Início

Questões de Concursos Patologia oral e Maxilofacial

Resolva questões de Patologia oral e Maxilofacial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q1068592 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Especialidade Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, EsFCEx, VUNESP, 2025

Paciente de 58 anos, sexo masculino, fumante, se queixa de obstrução nasal do lado direito, apresentando sangramento nasal, secreção purulenta e dor de cabeça. Clinicamente se observa lesão polipoide castanho-amarelada na parede nasal lateral direita.

Sabendo se tratar de um papiloma invertido, uma das modalidade de tratamento indicada é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q1049284 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Cirurgião Dentista, EBSERH, VUNESP, 2020

De acordo com o estadiamento tumor-linfonodo-metástase (TNM) para o carcinoma oral, um tumor de 5 cm em seu maior diâmetro, com metástase em um único linfonodo ipsilateral, com 3 cm em seu maior diâmetro e sem evidência de metástase à distância, apresenta classificação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q1032195 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Odontologia, MPU, FGV, 2025

A estomatite urêmica é caracterizada inicialmente por queimação e vermelhidão da mucosa, coberta com exsudato cinza para, posteriormente, evoluir para franca ulceração. Placas brancas chamadas de geadas urêmicas, causadas por deposição de cristais de ureia, podem ser observadas na mucosa oral. Tendências hemorrágicas estão evidentes, com petéquias e equimoses na mucosa labial e jugal, palato mole e margens da língua, assim como sangramento gengival.

Essa condição pode ser encontrada em casos de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q1068581 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Especialidade Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, EsFCEx, VUNESP, 2025

Em relação ao queratocisto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q1048737 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Cirurgião Dentista, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue o item subsequente, acerca do líquen plano oral.

No líquen plano oral, o fenômeno de Koebner pode estar associado à irritação crônica de baixa intensidade proveniente da placa bacteriana, do cálculo dentário ou de outros fatores irritantes locais que provocam o agudecimento da lesão.

  1. ✂️
  2. ✂️

86Q1068542 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Especialidade Dentística Reustauradora, EsFCEx, VUNESP, 2025

Qual a classificação de lesão cervical não cariosa caracterizada pela flexão do dente, principalmente na junção cemento-esmalte, ocasionada pela sobrecarga oclusal?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q1032191 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Odontologia, MPU, FGV, 2025

Um defeito congênito de esmalte muito comum atualmente é a hipomineralização molar-incisivo (HMI). A forma clássica dos defeitos envolve os primeiros molares permanentes, podendo ou não estar associada aos incisivos permanentes. A HMI é causa frequente de queixas estéticas pelos pacientes e sintomatologia dolorosa nos elementos afetados.

Define-se a HMI como um defeito:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q1032199 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Odontologia, MPU, FGV, 2025

Laminados cerâmicos delgados são restaurações estéticas aditivas e minimamente invasivas que objetivam proporcionar pequenas mudanças de forma e alinhamento do sorriso, sendo indicadas, porém, somente para dentes que não apresentem significativas alterações de cor. As cerâmicas indicadas para esse tipo de restauração devem ser translúcidas, apresentando reflexão de luz próxima à estrutura dental, e passíveis de condicionamento com ácido fluorídrico em sua superfície interna antes da cimentação.

A cerâmica resistente ao condicionamento com ácido fluorídrico é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q1055065 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Odontologia, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

Os dentes acometidos de pulpite reversível apresentam uma sintomatologia provocada de resposta um pouco mais intensa que na polpa normal.
Diante dessa informação, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

90Q1072252 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Cirurgião Dentista, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Durante ida a emergência odontológica, Lucia, paciente de Dra. Fernanda, apresenta uma úlcera indolor e arredondada na mucosa bucal inferior, que persiste por mais de 10 dias. A lesão tem bordas bem definidas e fundo amarelado. Após a análise, qual é o diagnóstico mais provável para a lesão observada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q1048736 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Cirurgião Dentista, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue o item subsequente, acerca do líquen plano oral.

Nos casos em que há a presença de lesões clássicas caracterizadas por estrias brancas — estrias de Wickham — bilaterais na mucosa jugal, o diagnóstico de líquen plano oral pode ser feito com base no aspecto clínico.

  1. ✂️
  2. ✂️

92Q1049285 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Cirurgião Dentista, EBSERH, VUNESP, 2020

As neoplasias benignas e malignas mais comuns da glândula salivar são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q1068487 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Especialidade Endodontia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Paciente apresentando aumento de volume endurecido, apagamento do sulco nasolabial e edema no ângulo medial do olho, associado a histórico prévio de odontalgia severa, febre e inapetência. Frente ao quadro infeccioso descrito, qual espaço facial primário deve ser acessado para realização de drenagem do abscesso dento-alveolar descrito?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q1006125 | Sem disciplina, Patologia oral e Maxilofacial, Odontologia, TRT 7 Região CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Caso clínico 5A7AAA


Uma criança, de três anos de idade, deu entrada no pronto atendimento com quadro clínico de febre alta, irritabilidade, dor na boca e dor de cabeça, sintomas iniciados havia mais de quarenta e oito horas. No exame físico, observou-se que a mucosa oral da criança estava vermelha e edematosa, com numerosas úlceras cobertas com pseudomembranas amarelo-acinzentadas e circundadas por um halo eritematoso.

Considerando o caso clínico 5A7AAA, o provável diagnóstico é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

95Q1048733 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Cirurgião Dentista, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A leucoplasia, que é definida como lesão predominantemente branca da mucosa bucal, não pode ser caracterizada como qualquer outra lesão definível. A partir dessa definição, julgue o seguinte item.

Da mesma forma que as lesões leucoplásicas, as lesões de candidose pseudomembranosas não podem ser removidas por raspagem, o que dificulta o diagnóstico diferencial com base apenas nas evidências clínicas.

  1. ✂️
  2. ✂️

96Q1068489 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Especialidade Endodontia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a hipótese diagnóstica e o tratamento indicado no caso de uma lesão radiolúcida unilateral bem circunscrita, assintomática, localizada abaixo do canal mandibular, na região posterior de mandíbula, entre molares e ângulo da mandíbula.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q1072266 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Cirurgião Dentista, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Paciente masculino de 60 anos apresenta dor intensa na região posterior da mandíbula, associada à dificuldade para mastigar. O exame físico revela dor à palpação no fundo da boca, com inchaço. A radiografia não revela fraturas, mas há sinais de destruição óssea localizada. Qual seria o diagnóstico mais provável?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q896419 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Cirurgião Dentista Estomatologista, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

A sífilis é uma infecção crônica mundial causada pelo Treponema pallidum. O organismo é muito vulnerável ao meio seco; portanto, as principais vias de transmissão são o contato sexual e da mãe para o feto.

O estomatologista deve ficar atento às lesões a seguir, pois elas podem estar presentes nas diferentes 3 fases da sífilis:


I massa eritematosa e ulcerada na mucosa jugal.

II perfuração do palato duro.

III múltiplos nódulos endurecidos e levemente papilares no dorso da língua.


Essas lesões podem aparecer, respectivamente, nas fases:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q1073333 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Odontólogo, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

Um paciente de 55 anos, diabético, relata boca seca persistente e sensação de ardência na língua. Durante o exame clínico, há mucosa bucal ressecada e atrofia das papilas filiformes. Qual seria o diagnóstico mais provável e a conduta inicial para esse caso?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q1049283 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Cirurgião Dentista, EBSERH, VUNESP, 2020

Lesão pré-cancerosa da mucosa oral, faríngea e laríngea de alto potencial de transformação maligna.

Trata-se de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.