Questões de Concursos: Patologias e Lesões

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Patologias e Lesões. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q906873 | Educação Física, Patologias e Lesões, Professor de Educação Física Secretaria da Educação, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

A ruptura do tendão calcâneo é mais comumente observada em atletas recreativos por volta dos 30 anos de idade e geralmente ocorre durante manobras de salto ou mudanças rápidas de direção, como as que acontecem nos esportes de basquete e tênis.

Adaptado de KARREN, K.J. Primeiros socorros para estudantes 10a ed..Barueri: Editora Manole, 2013.

Sobre os sinais e sintomas de uma ruptura do tendão calcâneo, analise as sentenças a seguir:

I. A vítima pode ouvir um estalo durante a lesão e ter a sensação de que levou um tiro na perna.

II. Um rompimento parcial causa apenas dor e limitação da amplitude de movimentos.

III. Se o rompimento for completo, a vítima também apresentará deformidade significativa.

IV. Ao apertar o músculo gastrocnêmio da vítima, se o tornozelo flexionar (teste de Thompsen), o rompimento é total.

Assinale a alternativa CORRETA:

12 Q916899 | Educação Física, Patologias e Lesões, Instrutor de Esportes – Judô, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (2003), no caso de uma lesão traumato-ordopédica, o sofrimento do acidentado e sua cura dependem do/da:

13 Q905190 | Educação Física, Patologias e Lesões, Educador Físico da Saúde, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

A avaliação postural tem como objetivos principais a correção e a prevenção de possíveis alterações posturais. Em um paciente que possui uma hiperlordose cervical, há fraquezas nos músculos:

14 Q980901 | Educação Física, Patologias e Lesões, Professor Educação Física, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

O tornozelo é uma articulação complexa e essencial para a mobilidade humana, sendo responsável pela ligação entre a perna e o pé. Sua estrutura envolve três ossos principais: a tíbia, a fíbula e o tálus. Além dos ossos, o tornozelo conta com um complexo sistema de ligamentos, que têm a função de estabilizar a articulação e prevenir lesões. As lesões no tornozelo normalmente acontecem devido a movimentos bruscos, como torções, quedas ou impactos diretos, que ultrapassam os limites naturais da articulação. O mecanismo mais comum é a inversão, quando o pé gira para dentro de maneira abrupta, sobrecarregando os ligamentos laterais, principalmente o talofibular anterior, o que pode resultar em entorses ou até rupturas. Os sinais e sintomas de uma lesão musculoesquelética, como uma entorse no tornozelo, geralmente incluem dor localizada, inchaço, hematomas e dificuldade para movimentar a área afetada. A entorse do tornozelo é uma das lesões musculoesqueléticas mais comuns, principalmente entre atletas e praticantes de atividades físicas. Assim, analise as afirmativas a respeito do manejo para a prevenção da entorse de tornozelo.

I. Os exercícios de fortalecimento muscular podem contribuir para redução dos riscos de uma lesão de entorse do tornozelo.
II. Os exercícios de alongamento muscular podem contribuir para redução dos riscos de uma lesão de entorse do tornozelo.
III. Os exercícios de mobilidade articular podem contribuir para redução dos riscos de uma lesão de entorse do tornozelo.
IV. Os exercícios proprioceptivos podem contribuir para redução dos riscos de uma lesão de entorse do tornozelo.

15 Q980903 | Educação Física, Patologias e Lesões, Professor Educação Física, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

A osteoporose é uma doença-chave do envelhecimento musculoesquelético que está aumentando em prevalência, decorrente do envelhecimento progressivo da população em todo o mundo. Essas condições são, portanto, particularmente comuns em "idosos mais velhos", e há complexidades em seu manejo no contexto de multimorbidade extensa, deficiência física e mental e polifarmácia, cujas taxas são altas nessa população. Assim, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

I. Osteoporose é uma doença que se caracteriza pela perda progressiva de massa óssea.
II. A osteoporose pode tornar os ossos enfraquecidos e predispostos a fraturas.
III. A deficiência de magnésio e vitamina K no organismo pode contribuir para o aparecimento da osteoporose.
IV. O diagnóstico da osteoporose é feito por meio de exames de imagem, como a densitometria óssea, que mede a densidade mineral óssea.

16 Q1001571 | Educação Física, Patologias e Lesões, Educação Física, EBSERH, FGV, 2024

Um programa de exercício físico regular, de intensidade moderada, auxilia no controle glicêmico do indivíduo com Diabetes Mellitus Tipo 2 (DM2), tratado ou não com insulina, sendo que seu efeito já é observado em uma sessão de exercício.

A orientação de exercício para este indivíduo segue, em geral, as recomendações para adultos saudáveis, mas algumas especificidades devem ser observadas. Assinale a opção que as apresenta.

17 Q1001570 | Educação Física, Patologias e Lesões, Educação Física, EBSERH, FGV, 2024

O treinamento físico aumenta a capacidade funcional e reduz os sintomas nos pacientes coronariopatas. Entretanto, como esses pacientes têm um risco maior de complicações durante a prática de exercícios, eles devem seguir orientações adequadas para minimizar esses riscos.

O estado clínico dos pacientes com Doença Arterial Coronariana (DAC) varia segundo a gravidade da doença, o grau de disfunção ventricular esquerda, o potencial para desenvolver isquemia miocárdica e a presença de arritmias cardíacas.

Sobre a atividade física em pacientes com DAC, assinale a afirmativa correta.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.