Questões de Concursos Período EntreGuerras Totalitarismos

Resolva questões de Período EntreGuerras Totalitarismos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

11Q935906 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, Primeiro Dia e Segundo Dia, ENEM, INEP, 2019

Essa atmosfera de loucura e irrealidade, criada pela aparente ausência de propósitos, é a verdadeira cortina de ferro que esconde dos olhos do mundo todas as formas de campos de concentração. Vistos de fora, os campos e o que neles acontece só podem ser descritos com imagens extraterrenas, como se a vida fosse neles separada das finalidades deste mundo. Mais que o arame farpado, é a irrealidade dos detentos que ele confina que provoca uma crueldade tão incrível que termina levando à aceitação do extermínio como solução perfeitamente normal.

ARENDT, H. Origens do totalitarismo. São Paulo: Cia. das Letras, 1989 (adaptado).

A partir da análise da autora, no encontro das temporalidades históricas, evidencia-se uma crítica à naturalização do(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q938206 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP, 2017

Após a Declaração Universal dos Direitos Humanos pela ONU, em 1948, a Unesco publicou estudos de cientistas de todo o mundo que desqualificaram as doutrinas racistas e demonstraram a unidade do gênero humano. Desde então, a maioria dos próprios cientistas europeus passou a reconhecer o caráter discriminatório da pretensa superioridade racial do homem branco e a condenar as aberrações cometidas em seu nome.

SILVEIRA, R. Os selvagens e a massa: papel do racismo científico na montagem da hegemonia ocidental. Afro-Ásia, n. 23, 1999 (adaptado).

A posição assumida pela Unesco, a partir de 1948, foi motivada por acontecimentos então recentes, dentre os quais se destacava o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q945925 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, Tarde, PUC RJ, PUC RJ, 2018

A instalação da corte portuguesa no Rio de Janeiro a partir de 1808 acelerou uma série de mudanças na antiga colônia portuguesa da América. Leia as afirmativas abaixo que tratam desse contexto de mudanças: I. A abertura dos portos às nações amigas e a assinatura dos tratados de 1810 que fortaleceram as relações comerciais com a França. II. O aumento da entrada de africanos escravizados na América portuguesa. III. O enfraquecimento político dos produtores de açúcar com a consequente expansão da atividade cafeeira. IV. A criação da Impressão Régia e o estabelecimento da censura à imprensa.
Entre as alternativas acima estão INCORRETAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q945399 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, Inglês, UEMG, UEMG, 2025

"Os movimentos fascistas apresentavam elementos dos movimentos revolucionários, na medida em que continham pessoas que queriam uma transformação fundamental da sociedade, frequentemente, com um lado notadamente anticapitalista e antioligárquico”. Referência: HOBSBAWM, Eric J. A Era dos Extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
Com base no trecho e nos conhecimentos sobre o fascismo italiano, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q949544 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, História, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

São causas da Segunda Guerra Mundial, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q946892 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, Física Química História Geografia, UDESC, UDESC, 2018

Leia o trecho a seguir:

"Não existe democracia racial efetiva, onde o intercâmbio entre indivíduos pertencentes a 'raças' distintas começa e termina no plano da tolerância convencionalizada. Esta pode satisfazer as exigências do bom-tom, de um discutível espírito cristão e da necessidade prática de 'manter cada um no seu lugar'. Contudo, ela não aproxima realmente os homens senão na base da mera coexistência no mesmo espaço social e, onde isso chega a acontecer, da convivência restritiva, regulada por um código que consagra a desigualdade, disfarçando-a e justificando-a acima dos princípios de integração da ordem social democrática". (Florestan Fernandes, 1960)


Florestan Fernandes se refere à ideia de "democracia racial" que, durante um período, foi considerada constitutiva da identidade nacional brasileira. Esta tese era caracterizada por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q679248 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, Primeiro Semestre, MULTIVIX, MULTIVIX, 2019

Texto associado.

“Era um objetivo absurdo, que trazia em si a derrota e que arruinou vencedores e vencidos; que empurrou os derrotados para a revolução e os vencedores para a bancarrota e a exaustão física. Em 1940 a França foi atropelada com ridícula facilidade e rapidez por forças alemãs inferiores e aceitou sem hesitação a subordinação a Hitler porque o país havia sangrado até quase a morte em 1914-8. A Grã-Bretanha jamais voltou a ser a mesma após 1918, porque o país arruinara sua economia travando uma guerra que ia muito além de seus recursos. Além disso, a vitória total, ratificada por uma paz punitiva, imposta, arruinou as escassas possibilidades existentes de restaurar alguma coisa que guardasse mesmo fraca semelhança com uma Europa estável, liberal, burguesa, como reconheceu de imediato o economista John Maynard Keynes. Se a Alemanha não fosse reintegrada na economia europeia, isto é, se não se reconhecesse e aceitasse o peso econômico do país dentro dessa economia, não poderia haver estabilidade. Mas essa era a última consideração na mente dos que tinham lutado para eliminar a Alemanha”.



Fonte: HOBSBAWM, Eric. A era dos extremos: o breve do século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 38.

No trecho a seguir, destacado do texto lido anteriormente, evidencia-se uma das consequências na sociedade alemã associadas ao acordo de paz firmado após a I Guerra. Marque a alternativa que apresenta esse efeito.
“Em 1940 a França foi atropelada com ridícula facilidade e rapidez por forças alemãs inferiores e aceitou sem hesitação a subordinação a Hitler porque o país havia sangrado até quase a morte em 1914-8”. (grifo nosso)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q938878 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, PPL, ENEM, INEP

A primeira produção cinematográfica de propaganda nitidamente antissemita foi Os Rotschilds (1940), de Erich Waschneck. Ambientado na Europa conturbada pelas guerras napoleônicas, o filme mostrava como essa importante família de banqueiros judeus beneficiou-se das discórdias entre as nações europeias, acumulando fortuna à custa da guerra, do sofrimento e da morte de milhões de pessoas. O judeu é retratado como uma criatura perigosa, de mãos aduncas, rosto encarniçado e olhar sádico e maléfico.

PEREIRA, W. Cinema e genocídio judaico: dimensões da memória audiovisual do nazismo e do holocausto. In; Educando para a cidadania e a dem ocracia. 6ª Jornada Interdisciplinar. Rio de Janeiro: SME; UERJ, jun. 2008 (fragmento).


Os Rotschilds foi produzido na Alemanha nazista. A partir do texto e naquela conjuntura política, o principal objetivo do filme foi

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q678898 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, Cursos Técnicos, IFPR, FUNTEF PR, 2019

Durante a década de 1920, o nazifascismo surgiu em oposição às democracias liberais e ao comunismo soviético. Em poucos anos, esse tipo de governo se espalhou pelo mundo. Apesar de os governos nazifascistas serem diferentes em alguns aspectos, estes tinham algumas características em comum. A partir dos seus conhecimentos, assinale a alternativa que corresponde a uma das características do nazifascismo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q947196 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, Língua Inglesa em Rede, UEG, UEG, 2018

O trecho abaixo revela alguns aspectos da noção de justiça em Platão:

A missão do verdadeiro Estado não é tornar o mais feliz possível a classe dominante da população, uma vez que tal Estado deve velar pela felicidade de todos, e isto depende de que cada indivíduo cumpra o melhor possível a sua função específica, e somente ela (JAEGER, Werner. A Paideia. São Paulo: Martins Fontes, 1995, p. 807).

Nesse Estado, proposto por Platão, quem eram aqueles destinados a governar e realizar a justiça na Polis?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.