Início

Questões de Concursos Pensamento Social

Resolva questões de Pensamento Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q1001293 | Serviço Social, Pensamento Social, Serviço Social, EBSERH, FGV, 2024

Assinale a opção que apresenta a corrente teórico-filosófica a partir da qual o valor ético da dignidade da pessoa humana foi apropriado pelo Serviço Social.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1032540 | Serviço Social, Pensamento Social, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

O materialismo histórico dialético utiliza diversos conceitos para análise das relações sociais.
Assinale abaixo um dos conceitos que fundamenta esta perspectiva.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1035356 | Serviço Social, Pensamento Social, Serviço Social, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Iamamoto (1998), ao refletir sobre o Serviço Social na contemporaneidade, aconselha o profissional a evitar a armadilha de reforçar unilateralmente a subjetividade dos sujeitos à sua vontade política, sem confrontá-la com as possibilidades e os limites impostos pela realidade social.

A autora denomina essa atitude de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q979872 | Serviço Social, Pensamento Social, Assistente Social, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

A análise de fatos e acontecimentos societários, sob o crivo de uma perspectiva teórica crítica, possibilita ampliar os conhecimentos quantitativos e qualitativos indispensáveis ao trabalho profissional dos assistentes sociais. Amparada numa determinada visão de mundo, a condição de vida populacional e as escolhas dos sujeitos sociais não são compreendidas isoladamente, ou de única responsabilidade dos indivíduos, porque fazem parte de um todo articulado. A partir de outras perspectivas teóricas, situações, como de pobreza e violências, tendem a ser explicadas como fatos naturais, decorrentes ou potencializadas pelas escolhas individuais. Somente quando essas situações ultrapassam uma dita “normalidade” é que deve ser passível de intervenção e enfrentamento. Com base nesses indicativos, qual perspectiva teórica faz referência a esse tipo de análise e comportamentos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1008524 | Serviço Social, Pensamento Social, Assistente Social, SEASICSE, FGV, 2025

De acordo com Iamamoto (1991), a análise materialista históricodialética da nossa sociedade permite aos assistentes sociais a compreensão do(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1044688 | Serviço Social, Pensamento Social, Serviço Social, EBSERH, FGV, 2024

A Teoria Social Crítica é uma forma de analisar a sociedade e refletir sobre as relações sociais, a cultura e a produção.
Assinale a opção que apresenta o elemento fundamental dessa teoria.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1087452 | Serviço Social, Pensamento Social, Assistente Social, TJ RJ, FGV, 2024

Ao recuperar a análise de Pitarello, Fávero (2020) avalia que a seleção socioeconômica possui como função a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1087454 | Serviço Social, Pensamento Social, Assistente Social, TJ RJ, FGV, 2024

Para Guerra (2004), a busca dos fundamentos como uma recorrência necessária de todo conhecimento crítico, permitiu tornar o Serviço Social contemporâneo do seu tempo, o que, por sua vez, possibilitou
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1087450 | Serviço Social, Pensamento Social, Assistente Social, TJ RJ, FGV, 2024

O processo de amadurecimento do Serviço Social se deu por meio de uma aproximação com uma ontologia do ser social que se funda na práxis.

Assim, de acordo com Guerra (2004), a definição e redefinição, em determinadas conjunturas, das demandas profissionais são dadas por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1034993 | Serviço Social, Pensamento Social, Serviço Social, EBSERH, FGV, 2024

O pragmatismo profissional ressurge na atualidade com uma nova face.
Assinale a opção que apresenta o argumento dessa postura.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1087449 | Serviço Social, Pensamento Social, Assistente Social, TJ RJ, FGV, 2024

A análise de Guerra (2004) no que concerne aos fundamentos do Serviço Social parte da teoria marxista.

Nessa concepção, a abordagem dos fundamentos apoia-se no trabalho como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.