Questões de Concursos: Pediatria e Neonatologia

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Pediatria e Neonatologia. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q47068 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Médico Pediatra, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

Um pediatra atende a um adolescente, apresentando febre, odinofagia, disfagia e trismo. Foi observado abaulamento assimétrico da amígdala e úvula deslocada. Relata que há uma semana estava com dor na garganta que melhorou com uso de anti-inflamatório. A melhor conduta neste momento:

12 Q47073 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Médico Pediatra, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

Criança com 1 ano e 3 meses tem suspeita de rubéola, mas que foi descartada devido ao seu histórico vacinal completo e em dia. De acordo com o calendário nacional de vacinação, vacina contra rubéola é administrada no:

13 Q60449 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, CESPE CEBRASPE

No que tange à decisão de realizar a ressuscitação cardiopulmonar, julgue o item subsequente.

Quando a criança se encontra em estado terminal de vida, a equipe multidisciplinar deve discutir com a família a decisão de não reanimá-la. Havendo incertezas, deve-se registrar em prontuário e manter a decisão da equipe.

14 Q60446 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, CESPE CEBRASPE

A respeito da hérnia diafragmática, julgue o item que se segue.

Para otimizar a função pulmonar, o posicionamento mais indicado para a criança é o decúbito elevado e homolateral à hérnia diafragmática.

15 Q60447 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, CESPE CEBRASPE

A internação hospitalar de crianças frequentemente produz preocupação, tristeza, ansiedade, medo e estresse. Para minimizar esses sentimentos, torna-se necessário humanizar o ambiente hospitalar. Acerca desse assunto, julgue o item subsecutivo. 

Atividades lúdicas contribuem para a redução do estresse da criança hospitalizada bem como para o aumento da autoestima e da confiança.

16 Q47067 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Médico Pediatra, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

Criança de três anos chega ao pronto atendimento com história de há três dias ter iniciado quadro de tosse, coriza, constipação nasal e febre alta e que nas últimas 24 horas tem apresentado piora da tosse e do estado geral. Ao exame físico, o paciente estava afebril, bom estado geral, com frequência respiratória dentro da normalidade e a ausculta mostrou crepitações finas na base esquerda e ausência de desconforto respiratório. A radiografia do tórax mostrou hipotransparência homogênea lobar na base pulmonar esquerda sem evidências de derrame pleural. A conduta mais adequada é:

17 Q47084 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Médico Pediatra, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

Em relação à síndrome nefrótica na infância, pode-se afirmar que:

18 Q60448 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, CESPE CEBRASPE

A internação hospitalar de crianças frequentemente produz preocupação, tristeza, ansiedade, medo e estresse. Para minimizar esses sentimentos, torna-se necessário humanizar o ambiente hospitalar. Acerca desse assunto, julgue o item subsecutivo. 

Realizar festividades — como aniversariantes do mês, festas regionais — é uma estratégia de integração paciente/família com a equipe. No entanto, a equipe deve ser rígida e reforçar aos familiares e pacientes as regras do setor, para não haver perda do respeito.

19 Q58469 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Médico infectologista, HUB, CESPE CEBRASPE

Com relação a cardiopatias na infância, julgue os itens a seguir.

A transposição das grandes artérias é uma das cardiopatias congênitas que se manifestam com cianose. Para diagnosticá-la, recomenda-se a realização de ecocardiograma, por meio do qual é possível observar praticamente todos os detalhes anatômicos da doença.

20 Q836874 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Médico Pediatra, Prefeitura de Louveira SP, Avança SP, 2021

Lactente de 2 meses de idade vem ao pronto socorro com quadro de ruído inspiratório, iniciado desde o nascimento e intensificado com o resfriado. O ruído piora com o choro e quando o bebê se agita. Ao examiná-lo, percebe-se uma criança eufórica, corada, em bom estado geral, com estridor inspiratório. Assinale a alternativa que apresenta a principal hipótese diagnóstica para o caso narrado:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.