Questões de Concursos: Paulo Freire Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Paulo Freire. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Paulo Freire Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 21 Q902426 | Pedagogia, Paulo Freire, Professor de Matemática, Prefeitura de Jequié BA, Instituto Consulplan, 2024Freire (1996, p. 32) afirma que ensinar exige pesquisa. Significa que todo professor é pesquisador, pois o que faz um bom professor é a constante atualização, seu aprimoramento, visto que somos seres históricos e que fazemos história constantemente num mundo onde o conhecimento também tem a sua historicidade. Sobre a pesquisa na prática docente, o professor pesquisador é INCOERENTE quando: a) Utiliza materiais e métodos de ensino limitando-se ao conhecimento estabelecido, desconsiderando recursos educacionais e abordagens pedagógicas contemporâneas. b) Reflete sobre sua prática, questionando o que funciona bem e o que pode ser melhorado, buscando entender o impacto de suas estratégias de ensino no aprendizado dos alunos. c) Faz uso de dados qualitativos e quantitativos para avaliar o progresso dos alunos e informar suas decisões de ensino, podendo envolver a análise de resultados de testes, feedback dos alunos e observações em sala de aula. d) Busca desenvolver a capacidade dos alunos de pensar criticamente e de forma independente. Isso pode envolver a criação de ambientes de aprendizagem que incentivam a curiosidade, a exploração e a autorregulação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 22 Q897859 | Pedagogia, Paulo Freire, Psicopedagogo, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024Com base nas ideias de Paulo Freire (1987) sobre a educação e as estratégias de aprendizagem, analise as afirmativas a seguir. I- Paulo Freire defende que a educação deve ser um ato de diálogo, no qual alunos, professores e famílias participam ativamente da construção do conhecimento. II- As estratégias de aprendizagem devem ser unilaterais, com o professor sempre atuando como transmissor de informações, enquanto os alunos são meros receptores passivos. III- Segundo Freire, a conscientização dos alunos sobre as suas próprias experiências e contextos sociais é fundamental para o desenvolvimento de práticas educativas eficazes. IV- A interação entre alunos, professores e famílias é irrelevante para a construção de estratégias de aprendizagem, pois o foco deve estar apenas no conteúdo curricular. Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s) a) I, apenas. b) I, II e III, apenas c) I e III, apenas. d) I, III e IV, apenas. e) III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 23 Q897344 | Pedagogia, Paulo Freire, Professor Nível PIII, Prefeitura de Carmo do Rio Verde GO, IV UFG, 2024Leia o excerto a seguir. Ensinar exige compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo.FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Editora Unesp, 2001, p. 96.São preceitos fundamentais da pedagogia de Paulo Freire a) a integração de todos os indivíduos ao modelo capitalista de produção e acesso aos bens sociais comuns. b) a compreensão das formas de dominação ideológica, o ajuste dos trabalhadores ao mercado e a luta pela distribuição do capital de acordo com os méritos individuais. c) a formação para autonomia, conscientização da classe trabalhadora e transformação da sociedade capitalista. d) a superação da educação bancária buscando a conciliação entre capital e trabalho de modo garantir o pleno funcionamento da economia de mercado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 24 Q900633 | Pedagogia, Paulo Freire, Pedagogo Social, Prefeitura de Mafra SC, FEPESE, 2024Sobre a principal contribuição de Paulo Freire para o processo de ensino e aprendizagem além do seu método de alfabetização, é correto afirmar: a) Paulo Freire limitou sua contribuição à criação de técnicas de alfabetização para adultos, sem considerar a relação entre o conhecimento e a realidade concreta dos indivíduos. b) A obra de Paulo Freire foca exclusivamente em metodologias tradicionais de ensino e não apresenta uma mediação entre o conhecimento e a realidade de inserção das pessoas. c) A principal contribuição de Paulo Freire está no desenvolvimento de um método de ensino que não considera o contexto social ou a realidade de inserção dos estudantes. d) Paulo Freire contribuiu para a educação com uma concepção que faz a mediação entre o conhecimento e a realidade de inserção das pessoas, tornando a vivência concreta do estudante um referencial fundamental para o processo de ensinar e aprender, além da alfabetização e do ensino tradicional. e) Paulo Freire contribuiu apenas para o ensino de 1º e 2º graus, sem propor uma relação entre a vivência concreta e o processo de aprendizado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 25 Q887599 | Pedagogia, Paulo Freire, Assistente de Sala, Prefeitura de Senhor do Bonfim BA, BRB Consultoria e Concurso, 2024A função social da escola, segundo Paulo Freire busca: a) Formar o cidadão, construir conhecimentos, atitudes e valores que tornem o estudante solidário, crítico, ético e participativo. b) responsável pela formação das novas gerações em termos de acesso à cultura, de formação do cidadão e de constituição do sujeito social. c) construção de um sistema de ensino que possa se constituir em fator de mudança social. d) A educação escolar deve garantir as funções de classificação e hierarquização dos postulantes aos futuros empregos (ou aos empregos do futuro). e) Nenhuma das alternativas anteriores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 26 Q900384 | Pedagogia, Paulo Freire, Professor em Atividade de Coordenação e Planejamento PAC, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024A abordagem libertadora da educação I. tem como teórico de referência o célebre educador Paulo Freire. II. tem por intencionalidade fazer com que o aluno se adeque, por meio dos reforços comportamentais, às normas culturais e morais da sociedade. III. considera o estudante como uma folha em branco, onde o conhecimento é escrito pelo docente. A sequência correta está na alternativa: a) I e II, somente. b) I, somente. c) III, somente. d) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 27 Q903754 | Pedagogia, Paulo Freire, Português, Prefeitura de Guaraciaba SC, AMEOSC, 2024A educação libertadora é, fundamentalmente, uma situação na qual tanto os professores como os alunos devem ser os que aprendem; devem ser os sujeitos cognitivos, apesar de serem diferentes. Tanto os professores como os alunos sejam agentes críticos doato de conhecer. (Fonte: https://l1nq.com/filosofia-e-educacao.adaptado) O pensamento exposto reflete a teoria de: a) Lev Vygotsky. b) Maria Montessori. c) Paulo Freire. d) Jean Piaget. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 28 Q910420 | Pedagogia, Paulo Freire, Português e sua Literaturas, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024Não é possível pensar os seres humanos longe, sequer, da ética, quanto mais fora dela. É por isso que transformar a experiência em puro treinamento técnico é amesquinhar o que há de fundamentalmente humano no exercício educativo: o seu caráter formador. Se se respeita a natureza do ser humano, o ensino dos conteúdos não pode dar‑se alheio à formação moral do educando. Educar é substantivamente formar. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra; 1996. [Fragmento] No contexto apresentado por Paulo Freire, o papel do educador é a) explorar a formação moral acima do ensino de conteúdos teóricos. b) priorizar a formação técnica, que é superior ao conhecimento teórico. c) demonstrar que a formação conteudista é prioritária na prática escolar. d) integrar a formação moral ao ensino dos conteúdos na prática educativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 29 Q890248 | Pedagogia, Paulo Freire, Auxiliar de Educador, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024Acerca da perspectiva de pensadores da educação, assinale a opção correta. a) Darcy Ribeiro criou as escolas de meio turno. b) Para Paulo Freire, alfabetizar é muito mais que ensinar a ler e escrever. c) De acordo com Maria Montessori, a criança deve copiar o adulto. d) Os adeptos da pedagogia tecnicista defendem a importância do diálogo na sala de aula. e) Paulo Freire defendia a criação de escolas de educação popular. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 30 Q917730 | Pedagogia, Paulo Freire, Educador Social de Pedagogia, Prefeitura de Serra Alta SC, EVO Concursos, 2025Analise a frase a seguir e assinale a alternativa correta quanto à sua autoria: “Conhecer é tarefa de sujeitos, não de objetos. E é como sujeito e somente enquanto sujeito, que o homem pode realmente conhecer.” a) Jean Piaget b) Vygotsky c) Paulo Freire d) Augusto Cury Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDF← AnteriorPróximo →
21 Q902426 | Pedagogia, Paulo Freire, Professor de Matemática, Prefeitura de Jequié BA, Instituto Consulplan, 2024Freire (1996, p. 32) afirma que ensinar exige pesquisa. Significa que todo professor é pesquisador, pois o que faz um bom professor é a constante atualização, seu aprimoramento, visto que somos seres históricos e que fazemos história constantemente num mundo onde o conhecimento também tem a sua historicidade. Sobre a pesquisa na prática docente, o professor pesquisador é INCOERENTE quando: a) Utiliza materiais e métodos de ensino limitando-se ao conhecimento estabelecido, desconsiderando recursos educacionais e abordagens pedagógicas contemporâneas. b) Reflete sobre sua prática, questionando o que funciona bem e o que pode ser melhorado, buscando entender o impacto de suas estratégias de ensino no aprendizado dos alunos. c) Faz uso de dados qualitativos e quantitativos para avaliar o progresso dos alunos e informar suas decisões de ensino, podendo envolver a análise de resultados de testes, feedback dos alunos e observações em sala de aula. d) Busca desenvolver a capacidade dos alunos de pensar criticamente e de forma independente. Isso pode envolver a criação de ambientes de aprendizagem que incentivam a curiosidade, a exploração e a autorregulação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
22 Q897859 | Pedagogia, Paulo Freire, Psicopedagogo, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024Com base nas ideias de Paulo Freire (1987) sobre a educação e as estratégias de aprendizagem, analise as afirmativas a seguir. I- Paulo Freire defende que a educação deve ser um ato de diálogo, no qual alunos, professores e famílias participam ativamente da construção do conhecimento. II- As estratégias de aprendizagem devem ser unilaterais, com o professor sempre atuando como transmissor de informações, enquanto os alunos são meros receptores passivos. III- Segundo Freire, a conscientização dos alunos sobre as suas próprias experiências e contextos sociais é fundamental para o desenvolvimento de práticas educativas eficazes. IV- A interação entre alunos, professores e famílias é irrelevante para a construção de estratégias de aprendizagem, pois o foco deve estar apenas no conteúdo curricular. Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s) a) I, apenas. b) I, II e III, apenas c) I e III, apenas. d) I, III e IV, apenas. e) III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
23 Q897344 | Pedagogia, Paulo Freire, Professor Nível PIII, Prefeitura de Carmo do Rio Verde GO, IV UFG, 2024Leia o excerto a seguir. Ensinar exige compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo.FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Editora Unesp, 2001, p. 96.São preceitos fundamentais da pedagogia de Paulo Freire a) a integração de todos os indivíduos ao modelo capitalista de produção e acesso aos bens sociais comuns. b) a compreensão das formas de dominação ideológica, o ajuste dos trabalhadores ao mercado e a luta pela distribuição do capital de acordo com os méritos individuais. c) a formação para autonomia, conscientização da classe trabalhadora e transformação da sociedade capitalista. d) a superação da educação bancária buscando a conciliação entre capital e trabalho de modo garantir o pleno funcionamento da economia de mercado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
24 Q900633 | Pedagogia, Paulo Freire, Pedagogo Social, Prefeitura de Mafra SC, FEPESE, 2024Sobre a principal contribuição de Paulo Freire para o processo de ensino e aprendizagem além do seu método de alfabetização, é correto afirmar: a) Paulo Freire limitou sua contribuição à criação de técnicas de alfabetização para adultos, sem considerar a relação entre o conhecimento e a realidade concreta dos indivíduos. b) A obra de Paulo Freire foca exclusivamente em metodologias tradicionais de ensino e não apresenta uma mediação entre o conhecimento e a realidade de inserção das pessoas. c) A principal contribuição de Paulo Freire está no desenvolvimento de um método de ensino que não considera o contexto social ou a realidade de inserção dos estudantes. d) Paulo Freire contribuiu para a educação com uma concepção que faz a mediação entre o conhecimento e a realidade de inserção das pessoas, tornando a vivência concreta do estudante um referencial fundamental para o processo de ensinar e aprender, além da alfabetização e do ensino tradicional. e) Paulo Freire contribuiu apenas para o ensino de 1º e 2º graus, sem propor uma relação entre a vivência concreta e o processo de aprendizado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
25 Q887599 | Pedagogia, Paulo Freire, Assistente de Sala, Prefeitura de Senhor do Bonfim BA, BRB Consultoria e Concurso, 2024A função social da escola, segundo Paulo Freire busca: a) Formar o cidadão, construir conhecimentos, atitudes e valores que tornem o estudante solidário, crítico, ético e participativo. b) responsável pela formação das novas gerações em termos de acesso à cultura, de formação do cidadão e de constituição do sujeito social. c) construção de um sistema de ensino que possa se constituir em fator de mudança social. d) A educação escolar deve garantir as funções de classificação e hierarquização dos postulantes aos futuros empregos (ou aos empregos do futuro). e) Nenhuma das alternativas anteriores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
26 Q900384 | Pedagogia, Paulo Freire, Professor em Atividade de Coordenação e Planejamento PAC, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024A abordagem libertadora da educação I. tem como teórico de referência o célebre educador Paulo Freire. II. tem por intencionalidade fazer com que o aluno se adeque, por meio dos reforços comportamentais, às normas culturais e morais da sociedade. III. considera o estudante como uma folha em branco, onde o conhecimento é escrito pelo docente. A sequência correta está na alternativa: a) I e II, somente. b) I, somente. c) III, somente. d) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
27 Q903754 | Pedagogia, Paulo Freire, Português, Prefeitura de Guaraciaba SC, AMEOSC, 2024A educação libertadora é, fundamentalmente, uma situação na qual tanto os professores como os alunos devem ser os que aprendem; devem ser os sujeitos cognitivos, apesar de serem diferentes. Tanto os professores como os alunos sejam agentes críticos doato de conhecer. (Fonte: https://l1nq.com/filosofia-e-educacao.adaptado) O pensamento exposto reflete a teoria de: a) Lev Vygotsky. b) Maria Montessori. c) Paulo Freire. d) Jean Piaget. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
28 Q910420 | Pedagogia, Paulo Freire, Português e sua Literaturas, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024Não é possível pensar os seres humanos longe, sequer, da ética, quanto mais fora dela. É por isso que transformar a experiência em puro treinamento técnico é amesquinhar o que há de fundamentalmente humano no exercício educativo: o seu caráter formador. Se se respeita a natureza do ser humano, o ensino dos conteúdos não pode dar‑se alheio à formação moral do educando. Educar é substantivamente formar. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra; 1996. [Fragmento] No contexto apresentado por Paulo Freire, o papel do educador é a) explorar a formação moral acima do ensino de conteúdos teóricos. b) priorizar a formação técnica, que é superior ao conhecimento teórico. c) demonstrar que a formação conteudista é prioritária na prática escolar. d) integrar a formação moral ao ensino dos conteúdos na prática educativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
29 Q890248 | Pedagogia, Paulo Freire, Auxiliar de Educador, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024Acerca da perspectiva de pensadores da educação, assinale a opção correta. a) Darcy Ribeiro criou as escolas de meio turno. b) Para Paulo Freire, alfabetizar é muito mais que ensinar a ler e escrever. c) De acordo com Maria Montessori, a criança deve copiar o adulto. d) Os adeptos da pedagogia tecnicista defendem a importância do diálogo na sala de aula. e) Paulo Freire defendia a criação de escolas de educação popular. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
30 Q917730 | Pedagogia, Paulo Freire, Educador Social de Pedagogia, Prefeitura de Serra Alta SC, EVO Concursos, 2025Analise a frase a seguir e assinale a alternativa correta quanto à sua autoria: “Conhecer é tarefa de sujeitos, não de objetos. E é como sujeito e somente enquanto sujeito, que o homem pode realmente conhecer.” a) Jean Piaget b) Vygotsky c) Paulo Freire d) Augusto Cury Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro