Questões de Concursos: Paulo Freire

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11 Q933090 | Pedagogia, Paulo Freire

Jean Piaget foi um estudioso que se dedicou à investigação sobre o desenvolvimento infantil e concebeu a inteligência como elemento composto pelos aspectos cognitivo e afetivo. Sobre as ideias de Piaget sobre o desenvolvimento infantil, assinale a alternativa correta: 

12 Q933094 | Pedagogia, Paulo Freire

Ensinar exige criticidade. Considerando a Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, assinale a alternativa CORRETA.

13 Q933097 | Pedagogia, Paulo Freire

Ao considerarmos a teoria freireana e seus textos que versam sobre o ato de ensinar e aprender, que exigências existem para que se assuma essa perspectiva de docência idealizada por Paulo Freire?

14 Q933101 | Pedagogia, Paulo Freire

No livro Documentos de identidade; uma introdução às teorias do currículo (1999), Tomaz Tadeu da Silva, afirma que a partir das teorizações críticas de base marxista, a questão da desigualdade - tomada como fenômeno vinculado à injustiça - se estabeleceu nesse campo de discussão. A preocupação em compreender, na perspectiva de transformar, os contextos através dos quais a escola atuava de forma discriminatória em relação às classes trabalhadoras mobilizou a produção de autores das denominadas teorias críticas, como Bordieu, Passeron, Michel Apple, Paulo Freire, por exemplo, e de correntes de pensamento como a Nova Sociologia da Educação.
Com as teorias críticas aprendemos que o currículo é:

15 Q933091 | Pedagogia, Paulo Freire

O educador Paulo Freire, ao longo de sua trajetória, refletiu sobre os saberes necessários ao educador para a construção de uma prática educativa democrática. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

16 Q671345 | Pedagogia, Paulo Freire

A escola deve ser capaz de trabalhar um currículo significativo e estar preparada para que o ensino e a aprendizagem de fato se efetivem, com uma proposta político-pedagógica alicerçada em uma pedagogia crítica, capaz de desafiar o educando a pensar criticamente a realidade social, política e histórica. Na concepção de Paulo Freire, o educador deve ensinar os conteúdos de sua disciplina com rigor e, com rigor, cobrar a produção dos educandos, mas não deve esconder a sua opção política na neutralidade impossível de seu fazer. Nessa perspectiva, o projeto político-pedagógico não é 

17 Q933083 | Pedagogia, Paulo Freire

Ele criticava os métodos de ensino em que o professor era tido como o detentor de todo o conhecimento, e o aluno apenas um “depositório” — o que ele chamava de “educação bancária”. Esse pequeno trecho diz respeito a qual pensador?

18 Q933089 | Pedagogia, Paulo Freire

O legado de Paulo Freire permanece vivo, mesmo após sua morte em 1997, entre tantos aspectos, por sua visão de alfabetização humanizada que convoca os estudantes a se engajarem em um trabalho por justiça social que promova reflexões sobre suas próprias condutas de vida. Freire faz o estudante olhar para si. Sobre tal questão e sobre Paulo Freire é correto afirmar que:

19 Q933088 | Pedagogia, Paulo Freire

De acordo com Freire (2011), a leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da leitura deste. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente. A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica implica a percepção das relações entre o:

20 Q933095 | Pedagogia, Paulo Freire

Conforme explica Paulo Freire, em sua obra Pedagogia da Autonomia, “o educador democrático não pode negar-se o dever de, na sua prática docente, reforçar a capacidade crítica do educando, sua curiosidade, sua insubmissão”. Sendo assim, assinale a alternativa CORRETA.

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