Questões de Concursos Patologia oral e Maxilofacial

Resolva questões de Patologia oral e Maxilofacial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q859330 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Prefeitura de Alagoa Nova PB Cirurgião Dentista, CONTEMAX, 2020

O ________________ é o segundo cisto odontogênico mais frequente nos maxilares. É uma lesão benigna, derivada do epitélio odontogênico da coroa de um dente não erupcionado, porém de etiopatogenia incerta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q841311 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Residência Multiprofissional Odontologia, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Uma mulher de 70 anos de idade, portadora de hipertensão e diabetes melito tipo 2 compensada, foi diagnosticada com xerostomia após análise de fluxo salivar.
Com base nesse caso clínico, julgue o item a seguir.
A administração de pilocarpina, alcaloide agonista colinérgico, apresenta-se como opção terapêutica a esse perfil de pacientes, devendo-se ter cautela na sua aplicação, devido aos efeitos colaterais para portadores de alterações cardiovasculares.
  1. ✂️
  2. ✂️

43Q834001 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Prefeitura de Ermo SC Odontólogo, PS Concursos, 2021

Há muitos tipos e causas de feridas bucais. As feridas bucais podem ser causadas por uma infecção, uma doença sistêmica, um irritante físico ou químico ou uma reação alérgica. Geralmente, como o fluxo normal de saliva ajuda a proteger o revestimento da boca, qualquer problema de saúde que diminua a produção de saliva faz com que aumentem as chances de feridas bucais.
Relacione as colunas abaixo:
Coluna 1:
I. Aftas II. Herpes Simples III. Aleucoplasia IV. Candidíase V. Xerostomia
Coluna 2:
( ) Tem uma aparência esbranquiçada e pode aparecer no lado interno da bochecha, na gengiva ou na língua. Muitas vezes é associada ao fumo, ao uso de tabaco de mascar, embora outras causas incluam também dentaduras mal ajustadas, dentes quebrados e mordidas na bochecha. ( ) As bolhas geralmente desaparecem em uma semana. Como não existe cura para as infecções, as bolhas podem reaparecer em momentos de instabilidade emocional, exposição ao sol, alergias ou febre. ( ) São inflamações pequenas e brancas cercadas por uma área avermelhada. Elas não são contagiosas, mas muitas vezes são confundidas com uma doença causada por um vírus contagioso. ( ) Os adultos estão especialmente sujeitos a apresentar cárie e outros problemas bucais quando sofrem dessa doença que é caracterizada pela falta de saliva. Ela pode ser decorrente de uma doença, de medicamentos, da radioterapia e da quimioterapia, e pode ser temporária (dias ou meses) ou permanente, dependendo de suas causas. ( ) É uma infecção fúngica causada por cândida albicans. Pode ser reconhecida por sua cor branca, amarelada ou avermelhada nas superfícies úmidas da boca. Os tecidos situados sob a mancha podem ficar muito doloridos.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q841182 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Residência Multiprofissional Odontologia, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Julgue o item subsequente, relativos à dor orofacial, de importante diagnóstico e tratamento na odontologia.

A dor e a sensibilidade a palpação causadas pela disfunção temporomandibular podem ser aliviadas mediante o tratamento alternativo da musculatura mastigatória com o uso da toxina botulínica, o que diminui os efeitos dos músculos hiperfuncionais ou espásticos.

  1. ✂️
  2. ✂️

45Q844282 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Prefeitura de Mata Grande AL Cirurgião Dentista, ADM TEC, 2020

Leia as afirmativas a seguir:

I. Quando as lesões de furca de graus II e III não respondem à raspagem e alisamento radicular subgengival e fica evidente que essa ausência de resposta ocorre devido ao grau de comprometimento da área, a opção é eliminar o defeito por meio do procedimento de ressecção radicular. A ressecção está indicada para dentes com envolvimento de furca de graus II ou III e que mantêm profundidade de sondagem e sinais inflamatórios associados, indicando atividade de doença e risco de progressão da perda de inserção/perda óssea; e para dentes com comprometimento diferenciado, no qual uma das raízes está muito mais comprometida do que a(s) outra(s).

II. O profissional odontólogo poderá utilizar-se de meios de comunicação para conceder entrevistas ou palestras públicas sobre assuntos odontológicos de sua atribuição, com finalidade de esclarecimento e educação no interesse da coletividade, sem que haja autopromoção ou sensacionalismo, preservando sempre o decoro da profissão, sendo vedado anunciar neste ato o seu endereço profissional, endereço eletrônico e telefone.


Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q842401 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Prefeitura de Capim PB Odontólogo, FACET Concursos, 2020

As características ‘Lábio Duplo’, ‘Blefarocalasia’, e ‘Aumento tóxico da tireóide’ compõem a tríade de qual síndrome? Marque a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q841863 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Prefeitura de Massaranduba SC Cirurgião Dentista, FURB, 2020

Em relação aos diferentes estágios de desenvolvimento dentário, assinale a alternativa que possui uma anomalia causada durante o período de deposição de matriz de esmalte dentário:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q859050 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Prefeitura de Alagoa Nova PB Cirurgião Dentista, CONTEMAX, 2020

É o tumor maligno mais comum das glândulas salivares, podendo atingir tanto as glândulas salivares maiores, como as menores. Apresenta etiologia desconhecida, no entanto pode estar associado a fatores genéticos, ao tabaco ou a exposição à radiação. Sendo a radiação ionizante um fator de risco definitivamente vinculado a etiopatogenia dessas lesões. Acredita-se que a sua origem se dá através das células de reserva, nos segmentos interlobular e intralobular do sistema ductal salivar. Atinge ambos os sexos, mas com predominância no sexo feminino e entre a terceira e quinta décadas de vida. Também pode ser encontrado em outros órgãos, como a árvore traqueobrônquica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q843486 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Prefeitura de Areal RJ Técnico em Saúde Bucal, GUALIMP, 2020

As lesões fundamentais são alterações morfológicas que ocorrem na mucosa bucal e assumem características próprias, individualizadas e padronizadas. Cada lesão de mucosa, morfologicamente falando, leva uma definição. 
“Constituem lesões bem características, fundamentalmente elevadas em relação ao tecido normal, sua altura é pequena em relação à extensão, consistentes à palpação e a sua superfície pode ser rugosa, verrucosa, ondulada, lisa ou apresentar diversas combinações desses aspectos. Exs: leucoplasia, certas formas de líquen plano e carcinomas epidermóides.”
O texto define qual lesão fundamental?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q844664 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Prefeitura de Barão de Cocais MG Dentista ESF NASF, Gestão de Concursos, 2020

Para o estabelecimento de medidas preventivas, deve-se intervir frente aos fatores de risco. Para a prevenção do câncer de boca, são fatores em que se deve intervir, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q845656 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Cirurgião Dentista, FAUEL, 2020

Algumas doenças mucocutâneas podem ter sintomas em cavidade oral como primeira manifestação da doença, dentre elas encontra- se o pênfigo vulgar. Caracterizado por presença de autoanticorpos contra as desmogleínas, que são proteínas que participam da adesão celular. Sabendo disso, qual a alternativa CORRETA que indica quais as desmogleínas estão envolvidas na patogênese do pênfigo vulgar mucocutâneo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q843744 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Prefeitura de Massaranduba SC Cirurgião Dentista, FURB, 2020

O cisto de erupção é uma variação em tecido mole do cisto dentígero, associado a um dente decíduo ou permanente em erupção. Isso posto, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:
I- Sua cor é azul ou vermelho escuro, dependendo da quantidade de sangue no fluido cístico. II- Comumente ocorre, em exclusividade, em pacientes adolescentes e nos dentes terceiros molares. III- O tratamento deverá ser por meio de procedimento cirúrgico e muitas vezes o dente envolvido, depois de irrompido, necessitará de tratamento endodôntico. IV- Apresenta-se como um intumescimento bem limitado, translúcido e amolecido, superposto diretamente à coroa de um dente em erupção.
É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q844932 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Multiprofissional em Saúde da Família Odontologia, SES DF, IADES, 2020

Determinantes de saúde podem ser definidos como fatores que afetam ou influenciam o processo saúde-doença das populações e dos indivíduos. São fatores ambientais, comportamentais ou biológicos, confirmados por sequência temporal, normalmente em estudos longitudinais, que, quando presentes, aumentam a probabilidade de ocorrência da doença e, se removidos ou ausentes, reduzem essa probabilidade. 

Com base no tema exposto e tendo em vista os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

O edentulismo é resultante basicamente de fatores comportamentais e biológicos associados às doenças periodontal e cárie.

  1. ✂️
  2. ✂️

54Q845975 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Multiprofissional em Cuidados Paliativos Odontologia, SES DF, IADES, 2020

Mucosite oral é uma desordem que ocorre em grande parte dos pacientes submetidos a tratamento não cirúrgico de neoplasias na região de cabeça e pescoço. Ela é caracterizada pela presença de sintomatologia dolorosa importante, que leva à redução na qualidade de vida e que pode dificultar enormemente a capacidade de o paciente ingerir a própria dieta. 

A respeito da mucosite, julgue o item a seguir.

No tratamento da mucosite já instalada, pode-se dar preferência ao alívio da dor, no que se emprega o comprimento de onda vermelho.

  1. ✂️
  2. ✂️

55Q839853 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Prefeitura de Arapongas PR Odontólogo 40h, FAFIPA, 2020

É o tumor mais comum de glândulas salivares, podendo envolver tanto as glândulas maiores como as menores:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q844772 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Multiprofissional em Cuidados Paliativos Odontologia, SES DF, IADES, 2020

A saliva contém uma série de componentes que interagem com os microrganismos e e? a grande responsável pela manutenção da homeostase da boca, sendo esse fator de suma importância para pacientes em cuidados paliativos. Contribui de forma significativa para a estabilidade do pH bucal, faringiano e esofágico, além do equilíbrio da microbiota local. Possui ainda importantes propriedades relacionadas aos processos imunológicos e de reparação tecidual, pois conta com a presença de anticorpos, citocinas e fatores de crescimento epidermal. 

A respeito da saliva e do fluxo salivar, julgue o item a seguir.

A glândula sublingual, com fluxo salivar estritamente seroso, contribui em pequena porcentagem para o volume da saliva total, tanto estimulada quanto em repouso.

  1. ✂️
  2. ✂️

58Q842235 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Cirurgião Dentista ESF, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. A cicatrização de um tecido ferido é uma série intrinsecamente coordenada de processos que envolvem respostas celulares e subcelulares à lesão tecidual, levando à absorção de citocinas e fatores de crescimento, desativação celular, e resulta em degeneração de tecidos. II. A Técnica de Controle da Voz consiste em alterar o volume, tom e/ou ritmo da voz para influenciar e dirigir o comportamento da criança. A expressão facial do dentista também deve refletir a atitude e mostrar segurança para a criança. É muito importante que a informação venha de uma única fonte, ou seja, apenas o cirurgião-dentista que está conduzindo o atendimento deve falar. Se houver outras pessoas falando ao mesmo tempo, a criança pode ficar confusa. Além disso, recomenda-se que antes de usar a técnica, seja obtido o consentimento por escrito dos responsáveis, a fim de evitar qualquer mal-entendido.
Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q842098 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Multiprofissional em Cuidados Paliativos Odontologia, SES DF, IADES, 2020

A saliva contém uma série de componentes que interagem com os microrganismos e e? a grande responsável pela manutenção da homeostase da boca, sendo esse fator de suma importância para pacientes em cuidados paliativos. Contribui de forma significativa para a estabilidade do pH bucal, faringiano e esofágico, além do equilíbrio da microbiota local. Possui ainda importantes propriedades relacionadas aos processos imunológicos e de reparação tecidual, pois conta com a presença de anticorpos, citocinas e fatores de crescimento epidermal. 

A respeito da saliva e do fluxo salivar, julgue o item a seguir.

Alterações encontradas nos exames sialométricos podem até? mesmo sinalizar problemas sistêmicos, como doenças autoimunes, diabetes, mal de Parkinson, mal de Alzheimer e fibrose cística, condições frequentemente encontradas em pacientes de cuidados paliativos.

  1. ✂️
  2. ✂️

60Q842913 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Cirurgião Dentista ESF, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. Jaleco/avental impermeável, touca, luvas, máscara cirúrgica e proteções de superfícies devem ser utilizados durante atendimentos e descartados após cada atendimento em lixeira de conteúdo infectante. Esses instrumentos devem ser usados durante o contato direto com o paciente (exame físico) e retirados no momento administrativo da consulta. Os jalecos devem ter fechamento traseiro. Os protetores de superfícies devem cobrir áreas críticas para proteção do paciente, apoio de instrumental, em especial de regiões de difícil limpeza em caso de contaminação direta. II. Os tumores de base de língua são geralmente diagnosticados em estados avançados. O carcinoma espinocelular é o mais incidente, porém ele é relativamente raro quando comparado aos tumores dos 2/3 anteriores da língua. As principais queixas são odinofagia, com otalgia frequentemente associada. Pode haver sensação constante de corpo estranho na faringe. Ao exame físico, esses tumores geralmente se apresentam como uma tumefação multiforme, podendo haver ulcerações. A infiltração periférica ao tumor é mais importante que o próprio tumor. Como a infiltração é profunda, a função lingual é prejudicada. A protusão da língua é praticamente impossível. A fonação e deglutição são alteradas à medida que há diminuição da mobilidade da língua.
Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.