Questões de Concursos Pedagogia Empresarial

Resolva questões de Pedagogia Empresarial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q860957 | Pedagogia, Pedagogia Empresarial, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.

A pedagogia não formal foi criada para dar suporte à estruturação das mudanças, à ampliação e à aquisição de conhecimento no espaço organizacional. O profissional de pedagogia não escolar, como instrumento de educação, surge para promover a reconstrução de conceitos básicos, como criatividade, espírito de equipe e aprendizagem para o trabalho. Tendo essas informações como referência inicial, julgue o item subsequente. 

No espaço não escolar, a pedagogia busca estratégias e metodologias que garantam uma melhor aprendizagem e apropriação de conhecimentos; seu alvo principal é o trabalho dos conhecimentos da educação básica que estejam defasados, para que o trabalhador possa desenvolver suas habilidade e competências com domínio cognitivo satisfatório.

  1. ✂️
  2. ✂️

22Q860960 | Pedagogia, Pedagogia Empresarial, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.

A educação é uma prática humana social que constrói e modifica os seres humanos nos seus estados físicos, mentais, espirituais, culturais, e que dá uma configuração à existência humana individual e grupal. Assim, o pedagogo, como profissional da educação, pode atuar e intervir em diferentes espaços educativos. A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.

O modelo de metodologia de ensino por competências apresenta-se como uma possibilidade de conciliar capacitação e qualificação técnica e conceitual com formação humana e interpessoal, envolvendo, por meio da gestão por competências, quatro dimensões fundamentais: interesses (saber-ser), atitudes (saber-agir), saberes (conhecimentos) e habilidades (saber-fazer).

  1. ✂️
  2. ✂️

23Q860961 | Pedagogia, Pedagogia Empresarial, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.

A educação é uma prática humana social que constrói e modifica os seres humanos nos seus estados físicos, mentais, espirituais, culturais, e que dá uma configuração à existência humana individual e grupal. Assim, o pedagogo, como profissional da educação, pode atuar e intervir em diferentes espaços educativos. A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.

O modelo de resultados se refere à avaliação de resultados em educação corporativa e seu objetivo é avaliar programas individualmente na perspectiva de resultados.

  1. ✂️
  2. ✂️

24Q860956 | Pedagogia, Pedagogia Empresarial, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.

A pedagogia não formal foi criada para dar suporte à estruturação das mudanças, à ampliação e à aquisição de conhecimento no espaço organizacional. O profissional de pedagogia não escolar, como instrumento de educação, surge para promover a reconstrução de conceitos básicos, como criatividade, espírito de equipe e aprendizagem para o trabalho. Tendo essas informações como referência inicial, julgue o item subsequente. 

Por ser central na mobilização do sujeito em sua tarefa, o recurso do saber fazer é o principal indicador e eixo orientador da avaliação de competências.

  1. ✂️
  2. ✂️

25Q860959 | Pedagogia, Pedagogia Empresarial, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.

A pedagogia não formal foi criada para dar suporte à estruturação das mudanças, à ampliação e à aquisição de conhecimento no espaço organizacional. O profissional de pedagogia não escolar, como instrumento de educação, surge para promover a reconstrução de conceitos básicos, como criatividade, espírito de equipe e aprendizagem para o trabalho. Tendo essas informações como referência inicial, julgue o item subsequente. 

A conceitualização pedagógica sobre o desenvolvimento de competências tem raízes no comportamentalismo (behaviorismo), muito influente na psicologia e na educação nas décadas de 60 e 70 do século passado, e sua apropriação traduz-se pela utilização de listas de tarefas e subtarefas, cuja realização é verificada mediante checklists.

  1. ✂️
  2. ✂️

26Q860963 | Pedagogia, Pedagogia Empresarial, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.

A educação é uma prática humana social que constrói e modifica os seres humanos nos seus estados físicos, mentais, espirituais, culturais, e que dá uma configuração à existência humana individual e grupal. Assim, o pedagogo, como profissional da educação, pode atuar e intervir em diferentes espaços educativos. A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.

As novas tecnologias podem ser usadas como instrumento no processo ensino-aprendizagem, mas também podem ser inócuas na educação, se não forem repensados os demais elementos envolvidos nesse processo.

  1. ✂️
  2. ✂️

27Q860962 | Pedagogia, Pedagogia Empresarial, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.

A educação é uma prática humana social que constrói e modifica os seres humanos nos seus estados físicos, mentais, espirituais, culturais, e que dá uma configuração à existência humana individual e grupal. Assim, o pedagogo, como profissional da educação, pode atuar e intervir em diferentes espaços educativos. A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.

De acordo com a abordagem humana crítica, o planejamento deve priorizar as técnicas e os equipamentos de ensino e a interdependência dessas técnicas com a habilidade a ser desenvolvida.

  1. ✂️
  2. ✂️

28Q860958 | Pedagogia, Pedagogia Empresarial, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.

A pedagogia não formal foi criada para dar suporte à estruturação das mudanças, à ampliação e à aquisição de conhecimento no espaço organizacional. O profissional de pedagogia não escolar, como instrumento de educação, surge para promover a reconstrução de conceitos básicos, como criatividade, espírito de equipe e aprendizagem para o trabalho. Tendo essas informações como referência inicial, julgue o item subsequente. 

A articulação entre teoria e prática no exercício da profissão de pedagogo depende da construção coletiva de um saber sobre o que constitui o conhecimento profissional e sobre como o profissional aprende e desenvolve a sua expertise.

  1. ✂️
  2. ✂️

29Q860955 | Pedagogia, Pedagogia Empresarial, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.

A pedagogia não formal foi criada para dar suporte à estruturação das mudanças, à ampliação e à aquisição de conhecimento no espaço organizacional. O profissional de pedagogia não escolar, como instrumento de educação, surge para promover a reconstrução de conceitos básicos, como criatividade, espírito de equipe e aprendizagem para o trabalho. Tendo essas informações como referência inicial, julgue o item subsequente. 

Os espaços não escolares têm o dever de apresentar o projeto pedagógico, que podem ser flexíveis e enfatizar o aspecto cultural.

  1. ✂️
  2. ✂️

30Q860964 | Pedagogia, Pedagogia Empresarial, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.

A educação é uma prática humana social que constrói e modifica os seres humanos nos seus estados físicos, mentais, espirituais, culturais, e que dá uma configuração à existência humana individual e grupal. Assim, o pedagogo, como profissional da educação, pode atuar e intervir em diferentes espaços educativos. A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.

Para a literatura do campo da educação corporativa, o método expositivo grupal consiste na metodologia educacional mais apropriada aos processos de educação corporativa.

  1. ✂️
  2. ✂️

31Q903680 | Pedagogia, Pedagogia Empresarial, PDEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Pedagogo é aquele que possibilita o acesso à cultura, organizando o processo de formação cultural. É, pois, aquele que domina as formas, os procedimentos, os métodos através dos quais se chega ao domínio do patrimônio cultural acumulado pela humanidade. (...) A palavra “pedagogia” traz sempre ressonâncias metodológicas, isto é, de caminho através do qual se chega a determinado lugar. Aliás, isto já está presente na etimologia da palavra: conduzir (por um caminho) até determinado lugar. (Saviani, 2015, p. 36.)
O papel do pedagogo é conduzir pedagogicamente a comunidade escolar, mas ele também pode ter algumas funções mais específicas como “pedagogo administrador”, “pedagogo supervisor” e “pedagogo orientador”. Considerando o pedagogo ao exercer uma função administrativa, uma das ações que deverá exercer é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q1004122 | Pedagogia, Pedagogia Empresarial, Grupo Pedagogo, EBSERH, FGV, 2025

Em seu livro Educação corporativa: fundamentos, evolução e implantação, Marisa Eboli apresenta os sete princípios de sucesso para a educação corporativa.
A seguir, são listados quatro desses princípios. Relacione cada princípio com seu exemplo adequado.

1. Sustentabilidade. 2. Disponibilidade. 3. Perpetuidade. 4. Conectividade.
( ) Implantação de programas de capacitação que gerem inovação contínua e resultados duradouros para o crescimento da organização.
( ) Desenvolvimento de redes de aprendizagem que promovam a troca de conhecimentos entre diferentes áreas da organização e com parceiros externos.
( ) Oferecimento de materiais de estudo e recursos educacionais impressos que sejam facilmente acessíveis em diferentes locais da organização.
( ) Criação de programas de treinamento que preservem e transmitam a cultura organizacional e o conhecimento acumulado da empresa.

A relação correta, na ordem apresentada, é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q1011536 | Pedagogia, Pedagogia Empresarial, Técnico em Assuntos Educacionais, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item a seguir, relativo à metodologia de ensino em treinamentos.

Estudos de caso em dupla ou em grupo têm ampla ação formativa em treinamentos, na medida em que envolvem mobilização e aplicação de saberes prévios, aquisição e partilha de novos conceitos, condutas e práticas, e tomada de decisões embasadas.

  1. ✂️
  2. ✂️

35Q1011542 | Pedagogia, Pedagogia Empresarial, Técnico em Assuntos Educacionais, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca do planejamento participativo em instituições educacionais, julgue o seguinte item.

A concepção de gestão democrático-participativa pressupõe que todos os indivíduos da instituição assumam parte das responsabilidades decorrentes das decisões tomadas.

  1. ✂️
  2. ✂️

36Q1004121 | Pedagogia, Pedagogia Empresarial, Grupo Pedagogo, EBSERH, FGV, 2025

A equiparação da liderança ao poder hierárquico também revela premissas sobre a natureza e a forma de nossas organizações que estão se tornando rapidamente obsoletas. Tal vínculo certamente não consegue refletir a estrutura descentralizada e orgânica da organização voltada para o conhecimento. “Os conhecimentos” existentes nas atuais organizações, para que atuem de modo produtivo, são, por definição, largamente distribuídos. Podem ser encontrados não apenas entre as pessoas da cúpula, mas também entre aqueles que constituem o que na era industrial chamávamos de operariado.

Adaptado de HELGESEN, Sally. “Liderando pela base”. In: O líder do futuro. São Paulo: Futura, 1996.

De acordo com o texto, a característica que viria a se tornar obsoleta nas organizações é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q1011540 | Pedagogia, Pedagogia Empresarial, Técnico em Assuntos Educacionais, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca do planejamento participativo em instituições educacionais, julgue o seguinte item.

Na perspectiva sociocrática, a gestão da instituição educacional se dá pela participação e autonomia dos profissionais que nela atuam.

  1. ✂️
  2. ✂️

38Q1004125 | Pedagogia, Pedagogia Empresarial, Grupo Pedagogo, EBSERH, FGV, 2025

Um modelo conceitual para análise de um treinamento destaca quatro características principais: intenção, desenho, meios e avaliação.
Com relação ao tema, avalie se as descrições a seguir contêm essas quatro características.

I. Uma empresa disponibiliza vídeos interativos sobre atendimento ao cliente, com acesso livre aos colaboradores e um fórum para discussão de casos práticos.

II. Um curso técnico inclui módulos estruturados, laboratórios virtuais, sessões com instrutores e exame final obrigatório para certificação.

III. Uma equipe de vendas realiza simulações mensais de negociação, com feedback entre colegas e relatório de desempenho enviado à gestão.


Contém(êm) de fato as quatro características a(s) descrição(ões)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q997283 | Pedagogia, Pedagogia Empresarial, Grupo Pedagogo, EBSERH, FGV, 2025

No começo do século XX, as ações de treinamento no ambiente organizacional foram determinadas pelo ideário da Organização Científica do Trabalho, de Frederick Taylor. Também conhecido como taylorismo, esse ideário visava aumentar a eficiência produtiva por meio da instrução.
As opções a seguir apresentam características dessa abordagem, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1011537 | Pedagogia, Pedagogia Empresarial, Técnico em Assuntos Educacionais, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca de metodologias ativas em treinamentos, julgue o próximo item.

As jornadas de aprendizagem formuladas na educação corporativa são compreendidas como um guia, com organização espacial e temporal, em que se podem reunir e organizar todas as ações importantes que serão executadas em um treinamento.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.