Questões de Concursos Patologia oral e Maxilofacial

Resolva questões de Patologia oral e Maxilofacial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

81Q842184 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Multiprofissional em Saúde da Família Odontologia, SES DF, IADES, 2020

Determinantes de saúde podem ser definidos como fatores que afetam ou influenciam o processo saúde-doença das populações e dos indivíduos. São fatores ambientais, comportamentais ou biológicos, confirmados por sequência temporal, normalmente em estudos longitudinais, que, quando presentes, aumentam a probabilidade de ocorrência da doença e, se removidos ou ausentes, reduzem essa probabilidade. 

Com base no tema exposto e tendo em vista os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

Os índices de morbimortalidade por câncer de boca podem ser modificados de acordo com cada determinante específico, relacionados a estilo de vida (tabagismo e etilismo), bem como a condições culturais e socioeconômicas.

  1. ✂️
  2. ✂️

83Q888603 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Técnico em Saúde Bucal, Polícia Militar MG, PMMG, 2024

O conhecimento sobre a transmissão de doenças nos consultórios odontológicos contribui para que os cirurgiões-dentistas e sua equipe realizem os procedimentos odontológicos de maneira mais segura, incorporando à sua rotina de trabalho as particularidades em relação às condutas clínicas perante os portadores das hepatites virais.

Com relação às hepatites virais, analise as assertivas abaixo:

I - A hepatite B não é transmitida por abraço, beijo, aperto de mãos, tosse ou espirro, nem pelo compartilhamento de talheres.

II - O ideal é que indivíduos vacinados realizem o teste anti-HBs 60 dias após o esquema completo de vacinação.

III - Medidas de proteção contra a hepatite C são similares à prevenção contra a hepatite B, como a biossegurança adequada nos procedimentos odontológicos.

IV - Ainda não existe vacina contra o vírus da hepatite C, em virtude, principalmente, da ocorrência de mutações frequentes do vírus.

Estão CORRETAS as assertivas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

84Q964496 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Odontologia, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Texto associado.
Paciente com 48 anos de idade, sexo masculino, relata
ser portador de diabetes mellitus e mostra sobrepeso. Sua
queixa principal é a halitose.

O exame clínico para a investigação das causas da halitose deve levar em consideração a presença de

I. amigdalite e doença periodontal.

II. doença periodontal e afta.

III. cárie e herpes zoster.

IV. língua saburrosa e cárie.

É correto o que consta APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q980987 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Professor, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

Uma condição que pode ser observada como diagnóstico diferencial para lesões de cárie em esmalte se refere aos defeitos de desenvolvimento que ocorrem nesse tecido, como a Hipomineralização Molar-Incisivo (HMI). Assinale a alternativa incorreta com relação a esse defeito de desenvolvimento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q914746 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Auxiliar de Consultório Odontológico, Prefeitura de Imbituva PR, FAU, 2023

Todas as alternativas apresentam fatores de risco para o câncer de boca, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q1072254 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Cirurgião Dentista, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Anderson resolve ir ao dentista após dores intensas na região anterior da mandíbula, com dificuldade para mastigar alimentos. No exame clínico, observa-se uma úlcera indolor na mucosa bucal anterior, com bordas bem definidas e fundo amarelado. Ainda, o paciente também relata ardor na língua e secura bucal. Com base nessas informações, qual diagnóstico seria mais adequado para essa úlcera?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q1020858 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais, EBSERH, VUNESP, 2020

De acordo com a classificação histopatológica de malignidade para os carcinomas de células escamosas de cavidade oral, proposta pela OMS, baseada no grau de diferenciação celular, um carcinoma com arquitetura tecidual semelhante ao padrão normal do epitélio escamoso é considerado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q1039152 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Saúde Bucal, TRT 18 Região GO, FCC, 2023

Texto associado.
Atenção: Para responder à questão, considere as informações a seguir:

Paciente com 68 anos de idade, sexo masculino, utiliza prótese total removível superior e inferior. O cirurgião-dentista diagnosticou estomatite protética no palato e solicitou ao Técnico em Saúde Bucal que promovesse ações educativas junto ao paciente.
As orientações para o autocuidado em saúde bucal incluem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q900661 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, PSF, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

Em relação à odontogeriatria, qual é a principal complicação no manejo de pacientes idosos em tratamentos odontológicos complexos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q1031545 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Odontólogo PSF, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Leia o fragmento a seguir.

Os tumores _____________ da cavidade bucal, incluindo os de língua, assoalho de boca, gengiva, palato e outros locais da boca, tem associação claramente estabelecida com o hábito de _______ e com o consumo de ________.

Assinale a opção cujos termos completam corretamente as lacunas do fragmento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q1072259 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Cirurgião Dentista, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Levada as pressas para a emergência após queixar-se de dor intensa na região do molar inferior esquerdo, associada a uma úlcera indolor na mucosa bucal, Claudia é avaliada pelos profissionais odontológicos de plantão. Após a avaliação, foi detectado que a lesão é arredondada, com bordas bem definidas e fundo amarelado. Com base nesse caso clínico, qual seria a condição mais provável para esse tipo de lesão?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q1032195 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Odontologia, MPU, FGV, 2025

A estomatite urêmica é caracterizada inicialmente por queimação e vermelhidão da mucosa, coberta com exsudato cinza para, posteriormente, evoluir para franca ulceração. Placas brancas chamadas de geadas urêmicas, causadas por deposição de cristais de ureia, podem ser observadas na mucosa oral. Tendências hemorrágicas estão evidentes, com petéquias e equimoses na mucosa labial e jugal, palato mole e margens da língua, assim como sangramento gengival.

Essa condição pode ser encontrada em casos de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q1048737 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Cirurgião Dentista, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue o item subsequente, acerca do líquen plano oral.

No líquen plano oral, o fenômeno de Koebner pode estar associado à irritação crônica de baixa intensidade proveniente da placa bacteriana, do cálculo dentário ou de outros fatores irritantes locais que provocam o agudecimento da lesão.

  1. ✂️
  2. ✂️

96Q1068591 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Especialidade Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, EsFCEx, VUNESP, 2025

O condiloma acuminado é uma proliferação de epitélio pavimentoso estratificado induzida por HPV da região anogenital, boca e laringe.

O condiloma acuminado oral pode ser tratado por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q1055956 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Técnico Especializado Odontólogo, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

A biópsia é uma técnica que todo o cirurgião-dentista deveria estar apto a realizar. Quando feita de maneira adequada, torna-se um procedimento simples e indolor, que pode ser executado rapidamente no consultório odontológico com instrumentos comuns à cirurgia bucal.
(Prado, 2018.)

Acerca da biópsia, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

98Q1032191 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Odontologia, MPU, FGV, 2025

Um defeito congênito de esmalte muito comum atualmente é a hipomineralização molar-incisivo (HMI). A forma clássica dos defeitos envolve os primeiros molares permanentes, podendo ou não estar associada aos incisivos permanentes. A HMI é causa frequente de queixas estéticas pelos pacientes e sintomatologia dolorosa nos elementos afetados.

Define-se a HMI como um defeito:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q1068592 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Especialidade Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, EsFCEx, VUNESP, 2025

Paciente de 58 anos, sexo masculino, fumante, se queixa de obstrução nasal do lado direito, apresentando sangramento nasal, secreção purulenta e dor de cabeça. Clinicamente se observa lesão polipoide castanho-amarelada na parede nasal lateral direita.

Sabendo se tratar de um papiloma invertido, uma das modalidade de tratamento indicada é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q896419 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Cirurgião Dentista Estomatologista, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

A sífilis é uma infecção crônica mundial causada pelo Treponema pallidum. O organismo é muito vulnerável ao meio seco; portanto, as principais vias de transmissão são o contato sexual e da mãe para o feto.

O estomatologista deve ficar atento às lesões a seguir, pois elas podem estar presentes nas diferentes 3 fases da sífilis:


I massa eritematosa e ulcerada na mucosa jugal.

II perfuração do palato duro.

III múltiplos nódulos endurecidos e levemente papilares no dorso da língua.


Essas lesões podem aparecer, respectivamente, nas fases:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.