Questões de Concursos Período EntreGuerras Totalitarismos

Resolva questões de Período EntreGuerras Totalitarismos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

31Q946030 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, Vestibular, FATEC, FATEC, 2018

Leia o texto.
A Reforma Protestante jamais teria ocorrido se, antes, a imprensa de Gutenberg não tivesse sido criada. “Lutero teria usado o Twitter e o Facebook de uma maneira exaustiva se as redes existissem”, analisa o escritor Benjamin Hasselhorn. “Ele tinha um desespero enorme por fazer chegar suas convicções aos fiéis”, comentou. <https://tinyurl.com/yatbezyk> Acesso em: 02.11.2017.
Historicamente, a relação que o texto estabelece entre Martinho Lutero e a imprensa de Gutenberg se evidencia, principalmente, na
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q680816 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, Terceira Etapa, UNIMONTES MG, COTEC, 2018

O Nazifascismo eclodiu na Europa no período entreguerras. Seu desenvolvimento está ligado a um contexto de miséria proporcionado pelas consequências da Primeira Guerra Mundial e da crise de 1929. Sobre o ideário nazifascista, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q942996 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, Medicina, SÃO CAMILO, VUNESP, 2018

A chegada de Adolf Hitler ao poder, em 30 de janeiro de 1933, é celebrada pelos nazistas como a aurora de uma nova era revolucionária. Imprensa, rádio e cinema são mobilizados para convencer o mundo de que o povo alemão inteiro ajusta o passo ao guia que ele escolheu. Manifestações grandiosas tendem a provar que, num mundo dividido por lutas econômicas e sociais, a Alemanha hitlerista fundou a sociedade unanimista, com a qual muitos europeus fora da Alemanha sonham.
(Henri Burgelin. “O sucesso da propaganda nazista”. In: A Alemanha de Hitler, 1991. Adaptado.)
O texto apresenta o nazismo vitorioso na Alemanha como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q946892 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, Física Química História Geografia, UDESC, UDESC, 2018

Leia o trecho a seguir:

"Não existe democracia racial efetiva, onde o intercâmbio entre indivíduos pertencentes a 'raças' distintas começa e termina no plano da tolerância convencionalizada. Esta pode satisfazer as exigências do bom-tom, de um discutível espírito cristão e da necessidade prática de 'manter cada um no seu lugar'. Contudo, ela não aproxima realmente os homens senão na base da mera coexistência no mesmo espaço social e, onde isso chega a acontecer, da convivência restritiva, regulada por um código que consagra a desigualdade, disfarçando-a e justificando-a acima dos princípios de integração da ordem social democrática". (Florestan Fernandes, 1960)


Florestan Fernandes se refere à ideia de "democracia racial" que, durante um período, foi considerada constitutiva da identidade nacional brasileira. Esta tese era caracterizada por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q947681 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS, 2018

As revoluções burguesas tentaram modificar a vida política, mas encontraram muitos impasses para concretizar certos ideais. A democracia, por exemplo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q947196 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, Língua Inglesa em Rede, UEG, UEG, 2018

O trecho abaixo revela alguns aspectos da noção de justiça em Platão:

A missão do verdadeiro Estado não é tornar o mais feliz possível a classe dominante da população, uma vez que tal Estado deve velar pela felicidade de todos, e isto depende de que cada indivíduo cumpra o melhor possível a sua função específica, e somente ela (JAEGER, Werner. A Paideia. São Paulo: Martins Fontes, 1995, p. 807).

Nesse Estado, proposto por Platão, quem eram aqueles destinados a governar e realizar a justiça na Polis?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q949544 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, História, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

São causas da Segunda Guerra Mundial, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q948564 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, Integrado, IF Sul RioGrandense, INEP, 2017

“A dissolução da Assembleia Constituinte e a outorga da Carta de 1824 acirraram os ânimos, principalmente em Pernambuco. O que incomodava os pernambucanos, assim como os membros da elite de outras províncias dos atuais Nordeste e Norte, era a falta de autonomia, em decorrência da opção de D. Pedro por um regime centralizado a partir do Rio de Janeiro.” (VAINFAS, Ronaldo e outros. História 2: o longo século XIX. – 2° Ed. São Paulo:Saraiva, 2013. p. 153)

O texto faz referencia à política autoritária de D. Pedro I, a qual ocasionou a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q680534 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, PROVA II, URCA, CEV URCA, 2017

Umberto Eco (1932-2016) é uma das personalidades que melhor poderiam definir esse regime, pois nele se combinaram a experiência própria, a erudição e a lucidez analítica. Com base nas características abaixo, identifique o regime político o qual Umberto Eco definiu.


1. Culto da tradição, dos saberes arcaicos.

2. Rechaço do modernismo. O Iluminismo, a idade da Razão, são vistos como o princípio da depravação moderna.

3. Culto da ação pela ação. Pensar é uma forma de castração. Por isso a cultura é suspeita, à medida em que é identificada com atitudes críticas.

4. Rechaço do pensamento crítico. O espírito crítico opera distinções e distinguir é sinal de modernidade.

5. Medo ao diferente, racista por definição.

6. Apelo às classes médias frustradas.

7. Nacionalismo e xenofobia.

8. Elitismo, desprezo pelos fracos.

9. Transferência da vontade de poder a questões sexuais. Machismo, ódio ao sexo não-conformista, como a homossexualidade.

Em qual regime abaixo as características se encaixam perfeitamente segundo Humberto Eco?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q949976 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, Terceira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Sobre o movimento de 1930 e à ascensão política de Getúlio Vargas, considere as afirmativas abaixo e assinale o que for correto.
I. O ano de 1930 era o último do mandato do presidente Washington Luís. Por isso ocorreria nova eleição presidencial. O Partido Republicano Paulista e o então presidente apoiaram a candidatura do paulista Júlio Prestes. II. Júlio Prestes venceu as eleições presidenciais ocorridas em 1º de março de 1930 por uma pequena margem de votos, a Aliança Liberal alegou fraude no pleito. III. Sob a liderança civil de Getúlio Vargas e do Tenente-Coronel Góes Monteiro, a Aliança Liberal comandou um movimento armado com o objetivo de depor Washington Luís. Esse movimento contra o governo federal ficou conhecido como Revolução Confederativa de 1930.
Está correto o contido em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

41Q938206 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP, 2017

Após a Declaração Universal dos Direitos Humanos pela ONU, em 1948, a Unesco publicou estudos de cientistas de todo o mundo que desqualificaram as doutrinas racistas e demonstraram a unidade do gênero humano. Desde então, a maioria dos próprios cientistas europeus passou a reconhecer o caráter discriminatório da pretensa superioridade racial do homem branco e a condenar as aberrações cometidas em seu nome.

SILVEIRA, R. Os selvagens e a massa: papel do racismo científico na montagem da hegemonia ocidental. Afro-Ásia, n. 23, 1999 (adaptado).

A posição assumida pela Unesco, a partir de 1948, foi motivada por acontecimentos então recentes, dentre os quais se destacava o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q938410 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, PPL, ENEM, INEP

No aniversário do primeiro decênio da Marcha sobre Roma, em outubro de 1932, Mussolini irá inaugurar sua Via dell impero; a nova Via Sacra do Fascismo, ornada com estátuas de César, Augusto, Trajano, servirá ao culto do antigo e à glória do Império Romano e de espaço comemorativo do ufanismo italiano. Às sombras do passado recriado ergue-se a nova Roma, que pode vangloriar-se e celebrar seus imperadores e homens fortes; seus grandes poetas e apólogos como Horácio e Virgílio.

SILVA, G. História antiga e usos do passado: um estudo de apropriações da Antiguidade sob o regime de Vichy. São Paulo: Annablume, 2007 (adaptado).

A retomada da Antiguidade clássica pela perspectiva do patrimônio cultural foi realizada com o objetivo de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q680936 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, História e Matemática, UFRGS, UFRGS

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes à Revolução dos Cravos em Portugal.
( ) Uma das metas do movimento revolucionário foi a defesa da continuidade do regime salazarista, então vigente e no poder desde 1933. ( ) A Revolução foi um movimento eminentemente civil de oposição ao Estado Novo português, e não contou com apoio algum das Forças Armadas do país. ( ) Uma das suas consequências foi o fim da Guerra Colonial na África e a evacuação das tropas portuguesas de Angola e Moçambique. ( ) A Revolução, com inclinação socialista, buscava depor o Estado Novo português e instaurar um regime democrático no país.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q938878 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, PPL, ENEM, INEP

A primeira produção cinematográfica de propaganda nitidamente antissemita foi Os Rotschilds (1940), de Erich Waschneck. Ambientado na Europa conturbada pelas guerras napoleônicas, o filme mostrava como essa importante família de banqueiros judeus beneficiou-se das discórdias entre as nações europeias, acumulando fortuna à custa da guerra, do sofrimento e da morte de milhões de pessoas. O judeu é retratado como uma criatura perigosa, de mãos aduncas, rosto encarniçado e olhar sádico e maléfico.

PEREIRA, W. Cinema e genocídio judaico: dimensões da memória audiovisual do nazismo e do holocausto. In; Educando para a cidadania e a dem ocracia. 6ª Jornada Interdisciplinar. Rio de Janeiro: SME; UERJ, jun. 2008 (fragmento).


Os Rotschilds foi produzido na Alemanha nazista. A partir do texto e naquela conjuntura política, o principal objetivo do filme foi

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q937321 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

Os três tipos de poder representam três diversos tipos de motivações: no poder tradicional, o motivo da obediência é a crença na sacralidade da pessoa do soberano; no poder racional, o motivo da obediência deriva da crença na racionalidade do comportamento conforme a lei; no poder carismático, deriva da crença nos dotes extraordinários do chefe.
BOBBIO, N. Estado, Governo, Sociedade: para uma teoria geral da política. São Paulo: Paz e Terra, 1999 (adaptado).

O texto apresenta três tipos de poder que podem ser identificados em momentos históricos distintos. Identifique o período em que a obediência esteve associada predominantemente ao poder carismático:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.