Questões de Concursos Pedagogia Empresarial

Resolva questões de Pedagogia Empresarial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q1011543 | Pedagogia, Pedagogia Empresarial, Técnico em Assuntos Educacionais, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca do planejamento participativo em instituições educacionais, julgue o seguinte item.

A garantia de sucesso no planejamento participativo depende necessariamente da realização de constantes reuniões de alinhamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

42Q1011545 | Pedagogia, Pedagogia Empresarial, Técnico em Assuntos Educacionais, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, relativo a elementos do processo de planejamento.

A organização das pessoas em equipes pode tornar o processo de trabalho mais eficaz no que concerne ao atendimento dos objetivos do planejamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

44Q1011535 | Pedagogia, Pedagogia Empresarial, Técnico em Assuntos Educacionais, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item a seguir, relativo à metodologia de ensino em treinamentos.

Nas estruturas formativas de treinamentos, deve ser dada preferência ao uso de conceitos abstratos, como ambiente de formação teórica, em detrimento de aplicações práticas.

  1. ✂️
  2. ✂️

45Q1011548 | Pedagogia, Pedagogia Empresarial, Técnico em Assuntos Educacionais, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, relativo às universidades corporativas.

No Brasil, o termo “universidade”, que compõe a expressão “universidade corporativa”, está associado ao fornecimento de créditos universitários e à emissão de diplomas validados pelo MEC para aqueles que concluem com êxito seus estudos.

  1. ✂️
  2. ✂️

46Q1011550 | Pedagogia, Pedagogia Empresarial, Técnico em Assuntos Educacionais, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, relativo às universidades corporativas.

A General Motors foi uma das pioneiras na criação de uma universidade coorporativa, cujo objetivo era divulgar os conhecimentos produzidos pela empresa com a finalidade de selecionar futuros funcionários.

  1. ✂️
  2. ✂️

47Q1011533 | Pedagogia, Pedagogia Empresarial, Técnico em Assuntos Educacionais, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item a seguir, relativo à metodologia de ensino em treinamentos.

Comunicação eficiente, postura entusiasmada e demonstração da importância prática dos conceitos apresentados são fatores da postura do facilitador/professor determinantes para o engajamento dos sujeitos em formação.

  1. ✂️
  2. ✂️

48Q1011544 | Pedagogia, Pedagogia Empresarial, Técnico em Assuntos Educacionais, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, relativo a elementos do processo de planejamento.

A fim de garantir a qualidade do trabalho e, ao mesmo tempo, evitar conflitos, as equipes devem ser formadas apenas por pessoas de mesmo nível hierárquico na organização.

  1. ✂️
  2. ✂️

49Q1011546 | Pedagogia, Pedagogia Empresarial, Técnico em Assuntos Educacionais, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, relativo a elementos do processo de planejamento.

No âmbito da interação grupal no processo de planejamento, as avaliações sistemáticas não devem ser punitivas, mas, sim, obedecer à meta de desenvolvimento das pessoas.

  1. ✂️
  2. ✂️

50Q1011547 | Pedagogia, Pedagogia Empresarial, Técnico em Assuntos Educacionais, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, relativo a elementos do processo de planejamento.

Quanto mais técnico for o foco no treinamento e na capacitação de pessoal, mais eficiente será o trabalho das pessoas na organização.

  1. ✂️
  2. ✂️

51Q1011549 | Pedagogia, Pedagogia Empresarial, Técnico em Assuntos Educacionais, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, relativo às universidades corporativas.

A construção do currículo de uma universidade corporativa deve estar alinhada com o planejamento estratégico e o modelo de negócio da instituição proponente.

  1. ✂️
  2. ✂️

52Q996717 | Pedagogia, Pedagogia Empresarial, Técnico em Assuntos Educacionais, UFPB, IBFC, 2025

Nos currículos escolares, os projetos que operacionalizam a metodologia de ensino devem garantir intervenções educativas estimulantes ao processo de desenvolvimento e da constituição do educando como futuro cidadão. De acordo com Luckesi (2011, p.61) “Não há prática de acompanhamento da aprendizagem do educando mediante a avaliação que não esteja comprometida com determinada concepção pedagógica, a qual estabelece uma direção para o agir pedagógico”. E continua a explicar sobre projeto de ensino para aprendizagem escrevendo que “Não há como fugir a essa estrutura, pois a prática pedagógica, (...), é dirigida por um projeto, isto é, ______” (p.61). [LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem componente do ato pedagógico. 1 ed. - São Paulo: Cortez, 2011]
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q1004119 | Pedagogia, Pedagogia Empresarial, Grupo Pedagogo, EBSERH, FGV, 2025

A educação corporativa e a educação regular, apesar das características em comum, operam a partir de parâmetros distintos. Não por acaso, o surgimento da primeira responde à percepção de uma insuficiência da segunda para suprir às demandas do mundo do trabalho.

Considerando essa diferença, assinale a opção que indica uma característica distintiva da educação corporativa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.