Questões de Concursos Patologia oral e Maxilofacial

Resolva questões de Patologia oral e Maxilofacial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q833307 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Prefeitura de Jacinto Machado SC Odontólogo, PS Concursos, 2021

Há muitos tipos e causas de feridas bucais. As feridas bucais podem ser causadas por uma infecção, uma doença sistêmica, um irritante físico ou químico ou uma reação alérgica. Geralmente, como o fluxo normal de saliva ajuda a proteger o revestimento da boca, qualquer problema de saúde que diminua a produção de saliva faz com que aumentem as chances de feridas bucais. Relacione as colunas abaixo: Coluna 1: I. Aftas II. Herpes Simples III. Aleucoplasia IV. Candidíase V. Xerostomia Coluna 2: ( ) Tem uma aparência esbranquiçada e pode aparecer no lado interno da bochecha, na gengiva ou na língua. Muitas vezes é associada ao fumo, ao uso de tabaco de mascar, embora outras causas incluam também dentaduras mal ajustadas, dentes quebrados e mordidas na bochecha. ( ) As bolhas geralmente desaparecem em uma semana. Como não existe cura para as infecções, as bolhas podem reaparecer em momentos de instabilidade emocional, exposição ao sol, alergias ou febre. ( ) São inflamações pequenas e brancas cercadas por uma área avermelhada. Elas não são contagiosas, mas muitas vezes são confundidas com uma doença causada por um vírus contagioso. ( ) Os adultos estão especialmente sujeitos a apresentar cárie e outros problemas bucais quando sofrem dessa doença que é caracterizada pela falta de saliva. Ela pode ser decorrente de uma doença, de medicamentos, da radioterapia e da quimioterapia, e pode ser temporária (dias ou meses) ou permanente, dependendo de suas causas. ( ) É uma infecção fúngica causada por cândida albicans. Pode ser reconhecida por sua cor branca, amarelada ou avermelhada nas superfícies úmidas da boca. Os tecidos situados sob a mancha podem ficar muito doloridos. Assinale a alternativa com a sequência CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q840888 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Prefeitura de Bagé RS Odontólogo, FUNDATEC, 2020

O edema intraoral deve ser visualizado e palpado para de terminar se é difuso ou loca lizado, firme ou flutuante. Esses edemas podem estar presentes na gengiva inserida, nos tecidos da mucosa alveolar, no fundo de vestíbulo, no palato ou na região sublingual. Sobre a localização do edema intraoral, assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, nas assertivas abaixo.
( ) O edema na região anterior do palato é mais frequentemente associado a uma infecção perirradicular no incisivo central superior ou na raiz palatina do primeiro pré-molar superior. ( ) Um edema na região posterior do palato é mais comumente associado à raiz palatina dos molares superiores. ( ) O edema intraoral presente no fundo de vestíbulo pode resultar de uma infecção endodôntica de qualquer dente superior que perfure o osso alveolar pelo vestibular e esteja abaixo da inserção do músculo presente naquela área da maxila. ( ) O edema intraoral também pode ocorrer no espaço sublingual, se a infecção se disseminar no espaço nasal e perfurar o osso alveolar acima da inserção no músculo milo-hióideo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q840773 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Prefeitura de Capim PB Odontólogo, FACET Concursos, 2020

“Tipicamente apresentam-se como fístulas bilaterais, podendo variar a uma profundidade de até 1,5 cm. Acredita-se que elas se originem de sulcos laterais persistentes no arco mandibular embrionário. Podem estar associadas a fenda labial, e/ou palatina.” Esse trecho refere-se a qual defeito de desenvolvimento? Marque a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q844281 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Prefeitura de Massaranduba SC Cirurgião Dentista, FURB, 2020

Analise as afirmativas a seguir, relacionadas à patologia das glândulas salivares e identifique as corretas:
I- A mucocele localizada no lábio inferior pode ser denominada de rânula. II- Na sialolitíase, há deposição de estruturas calcificadas no interior do ducto salivar. III- O cisto do ducto salivar é uma cavidade revestida por epitélio que se origina dos tecidos da glândula salivar. IV- A sialorreia ou salivação escassa é uma condição incomum em pacientes portadores de próteses totais.
É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q858967 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Prefeitura de Alagoa Nova PB Cirurgião Dentista, CONTEMAX, 2020

_____________ são facilmente confundidos pelos pais com os dentes, enquanto na verdade são cistos da lâmina dentária (remanescentes de tecidos). Geralmente encontrados na parte vestibular (lado de fora) ou lingual (lado de dentro) dos rodetes gengivais. São estruturas benignas, não precisam de tratamento, pois desaparecem normalmente durante os primeiros 3 meses de vida.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q858983 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Prefeitura de Tenório PB Cirurgião Dentista ESF, CPCON, 2020

Pacientes com doenças sistêmicas e/ ou condições limitantes apresentam restrições e contraindicações para alguns procedimentos odontológicos. A exodontia está contraindicada para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q839989 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Multiprofissional em Cuidados Paliativos Odontologia, SES DF, IADES, 2020

A saliva contém uma série de componentes que interagem com os microrganismos e e? a grande responsável pela manutenção da homeostase da boca, sendo esse fator de suma importância para pacientes em cuidados paliativos. Contribui de forma significativa para a estabilidade do pH bucal, faringiano e esofágico, além do equilíbrio da microbiota local. Possui ainda importantes propriedades relacionadas aos processos imunológicos e de reparação tecidual, pois conta com a presença de anticorpos, citocinas e fatores de crescimento epidermal. 

A respeito da saliva e do fluxo salivar, julgue o item a seguir.

A saliva é essencial para a cicatrização de processos inflamatórios bucais, esofágicos e gástricos, e a respectiva relevância não se limita a? boca.

  1. ✂️
  2. ✂️

28Q46668 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Cirurgião Dentista, BR Distribuidora, CESGRANRIO

Uma vez confirmado seu diagnóstico, qual o tratamento da sialometaplasia necrosante?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q840212 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Residência Multiprofissional Odontologia, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Uma mulher de 70 anos de idade, portadora de hipertensão e diabetes melito tipo 2 compensada, foi diagnosticada com xerostomia após análise de fluxo salivar.
Com base nesse caso clínico, julgue o item a seguir.
Uma forma de reduzir o desconforto na sensação de boca seca consiste na administração de ácido cítrico a 2% para estimular a produção salivar — técnica mais indicada para pacientes portadores de próteses totais devido ao risco de comprometimento da dentição natural.
  1. ✂️
  2. ✂️

30Q845341 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Multiprofissional em Cuidados Paliativos Odontologia, SES DF, IADES, 2020

A saliva contém uma série de componentes que interagem com os microrganismos e e? a grande responsável pela manutenção da homeostase da boca, sendo esse fator de suma importância para pacientes em cuidados paliativos. Contribui de forma significativa para a estabilidade do pH bucal, faringiano e esofágico, além do equilíbrio da microbiota local. Possui ainda importantes propriedades relacionadas aos processos imunológicos e de reparação tecidual, pois conta com a presença de anticorpos, citocinas e fatores de crescimento epidermal. 

A respeito da saliva e do fluxo salivar, julgue o item a seguir.

Glicoprote?? na IgA, IgM e IgG, lisozima, lactoferrina e sistema de peroxidases são componentes salivares responsáveis pela ação antioxidante da saliva.

  1. ✂️
  2. ✂️

31Q841143 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Prefeitura de Bagé RS Odontólogo, FUNDATEC, 2020

Nenhum tratamento sistêmico anticâncer disponível no momento está apto a destruir as células tumorais sem causar a morte de, pelo menos, algumas células normais, e dos tecidos com rápida renovação. Entre as alternativas abaixo, todas são complicações orais não infecciosas do tratamento antineoplásico, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q845983 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Prefeitura de Bagé RS Odontólogo, FUNDATEC, 2020

A queilite angular e? uma dermatose comum caracterizada por inflamação, fissuração e maceração dos ângulos da boca. Ela possui alguns sinônimos como perleche, comissurite labial e boqueira. A queilite angular é uma manifestação bucal da deficiência de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q845486 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Prefeitura de Mata Grande AL Cirurgião Dentista, ADM TEC, 2020

Leia as afirmativas a seguir:

I. As lesões intraósseas radiolúcidas podem, muitas vezes, representar um hemangioma intraósseo. Dada esta característica importante, tais lesões sempre deverão ser puncionadas previamente à biópsia. A punção pode resultar em “punção seca” (lesões sólidas ou cavidades vazias), líquido citrino (compatível com cistos) e sangramento leve ou sangramento abundante (com pressão no êmbolo da seringa). Nesse último caso, pode-se formular uma hipótese de lesão vascular intraóssea. Tal hipótese resulta na completa contraindicação do procedimento de biópsia óssea.

II. Constitui infração ética negar, na qualidade de profissional assistente, informações odontológicas consideradas necessárias ao pleito da concessão de benefícios previdenciários ou outras concessões facultadas na forma da lei, sobre seu paciente, seja por meio de atestados, declarações, relatórios, exames, pareceres ou quaisquer outros documentos probatórios, desde que autorizado pelo paciente ou responsável legal interessado.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q846700 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Prefeitura de Areal RJ Técnico em Saúde Bucal, GUALIMP, 2020

Paciente P.L.W., 27 anos, chegou à clínica odontológica queixando-se de dor no elemento 27. Após uma tomada radiográfica, pode-se observar que havia uma lesão de cárie acometendo além da oclusal, as faces proximais do dente. 
Qual a classificação de BLACK para a lesão citada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q859071 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Prefeitura de Tenório PB Cirurgião Dentista ESF, CPCON, 2020

Em Patologia Oral e no tratamento de carcinomas, em certos tipos de lesões, há restrição de tratamento por radiação. Dentre as lesões benignas e carcinomas elencados, qual possui restrição dessa modalidade de tratamento por radiação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q833935 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Prefeitura de Itá SC Odontólogo, AMAUC, 2021

Leia o trecho a seguir:
Das lesões fundamentais da cavidade oral, __________ é definida como perda parcial do tecido epitelial sem atingir o tecido conjuntivo adjacente.
Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q841697 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Cirurgião Dentista, CPCON, 2020

A cavidade oral pode ser acometida por vários tipos de cistos. Considerando isso, o mais comum dos cistos não-odontogênicos da cavidade oral é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q841286 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Prefeitura de Mata Grande AL Cirurgião Dentista, ADM TEC, 2020

Leia as afirmativas a seguir:

I. Quando as lesões de furca de graus II profundo e III não respondem à raspagem e alisamento radicular subgengival e fica evidente que essa ausência de resposta é pelo grau de comprometimento da área, uma opção é eliminar o defeito por meio da tunelização. Esse procedimento está indicado para molares inferiores com envolvimento de furca de graus II ou III e que mantêm profundidade de sondagem e sinais inflamatórios associados, indicando atividade de doença e risco de progressão da perda de inserção/perda óssea, tendo um tronco radicular curto que permita a execução técnica.

II. As equipes das Unidades de Saúde da Família não devem realizar o cadastramento das famílias em sua área de abrangência.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.