Questões de Concursos Patologia Oral e Maxilofacial

Resolva questões de Patologia Oral e Maxilofacial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

81Q845983 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Prefeitura de Bagé RS Odontólogo, FUNDATEC, 2020

A queilite angular e? uma dermatose comum caracterizada por inflamação, fissuração e maceração dos ângulos da boca. Ela possui alguns sinônimos como perleche, comissurite labial e boqueira. A queilite angular é uma manifestação bucal da deficiência de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q845728 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Multiprofissional em Cuidados Paliativos Odontologia, SES DF, IADES, 2020

A boca é considerada uma parte do corpo humano de microbiota mais complexa. Nesse sistema, há também uma complexidade ambiental, pois ele está sujeito a diversas influências metabólicas, de ações de medicamentos, de introdução de nutrientes e de alterações de fluxo salivar, além do contato com diversos microrganismos não comensais. Infecções oportunistas podem estar presentes nos pacientes em cuidados paliativos, especialmente nos imunossuprimidos.  

Acerca do exposto, julgue o item a seguir.

A varicela e o herpes zo? ster são doenças causadas por vírus diferentes.

  1. ✂️
  2. ✂️

83Q842401 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Prefeitura de Capim PB Odontólogo, FACET Concursos, 2020

As características ‘Lábio Duplo’, ‘Blefarocalasia’, e ‘Aumento tóxico da tireóide’ compõem a tríade de qual síndrome? Marque a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q842913 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Cirurgião Dentista ESF, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. Jaleco/avental impermeável, touca, luvas, máscara cirúrgica e proteções de superfícies devem ser utilizados durante atendimentos e descartados após cada atendimento em lixeira de conteúdo infectante. Esses instrumentos devem ser usados durante o contato direto com o paciente (exame físico) e retirados no momento administrativo da consulta. Os jalecos devem ter fechamento traseiro. Os protetores de superfícies devem cobrir áreas críticas para proteção do paciente, apoio de instrumental, em especial de regiões de difícil limpeza em caso de contaminação direta. II. Os tumores de base de língua são geralmente diagnosticados em estados avançados. O carcinoma espinocelular é o mais incidente, porém ele é relativamente raro quando comparado aos tumores dos 2/3 anteriores da língua. As principais queixas são odinofagia, com otalgia frequentemente associada. Pode haver sensação constante de corpo estranho na faringe. Ao exame físico, esses tumores geralmente se apresentam como uma tumefação multiforme, podendo haver ulcerações. A infiltração periférica ao tumor é mais importante que o próprio tumor. Como a infiltração é profunda, a função lingual é prejudicada. A protusão da língua é praticamente impossível. A fonação e deglutição são alteradas à medida que há diminuição da mobilidade da língua.
Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

85Q845220 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Prefeitura de Areal RJ Técnico em Saúde Bucal, GUALIMP, 2020

As lesões fundamentais são alterações morfológicas que ocorrem na mucosa bucal e assumem características próprias, individualizadas e padronizadas. Cada lesão de mucosa, morfologicamente falando, leva uma definição. 
Sabendo que a Rânula é uma lesão que retém muco, qual sua lesão fundamental?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

87Q859050 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Prefeitura de Alagoa Nova PB Cirurgião Dentista, CONTEMAX, 2020

É o tumor maligno mais comum das glândulas salivares, podendo atingir tanto as glândulas salivares maiores, como as menores. Apresenta etiologia desconhecida, no entanto pode estar associado a fatores genéticos, ao tabaco ou a exposição à radiação. Sendo a radiação ionizante um fator de risco definitivamente vinculado a etiopatogenia dessas lesões. Acredita-se que a sua origem se dá através das células de reserva, nos segmentos interlobular e intralobular do sistema ductal salivar. Atinge ambos os sexos, mas com predominância no sexo feminino e entre a terceira e quinta décadas de vida. Também pode ser encontrado em outros órgãos, como a árvore traqueobrônquica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q844971 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Multiprofissional em Cuidados Paliativos Odontologia, SES DF, IADES, 2020

A boca é considerada uma parte do corpo humano de microbiota mais complexa. Nesse sistema, há também uma complexidade ambiental, pois ele está sujeito a diversas influências metabólicas, de ações de medicamentos, de introdução de nutrientes e de alterações de fluxo salivar, além do contato com diversos microrganismos não comensais. Infecções oportunistas podem estar presentes nos pacientes em cuidados paliativos, especialmente nos imunossuprimidos.  

Acerca do exposto, julgue o item a seguir.

A candidose mucocutânea crônica, geralmente associada às deficiências imunológicas e endócrinas, corresponde a uma infecção superficial por Candida na orofaringe, na pele e nas unhas. A manifestação clínica inicial dessa doença e? de candidíase pseudomembranosa.

  1. ✂️
  2. ✂️

90Q839853 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Prefeitura de Arapongas PR Odontólogo 40h, FAFIPA, 2020

É o tumor mais comum de glândulas salivares, podendo envolver tanto as glândulas maiores como as menores:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q845486 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Prefeitura de Mata Grande AL Cirurgião Dentista, ADM TEC, 2020

Leia as afirmativas a seguir:

I. As lesões intraósseas radiolúcidas podem, muitas vezes, representar um hemangioma intraósseo. Dada esta característica importante, tais lesões sempre deverão ser puncionadas previamente à biópsia. A punção pode resultar em “punção seca” (lesões sólidas ou cavidades vazias), líquido citrino (compatível com cistos) e sangramento leve ou sangramento abundante (com pressão no êmbolo da seringa). Nesse último caso, pode-se formular uma hipótese de lesão vascular intraóssea. Tal hipótese resulta na completa contraindicação do procedimento de biópsia óssea.

II. Constitui infração ética negar, na qualidade de profissional assistente, informações odontológicas consideradas necessárias ao pleito da concessão de benefícios previdenciários ou outras concessões facultadas na forma da lei, sobre seu paciente, seja por meio de atestados, declarações, relatórios, exames, pareceres ou quaisquer outros documentos probatórios, desde que autorizado pelo paciente ou responsável legal interessado.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

92Q842418 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Multiprofissional em Cuidados Paliativos Odontologia, SES DF, IADES, 2020

Mucosite oral é uma desordem que ocorre em grande parte dos pacientes submetidos a tratamento não cirúrgico de neoplasias na região de cabeça e pescoço. Ela é caracterizada pela presença de sintomatologia dolorosa importante, que leva à redução na qualidade de vida e que pode dificultar enormemente a capacidade de o paciente ingerir a própria dieta. 

A respeito da mucosite, julgue o item a seguir.

Mucosite é uma complicação comum em pacientes submetidos ao transplante de medula óssea.

  1. ✂️
  2. ✂️

93Q841143 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Prefeitura de Bagé RS Odontólogo, FUNDATEC, 2020

Nenhum tratamento sistêmico anticâncer disponível no momento está apto a destruir as células tumorais sem causar a morte de, pelo menos, algumas células normais, e dos tecidos com rápida renovação. Entre as alternativas abaixo, todas são complicações orais não infecciosas do tratamento antineoplásico, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q840888 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Prefeitura de Bagé RS Odontólogo, FUNDATEC, 2020

O edema intraoral deve ser visualizado e palpado para de terminar se é difuso ou loca lizado, firme ou flutuante. Esses edemas podem estar presentes na gengiva inserida, nos tecidos da mucosa alveolar, no fundo de vestíbulo, no palato ou na região sublingual. Sobre a localização do edema intraoral, assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, nas assertivas abaixo.
( ) O edema na região anterior do palato é mais frequentemente associado a uma infecção perirradicular no incisivo central superior ou na raiz palatina do primeiro pré-molar superior. ( ) Um edema na região posterior do palato é mais comumente associado à raiz palatina dos molares superiores. ( ) O edema intraoral presente no fundo de vestíbulo pode resultar de uma infecção endodôntica de qualquer dente superior que perfure o osso alveolar pelo vestibular e esteja abaixo da inserção do músculo presente naquela área da maxila. ( ) O edema intraoral também pode ocorrer no espaço sublingual, se a infecção se disseminar no espaço nasal e perfurar o osso alveolar acima da inserção no músculo milo-hióideo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q1020858 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais, EBSERH, VUNESP, 2020

De acordo com a classificação histopatológica de malignidade para os carcinomas de células escamosas de cavidade oral, proposta pela OMS, baseada no grau de diferenciação celular, um carcinoma com arquitetura tecidual semelhante ao padrão normal do epitélio escamoso é considerado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q859071 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Prefeitura de Tenório PB Cirurgião Dentista ESF, CPCON, 2020

Em Patologia Oral e no tratamento de carcinomas, em certos tipos de lesões, há restrição de tratamento por radiação. Dentre as lesões benignas e carcinomas elencados, qual possui restrição dessa modalidade de tratamento por radiação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q859330 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Prefeitura de Alagoa Nova PB Cirurgião Dentista, CONTEMAX, 2020

O ________________ é o segundo cisto odontogênico mais frequente nos maxilares. É uma lesão benigna, derivada do epitélio odontogênico da coroa de um dente não erupcionado, porém de etiopatogenia incerta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q1049283 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Cirurgião Dentista, EBSERH, VUNESP, 2020

Lesão pré-cancerosa da mucosa oral, faríngea e laríngea de alto potencial de transformação maligna.

Trata-se de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q1049284 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Cirurgião Dentista, EBSERH, VUNESP, 2020

De acordo com o estadiamento tumor-linfonodo-metástase (TNM) para o carcinoma oral, um tumor de 5 cm em seu maior diâmetro, com metástase em um único linfonodo ipsilateral, com 3 cm em seu maior diâmetro e sem evidência de metástase à distância, apresenta classificação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q1049285 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Cirurgião Dentista, EBSERH, VUNESP, 2020

As neoplasias benignas e malignas mais comuns da glândula salivar são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.