem o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q833935 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Prefeitura de Itá SC Odontólogo, AMAUC, 2021

Leia o trecho a seguir:
Das lesões fundamentais da cavidade oral, __________ é definida como perda parcial do tecido epitelial sem atingir o tecido conjuntivo adjacente.
Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q834001 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Prefeitura de Ermo SC Odontólogo, PS Concursos, 2021

Há muitos tipos e causas de feridas bucais. As feridas bucais podem ser causadas por uma infecção, uma doença sistêmica, um irritante físico ou químico ou uma reação alérgica. Geralmente, como o fluxo normal de saliva ajuda a proteger o revestimento da boca, qualquer problema de saúde que diminua a produção de saliva faz com que aumentem as chances de feridas bucais.
Relacione as colunas abaixo:
Coluna 1:
I. Aftas II. Herpes Simples III. Aleucoplasia IV. Candidíase V. Xerostomia
Coluna 2:
( ) Tem uma aparência esbranquiçada e pode aparecer no lado interno da bochecha, na gengiva ou na língua. Muitas vezes é associada ao fumo, ao uso de tabaco de mascar, embora outras causas incluam também dentaduras mal ajustadas, dentes quebrados e mordidas na bochecha. ( ) As bolhas geralmente desaparecem em uma semana. Como não existe cura para as infecções, as bolhas podem reaparecer em momentos de instabilidade emocional, exposição ao sol, alergias ou febre. ( ) São inflamações pequenas e brancas cercadas por uma área avermelhada. Elas não são contagiosas, mas muitas vezes são confundidas com uma doença causada por um vírus contagioso. ( ) Os adultos estão especialmente sujeitos a apresentar cárie e outros problemas bucais quando sofrem dessa doença que é caracterizada pela falta de saliva. Ela pode ser decorrente de uma doença, de medicamentos, da radioterapia e da quimioterapia, e pode ser temporária (dias ou meses) ou permanente, dependendo de suas causas. ( ) É uma infecção fúngica causada por cândida albicans. Pode ser reconhecida por sua cor branca, amarelada ou avermelhada nas superfícies úmidas da boca. Os tecidos situados sob a mancha podem ficar muito doloridos.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q843018 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Prefeitura de Capim PB Odontólogo, FACET Concursos, 2020

“Pequenos cistos de desenvolvimento podem ser achados no palato de crianças recém-nascidas. Podem ser originados de pequenas ilhas de epitélio que ficaram aprisionadas abaixo da superfície tecidual ao longo da rafe, ou de remanescentes epiteliais derivadas do desenvolvimento de glândulas salivares menores no palato.” Esse trecho refere-se a cistos encontrados em recém-nascidos. Dentre as opções abaixo, qual terminologia que não pode ser associada a essa descrição?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q840212 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Residência Multiprofissional Odontologia, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Uma mulher de 70 anos de idade, portadora de hipertensão e diabetes melito tipo 2 compensada, foi diagnosticada com xerostomia após análise de fluxo salivar.
Com base nesse caso clínico, julgue o item a seguir.
Uma forma de reduzir o desconforto na sensação de boca seca consiste na administração de ácido cítrico a 2% para estimular a produção salivar — técnica mais indicada para pacientes portadores de próteses totais devido ao risco de comprometimento da dentição natural.
  1. ✂️
  2. ✂️

54Q845593 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Cirurgião Dentista, CPCON, 2020

A perda da superfície dentária nas áreas cervicais dos dentes causada por forças tensionais compressivas advindas da flexão do dente por excesso de carga oclusal, por exemplo, contato prematuro, forças da mastigação e hábito parafuncional, recebe o nome de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q846619 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Multiprofissional em Cuidados Paliativos Odontologia, SES DF, IADES, 2020

A saliva contém uma série de componentes que interagem com os microrganismos e e? a grande responsável pela manutenção da homeostase da boca, sendo esse fator de suma importância para pacientes em cuidados paliativos. Contribui de forma significativa para a estabilidade do pH bucal, faringiano e esofágico, além do equilíbrio da microbiota local. Possui ainda importantes propriedades relacionadas aos processos imunológicos e de reparação tecidual, pois conta com a presença de anticorpos, citocinas e fatores de crescimento epidermal. 

A respeito da saliva e do fluxo salivar, julgue o item a seguir.

Quanto à taxa de fluxo salivar, sabe-se que, durante 24 horas, o ser humano produz em média de 50 mL a 60 mL de saliva como resposta aos estímulos psíquicos, mecânicos, físicos, químicos e biológicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

56Q845341 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Multiprofissional em Cuidados Paliativos Odontologia, SES DF, IADES, 2020

A saliva contém uma série de componentes que interagem com os microrganismos e e? a grande responsável pela manutenção da homeostase da boca, sendo esse fator de suma importância para pacientes em cuidados paliativos. Contribui de forma significativa para a estabilidade do pH bucal, faringiano e esofágico, além do equilíbrio da microbiota local. Possui ainda importantes propriedades relacionadas aos processos imunológicos e de reparação tecidual, pois conta com a presença de anticorpos, citocinas e fatores de crescimento epidermal. 

A respeito da saliva e do fluxo salivar, julgue o item a seguir.

Glicoprote?? na IgA, IgM e IgG, lisozima, lactoferrina e sistema de peroxidases são componentes salivares responsáveis pela ação antioxidante da saliva.

  1. ✂️
  2. ✂️

57Q839989 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Multiprofissional em Cuidados Paliativos Odontologia, SES DF, IADES, 2020

A saliva contém uma série de componentes que interagem com os microrganismos e e? a grande responsável pela manutenção da homeostase da boca, sendo esse fator de suma importância para pacientes em cuidados paliativos. Contribui de forma significativa para a estabilidade do pH bucal, faringiano e esofágico, além do equilíbrio da microbiota local. Possui ainda importantes propriedades relacionadas aos processos imunológicos e de reparação tecidual, pois conta com a presença de anticorpos, citocinas e fatores de crescimento epidermal. 

A respeito da saliva e do fluxo salivar, julgue o item a seguir.

A saliva é essencial para a cicatrização de processos inflamatórios bucais, esofágicos e gástricos, e a respectiva relevância não se limita a? boca.

  1. ✂️
  2. ✂️

59Q840773 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Prefeitura de Capim PB Odontólogo, FACET Concursos, 2020

“Tipicamente apresentam-se como fístulas bilaterais, podendo variar a uma profundidade de até 1,5 cm. Acredita-se que elas se originem de sulcos laterais persistentes no arco mandibular embrionário. Podem estar associadas a fenda labial, e/ou palatina.” Esse trecho refere-se a qual defeito de desenvolvimento? Marque a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q841286 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Prefeitura de Mata Grande AL Cirurgião Dentista, ADM TEC, 2020

Leia as afirmativas a seguir:

I. Quando as lesões de furca de graus II profundo e III não respondem à raspagem e alisamento radicular subgengival e fica evidente que essa ausência de resposta é pelo grau de comprometimento da área, uma opção é eliminar o defeito por meio da tunelização. Esse procedimento está indicado para molares inferiores com envolvimento de furca de graus II ou III e que mantêm profundidade de sondagem e sinais inflamatórios associados, indicando atividade de doença e risco de progressão da perda de inserção/perda óssea, tendo um tronco radicular curto que permita a execução técnica.

II. As equipes das Unidades de Saúde da Família não devem realizar o cadastramento das famílias em sua área de abrangência.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.