Início

Questões de Concursos Paulo Freire

Resolva questões de Paulo Freire comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q994952 | Pedagogia, Paulo Freire, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A partir da visão de Paulo Freire sobre multiletramento, observe o trecho a seguir:

"Ler não é caminhar sobre as palavras; ler é reconstruir as viagens feitas por elas." (Freire, 1989).

A partir da perspectiva de Freire sobre leitura e multiletramento, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q898969 | Pedagogia, Paulo Freire, Professor de Português, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

Segundo Paulo Freire, o diálogo é essencial na formação dos sujeitos e um poderoso instrumento educativo. No entanto, ele afirma que uma prática dialógica só é possível se os educadores acreditarem no diálogo como um fenômeno humano que promove reflexão e ação.

Nesse contexto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I.O diálogo é uma necessidade fundamental, pois representa o encontro em que reflexão e ação se unem para transformar e humanizar o mundo. Não deve ser um ato de impor ideias nem uma simples troca de pensamentos para consumo mútuo.

DESSA FORMA,

II.Quanto mais o professor adota o diálogo como postura essencial em suas aulas, mais consegue engajar os alunos, despertando sua curiosidade e incentivando-os a transformar a realidade.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q890071 | Pedagogia, Paulo Freire, PEB, Prefeitura de Curvelo MG, FUNDEP, 2024

Com base na “Pedagogia do oprimido”, da obra de Paulo Freire, tratada no capítulo 6 do livro “10 lições sobre Paulo Freire”, de Daniel Ribeiro de Almeida Chacon (2023), analise as afirmativas a seguir.

I. A educação antidialógica e mecanicista que Paulo Freire problematiza é chamada por ele de educação bancária. Nesta, os educandos são oprimidos, sendo satisfeitos os interesses dos opressores, tendo como contraponto a educação problematizadora, libertadora e dialógica.
II. Para uma educação dialógica, o diálogo deve marcar inclusive a escolha dos conteúdos programáticos. Os conteúdos não devem ser impostos, depositados, mas sim uma devolução enriquecida do que emana da necessidade e da vivência do alunado. A fonte do conteúdo é então a própria realidade.
III. Para a pedagogia da libertação, é fundamental acreditar que o oprimido é capaz de refletir criticamente sobre sua condição, de agir sobre sua realidade e assim confiar que a classe oprimida é capaz de libertar a si mesma a partir da prática, da ação concreta sobre a sua realidade.

Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q990293 | Pedagogia, Paulo Freire, Professor MAPA Libras, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

Paulo Freire, um renomado educador brasileiro, foi um grande defensor da ideia de que a educação não é neutra e possui implicações políticas, éticas e sociais significativas. Com base nisso e sobre o papel do professor na educação, analise os itens abaixo:

I. A educação deve libertar a consciência e tornar os alunos críticos em relação à realidade social e política na qual estão inseridos.

II. O professor é um mediador entre o conhecimento formal e a vida prática dos alunos, ajudando a conectar a educação com as realidades sociais e culturais.

III. O professor atua como um dificultador para ajudar os alunos a compreender as estruturas de poder e as injustiças sociais, encorajando a ação transformadora.

IV. O professor não deve necessariamente ser um exemplo ético, demonstrando sensibilidade às necessidades dos alunos e promovendo um ambiente inclusivo e respeitoso.

Está(ão) correta(s) a(s) proposição(ões):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q898521 | Pedagogia, Paulo Freire, Professor de 1° ao 5° Ano do Ensino Fundamental, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2024

Paulo Freire é reconhecido mundialmente por sua contribuição à educação. Sobre as ideias defendidas por ele, é possível afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q905309 | Pedagogia, Paulo Freire, Professor Pedagogo, Prefeitura de Teresina de Goiás GO, Itame, 2024

Como explicou Tomaz Tadeu da Silva (2010), há um autor brasileiro que antecipou-se, de certa forma, à definição cultural do currículo que iria caracterizar depois a influência dos Estudos Culturais sobre os estudos curriculares. O teórico em questão, ainda segundo Silva (2010), iniciou o que se poderia chamar, no presente contexto, de uma pedagogia póscolonialista ou de uma perspectiva pós-colonialista do currículo. Este teórico destacado por Silva é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q898226 | Pedagogia, Paulo Freire, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

Paulo Freire foi um educador e filósofo brasileiro, reconhecido por suas contribuições inovadoras para a educação, e considerado um dos pensadores mais influentes na história da pedagogia mundial e é o Patrono da Educação Brasileira. Segundo Paulo Freire (2019), qual é o conceito de "Educação bancária"?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q897207 | Pedagogia, Paulo Freire, Pedagogo, Prefeitura de Padre Bernardo GO, IV UFG, 2024

“Ninguém nasce professor ou marcado para ser professor. A gente se forma como educador, permanentemente, na prática e na reflexão sobre a prática”, afirmou o patrono da educação brasileira, Paulo Freire (1991). Para o autor, os educadores necessitam de uma formação permanente pautada por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q890216 | Pedagogia, Paulo Freire, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

Em relação ao pensamento pedagógico de Paulo Freire, julgue os itens que se seguem.

I Paulo Freire, em uma de suas obras, teoriza com o objetivo de libertar os oprimidos a partir de uma prática comprometida política e socialmente com o processo de libertação e transformação da sociedade.
II A pedagogia de Paulo Freire pode ser compreendida em uma perspectiva dialética, por suas concepções e referências marxistas e gramscianas.
III Com o golpe militar de 1964 no Brasil, Paulo Freire foi preso e acusado de atividades subversivas, fato histórico que pode explicar expressões atuais de negação do valor de sua obra para a educação brasileira.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q898502 | Pedagogia, Paulo Freire, Edital nº 2, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

Recentemente, alguns coletivos de professores/as e pesquisadores/as têm experimentado as aproximações entre a Educação Física escolar e o pensamento de Paulo Freire. Em um estudo nomeado “A construção coletiva de princípios epistemológicos, políticos e pedagógicos da Educação Física Escolar libertadora”, Valdilene Nogueira, Daniel Maldonado, Elisabete Freire (2023) apresentam princípios político-pedagógicos e epistemológicos da Educação Física em interface com a Pedagogia Libertadora de Paulo Freire. As autoras e autor defendem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q994947 | Pedagogia, Paulo Freire, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Considerando o conceito de numeramento e a perspectiva de Paulo Freire sobre a educação, analise a citação a seguir:

"A educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo." (Freire, 1996).

Com base nessa afirmação, sobre o papel do numeramento na educação crítica, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q902349 | Pedagogia, Paulo Freire, Sociologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Leia o texto a seguir: “Reconhecê-lo como experiência fundamental [...] demanda que se incorpore, no âmbito da educação profissional, o entendimento de diálogo de Freire (2002), que o considera como uma práxis crítica, pois representa o esforço para unificar num patamar mais amplo, dialeticamente: reflexão e ação. [...] Imersos em diferenciadas situações relacionadas a ele, professor e aluno experimentam, de forma singular, as relações dele em nossos tempos, o que demanda que ambos superem a condição de alienação e fragmentação em que se encontram. Tal superação, no que diz respeito às ações educativas escolares, só pode acontecer na tensionada relação dialógica entre o polo da experiência desse, à ‘espera’ de conceitualização, e o polo dos conceitos. [...] Entre prescrição e realização dele, há um sujeito que renormatiza, pouco ou muito, as normas que o regem. Nesse espaço, faz e produz saberes. [...] Tais reflexões contribuem para problematizar as estratégias pedagógicas em execução no campo da educação profissional [...]” (FISCHER, M. C. B; FRANZOI, N. L. Formação Humana e Educação Profissional: diálogos possíveis. Educação, Sociedade & Culturas, n. 29, 2009) – trecho adaptado especialmente para esta prova.


As características apresentadas no trecho acima definem o:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q984663 | Pedagogia, Paulo Freire, Anos Iniciais Ensino Fundamental, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

Freire afirmava que o educador democrático não podia negar-se o dever de, na sua prática docente, reforçar a capacidade crítica do educando, sua curiosidade e sua insubmissão. Em conformidade com alguns saberes necessários para a prática educativa, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q969064 | Pedagogia, Paulo Freire, Pedagogo, TJPE, IBFC, 2017

Paulo Freire em uma de suas frases mais conhecidas dizia que “ninguém educa ninguém” [...]. O autor ainda enfatizava que “ninguém aprende sozinho” [...] “Aprendemos através do mundo” (2011; p. 95-101). Se essas premissas forem consideradas pelo profissional pedagogo no exercício de seu trabalho pedagógico, serão perceptíveis no ambiente laboral:

I. Diálogos que incentivem à busca pela aprendizagem.

II. Treinamentos para a resolução de problemas.

III. O educar e ser educado.

IV. Incentivos às trocas de experiências.

V. Capacitações para mistificação da realidade.

Estão incorretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q909941 | Pedagogia, Paulo Freire, Professor Nível I, Prefeitura de Cocalzinho de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

A Pedagogia Libertadora, expressa a ideia de humanização do professor como guia do processo educativo; seu objetivo é suscitar a consciência crítica com relação à vida social, as desigualdades e competitividade em todas as classes sociais, principalmente na classe de baixa renda. O principal teórico dessa vertente educacional é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q895881 | Pedagogia, Paulo Freire, PEB I, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

A pedagogia de Paulo Freire, que busca a conscientização dos alunos sobre sua realidade social e a transformação da sociedade através da educação, se enquadra em na seguinte tendência pedagógica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q896217 | Pedagogia, Paulo Freire, Professor, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

Em sua obra "Pedagogia da Autonomia", Paulo Freire (1996) apresenta uma reflexão profunda sobre a prática docente e a construção do conhecimento. Dentre os elementos centrais da pedagogia freireana, destaca-se a importância da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q899068 | Pedagogia, Paulo Freire, Pedagogo, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

Assinale a alternativa INCORRETA sobre a educação na perspectiva de Paulo Freire.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q900557 | Pedagogia, Paulo Freire, Supervisor Educacional, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

Diversas teorias pedagógicas guiam a prática educacional, cada uma com uma abordagem específica. Qual alternativa está de acordo com os princípios defendidos por Paulo Freire?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q893671 | Pedagogia, Paulo Freire, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

Uma das tarefas precípuas da prática educativa-progressista, de acordo com o pensamento de Paulo Freire sobre a curiosidade humana, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.