Questões de Concursos: Paulo Freire Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Paulo Freire. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Paulo Freire Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 11 Q933090 | Pedagogia, Paulo FreireJean Piaget foi um estudioso que se dedicou à investigação sobre o desenvolvimento infantil e concebeu a inteligência como elemento composto pelos aspectos cognitivo e afetivo. Sobre as ideias de Piaget sobre o desenvolvimento infantil, assinale a alternativa correta: a) O conteúdo é um componente do aspecto cognitivo e refere-se aos comportamentos observáveis que refletem a atividade intelectual. b) O conteúdo da inteligência não varia, está disponível independentemente da idade. c) Nas formulações de Piaget, equilibração é sinônimo de assimilação. d) Acomodação é a permanência de velhos esquemas cognitivos. e) Função é relativa às características da atividade intelectual que são instáveis e variam ao longo do desenvolvimento cognitivo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 12 Q933094 | Pedagogia, Paulo FreireEnsinar exige criticidade. Considerando a Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, assinale a alternativa CORRETA. a) A curiosidade ingênua que, “desarmada”, está associada ao saber do senso comum, não é a mesma curiosidade que, criticizando-se, aproximando-se de forma cada vez mais metodicamente rigorosa do objeto cognoscível, se torna curiosidade epistemológica. b) Como manifestação presente à experiência vital, a curiosidade humana vem sendo histórica e socialmente desconsiderada. c) Precisamente porque a promoção da ingenuidade para a criticidade se dá automaticamente, uma das tarefas precípuas da prática educativo progressista é exatamente o desenvolvimento da curiosidade crítica, insatisfeita, indócil. d) A superação e não a ruptura se dá na medida em que a curiosidade ingênua, sem deixar de ser curiosidade, pelo contrário, continuando a ser curiosidade, se criticiza. e) Sempre há criatividade sem a curiosidade que nos move e que nos põe pacientemente impacientes diante do mundo que não fizemos, acrescentando a ele algo que fazemos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 13 Q933097 | Pedagogia, Paulo FreireAo considerarmos a teoria freireana e seus textos que versam sobre o ato de ensinar e aprender, que exigências existem para que se assuma essa perspectiva de docência idealizada por Paulo Freire? a) Ensinar exige condicionamento. b) Ensinar exige uma postura neutra. c) Ensinar exige autoritarismo e controle. d) Ensinar exige consciência do acabamento. e) Ensinar exige risco e aceitação do novo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 14 Q933101 | Pedagogia, Paulo FreireNo livro Documentos de identidade; uma introdução às teorias do currículo (1999), Tomaz Tadeu da Silva, afirma que a partir das teorizações críticas de base marxista, a questão da desigualdade - tomada como fenômeno vinculado à injustiça - se estabeleceu nesse campo de discussão. A preocupação em compreender, na perspectiva de transformar, os contextos através dos quais a escola atuava de forma discriminatória em relação às classes trabalhadoras mobilizou a produção de autores das denominadas teorias críticas, como Bordieu, Passeron, Michel Apple, Paulo Freire, por exemplo, e de correntes de pensamento como a Nova Sociologia da Educação. Com as teorias críticas aprendemos que o currículo é: a) Um espaço de poder. b) Um espaço exclusivamente técnico. c) Um espaço obrigatoriamente de repetição. d) Um espaço por excelencia dos saberes clássicos. e) Um espaço unicamente para os saberes estabelecidos pelos documentos legais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 15 Q933091 | Pedagogia, Paulo FreireO educador Paulo Freire, ao longo de sua trajetória, refletiu sobre os saberes necessários ao educador para a construção de uma prática educativa democrática. Sobre o tema, assinale a alternativa correta. a) O educador deve possibilitar aos educandos o acesso aos conhecimentos historicamente acumulados, ampliando seu repertório cultural e visão crítica da realidade. b) O educador deve organizar seu planejamento a partir da observação dos educandos, visando homogeneizar o processo ensino-aprendizagem. c) O educador deve valorizar o conhecimento tácito do educando, sobrepondo-o ao conhecimento escolar. d) O educador deve basear sua prática na “educação bancária”, na qual há o depósito de conhecimentos e o educando memoriza e repete o que aprendeu. e) Educador e educando são sujeitos ativos no processo ensino-aprendizagem, no qual o professor repassa o conhecimento e o aluno aprende sozinho. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 16 Q671345 | Pedagogia, Paulo FreireA escola deve ser capaz de trabalhar um currículo significativo e estar preparada para que o ensino e a aprendizagem de fato se efetivem, com uma proposta político-pedagógica alicerçada em uma pedagogia crítica, capaz de desafiar o educando a pensar criticamente a realidade social, política e histórica. Na concepção de Paulo Freire, o educador deve ensinar os conteúdos de sua disciplina com rigor e, com rigor, cobrar a produção dos educandos, mas não deve esconder a sua opção política na neutralidade impossível de seu fazer. Nessa perspectiva, o projeto político-pedagógico não é a) um processo permanente de reflexão e discussão de problemas na escola, na busca de alternativas viáveis à efetivação de sua intencionalidade. b) um simples agrupamento de planos e de atividades diversas a ser executado por todos os participantes. c) o instrumento que define a proposta educacional, o planejamento das ações no ambiente da escola, que competências ela deve desenvolver nos alunos e como realizá-las. d) um instrumento teórico-metodológico que visa a ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano na escola. e) um projeto que reúne propostas de ações concretas durante determinado período de tempo e que considera a escola como espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 17 Q933083 | Pedagogia, Paulo FreireEle criticava os métodos de ensino em que o professor era tido como o detentor de todo o conhecimento, e o aluno apenas um “depositório” — o que ele chamava de “educação bancária”. Esse pequeno trecho diz respeito a qual pensador? a) Moacir Gadotti. b) Vitor Henrique Paro. c) Henrique Meirelles. d) Paulo Freire. e) Pierre Le Goff. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 18 Q933089 | Pedagogia, Paulo Freire O legado de Paulo Freire permanece vivo, mesmo após sua morte em 1997, entre tantos aspectos, por sua visão de alfabetização humanizada que convoca os estudantes a se engajarem em um trabalho por justiça social que promova reflexões sobre suas próprias condutas de vida. Freire faz o estudante olhar para si. Sobre tal questão e sobre Paulo Freire é correto afirmar que: a) As ideias de Freire são todas inspiradoras, mas desconectadas da realidade. b) O oprimido depende do opressor para poder retirá-lo de tal condição. c) A consciência do mundo não é reduzida a uma experiência racionalista, implica na consciência de mim no mundo, com os outros e a capacidade de perceber o mundo e compreendê-lo. d) Na pedagogia de Paulo Freire emerge a ideia de meritocracia. e) As pessoas oprimidas conseguem estabelecer um conhecimento epistêmico, mas tal conhecimento não poderá conduzir sua emancipação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 19 Q933088 | Pedagogia, Paulo FreireDe acordo com Freire (2011), a leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da leitura deste. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente. A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica implica a percepção das relações entre o: a) pretexto e o contexto. b) código e o leitor. c) professor e o aluno. d) trabalho e o texto. e) texto e o contexto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 20 Q933095 | Pedagogia, Paulo FreireConforme explica Paulo Freire, em sua obra Pedagogia da Autonomia, “o educador democrático não pode negar-se o dever de, na sua prática docente, reforçar a capacidade crítica do educando, sua curiosidade, sua insubmissão”. Sendo assim, assinale a alternativa CORRETA. a) A rigorosidade metódica trabalhada precisa ter relação com o discurso “bancário”, símbolo do perfil do objeto ou do conteúdo. b) Uma das tarefas primordiais do educador democrático é trabalhar com os educandos a rigorosidade metódica com que devem se “aproximar” dos objetos cognoscíveis. c) O ensinar se esgota no “tratamento” do objeto ou do conteúdo, superficialmente feito, e não se alonga à produção das condições em que aprender criticamente é possível. d) Faz parte das condições em que aprender criticamente é possível a pressuposição por parte dos educandos de que o educador já teve ou continua tendo experiência da produção de certos saberes e que estes devem a eles, os educandos, ser simplesmente transferidos. e) Nas condições de verdadeira aprendizagem os educandos não vão se transformando em reais sujeitos da construção e da reconstrução do saber ensinado, ao lado do educador, pois não pode ser considerado igualmente sujeito do processo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDF← AnteriorPróximo →
11 Q933090 | Pedagogia, Paulo FreireJean Piaget foi um estudioso que se dedicou à investigação sobre o desenvolvimento infantil e concebeu a inteligência como elemento composto pelos aspectos cognitivo e afetivo. Sobre as ideias de Piaget sobre o desenvolvimento infantil, assinale a alternativa correta: a) O conteúdo é um componente do aspecto cognitivo e refere-se aos comportamentos observáveis que refletem a atividade intelectual. b) O conteúdo da inteligência não varia, está disponível independentemente da idade. c) Nas formulações de Piaget, equilibração é sinônimo de assimilação. d) Acomodação é a permanência de velhos esquemas cognitivos. e) Função é relativa às características da atividade intelectual que são instáveis e variam ao longo do desenvolvimento cognitivo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
12 Q933094 | Pedagogia, Paulo FreireEnsinar exige criticidade. Considerando a Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, assinale a alternativa CORRETA. a) A curiosidade ingênua que, “desarmada”, está associada ao saber do senso comum, não é a mesma curiosidade que, criticizando-se, aproximando-se de forma cada vez mais metodicamente rigorosa do objeto cognoscível, se torna curiosidade epistemológica. b) Como manifestação presente à experiência vital, a curiosidade humana vem sendo histórica e socialmente desconsiderada. c) Precisamente porque a promoção da ingenuidade para a criticidade se dá automaticamente, uma das tarefas precípuas da prática educativo progressista é exatamente o desenvolvimento da curiosidade crítica, insatisfeita, indócil. d) A superação e não a ruptura se dá na medida em que a curiosidade ingênua, sem deixar de ser curiosidade, pelo contrário, continuando a ser curiosidade, se criticiza. e) Sempre há criatividade sem a curiosidade que nos move e que nos põe pacientemente impacientes diante do mundo que não fizemos, acrescentando a ele algo que fazemos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
13 Q933097 | Pedagogia, Paulo FreireAo considerarmos a teoria freireana e seus textos que versam sobre o ato de ensinar e aprender, que exigências existem para que se assuma essa perspectiva de docência idealizada por Paulo Freire? a) Ensinar exige condicionamento. b) Ensinar exige uma postura neutra. c) Ensinar exige autoritarismo e controle. d) Ensinar exige consciência do acabamento. e) Ensinar exige risco e aceitação do novo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
14 Q933101 | Pedagogia, Paulo FreireNo livro Documentos de identidade; uma introdução às teorias do currículo (1999), Tomaz Tadeu da Silva, afirma que a partir das teorizações críticas de base marxista, a questão da desigualdade - tomada como fenômeno vinculado à injustiça - se estabeleceu nesse campo de discussão. A preocupação em compreender, na perspectiva de transformar, os contextos através dos quais a escola atuava de forma discriminatória em relação às classes trabalhadoras mobilizou a produção de autores das denominadas teorias críticas, como Bordieu, Passeron, Michel Apple, Paulo Freire, por exemplo, e de correntes de pensamento como a Nova Sociologia da Educação. Com as teorias críticas aprendemos que o currículo é: a) Um espaço de poder. b) Um espaço exclusivamente técnico. c) Um espaço obrigatoriamente de repetição. d) Um espaço por excelencia dos saberes clássicos. e) Um espaço unicamente para os saberes estabelecidos pelos documentos legais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
15 Q933091 | Pedagogia, Paulo FreireO educador Paulo Freire, ao longo de sua trajetória, refletiu sobre os saberes necessários ao educador para a construção de uma prática educativa democrática. Sobre o tema, assinale a alternativa correta. a) O educador deve possibilitar aos educandos o acesso aos conhecimentos historicamente acumulados, ampliando seu repertório cultural e visão crítica da realidade. b) O educador deve organizar seu planejamento a partir da observação dos educandos, visando homogeneizar o processo ensino-aprendizagem. c) O educador deve valorizar o conhecimento tácito do educando, sobrepondo-o ao conhecimento escolar. d) O educador deve basear sua prática na “educação bancária”, na qual há o depósito de conhecimentos e o educando memoriza e repete o que aprendeu. e) Educador e educando são sujeitos ativos no processo ensino-aprendizagem, no qual o professor repassa o conhecimento e o aluno aprende sozinho. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
16 Q671345 | Pedagogia, Paulo FreireA escola deve ser capaz de trabalhar um currículo significativo e estar preparada para que o ensino e a aprendizagem de fato se efetivem, com uma proposta político-pedagógica alicerçada em uma pedagogia crítica, capaz de desafiar o educando a pensar criticamente a realidade social, política e histórica. Na concepção de Paulo Freire, o educador deve ensinar os conteúdos de sua disciplina com rigor e, com rigor, cobrar a produção dos educandos, mas não deve esconder a sua opção política na neutralidade impossível de seu fazer. Nessa perspectiva, o projeto político-pedagógico não é a) um processo permanente de reflexão e discussão de problemas na escola, na busca de alternativas viáveis à efetivação de sua intencionalidade. b) um simples agrupamento de planos e de atividades diversas a ser executado por todos os participantes. c) o instrumento que define a proposta educacional, o planejamento das ações no ambiente da escola, que competências ela deve desenvolver nos alunos e como realizá-las. d) um instrumento teórico-metodológico que visa a ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano na escola. e) um projeto que reúne propostas de ações concretas durante determinado período de tempo e que considera a escola como espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
17 Q933083 | Pedagogia, Paulo FreireEle criticava os métodos de ensino em que o professor era tido como o detentor de todo o conhecimento, e o aluno apenas um “depositório” — o que ele chamava de “educação bancária”. Esse pequeno trecho diz respeito a qual pensador? a) Moacir Gadotti. b) Vitor Henrique Paro. c) Henrique Meirelles. d) Paulo Freire. e) Pierre Le Goff. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
18 Q933089 | Pedagogia, Paulo Freire O legado de Paulo Freire permanece vivo, mesmo após sua morte em 1997, entre tantos aspectos, por sua visão de alfabetização humanizada que convoca os estudantes a se engajarem em um trabalho por justiça social que promova reflexões sobre suas próprias condutas de vida. Freire faz o estudante olhar para si. Sobre tal questão e sobre Paulo Freire é correto afirmar que: a) As ideias de Freire são todas inspiradoras, mas desconectadas da realidade. b) O oprimido depende do opressor para poder retirá-lo de tal condição. c) A consciência do mundo não é reduzida a uma experiência racionalista, implica na consciência de mim no mundo, com os outros e a capacidade de perceber o mundo e compreendê-lo. d) Na pedagogia de Paulo Freire emerge a ideia de meritocracia. e) As pessoas oprimidas conseguem estabelecer um conhecimento epistêmico, mas tal conhecimento não poderá conduzir sua emancipação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
19 Q933088 | Pedagogia, Paulo FreireDe acordo com Freire (2011), a leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da leitura deste. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente. A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica implica a percepção das relações entre o: a) pretexto e o contexto. b) código e o leitor. c) professor e o aluno. d) trabalho e o texto. e) texto e o contexto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
20 Q933095 | Pedagogia, Paulo FreireConforme explica Paulo Freire, em sua obra Pedagogia da Autonomia, “o educador democrático não pode negar-se o dever de, na sua prática docente, reforçar a capacidade crítica do educando, sua curiosidade, sua insubmissão”. Sendo assim, assinale a alternativa CORRETA. a) A rigorosidade metódica trabalhada precisa ter relação com o discurso “bancário”, símbolo do perfil do objeto ou do conteúdo. b) Uma das tarefas primordiais do educador democrático é trabalhar com os educandos a rigorosidade metódica com que devem se “aproximar” dos objetos cognoscíveis. c) O ensinar se esgota no “tratamento” do objeto ou do conteúdo, superficialmente feito, e não se alonga à produção das condições em que aprender criticamente é possível. d) Faz parte das condições em que aprender criticamente é possível a pressuposição por parte dos educandos de que o educador já teve ou continua tendo experiência da produção de certos saberes e que estes devem a eles, os educandos, ser simplesmente transferidos. e) Nas condições de verdadeira aprendizagem os educandos não vão se transformando em reais sujeitos da construção e da reconstrução do saber ensinado, ao lado do educador, pois não pode ser considerado igualmente sujeito do processo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro