Início

Questões de Concursos Patologia oral e Maxilofacial

Resolva questões de Patologia oral e Maxilofacial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q880669 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Auxiliar de Consultório Dentário, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

As patologias que mais afetam o sistema estomatognático são doenças periodontais e lesões cariosas, tendo como fator etiológico primário a placa bacteriana. Sobre a placa bacteriana, analise as alternativas a seguir:


I- Adere firmemente às superfícies dentárias, contendo grandes quantidades de microrganismos, decorrente da higiene oral inadequada, os quais contribuem para a formação do biofilme bacteriano patogênico.

II- A doença periodontal é uma patologia inflamatória multifatorial, que tem como principal razão a presença do biofilme patogênico, associado aos fatores ligados ao hospedeiro.

III- A escovação dentária e utilização do fio dental realizadas esporadicamente e de maneira correta são ações que proporcionam um eficaz controle da placa bacteriana subgengival.

É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q1048735 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Cirurgião Dentista, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A leucoplasia, que é definida como lesão predominantemente branca da mucosa bucal, não pode ser caracterizada como qualquer outra lesão definível. A partir dessa definição, julgue o seguinte item.

Leucoplasia é um termo clínico que não se refere às características histológicas da lesão. A descrição histológica da lesão inclui a presença ou a ausência de displasia epitelial e, se presente, descreve a gravidade da lesão.

  1. ✂️
  2. ✂️

103Q1062961 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Odontologia, TJ MS, FGV, 2024

A maioria dos carcinomas bucais parece ser originada da mucosa normal, mas alguns são precedidos por lesões potencialmente malignas, que podem ser clinicamente diagnosticadas.

Entre elas incluem-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q1039153 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Saúde Bucal, TRT 18 Região GO, FCC, 2023

Texto associado.
Atenção: Para responder à questão, considere as informações a seguir:

Paciente com 68 anos de idade, sexo masculino, utiliza prótese total removível superior e inferior. O cirurgião-dentista diagnosticou estomatite protética no palato e solicitou ao Técnico em Saúde Bucal que promovesse ações educativas junto ao paciente.
As orientações para o cuidado com as próteses incluem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q1033309 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Odontologia, UFG, IV UFG, 2024

A hiperplasia condilar é uma malformação rara da mandíbula, causada pelo crescimento excessivo de um dos côndilos. A causa desta hiperplasia é desconhecida, porém alterações circulatórias locais, distúrbios endócrinos e trauma têm sido sugeridos como possíveis fatores etiológicos. Segundo Neville (2016), qual sua predileção e proporção na população?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

106Q1073329 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Odontólogo, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

Um paciente de 50 anos, com histórico de tabagismo pesado e consumo de álcool, apresenta uma lesão esbranquiçada homogênea no soalho da boca. Ele não relata dor ou incômodo na região. Com base nas características descritas, qual seria a melhor conduta diagnóstica e terapêutica inicial?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q1008417 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Odontologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente com 59 anos comparece à consulta para planejamento ortodôntico.
Ao exame radiográfico, observa-se uma lesão radiolúcida, bem delimitada, arredondada, unilocular, circundada por um halo radiopaco, com cerca de 7mm de diâmetro, localizada na porção radicular lateral entre os dentes 33 e 34, os quais respondem positivamente ao teste de vitalidade pulpar.
Assinale a opção que apresenta o cisto odontogênico cujas características foram descritas nesse achado radiológico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q1033315 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Odontologia, UFG, IV UFG, 2024

Segundo Miloro et al (2016), a hemorragia maxilar tardia depois de uma osteotomia Le Fort I está presente na lesão dos seguintes vasos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

109Q1048734 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Cirurgião Dentista, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A leucoplasia, que é definida como lesão predominantemente branca da mucosa bucal, não pode ser caracterizada como qualquer outra lesão definível. A partir dessa definição, julgue o seguinte item.

A leucoplasia pilosa, relacionada à infecção pelo HIV, consiste de uma variação da leucoplasia e também apresenta possibilidade de transformação maligna.

  1. ✂️
  2. ✂️

110Q964512 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Odontologia, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Texto associado.
Paciente com 57 anos de idade, sexo feminino, refere ter
"problemas na boca", clinicamente definidos como líquen plano.
O exame clínico revela inflamação gengival com aspecto de
intenso eritema, aparência atrófica e desgarramento do epitélio
superficial, resultando em úlceras gengivais dolorosas sem a
presença de pus ou outras evidências de infecção bacteriana
aguda.

Esta condição é compatível com o diagnóstico de gengivite
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q1073337 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Odontólogo, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

Um paciente de 60 anos, ex-tabagista, relata ferida indolor na língua há dois meses. O exame clínico revela úlcera com bordas elevadas, endurecidas e indolor na região lateral da língua. Qual é o diagnóstico diferencial prioritário e a conduta recomendada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q1073338 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Odontólogo, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

Um homem de 45 anos apresenta dentes com desgaste acentuado, especialmente na região anterior, associado à queixa de azia e refluxo gástrico. Qual seria o diagnóstico mais provável e a recomendação inicial para manejo desse caso?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q1032194 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Odontologia, MPU, FGV, 2025

Um adolescente de 14 anos comparece ao consultório para consulta de revisão. O cirurgião-dentista percebe, após o exame clínico, que os segundos molares permanentes já se encontram completamente irrompidos, com exceção do elemento 37. A análise da radiografia panorâmica evidenciou uma lesão localizada acima da coroa do segundo molar permanente não irrompido. A lesão apresentava bordas bem definidas e conteúdo radiopaco contendo uma massa irregular de tecido calcificado.

A imagem radiográfica da lesão sugere um provável caso de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q1033306 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Odontologia, UFG, IV UFG, 2024

A síndrome do carcinoma nevoide basocelular (síndrome de Gorlin) é uma condição autossômica dominante que exibe alta penetrância e expressividade variável. A síndrome é causada por mutações no gene patched (PTCH), um gene supressor de tumor que foi mapeado no cromossomo 9q22.3-q31. Aproximadamente 35% a 50% dos pacientes acometidos representam novas mutações. Uma das características clínicas mais comuns é o desenvolvimento do queratocisto, que pode conduzir a um diagnóstico precoce. Segundo Neville (2016), quais são as principais características clínicas que acometem 50% ou mais dos pacientes?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

115Q1033316 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Odontologia, UFG, IV UFG, 2024

Dura, em geral, de 3 a 5 dias, a vasoconstrição é a resposta tecidual espontânea para estancar a hemorragia. O trauma tecidual e hemorragia local ativam o fator XII (fator de Hageman), que inicia vários efeitos da cascata do processo de cicatrização, como o complemento, o plasminogênio, as cininas e os sistemas coagulantes. Essas são algumas características de qual fase da cicatrização das feridas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

116Q1073324 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Odontólogo, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

Um paciente de 60 anos com histórico de diabetes mellitus controlado apresenta lesão ulcerativa na língua, indolor, de bordas irregulares, persistente há dois meses. Ele não faz uso de próteses e nega traumas locais. Durante o exame, observa-se linfadenopatia cervical ipsilateral. Qual é o diagnóstico mais provável e o próximo passo na abordagem desse caso?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q1083742 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Odontologia, DEPEN, CESPE CEBRASPE, 2021

Um paciente, de 35 anos de idade, procurou serviço odontológico devido a um desconforto na região da orofaringe durante a fala, o qual aumentava quando da realização de refeições. Para identificar o possível fator causal relacionado aos sintomas relatados pelo paciente, o profissional, após anamnese, iniciou uma inspeção em toda área.

Com relação a esse caso clínico, julgue o item a seguir.

A percepção de aspecto nodular durante a inspeção visual da região faringeana é um sinal patognomônico no exame intrabucal para detecção precoce de carcinoma epidermoide, bastante comum, situado na região da orofaringe.

  1. ✂️
  2. ✂️

118Q1073330 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Odontólogo, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

Um paciente de 38 anos relata dor difusa nos dentes superiores, acompanhada de congestão nasal e dor frontal. O exame clínico revela ausência de cáries ou sinais de doenças periodontais. Uma tomografia computadorizada evidencia sinusite maxilar bilateral. Qual é o tratamento mais indicado para o manejo dessa condição?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q1077503 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Dentista, Polícia Militar SP, FGV, 2022

Com relação às doenças sistêmicas ou síndromes associadas ao desenvolvimento de pigmentação melânica oral e/ou facial, analise as afirmativas a seguir:
I. Na Síndrome de Peutz-Jeghers o paciente apresenta máculas pigmentadas isoladas ou coalescentes frequentemente mostrando distribuição periorificial.
II. A Doença de Addison apresenta pigmentação café-com-leite de margens irregulares que pode acometer a face e, mais raramente, a mucosa oral.
III. Na Síndrome de McCune-Albright há pigmentação associada ao aumento dos níveis plasmáticos do hormônio adrenocorticotrófico (ACTH) e consequente estimulação dos melanócitos.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q1077506 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Dentista, Polícia Militar SP, FGV, 2022

Com relação às doenças que acometem as glândulas salivares, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A sialometaplasia necrosante manifesta-se como um aumento de volume que depois torna-se ulcerado.
( ) A sialoadenose manifesta-se como um aumento de volume não ulcerado.
( ) A hiperplasia adenomatoide manifesta-se como um aumento de volume não flutuante e não ulcerado.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.