Início

Questões de Concursos Período Colonial produção de riqueza e escravismo

Resolva questões de Período Colonial produção de riqueza e escravismo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q943430 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Edital 2022, USP, FUVEST, 2021

Se vamos à essência da nossa formação, veremos que na realidade nos constituímos para fornecer açúcar, tabaco, alguns outros gêneros; mais tarde ouro e diamantes; depois, algodão, e em seguida café, para o comércio europeu.

Caio Prado Jr. Formação do Brasil Contemporâneo. São Paulo:

Companhia das Letras, 2011, p. 29.

Sobre o sentido da colonização do Brasil, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

142Q936392 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Edital 2020, ENEM, INEP, 2021

A originalidade do Absolutismo português talvez esteja no fato de ter sido o regime político europeu que melhor sintetizou a ideia do patrimonialismo estatal: os recursos materiais da nação se confundindo com os bens pessoais do monarca.

LOPES, M. A. O Absolutismo: política e sociedade na Europa moderna.

São Paulo: Brasiliense, 1996 (adaptado).


Na colonização do Brasil, o patrimonialismo da Coroa portuguesa ficou evidente

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q949291 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, PPL, UFT, INEP, 2018

O Grêmio identificou cinco torcedores que teriam ofendido o goleiro Aranha, do Santos. Dois deles são sócios do clube e foram afastados. Outros cinco atiraram objetos no gramado e também foram identificados. Os dez estão proibidos de entrar na arena do Grêmio por tempo indeterminado. Aranha afirmou ter sido chamado de “preto fedido” e “macaco”, entre outras ofensas, durante a partida pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Folha de São Paulo, 30 ago. 2014 (adaptado).
A notícia revela a permanência da seguinte prática na sociedade brasileira:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

144Q937325 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

No clima das ideias que se seguiram à revolta de São Domingos, o descobrimento de planos para um levante armado dos artífices mulatos na Bahia, no ano de 1798, teve impacto muito especial; esses planos demonstravam aquilo que os brancos conscientes tinham já começado a compreender: as ideias de igualdade social estavam a propagar-se numa sociedade em que só um terço da população era de brancos e iriam inevitavelmente ser interpretados em termos raciais.
MAXWELL. K. Condicional ismos da Independência do Brasil. In: SILVA, M.N. (coord.)
O Império luso-brasileiro, 1750-1822. Lisboa: Estampa, 1986.

O temor do radicalismo da luta negra no Haiti e das propostas das lideranças populares da Conjuração Baiana (1798) levaram setores da elite colonial brasileira a novas posturas diante das reivindicações populares. No período da Independência, parte da elite participou ativamente do processo, no intuito de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q907886 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, História, IFSE, IV UFG, 2024

. Acessado em 31 de maio de 2024. [Adaptado].De que forma a denúncia do texto contribuiu para desmantelar as heranças da escravidão no Brasil?">

Leia o texto a seguir.

Do que valem as roupas caras, se não tem atitude?

Do que vale a negritude, se não pô-la em prática?

A principal tática, herança de nossa mãe África!

A única coisa que não puderam roubar!

Se soubessem o valor que a nossa raça tem,

Tingiam a palma da mão pra ser escura também!

Mas nosso júri é racional, não falha!

Não somos fã de canalha!

Quero nos devolver o valor, que a outra raça tirou.

Esse é meu ponto de vista. Não sou racista, morou?

Escravizaram sua mente e muitos da nossa gente.

Mas você, infelizmente,

Sequer demonstra interesse em se libertar.

Essa é a questão: autovalorização.

Esse é o título da nossa revolução.

O verdadeiro negro tem que ser capaz

De remar contra a maré, contra qualquer sacrifício.

RACIONAIS MC’s. Juri Racional. Disponível em < https://www.letras.mus.br/racionais-mcs/63440/>. Acessado em 31 de maio de 2024. [Adaptado].

De que forma a denúncia do texto contribuiu para desmantelar as heranças da escravidão no Brasil?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

146Q936401 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Edital 2020, ENEM, INEP, 2021

Ao longo de uma evolução iniciada nos meados do século XIV, o tráfico lusitano se desenvolve na periferia da economia metropolitana e das trocas africanas. Em seguida, o negócio se apresenta como uma fonte de receita para a Coroa e responde à demanda escravista de outras regiões europeias. Por fim, os africanos são usados para consolidar a produção ultramarina.
ALENCASTRO, L. F. O trato dos viventes. São Paulo: Cia. das Letras, 2000 (adaptado).
A atividade econômica destacada no texto é um dos elementos do processo que levou o reino português a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q903010 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, História, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

“No século XVIII, o domínio dos latifúndios já se fazia presente, sendo expressivo na Bahia, no território banhado pelo Rio São Francisco e no Sertão Setentrional do Nordeste, incluindo o Estado do Ceará”.

(Fonte: Ipece, 2009).

Neste período, a ocupação do Ceará estava associada à economia
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q907891 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, História, IFSE, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

Bem como uma grande preocupação do período da higienização. O século XIX assistiu a várias epidemias, dentre elas a de cólera bem como ao crescimento de um discurso higienista. Na Província de Sergipe, a cólera chegou em 1855 e fez inúmeras vítimas entre escravizados e livres, nas diversas regiões, com o isso ocorreu a difusão do discurso citado e das práticas higienistas.
CUNHA, Joceneide. Senzalas de palha, choças e choupanas: apontamentos sobre a história da moradia escrava nas terras sergipanas (1801-1888). Revista Do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, n. 46, 2016. [Adaptado].


Qual foi uma das medidas feitas para mitigar os efeitos da situação descrita?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

149Q907884 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, História, IFSE, IV UFG, 2024

O que eram as famílias mistas do Brasil colonial?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

150Q994874 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Professor de História, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Leia o fragmento abaixo:
“O nosso sertanejo disfarça, esconde, mistifica sua culinária quando tem visitas. Crê ficar desonrado servindo coalhada com carne de sol, costelas de carneiro com pirão de leite, paçoca com bananas, milho cozido, feijão verde, o mugunzá que o africano ensinou e a carne moquecada que ele aprendeu com o indígena. Nada mais antipatriótico e desumano que esta modéstia criminosa”.
Fonte: CASCUDO, Luís da Câmara. Viajando o sertão. 4ª ed. São Paulo: Global, 2009, p.39.

A partir da leitura do fragmento acima e dos diferentes contextos históricos que marcaram a colonização portuguesa do Brasil, assim como os períodos posteriores, é correto afirmar que o autor identifica, a partir da culinária sertaneja e suas características:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

151Q895806 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Professor Ensino Fundamental Anos Iniciais 1° ao 5°, Prefeitura de Cururupu MA, FUNATEC, 2024

Destaque o evento que marcou o início do expansionismo europeu na América:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

152Q906199 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Historiador, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

O processo de povoamento de Minas Gerais não se deu, enfim, apenas a partir dos núcleos de mineração, devido ao efeito irradiador que tiveram. Eles constituíram-se em um mercado pujante que apresentou uma demanda crescente por mercadorias, e regiões distantes desses centros foram povoadas e estruturadas economicamente, tendo em vista fornecer tais mercadorias. “Se for possível uma imagem, o movimento agrário característico de Minas é o da ampliação constante da fronteira por ondas crescentes de pequenos lavradores em todas as direções disponíveis.”
(Carrara, 2001, p. 83.)

O povoamento do Brasil no contexto da mineração e mais especificamente das “Minas Gerais”:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

153Q937506 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

Torna-se claro que quem descobriu o Brasil, muito antes dos europeus, foram os próprios africanos trazidos como escravos . E esta descoberta não se restringia apenas ao reino linguístico, estendia-se também a outras áreas culturais, inclusive à da religião. Há razões para pensar que os africanos, quando misturados e transportados ao Brasil, não demoraram em perceber a existência entre si de elos culturais mais profundos.

SLENES,R. Malungu, ngoma vem! África coberta e descoberta do Brasil. Revista USP, n. 12, dez./jan./fev.1991-92 (adaptado)

Com base no texto, ao favorecer o contato de indivíduos de diferentes partes da África, a experiência da escravidão no Brasil tornou possível a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q953204 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Agente de Defesa Civil, Prefeitura de Bocaina do Sul SC, INAZ do Pará, 2025

Os principais eventos históricos mundiais, como o Renascimento, as Revoluções, as Guerras Mundiais e o processo de globalização, moldaram profundamente o cenário político, econômico e social do mundo contemporâneo. Cada um desses eventos teve um impacto duradouro, influenciando as relações internacionais e os desenvolvimentos internos de diversos países.

Assinale a alternativa CORRETA sobre os principais eventos históricos mundiais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

155Q884145 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Fiscal de Obras e Posturas, Prefeitura de Inocência MS, Gama Consult, 2024

O ciclo do ouro em Minas Gerais, que teve seu auge no século XVIII, não apenas impulsionou a economia da região, mas também deixou um legado cultural e arquitetônico significativo. A exploração do ouro propiciou:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

156Q900542 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, História, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

”Além dos colonos propriamente ditos, também vieram de Portugal para o Brasil padres jesuítas com o objetivo principal de catequizar os índios e engordar o rebanho submisso à Igreja Católica.”

MESGRAVIS. Laima. História do Brasil colônia, São Paulo.Ed. Contexto.pg.

24. 2015.


Sobre a presença da Companhia de Jesus no Brasil durante o período colonial, é correto afirmar, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

157Q895186 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, História, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

O primeiro traço a destacar-se, no estudo do caso brasileiro, é o da origem colonial. É preciso distinguir, ainda, no amplo quadro da origem colonial (que abrange todos os continentes, salvo a Europa) que, no caso do Brasil, trata-se, antes de mais nada, de uma “civilização” transplantada [...]. Os elementos destinados à empresa de “colonização”, isto é, de ocupação produtiva – no caso do Brasil – provém do exterior, são para aqui transplantados, tanto os senhores – os que exploram o trabalho alheio – quanto os trabalhadores – os escravizados.

(SODRÉ, 1994, p. 04. Adaptado.)

A formação da sociedade brasileira efetiva-se a partir da mistura cultural e étnica de povos oriundos de outros lugares e estranhos às nações nativas que aqui já habitavam desde tempos bem mais antigos. A colonização exploradora e expropriativa nessas terras:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

158Q901261 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, História, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Durante o período colonial, a sociedade brasileira passou por transformações significativas que influenciaram sua expansão territorial. Avalie as afirmativas abaixo:

1. A expansão territorial do Brasil colonial foi impulsionada tanto pelo interesse em novas riquezas, como a mineração, quanto pela necessidade de garantir a segurança das fronteiras contra as incursões estrangeiras.

2. As bandeiras paulistas desempenharam um papel fundamental na interiorização do território, sendo responsáveis pela captura de indígenas e pela descoberta de café e minas de ouro e diamantes.

3. A política de distribuição de sesmarias facilitou a ocupação de novas áreas, mas também contribuiu para a concentração de terras nas mãos de uma elite urbana centralizada, perpetuando as desigualdades sociais nas periferias.

4. A ocupação das regiões de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso no século XVIII resultou na criação de novas vilas e cidades, fortalecendo o processo de urbanização no Brasil colonial.

5. A expansão territorial foi acompanhada de conflitos com as populações indígenas e africanos escravizados, que resistiam à invasão de suas terras, resultando em guerras e deslocamentos forçados.


Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

159Q908030 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, História, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

De um lado, na sua estrutura, um organismo meramente produtor, e constituído só para isto: um pequeno número de empresários dirigentes que senhoreiam tudo, e a grande massa da população que lhe serve de mão de obra. Doutro lado, no funcionamento, um fornecedor do comércio internacional dos gêneros que este reclama e de que ela dispõe. Finalmente, na sua evolução, e como consequência daquelas feições, a exploração extensiva e simplesmente especuladora, instável no tempo e no espaço, dos recursos naturais do país.

(Prado Júnior. 2001, p. 123.)


Os estudos de Caio Prado Júnior formaram a base, por muito tempo, para o entendimento do período colonial brasileiro, marcando presença em grande parte dos livros didáticos. Para ele:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.