Questões de Concursos Penas Privativas de Liberdade

Resolva questões de Penas Privativas de Liberdade comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q61910 | Direito Penal, Penas Privativas de Liberdade, CESPE CEBRASPE

Francisco, maior e capaz, em razão de desavenças decorrentes de disputa de terras, planeja matar seu desafeto Paulo, também maior e capaz. Após analisar detidamente a rotina de Paulo, Francisco aguarda pelo momento oportuno para efetivar seu plano.

A partir dessa situação hipotética e de assuntos a ela correlatos, julgue o item seguinte.

O Código Penal dispõe o planejamento prévio à prática do intento criminoso como circunstância de agravamento genérico da pena.
  1. ✂️
  2. ✂️

22Q61906 | Direito Penal, Penas Privativas de Liberdade, CESPE CEBRASPE

Com base no entendimento do STJ, julgue o próximo item, a respeito de aplicação da pena. 

A confissão espontânea na delegacia de polícia retratada em juízo deverá ser considerada atenuante da confissão espontânea, ainda que o magistrado não a utilize para fundamentar a condenação do réu.
  1. ✂️
  2. ✂️

23Q460761 | Direito Penal, Penas privativas de liberdade, Juiz Substituto, TJ MS, FCC, 2020

Na aplicação da pena,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q235009 | Direito Penal, Penas privativas de liberdade, Promotor de Justiça, MPE TO, CESPE CEBRASPE

Com relação aos princípios aplicáveis ao direito penal, à distinção entre os crimes tentado e consumado, ao erro sobre elementos do tipo e a aspectos diversos sobre as penas, assinale a opção correta à luz das disposições do CP e da doutrina pertinente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q61907 | Direito Penal, Penas Privativas de Liberdade, CESPE CEBRASPE

Com base no entendimento do STJ, julgue o próximo item, a respeito de aplicação da pena. 

Condenação anterior por delito de porte de substância entorpecente para consumo próprio não faz incidir a circunstância agravante relativa à reincidência, ainda que não tenham decorrido cinco anos entre a condenação e a infração penal posterior. 
  1. ✂️
  2. ✂️

26Q459911 | Direito Penal, Penas privativas de liberdade, Promotor de Justiça de Entrância Inicial, MPE CE, CESPE CEBRASPE, 2020

Cada um dos itens a seguir apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada, acerca da aplicação de pena e do livramento condicional, considerando-se o entendimento dos tribunais superiores.
I Flávio, processado e condenado pela prática de delito de tráfico ilícito de entorpecentes, confessou, em interrogatório judicial, que possuía a droga para consumo próprio. Nesse caso, a confissão feita por Flávio em juízo, ainda que parcial, não deve servir como circunstância atenuante da confissão espontânea para fins de diminuição de pena.
II Pela prática de delitos de vias de fato e ameaça em contexto de violência doméstica e familiar contra sua ex-esposa, Joana, José foi condenado às penas de vinte dias de prisão simples e um mês e cinco dias de detenção, ambas em regime aberto. Nesse caso, é cabível a substituição da pena restritiva de liberdade por restritiva de direitos apenas em relação à contravenção penal de vias de fato.
III Pela prática de delito de homicídio culposo no trânsito, na forma qualificada, por conduzir veículo sob influência de bebida alcoólica, Marcos foi condenado à pena de cinco anos de reclusão, a ser cumprida inicialmente em regime semiaberto. Nesse caso, em que pese o quantum da pena, é cabível a substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos.
IV Pela prática de delito de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, Pedro, reincidente por crime de roubo simples, foi condenado à pena privativa de liberdade de quatro anos de reclusão, em regime fechado. Nesse caso, ante a prática de crime hediondo e a reincidência, Pedro não fará jus ao livramento condicional.
Estão certos apenas os itens
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q61905 | Direito Penal, Penas Privativas de Liberdade, CESPE CEBRASPE

Não é possível a incidência de uma causa de aumento de pena sobre a pena resultante da incidência de uma qualificadora.
  1. ✂️
  2. ✂️

28Q705417 | Direito Penal, Penas Privativas de Liberdade, Promotor de Justiça Substituto, MPE MT, FCC, 2019

Segundo o entendimento dos tribunais superiores acerca da cominação, aplicação e individualização das penas,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q33401 | Direito Penal, Penas Privativas de Liberdade, Defensor Público, DPE CE, FCC

As circunstâncias atenuantes
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q855219 | Direito Penal, Penas privativas de liberdade, Prefeitura de Conceição de Macabu RJ Procurador, GUALIMP, 2020

O Código Penal Brasileiro define que as penas privativas de liberdade deverão ser executadas de forma progressiva, segundo o mérito do condenado, observados determinados critérios e ressalvadas as hipóteses de transferência a regime mais rigoroso, poderá, desde o início, cumprir sua pena em regime semiaberto, o condenado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q178438 | Direito Penal, Penas privativas de liberdade, Defensor Público, DPE PA, FCC

A pena unificada para atender ao limite de trinta anos de cumprimento determinado pelo art. 75 do Código Penal

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q856357 | Português, Penas privativas de liberdade, Agente de Combate às Endemias, FACET Concursos, 2020

Leia o texto abaixo e, em seguida, responda à questão pertinente:

Mila
(Carlos Heitor Cony)
    Era pouco mais do que minha mão: por isso eu precisei das duas para segurá-la, 13 anos atrás. E, como eu não tinha muito jeito, encostei-a ao peito para que ela não caísse, simples apoio nessa primeira vez. Gostei desse calor e acredito que ela também. Dias depois, quando abriu os olhinhos, olhou-me fundamente: escolheu-me para dono. Pior: me aceitou.
    Foram 13 anos de chamego e encanto. Dormimos muitas noites juntos, a patinha dela em cima do meu ombro. Tinha medo de vento. O que fazer contra o vento?
   Amá-la - foi a resposta, e acredito que ela entendeu isso. Formamos, ela e eu, uma dupla dinâmica contra as ciladas que se armam. E também contra aqueles que não aceitam os que se amam. Quando meu pai morreu, ela se chegou, solidária, encostou sua cabeça em meus joelhos, não exigiu a minha festa, não queria disputar espaço, ser maior do que a minha tristeza.
    Tendo-a ao meu lado, eu perdi o medo do mundo e do vento. E ela teve uma ninhada de nove filhotes, escolhi uma de suas filhinhas e nossa dupla ficou mais dupla porque passamos a ser três. E passeávamos pela Lagoa, com a idade ela adquiriu “fumos fidalgos”, como o Dom Casmurro, de Machado de Assis. Era uma lady, uma rainha de Sabá numa liteira inundada de sol e transportada por súditos imaginários.
    No sábado, olhando-me nos olhos, com seus olhinhos cor de mel, bonita como nunca, mais que amada de todas, deixou que eu a beijasse chorando. Talvez ela tenha compreendido. Bem maior do que minha mão, bem maior do que o meu peito, levei-a até o fim.
   Eu me considerava um profissional decente. Até semana passada, houvesse o que houvesse, procurava cumprir o dever dentro de minhas limitações. Não foi possível chegar ao gabinete onde, quietinha, deitada a meus pés, esperava que eu acabasse a crônica para ficar com ela.
    Até o último momento, olhou para mim, me acolhendo e me aceitando. Levei-a, em meus braços, apoiada em meu peito. Apertei-a com força, sabendo que ela seria maior do que a saudade.

As Cem Melhores Crônicas Brasileiras / Joaquim Ferreira dos Santos, organização e introdução. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007. 356 p. 
Marque a opção INCORRETA, de acordo com o texto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q181007 | Direito Penal, Penas privativas de liberdade, Defensor Público, DPE CE, FCC

As circunstâncias atenuantes

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q707996 | Direito Penal, Penas Privativas de Liberdade, Oficial de Justiça, TJ MA, FCC, 2019

De acordo com o que estabelece o Código Penal, no que tange às penas,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q174600 | Direito Penal, Penas privativas de liberdade, Defensor Público, DPE MA, FCC, 2018

A regressão de regime
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q855713 | Direito Penal, Penas privativas de liberdade, Prefeitura de Areal RJ Procurador Municipal, GUALIMP, 2020

O Código penal Brasileiro prevê as penas de multa, privativas de liberdade e restritivas de direitos. Estabelece ainda que as penas privativas de liberdade deverão ser executadas em forma progressiva, segundo o mérito do condenado, observado determinados critérios e ressalvadas as hipóteses de transferência a regime mais rigoroso, deverá começar a cumpri-la em regime fechado, o condenado a pena superior a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q233742 | Direito Penal, Penas privativas de liberdade, Promotor de Justiça, MPE GO, MPE GO

Alternativa à pena de prisão, a interdição temporária de direitos, prevista no Código Penal Brasileiro, consiste a proibição dada ao condenado, de em tempo igual ao da pena restritiva de liberdade decretada em sentença, ser privado de exercer determinadas atividades. Nesse sentido, identifique o tipo de interdiçãoincorreta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q173011 | Direito Penal, Penas privativas de liberdade, Defensor Público, DPE GO, UFG

Um determinado agente comete um crime sob coação a que podia resistir. Nesse caso, a consequência jurídica será a :

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q233685 | Direito Penal, Penas privativas de liberdade, Promotor de Justiça, MPE GO, MPE GO

Mévio de Tal, cumprindo pena Penitenciária Odenir Guimarães (POG), para cumprimento do restante de uma pena de 24 anos e dois meses de reclusão, formulou pedido de unificação de penas com base no artigo 71 do Código Penal, alegando, em suma, o seguinte: Os delitos praticados foram separados em vários inquéritos, primeiro deles foi praticado em 01/09/2002, sobrevindo-lhe uma condenação de 05 anos e 04 meses; o segundo em 10/09/2002, que foi condenado a 05 anos e 10 meses; o terceiro em 24/09/2004, com condenação de 06 anos, e o quarto também em 24/09/2004, que foi condenado a 07 anos, todos pelo tipo do artigo 157 do Código Penal. Depois de afirmar que são delitos da mesma espécie, praticados mediante mais de uma ação e que, pelas circunstâncias de tempo, lugar e modo de agir, são crimes continuados, Mévio pediu a unificação das penas na forma do artigo 71 do Código Penal. Atento às diretrizes do instituto da continuidade delitiva e do artigo 59 do Estatuto Penal Repressivo, o magistrado aplicou, pelos dois delitos cometidos em 2002 pena de 09 anos; e pelos outros dois delitos 11 anos. Unificadas as penas no total de 20 anos de reclusão, sobreveio nova condenação em desfavor de Mévio a 8 anos de reclusão por crime cometido em 25/09/2002.

A propósito da situação hipotética escolha a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q176924 | Direito Penal, Penas privativas de liberdade, Defensor Público, DPE RR, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta com referência às penas, suas espécies, cominação, aplicação e efeitos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.