Início

Questões de Concursos Pediatria e Neonatologia

Resolva questões de Pediatria e Neonatologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q1005537 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Endocrinologia Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

O hipotireoidismo primário é uma doença bem prevalente que tem na tireoidite de hashimoto a sua principal causa.
Sobre essa condição, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q1082091 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Neuropediatra, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Assinale a alternativa que apresenta corretamente as principais causas não traumáticas de coma agudo e subagudo, especialmente em crianças previamente hígidas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q985074 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Médico Pediatra, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

A mudança dos hábitos alimentares e de vida e o aumento do sedentarismo, nas últimas décadas, têm favorecido o excesso de peso, que está associado ao aumento da morbidade e à piora da qualidade de vida desde a infância, além de aumento da mortalidade futura. Sobre a obesidade endógena, analisar os itens.

I. O diagnóstico da obesidade endógena deve ser suspeitado, especialmente, naquelas crianças que já apresentam importante ganho de peso nos primeiros anos de vida.

II. Aspectos específicos na anamnese/exame físico ajudam na suspeição de causas genéticas: grupo de sinais relacionado a síndromes conhecidas, presença de deficiência intelectual ou atraso do desenvolvimento neuropsicomotor, desaceleração no crescimento linear, comprometimento prévio do sistema nervoso central.

III. A avaliação do IMC [peso (kg)/estatura (m2)] comparada aos padrões para idade e sexo é adequada para definir o excesso de peso.

Está CORRETO o que se afirma:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

124Q1082112 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Pneumologista Pediatra, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Crianças com tuberculose pulmonar podem apresentar manifestações clínicas variadas, o que pode dificultar o diagnóstico precoce. O quadro clínico pode simular outras doenças respiratórias, como pneumonias bacterianas, exigindo atenção especial por parte do profissional de saúde.

Assinale a alternativa correta em relação às manifestações clínicas mais comuns da tuberculose pulmonar na infância:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q1037113 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Médico Pediatra, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Uma estudante do 7º ano, foi encaminhada à consulta pediátrica devido a uma mudança perceptível em seu comportamento. Os professores observaram queda no rendimento escolar, isolamento social e alterações no sono. Os pais também relatam que a paciente parece mais triste e desinteressada nas atividades que antes apreciava.
De acordo com as diretrizes da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o primeiro passo no diagnóstico de depressão em escolares é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q1037116 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Médico Pediatra, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Menino de 4 anos, é trazido à emergência após ser resgatado de uma piscina. Ele estava brincando com amigos quando, acidentalmente, caiu na água. Os pais o encontraram imediatamente e o retiraram da piscina. O paciente está tossindo, eliminando um pouco de espuma e parece assustado. A ausculta respiratória revela estertoração esparsa, entretanto não há repercussões hemodinâmicas.
Nesse caso, assinale a opção que indica a conduta a ser realizada nesta situação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q1068927 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Especialidade Medicina Intensiva Pediátrica, EsFCEx, VUNESP, 2025

Queda súbita de saturação de oxigênio em criança submetida a ventilação pulmonar mecânica é uma emergência que ocorre em UTI. Qual a conduta imediata a ser tomada enquanto se analisa o ocorrido?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q1068684 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Especialidade Pediatria, EsFCEx, VUNESP, 2025

Um menino de 8 anos é trazido ao consultório com queixa de dor intermitente nos membros inferiores, especialmente à noite, há cerca de dois meses. A dor não o acorda frequentemente, mas ocorre após dias de maior atividade física. Não há febre, perda de peso, linfadenopatia ou sinais inflamatórios locais. O exame físico é normal, sem limitação funcional. Radiografias simples de membros inferiores realizadas previamente foram normais. Com base no caso clínico e nos conhecimentos atualizados sobre dor musculoesquelética em crianças, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q1081752 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Pediatra, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Na avaliação inicial de uma criança com hipertensão arterial sistêmica (HAS), é fundamental realizar uma anamnese objetiva, aferir sinais vitais e um exame físico detalhado. Além disso, exames laboratoriais e de imagem podem auxiliar na definição do quadro clínico.
Assinale a alternativa que apresenta os exames laboratoriais indicados para essa avaliação inicial:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q1042643 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Médico Pediatra, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Menina de 8 anos, é trazida ao pronto-socorro pelos pais devido a um episódio agudo de urticária. Os pais relatam que ela desenvolveu lesões no corpo há cerca de 2 horas. Não há história de febre, dor abdominal, dificuldade respiratória ou outros sintomas associados. Está alerta e orientada, sem sinais de angioedema. O exame mostra múltiplas pápulas eritematosas, algumas coalescentes, distribuídas por todo o corpo e que poupam a face.

A respeito do caso descrito, assinale a opção que indica a primeira medida a ser tomada no manejo inicial da paciente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q1060858 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Bloco Temático 8 Intermediário Saúde, CNU, FGV, 2025

A mãe de uma criança de 11 anos procura a unidade de saúde e diz: “Meu filho precisa tomar umas vitaminas, pois toda criança toma para evitar doenças”. A criança é totalmente saudável, está dentro do peso normal para a idade, não tem qualquer sintoma e não pratica atividade física.
Diante dessa situação, espera-se que o profissional de saúde:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q1082106 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Pneumologista Pediatra, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

A pneumonia aguda comunitária (PAC) é um importante agravo respiratório em pediatria. Considerando suas características clínicas e critérios diagnósticos, qual das alternativas abaixo descreve corretamente esse quadro?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q1003263 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Dermatologia, EBSERH, IBFC, 2023

Bebê de 9 meses de idade, previamente hígido, proveniente de uma gestação sem intercorrências, iniciou, há cerca de um mês, com placas eritematosas com descamação nas regiões acral, perioral e glútea. O exame histopatológico evidenciou acantose, espongiose e degeneração balonizante. Sobre a principal hipótese diagnóstica para o caso, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q1037104 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Médico Pediatra, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Menino de 7 anos, é levado ao pronto-socorro pelos pais devido a petéquias e equimoses generalizadas. Segundo os responsáveis, o menino tem estado mais cansado nas últimas semanas e, ocasionalmente, reclama de dor nas pernas. Não há história de infecções recentes. Na suspeita de PTI, cuja contagem plaquetária seja 25.000/mm3 sem evidência de sangramentos, a recomendação inicial para o manejo do paciente é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q1042644 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Médico Pediatra, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Menino de 11 anos, é trazido ao consultório por sua avó, que recentemente se tornou sua responsável legal. A avó relata desconhecer o histórico vacinal, pois ele viveu grande parte de sua infância com os pais em outra cidade. A criança agora está sob sua guarda devido a circunstâncias familiares.

Após a vacinação inicial, o plano recomendado para acompanhar o calendário vacinal do paciente é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q1082090 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Neuropediatra, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Lucas, de 10 anos, foi diagnosticado com TDAH. Sua avaliação clínica revelou contraindicações ao uso de medicamentos. A equipe de saúde busca uma estratégia que envolva suporte psicoeducacional e leve em consideração o ambiente familiar, os recursos disponíveis e possíveis condições associadas.
Com base nessa situação, assinale a alternativa que indica corretamente o tipo de intervenção mais apropriada para o caso.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

137Q1082103 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Pneumologista Pediatra, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

A bronquiolite é uma doença respiratória aguda caracterizada pela inflamação dos bronquíolos, pequenas vias aéreas dos pulmões.

Assinale a alternativa correta sobre a bronquiolite:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q1082111 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Pneumologista Pediatra, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Assinale a alternativa correta sobre os sintomas mais característicos da bronquiolite viral:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q1068033 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Sem especialidade, EsFCEx, VUNESP, 2024

Recém-nascido, com 14 dias de vida, é trazido para checagem dos testes de triagem neonatal, colhidos na maternidade com cerca de 60 horas de vida, cujo laudo foi acessado pela internet pela mãe, que ficou muito preocupada com os resultados. Nasceu de 37 semanas, com peso de nascimento de 2 400 g, e foi classificado como “pequeno para idade gestacional”. O “teste do pezinho” para o hipotireoidismo congênito apresentou resultado de TSH maior que 20 mUI/L
Sobre esse resultado e a conduta mais adequada, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q1089585 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Médico Área Pediatra, UFSJ, FUNDEP Gestão de Concursos, 2025

Analise o caso a seguir.
Criança evolui com petéquias e hematomas espontâneos. Foi solicitado hemograma, cujo resultado revela somente plaquetopenia.
Nesse caso, considerando a suspeita de púrpura trombocitopênica idiopática (PTI), é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.