Questões de Concursos Período Colonial produção de riqueza e escravismo

Resolva questões de Período Colonial produção de riqueza e escravismo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q901261 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, História, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Durante o período colonial, a sociedade brasileira passou por transformações significativas que influenciaram sua expansão territorial. Avalie as afirmativas abaixo:

1. A expansão territorial do Brasil colonial foi impulsionada tanto pelo interesse em novas riquezas, como a mineração, quanto pela necessidade de garantir a segurança das fronteiras contra as incursões estrangeiras.

2. As bandeiras paulistas desempenharam um papel fundamental na interiorização do território, sendo responsáveis pela captura de indígenas e pela descoberta de café e minas de ouro e diamantes.

3. A política de distribuição de sesmarias facilitou a ocupação de novas áreas, mas também contribuiu para a concentração de terras nas mãos de uma elite urbana centralizada, perpetuando as desigualdades sociais nas periferias.

4. A ocupação das regiões de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso no século XVIII resultou na criação de novas vilas e cidades, fortalecendo o processo de urbanização no Brasil colonial.

5. A expansão territorial foi acompanhada de conflitos com as populações indígenas e africanos escravizados, que resistiam à invasão de suas terras, resultando em guerras e deslocamentos forçados.


Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q896658 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, História, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

A mineração, como já mencionado, foi uma das atividades econômicas mais importantes no Brasil colonial, em particular na Capitania de Minas Gerais. Segundo Paiva (2002), foi nesse contexto que as populações africanas introduziram técnicas diversas nos processos de mineração, trazendo ao Brasil tecnologias como canoas (tradicionalmente feitas de madeira, rasas e medindo de dois a três palmos de diâmetro) e bateias, recipientes de couro de boi, cuja função é reter o ouro.

(Paiva, 2002.)


A despeito dessa importância histórica e da significativa presença de tecnologias e conhecimentos africanos e afrodescendentes na atualidade, os estudos do tema ainda são relativamente escassos. Em relação ao escopo tecnológico africano:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q945314 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Vestibular, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2024

“A terra [Rio de Janeiro] continua ainda a parecer-me muito mal. É rodeada de serras inacessíveis, a maior parte delas são uma rocha viva, e de todas fazem uma vista sumamente desagradável. Acho estes povos sumamente pobres e, como não têm gêneros seus que lhes constituam ao menos um ramo certo de comércio, pouca esperança tenho de os pôr melhor nesta parte. Em uma palavra, meu colega, isto está um cadáver que vai para a sepultura [...]; parece-me ser este o mais próprio retrato emque presentemente se acha o Governo do Rio de Janeiro.”
(Marquês de Lavradio (Governador do Rio de Janeiro, 1769-1779). Carta de Amizade Escrita a Manuel da Cunha de Menezes em Pernambuco, em 13 de dezembro de 1769. In: Marquês de Lavradio. Cartas do Rio de Janeiro, 1769-1776. Rio de Janeiro: Secretaria de Estado de Educação e Cultura, p. 10, 1978.)
Tendo em vista seus conhecimentos sobre o século XVIII e considerando as informações do excerto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q884145 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Fiscal de Obras e Posturas, Prefeitura de Inocência MS, Gama Consult, 2024

O ciclo do ouro em Minas Gerais, que teve seu auge no século XVIII, não apenas impulsionou a economia da região, mas também deixou um legado cultural e arquitetônico significativo. A exploração do ouro propiciou:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q900542 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, História, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

”Além dos colonos propriamente ditos, também vieram de Portugal para o Brasil padres jesuítas com o objetivo principal de catequizar os índios e engordar o rebanho submisso à Igreja Católica.”

MESGRAVIS. Laima. História do Brasil colônia, São Paulo.Ed. Contexto.pg.

24. 2015.


Sobre a presença da Companhia de Jesus no Brasil durante o período colonial, é correto afirmar, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q895186 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, História, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

O primeiro traço a destacar-se, no estudo do caso brasileiro, é o da origem colonial. É preciso distinguir, ainda, no amplo quadro da origem colonial (que abrange todos os continentes, salvo a Europa) que, no caso do Brasil, trata-se, antes de mais nada, de uma “civilização” transplantada [...]. Os elementos destinados à empresa de “colonização”, isto é, de ocupação produtiva – no caso do Brasil – provém do exterior, são para aqui transplantados, tanto os senhores – os que exploram o trabalho alheio – quanto os trabalhadores – os escravizados.

(SODRÉ, 1994, p. 04. Adaptado.)

A formação da sociedade brasileira efetiva-se a partir da mistura cultural e étnica de povos oriundos de outros lugares e estranhos às nações nativas que aqui já habitavam desde tempos bem mais antigos. A colonização exploradora e expropriativa nessas terras:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q906199 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Historiador, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

O processo de povoamento de Minas Gerais não se deu, enfim, apenas a partir dos núcleos de mineração, devido ao efeito irradiador que tiveram. Eles constituíram-se em um mercado pujante que apresentou uma demanda crescente por mercadorias, e regiões distantes desses centros foram povoadas e estruturadas economicamente, tendo em vista fornecer tais mercadorias. “Se for possível uma imagem, o movimento agrário característico de Minas é o da ampliação constante da fronteira por ondas crescentes de pequenos lavradores em todas as direções disponíveis.”
(Carrara, 2001, p. 83.)

O povoamento do Brasil no contexto da mineração e mais especificamente das “Minas Gerais”:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q906983 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Ouvidor, Câmara de Alexânia GO, FUNATEC, 2024

Assinale corretamente a primeira função da Ouvidoria no Brasil colonial.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q871149 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Zeladora, Prefeitura de Novo Mundo MT, Gama Consult, 2024

A escravidão africana, presente no Brasil por mais de três séculos, deixou profundas marcas na sociedade brasileira, que se manifestam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q937460 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, primeiro e segundo dia, ENEM, INEP, 2024

O quilombo serviu para o desbravamento das florestas além da zona de penetração dos brancos e para a descoberta de novas fontes de riquezas. Na capitania e depois província do Rio de Janeiro, as fontes documentais sugerem que os quilombolas de Iguaçu mantinham um intenso comércio de madeira com a Corte e também empregavam-se como trabalhadores nas fazendas de proprietários que contratavam negro fugido.

REIS, J. J. Quilombos e revoltas escravas no Brasil. Revista USP, n. 28, dez.-fev. 1996 (adaptado).


De acordo com o texto, qual estratégia de resistência e sobrevivência foi utilizada por indivíduos quilombolas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q908030 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, História, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

De um lado, na sua estrutura, um organismo meramente produtor, e constituído só para isto: um pequeno número de empresários dirigentes que senhoreiam tudo, e a grande massa da população que lhe serve de mão de obra. Doutro lado, no funcionamento, um fornecedor do comércio internacional dos gêneros que este reclama e de que ela dispõe. Finalmente, na sua evolução, e como consequência daquelas feições, a exploração extensiva e simplesmente especuladora, instável no tempo e no espaço, dos recursos naturais do país.

(Prado Júnior. 2001, p. 123.)


Os estudos de Caio Prado Júnior formaram a base, por muito tempo, para o entendimento do período colonial brasileiro, marcando presença em grande parte dos livros didáticos. Para ele:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q944390 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Vestibular Indígena, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2023

Leia um trecho da lei n. 2.040, de 28 de setembro de 1871, que ficou conhecida como Lei do Ventre Livre:
"A Princesa Imperial Regente, em nome de Sua Majestade o Imperador e Senhor D. Pedro II, faz saber a todos os súditos do Império que a Assembleia Geral Decretou e ela Sancionou a Lei seguinte:
Art. 1º Os filhos de mulher escrava que nascerem no Império desde a data desta lei serão considerados de condição livre.
§ 1º Os ditos filhos menores ficarão sob a autoridade dos senhores de suas mães, os quais terão obrigação de criálos e tratá-los até a idade de oito anos completos. Chegando o filho da escrava a esta idade, o senhor da mãe terá a opção ou de receber do Estado indenização de 600 mil réis ou de utilizar-se dos serviços do menor até a idade de 21 anos completos." (redação atualizada)
(Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lim/lim2040.htm.)
Sobre a Lei do Ventre Livre no Brasil, é correto afirmar que essa lei
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q914721 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Auxiliar de Cuidador Social, Prefeitura de Unaí MG, COTEC, 2023

A Abolição da Escravatura, em 1888, libertou os escravos, mas não rompeu com a mentalidade escravista e racista da época. Como consequência, o Brasil entrou no período Republicano com uma estrutura social e econômica marcada pela marginalização dos negros. Essa mentalidade escravista repercutiu até na Marinha. A maioria dos marinheiros de baixa renda era negros e mestiços que recebiam baixos salários, eram mal alimentados e recebiam castigos físicos, penalidade que, apesar de proibida, continuava sendo praticada. O texto se refere a condições históricas que descrevem qual revolta no Brasil?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q914722 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Auxiliar de Cuidador Social, Prefeitura de Unaí MG, COTEC, 2023

O território mineiro foi oficialmente ocupado a partir do século dezoito e, nesse período Colonial, a produção mineral não era a sua única atividade econômica. Nas zonas de mineração, foram fundadas cidades em razão da extração do ouro. Levando em conta o processo de ocupação do território mineiro, estabeleça correlação entre a segunda coluna e a primeira.

1- Fazendas ou engenhos
2- Cidades mineradoras
3- Casas de pau-a-pique
4- Garimpos

( )Possuíam um estilo conhecido como barroco, típico da época de mineração de ouro e pedras preciosas, e, na atualidade, atraem turistas.
( )Eram áreas que desenvolviam atividades agropecuárias destinadas ao abastecimento, combinando o trabalho de mineração e o plantio, o engenho ou o gado.
( )Atraíram grande número de aventureiros, oriundo de Portugal e outros locais das terras brasileiras, em busca de ouro e pedras preciosas.
( )Foram construídas com material encontrado nas regiões com menor população, onde as principais atividades eram a criação de gado e a plantação de roças de feijão.

Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA, considerando a segunda coluna de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q914723 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Auxiliar de Cuidador Social, Prefeitura de Unaí MG, COTEC, 2023

No dia a dia, parte da população colonial praticava religiões diferentes do catolicismo oficial. Vivendo como escravos, os africanos e os seus descendentes não podiam se expressar como queriam, mas, mesmo assim, recriaram suas tradições e identidades. Qual das afirmativas apresentadas nas alternativas a seguir está de acordo com a religiosidade do povo brasileiro no período Colonial?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q945206 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Primeira Fase OAB, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2023

“Dos pretos é tão própria e natural a união que a todos os que têm a mesma cor, chamam parentes; a todos os que servem na mesma casa, chamam parceiros; e a todos os que se embarcam no mesmo navio, chamam malungos.”
(VIEIRA, Padre Antônio. Sermão XX. Parte II. Lisboa: Impressão Craesbeeckiana, p. 165, 1688.)


Sobre as comunidades de malungos no período da escravidão, é correto afirmar, de acordo com o texto, que são formadas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q915562 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Auxiliar de Serviços Públicos, Prefeitura de Jequitinhonha MG, COTEC, 2023

O Brasil pertenceu a Portugal. As pessoas que aqui moravam produziam açúcar, algodão e tabaco, e procuravam ouro e diamantes. Qual das afirmativas a seguir representa esse período histórico?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q914308 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Agente de Serviços Municipais, Prefeitura de Baixo Guandu ES, IDESG, 2023

“Este jesuíta, que passou no Brasil quarenta e quatro anos, dos sessenta e três que viveu, recolhera-se ao Espírito Santo ao sentir a aproximação da morte. Reritiba, onde a Companhia possuía uma casa, era o pouso de sua predileção. Ali morreu o Apóstolo do Brasil aos nove dias de junho de 1597. Seu corpo foi trasladado para a vila da Vitória por um cortejo constituído de mais de trezentas pessoas, em maioria indígenas, sendo sepultado na igreja de Santiago.”
(Fonte: https://ape.es.gov.br/Media/ape/PDF/Livros/Livro_Historia_ES.pdf)
O texto acima se refere a qual personagem histórico?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q914065 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Motorista, Prefeitura de Campo Verde MT, SELECON, 2023

O “coração” econômico da época, Veneza, tem cada vez mais dificuldades em assegurar a competitividade de seus produtos. Em 1504, os navios venezianos já quase não encontram pimenta em Alexandria. As especiarias desta proveniência se revelam muito mais caras do que as que são encaminhadas da Índia portuguesa: a pimenta embarcada pelos portugueses em Calicute é quarenta vezes menos onerosa do que a que transita por Alexandria.
(Jacques Attali. 1492. Paris: A. fayard,1991. Adaptado.)

A colonização do Brasil pelos portugueses esteve atrelada a uma conjuntura ligada ao atraso devido:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.