Início Questões de Concursos Piaget Resolva questões de Piaget comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Piaget Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 21Q897351 | Pedagogia, Piaget, Professor Nível PIII, Prefeitura de Carmo do Rio Verde GO, IV UFG, 2024Leia o texto a seguir. A escola tradicional impõe ao aluno a sua tarefa: ela o “faz trabalhar”. Sem dúvida a criança pode colocar nesse trabalho uma parte maior ou menor de interesse e de esforço pessoal, e na medida em que o professor é bom pedagogo, a colaboração entre os alunos e ele deixa uma margem apreciável à atividade verdadeira. Mas, dentro da lógica do sistema, a atividade intelectual e moral do aluno permanece heterônoma [...]. PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008. Considerando o texto, a abordagem da escola tradicional ✂️ a) fundamenta-se no interesse pessoal do aluno. ✂️ b) apresenta o conteúdo de forma assimilável aos estágios do desenvolvimento da criança. ✂️ c) compreende o jogo e/ou a brincadeira como importante para o aprendizado. ✂️ d) concebe a inteligência infantil a partir de métodos de receptividade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 22Q909225 | Pedagogia, Piaget, Psicopedagogo, Prefeitura de Ibirapuitã RS, FUNDATEC, 2024Jean Piaget escolheu um campo muito peculiar da atividade humana para algumas de suas pesquisas: o jogo de regras. Assim, dividiu a evolução da prática e da consciência da regra em três etapas. São elas: ✂️ a) Anomia, heteronomia e autonomia. ✂️ b) Infância, adolescência e adultez. ✂️ c) Fases anal, fálica e genital. ✂️ d) Simbólico, imaginário e real. ✂️ e) Pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 23Q899072 | Pedagogia, Piaget, Pedagogo, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024Sobre o desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget, analise as assertivas a seguir: I. A fase pré-operatória caracteriza-se pelo egocentrismo e pela dificuldade da criança em compreender pontos de vista diferentes do seu. II. O estágio operacional concreto abrange crianças de 7 a 11 anos, nas quais se desenvolvem habilidades como a reversibilidade e a conservação. III. No estágio sensório-motor, as crianças apresentam pensamento abstrato e começam a manipular símbolos logicamente. Das assertivas, pode-se afirmar que: ✂️ a) Apenas I e II estão corretas. ✂️ b) Apenas I está correta. ✂️ c) Todas estão corretas. ✂️ d) Apenas II e III estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 24Q896517 | Pedagogia, Piaget, Psicopedagogo, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024De acordo com Piaget, para que o desenvolvimento mental se dê, é necessário que a criança conserve e retenha elementos da experiência anterior, a fim de que possam ser coordenados, adaptados e (re)elaborados em face das experiências externas (Andion, 2010, p. 80-81). Então, é CORRETO afirmar que: ✂️ a) A acomodação refere-se à tentativa do sujeito de solucionar determinada situação utilizando a estrutura mental já formada. ✂️ b) O conhecimento, enquanto processo, depende de mecanismos de acomodação e uma desorganização da lógica do meio. ✂️ c) O ser humano sempre passa para um estado de conhecimento maior, na medida em que cresce. ✂️ d) O ser humano estabelece intercâmbio com o meio através dos esquemas potenciais e dos esquemas de descontinuação do pensamento. ✂️ e) O conhecimento se dá através da construção cognitiva, como também na interação social. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 25Q908892 | Pedagogia, Piaget, PEB I, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024Assinale a afirmativa INCORRETA sobre Jean Piaget: ✂️ a) Para ele a construção do conhecimento resulta da interação entre sujeito e objeto em virtude de ações e é indefinida, o que implica a necessidade de conhecer todas as suas fases e seus mecanismos. ✂️ b) O desenvolvimento é uma construção descontínua de conhecimento, com funções inconstantes e comuns a todas as idades, e com estruturas invariáveis, progressivas, que marcam as oposições de um nível de conduta para outro. ✂️ c) A conduta tipicamente humana organiza-se em esquemas de ação ou representação adquiridos, elaborados pelo individuo a partir de uma experiência individual. ✂️ d) Os mecanismos de assimilação, acomodação e adaptação ocorrem a cada grande período do desenvolvimento. Os períodos são três e, cada um deles subdivididos em estágios que comportam ao mesmo tempo um nível de preparação e outro de acabamento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 26Q908913 | Pedagogia, Piaget, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Fátima do Sul MS, MS CONCURSOS, 2024Jean Piaget (1999), no livro “Seis estudos de psicologia” aborda sobre os problemas da psicologia genética. Assinale a alternativa que não está de acordo com as concepções do referido autor. ✂️ a) Toda pesquisa em psicologia científica deve partir do desenvolvimento e que a formação dos mecanismos mentais na criança é o que melhor explica a natureza e o funcionamento dos mesmos no adulto. ✂️ b) O objetivo essencial da psicologia infantil nos parece, portanto, a constituição de um método explicativo para a psicologia científica em geral, ou seja, o fornecimento de uma dimensão genética indispensável à solução de todos os problemas mentais. ✂️ c) No domínio da inteligência, é impossível fornecer uma interpretação psicológica exata das operações lógicas, das noções de número, de espaço, de tempo etc., sem estudar previamente o desenvolvimento destas operações e destas noções: desenvolvimento social, bem entendido, na história das sociedades e das diversas formas coletivas de pensamento (história do pensamento científico em particular), e também desenvolvimento individual (o que não tem nada de contraditório, pois o desenvolvimento da criança constitui, entre outros, uma socialização progressiva do indivíduo). ✂️ d) No campo das percepções, é possível construir uma teoria exata das "inconstâncias" perceptivas, das ilusões geométricas, das estruturações do espaço perceptivo, segundo as coordenadas horizontais e verticais etc., sem a necessidade de estudar, previamente, o desenvolvimento destes fenômenos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 27Q891980 | Pedagogia, Piaget, Coordenador de Turno, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024Jean Piaget (1896-1980) foi um cientista e biólogo suíço que criou fundamentos para a compreensão sobre a aprendizagem e esquematizou o desenvolvimento em uma sequência de estágios (estádios). Para Piaget, é indispensável compreender a formação dos mecanismos mentais na criança para todos aqueles que desejarem entender sua natureza e seu funcionamento no adulto. Com base nos estudos de Piaget, assinale a afirmativa correta. ✂️ a) A inteligência se manifesta junto com a aquisição da linguagem. ✂️ b) Afetividade e inteligência são indissociáveis e constituem dois aspectos complementares de toda conduta humana. ✂️ c) A criança reage às relações sociais e ao pensamento em formação com um egocentrismo consciente. ✂️ d) Aproximadamente até os dez anos as crianças não sabem discutir entre elas e se limitam a apresentar suas afirmações contrárias. ✂️ e) A moral da primeira infância é, predominantemente, autônoma. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 28Q989840 | Pedagogia, Piaget, Orientador Educacional, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024Considerando as Teorias do Desenvolvimento, segundo Jean Piaget, assinale a alternativa que indica qual estágio caracteriza a fase em que a criança começa a desenvolver a capacidade de representar mentalmente objetos e eventos, evidenciada pelo uso de linguagem simbólica, mas que ainda apresenta dificuldade em compreender a perspectiva de outras pessoas: ✂️ a) estágio sensório-motor; ✂️ b) estágio pré-operacional; ✂️ c) estágio das operações concretas; ✂️ d) estágio das operações formais; ✂️ e) estágio da personalidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 29Q911575 | Psicologia, Piaget, Psicólogo, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024Sobre os estágios de desenvolvimento cognitivo propostos por Jean Piaget, assinale a afirmativa INCORRETA. ✂️ a) Operações concretas é quando o uso da lógica ganha força. ✂️ b) O estágio das operações formais vai de doze anos até o final da idade adulta. ✂️ c) No pré-operacional, a pessoa é capaz de recorrer à sua capacidade total de abstração e ao uso da lógica para resolver problemas. ✂️ d) O primeiro dos estágios tem como característica fundamental a maneira como o bebê interage com o mundo. Seus sentidos dão a ele toda a informação sobre o mundo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 30Q905480 | Pedagogia, Piaget, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024Segundo Jean Piaget, o ser humano passa por quatro fases de desenvolvimento até chegar na adolescência. Esses estágios estão relacionados com a capacidade cognitiva do indivíduo, ou seja, com a construção do conhecimento na psiquê. Diante disso, há uma dessas fases que está relacionada com a capacidade cognitiva de resolução concreta de alguns problemas. Nessa fase, o indivíduo começa a ter uma capacidade maior de interpretação e, com isso, já é possível que consiga resolver alguns problemas básicos. Alguns conceitos são interiorizados, por exemplo, dos números e das operações matemáticas. Essa fase é denominada: ✂️ a) Estágio Pré-Silábico. ✂️ b) Estágio Pré-Operatório. ✂️ c) Estágio Sensório-Motor. ✂️ d) Estágio das Operações Formais. ✂️ e) Estágio das Operações Concretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 31Q906801 | Pedagogia, Piaget, Professor I, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024Dentro da perspectiva piagetiana, como é explicada a sucessão evolutiva do pensamento autístico para o pensamento dirigido? ✂️ a) Por meio da maturação neurolinguística. ✂️ b) Por meio da ação do meio social e da linguagem. ✂️ c) Por meio da interação social. ✂️ d) A partir dos aspectos linguísticos. ✂️ e) Por meio da evolução natural do pensamento humano. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 32Q899902 | Pedagogia, Piaget, Fundamental, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024Ana é uma professora que acredita que o desenvolvimento cognitivo das crianças ocorre em estágios e que cada estágio é caracterizado por diferentes capacidades de pensamento. Ela planeja suas aulas de acordo com esses estágios. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F): (__) A abordagem de Ana é baseada na teoria cognitivista de Jean Piaget. (__) Piaget identificou quatro estágios de desenvolvimento cognitivo. (__) A teoria cognitivista de Piaget enfatiza a importância do reforço e punição na aprendizagem. Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta: ✂️ a) V, V, V. ✂️ b) V, F, F. ✂️ c) F, F, F. ✂️ d) V, V, F. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 33Q906643 | Pedagogia, Piaget, Psicopedagogo, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024Na teoria construtivista de Jean Piaget, os conceitos de assimilação e acomodação são fundamentais para explicar como ocorre o desenvolvimento cognitivo. Esses processos descrevem a forma como os indivíduos integram novas informações em seus esquemas cognitivos e ajustam esses esquemas para lidar com novas experiências. Qual das alternativas abaixo diferencia corretamente os conceitos de assimilação e acomodação? ✂️ a) A assimilação é quando o indivíduo incorpora novas informações em esquemas cognitivos já existentes, enquanto a acomodação envolve a modificação desses esquemas para lidar com novas informações que não se encaixam. ✂️ b) A assimilação é o processo de ajuste dos esquemas cognitivos para acomodar novas informações, e a acomodação é quando o indivíduo utiliza seus esquemas existentes para entender novas experiências. ✂️ c) A assimilação ocorre quando o indivíduo modifica seus esquemas mentais para se adaptar a novas informações, enquanto a acomodação envolve a incorporação direta de informações nos esquemas existentes ✂️ d) A assimilação e a acomodação são processos independentes e ocorrem de forma isolada durante o desenvolvimento cognitivo. ✂️ e) A assimilação ocorre quando o indivíduo rejeita novas informações que não se encaixam em seus esquemas cognitivos, e a acomodação acontece quando ele incorpora apenas as informações que já conhece. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 34Q893371 | Pedagogia, Piaget, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024Para o biólogo suíço Jean Piaget, o desenvolvimento cognitivo infantil passa por 4 estágios, a saber: sensório-motor (SM) (0 a 2 anos); pré-operacional (PO) ou simbólico (2 a 7 anos); operatório-concreto (OC) (7 a 11/12 anos) e operatório-formal (OF) (a partir dos 12 anos). Considerando os estágios que fazem parte da Educação infantil (zero a cinco anos), marque SM ou PO para as afirmativas a seguir. ( ) A criança age concretamente sobre objetos que a rodeiam, a fim de poder assimilá-los à sua organização intelectual. ( ) A criança pouco distingue a realidade da fantasia. ( ) O móbile é um brinquedo utilizado para estimular os sentidos e a motricidade das crianças, tais como as ações de engatinhar, levantar e pegar. ( ) A criança começa a dominar a linguagem e os símbolos de comunicação e também a imitar, representar, imaginar e classificar. Assinale a sequência correta. ✂️ a) PO, SM, SM, PO ✂️ b) SM, PO, SM, PO ✂️ c) SM, SM, PO, SM ✂️ d) PO, PO, SM, SM Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 35Q981520 | Psicologia, Piaget, Psicólogo, Prefeitura de Cajazeiras do Piauí, IVIN, 2025Segundo Piaget, cada período é caracterizado por aquilo que de melhor o indivíduo consegue fazer nessas faixas etárias. Todos os indivíduos passam por todas essas fases ou períodos, nessa sequência, porém o início e o término de cada uma delas dependem das características biológicas do indivíduo e de fatores educacionais, sociais. Sobre os estágios de desenvolvimento de Piaget é correto afirmar: ✂️ a) Sensório-motor: refere-se a idades entre 2 e 7 anos. ✂️ b) Pré-operatório: refere-se ao período entre 0 a 2 anos. ✂️ c) Pré-operatório: refere-se ao período entre 2 e 7 anos. ✂️ d) Sensório-motor: refere-se aos adolescentes (a partir dos 12 anos). ✂️ e) Operações concretas: refere-se aos bebês (0 a 2 anos). Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 36Q891238 | Pedagogia, Piaget, Atendente Educacional de Inclusão, Prefeitura de Camocim de São Félix PE, UPENET, 2024Conforme a Teoria Epistemologia Genética de Jean Piaget, o período pré-operatório se estende dos 2 aos 7 anos e apresenta algumas características no desenvolvimento cognitivo da criança. Assinale a alternativa que NÃO contém as características do período Pré-operatório. ✂️ a) A criança apresenta uma inteligência prática, que coordena no plano da ação os esquemas que utiliza. ✂️ b) A criança nesse estágio é egocêntrica (centrada em si mesma), não aceita a ideia do acaso e tudo deve ter uma explicação (é fase dos “porquês”). ✂️ c) A criança desenvolve a capacidade de substituir o objeto pela sua representação simbólica. ✂️ d) A criança tem a tendência a conceber as coisas como vivas e dotadas de intenção, a que é chamada de animismo. ✂️ e) A criança tem a tendência de achar que todos os seres e objetos tem uma finalidade, a que é chamada de finalismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 37Q972465 | Psicologia, Piaget, Psicologia, TJDFT, CIEESegundo Piaget, o período operatório concreto corresponde, aproximadamente, à faixa etária de ✂️ a) 0 a 5 anos. ✂️ b) 2 a 8 anos. ✂️ c) 6 a 12 anos. ✂️ d) 10 a 16 anos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 38Q901411 | Pedagogia, Piaget, Ciências, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024Na concepção teórica de Piaget, há dois componentes principais que sustentam o desenvolvimento cognitivo do estudante. O primeiro se refere ao processo pelo qual as crianças buscam harmonizar suas estruturas mentais existentes com novas experiências ou informações, e o segundo processo se refere ao estado de desconforto cognitivo que ocorre quando as experiências ou informações encontradas não se encaixam nos esquemas mentais existentes. É CORRETO dizer que estes dois componentes expressos nestes processos mentais correspondem a: ✂️ a) equilibrações e desequilíbrio ✂️ b) maturação e emoção ✂️ c) julgamento e memória ✂️ d) adaptação e dor Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 39Q972335 | Psicologia, Piaget, Psicologia, TJDFT, CIEE, 2017Sobre as descobertas de Piaget sobre o desenvolvimento mental, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) Jean Piaget foi o responsável pela introdução das fases sobre o desenvolvimento mental do indivíduo. ( ) Jean Piaget acreditava que o desenvolvimento cognitivo do indivíduo poderia ser subdividido em uma série de dois estágios ordenados e descontínuos. ( ) Piaget supõe que as crianças progridam através dessas fases. ✂️ a) F/ F/ V ✂️ b) V/ F/ V ✂️ c) V/ V/ V ✂️ d) F/ V/ F Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 40Q908304 | Pedagogia, Piaget, Professor, Prefeitura de Barbosa Ferraz PR, UNIVIDA, 2024Para Piaget, a aprendizagem se define como um processo de equilibração constante. Para efetivar a aprendizagem seriam necessárias, então atividades que desafiassem a criança e provocassem ___________ em seus esquemas internos para que só então esta fosse capaz de reajustar-se através de seus processos mentais, provocando descobertas. A sucessão de tais processos seria responsável por construir novos conhecimentos. A palavra que completa, corretamente, o pensamento da teoria piagetiana é: ✂️ a) Equilíbrio. ✂️ b) Desequilíbrio. ✂️ c) Domínio. ✂️ d) Controle. ✂️ e) Harmonia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
21Q897351 | Pedagogia, Piaget, Professor Nível PIII, Prefeitura de Carmo do Rio Verde GO, IV UFG, 2024Leia o texto a seguir. A escola tradicional impõe ao aluno a sua tarefa: ela o “faz trabalhar”. Sem dúvida a criança pode colocar nesse trabalho uma parte maior ou menor de interesse e de esforço pessoal, e na medida em que o professor é bom pedagogo, a colaboração entre os alunos e ele deixa uma margem apreciável à atividade verdadeira. Mas, dentro da lógica do sistema, a atividade intelectual e moral do aluno permanece heterônoma [...]. PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008. Considerando o texto, a abordagem da escola tradicional ✂️ a) fundamenta-se no interesse pessoal do aluno. ✂️ b) apresenta o conteúdo de forma assimilável aos estágios do desenvolvimento da criança. ✂️ c) compreende o jogo e/ou a brincadeira como importante para o aprendizado. ✂️ d) concebe a inteligência infantil a partir de métodos de receptividade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
22Q909225 | Pedagogia, Piaget, Psicopedagogo, Prefeitura de Ibirapuitã RS, FUNDATEC, 2024Jean Piaget escolheu um campo muito peculiar da atividade humana para algumas de suas pesquisas: o jogo de regras. Assim, dividiu a evolução da prática e da consciência da regra em três etapas. São elas: ✂️ a) Anomia, heteronomia e autonomia. ✂️ b) Infância, adolescência e adultez. ✂️ c) Fases anal, fálica e genital. ✂️ d) Simbólico, imaginário e real. ✂️ e) Pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
23Q899072 | Pedagogia, Piaget, Pedagogo, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024Sobre o desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget, analise as assertivas a seguir: I. A fase pré-operatória caracteriza-se pelo egocentrismo e pela dificuldade da criança em compreender pontos de vista diferentes do seu. II. O estágio operacional concreto abrange crianças de 7 a 11 anos, nas quais se desenvolvem habilidades como a reversibilidade e a conservação. III. No estágio sensório-motor, as crianças apresentam pensamento abstrato e começam a manipular símbolos logicamente. Das assertivas, pode-se afirmar que: ✂️ a) Apenas I e II estão corretas. ✂️ b) Apenas I está correta. ✂️ c) Todas estão corretas. ✂️ d) Apenas II e III estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
24Q896517 | Pedagogia, Piaget, Psicopedagogo, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024De acordo com Piaget, para que o desenvolvimento mental se dê, é necessário que a criança conserve e retenha elementos da experiência anterior, a fim de que possam ser coordenados, adaptados e (re)elaborados em face das experiências externas (Andion, 2010, p. 80-81). Então, é CORRETO afirmar que: ✂️ a) A acomodação refere-se à tentativa do sujeito de solucionar determinada situação utilizando a estrutura mental já formada. ✂️ b) O conhecimento, enquanto processo, depende de mecanismos de acomodação e uma desorganização da lógica do meio. ✂️ c) O ser humano sempre passa para um estado de conhecimento maior, na medida em que cresce. ✂️ d) O ser humano estabelece intercâmbio com o meio através dos esquemas potenciais e dos esquemas de descontinuação do pensamento. ✂️ e) O conhecimento se dá através da construção cognitiva, como também na interação social. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
25Q908892 | Pedagogia, Piaget, PEB I, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024Assinale a afirmativa INCORRETA sobre Jean Piaget: ✂️ a) Para ele a construção do conhecimento resulta da interação entre sujeito e objeto em virtude de ações e é indefinida, o que implica a necessidade de conhecer todas as suas fases e seus mecanismos. ✂️ b) O desenvolvimento é uma construção descontínua de conhecimento, com funções inconstantes e comuns a todas as idades, e com estruturas invariáveis, progressivas, que marcam as oposições de um nível de conduta para outro. ✂️ c) A conduta tipicamente humana organiza-se em esquemas de ação ou representação adquiridos, elaborados pelo individuo a partir de uma experiência individual. ✂️ d) Os mecanismos de assimilação, acomodação e adaptação ocorrem a cada grande período do desenvolvimento. Os períodos são três e, cada um deles subdivididos em estágios que comportam ao mesmo tempo um nível de preparação e outro de acabamento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
26Q908913 | Pedagogia, Piaget, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Fátima do Sul MS, MS CONCURSOS, 2024Jean Piaget (1999), no livro “Seis estudos de psicologia” aborda sobre os problemas da psicologia genética. Assinale a alternativa que não está de acordo com as concepções do referido autor. ✂️ a) Toda pesquisa em psicologia científica deve partir do desenvolvimento e que a formação dos mecanismos mentais na criança é o que melhor explica a natureza e o funcionamento dos mesmos no adulto. ✂️ b) O objetivo essencial da psicologia infantil nos parece, portanto, a constituição de um método explicativo para a psicologia científica em geral, ou seja, o fornecimento de uma dimensão genética indispensável à solução de todos os problemas mentais. ✂️ c) No domínio da inteligência, é impossível fornecer uma interpretação psicológica exata das operações lógicas, das noções de número, de espaço, de tempo etc., sem estudar previamente o desenvolvimento destas operações e destas noções: desenvolvimento social, bem entendido, na história das sociedades e das diversas formas coletivas de pensamento (história do pensamento científico em particular), e também desenvolvimento individual (o que não tem nada de contraditório, pois o desenvolvimento da criança constitui, entre outros, uma socialização progressiva do indivíduo). ✂️ d) No campo das percepções, é possível construir uma teoria exata das "inconstâncias" perceptivas, das ilusões geométricas, das estruturações do espaço perceptivo, segundo as coordenadas horizontais e verticais etc., sem a necessidade de estudar, previamente, o desenvolvimento destes fenômenos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
27Q891980 | Pedagogia, Piaget, Coordenador de Turno, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024Jean Piaget (1896-1980) foi um cientista e biólogo suíço que criou fundamentos para a compreensão sobre a aprendizagem e esquematizou o desenvolvimento em uma sequência de estágios (estádios). Para Piaget, é indispensável compreender a formação dos mecanismos mentais na criança para todos aqueles que desejarem entender sua natureza e seu funcionamento no adulto. Com base nos estudos de Piaget, assinale a afirmativa correta. ✂️ a) A inteligência se manifesta junto com a aquisição da linguagem. ✂️ b) Afetividade e inteligência são indissociáveis e constituem dois aspectos complementares de toda conduta humana. ✂️ c) A criança reage às relações sociais e ao pensamento em formação com um egocentrismo consciente. ✂️ d) Aproximadamente até os dez anos as crianças não sabem discutir entre elas e se limitam a apresentar suas afirmações contrárias. ✂️ e) A moral da primeira infância é, predominantemente, autônoma. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
28Q989840 | Pedagogia, Piaget, Orientador Educacional, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024Considerando as Teorias do Desenvolvimento, segundo Jean Piaget, assinale a alternativa que indica qual estágio caracteriza a fase em que a criança começa a desenvolver a capacidade de representar mentalmente objetos e eventos, evidenciada pelo uso de linguagem simbólica, mas que ainda apresenta dificuldade em compreender a perspectiva de outras pessoas: ✂️ a) estágio sensório-motor; ✂️ b) estágio pré-operacional; ✂️ c) estágio das operações concretas; ✂️ d) estágio das operações formais; ✂️ e) estágio da personalidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
29Q911575 | Psicologia, Piaget, Psicólogo, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024Sobre os estágios de desenvolvimento cognitivo propostos por Jean Piaget, assinale a afirmativa INCORRETA. ✂️ a) Operações concretas é quando o uso da lógica ganha força. ✂️ b) O estágio das operações formais vai de doze anos até o final da idade adulta. ✂️ c) No pré-operacional, a pessoa é capaz de recorrer à sua capacidade total de abstração e ao uso da lógica para resolver problemas. ✂️ d) O primeiro dos estágios tem como característica fundamental a maneira como o bebê interage com o mundo. Seus sentidos dão a ele toda a informação sobre o mundo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
30Q905480 | Pedagogia, Piaget, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024Segundo Jean Piaget, o ser humano passa por quatro fases de desenvolvimento até chegar na adolescência. Esses estágios estão relacionados com a capacidade cognitiva do indivíduo, ou seja, com a construção do conhecimento na psiquê. Diante disso, há uma dessas fases que está relacionada com a capacidade cognitiva de resolução concreta de alguns problemas. Nessa fase, o indivíduo começa a ter uma capacidade maior de interpretação e, com isso, já é possível que consiga resolver alguns problemas básicos. Alguns conceitos são interiorizados, por exemplo, dos números e das operações matemáticas. Essa fase é denominada: ✂️ a) Estágio Pré-Silábico. ✂️ b) Estágio Pré-Operatório. ✂️ c) Estágio Sensório-Motor. ✂️ d) Estágio das Operações Formais. ✂️ e) Estágio das Operações Concretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
31Q906801 | Pedagogia, Piaget, Professor I, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024Dentro da perspectiva piagetiana, como é explicada a sucessão evolutiva do pensamento autístico para o pensamento dirigido? ✂️ a) Por meio da maturação neurolinguística. ✂️ b) Por meio da ação do meio social e da linguagem. ✂️ c) Por meio da interação social. ✂️ d) A partir dos aspectos linguísticos. ✂️ e) Por meio da evolução natural do pensamento humano. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
32Q899902 | Pedagogia, Piaget, Fundamental, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024Ana é uma professora que acredita que o desenvolvimento cognitivo das crianças ocorre em estágios e que cada estágio é caracterizado por diferentes capacidades de pensamento. Ela planeja suas aulas de acordo com esses estágios. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F): (__) A abordagem de Ana é baseada na teoria cognitivista de Jean Piaget. (__) Piaget identificou quatro estágios de desenvolvimento cognitivo. (__) A teoria cognitivista de Piaget enfatiza a importância do reforço e punição na aprendizagem. Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta: ✂️ a) V, V, V. ✂️ b) V, F, F. ✂️ c) F, F, F. ✂️ d) V, V, F. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
33Q906643 | Pedagogia, Piaget, Psicopedagogo, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024Na teoria construtivista de Jean Piaget, os conceitos de assimilação e acomodação são fundamentais para explicar como ocorre o desenvolvimento cognitivo. Esses processos descrevem a forma como os indivíduos integram novas informações em seus esquemas cognitivos e ajustam esses esquemas para lidar com novas experiências. Qual das alternativas abaixo diferencia corretamente os conceitos de assimilação e acomodação? ✂️ a) A assimilação é quando o indivíduo incorpora novas informações em esquemas cognitivos já existentes, enquanto a acomodação envolve a modificação desses esquemas para lidar com novas informações que não se encaixam. ✂️ b) A assimilação é o processo de ajuste dos esquemas cognitivos para acomodar novas informações, e a acomodação é quando o indivíduo utiliza seus esquemas existentes para entender novas experiências. ✂️ c) A assimilação ocorre quando o indivíduo modifica seus esquemas mentais para se adaptar a novas informações, enquanto a acomodação envolve a incorporação direta de informações nos esquemas existentes ✂️ d) A assimilação e a acomodação são processos independentes e ocorrem de forma isolada durante o desenvolvimento cognitivo. ✂️ e) A assimilação ocorre quando o indivíduo rejeita novas informações que não se encaixam em seus esquemas cognitivos, e a acomodação acontece quando ele incorpora apenas as informações que já conhece. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
34Q893371 | Pedagogia, Piaget, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024Para o biólogo suíço Jean Piaget, o desenvolvimento cognitivo infantil passa por 4 estágios, a saber: sensório-motor (SM) (0 a 2 anos); pré-operacional (PO) ou simbólico (2 a 7 anos); operatório-concreto (OC) (7 a 11/12 anos) e operatório-formal (OF) (a partir dos 12 anos). Considerando os estágios que fazem parte da Educação infantil (zero a cinco anos), marque SM ou PO para as afirmativas a seguir. ( ) A criança age concretamente sobre objetos que a rodeiam, a fim de poder assimilá-los à sua organização intelectual. ( ) A criança pouco distingue a realidade da fantasia. ( ) O móbile é um brinquedo utilizado para estimular os sentidos e a motricidade das crianças, tais como as ações de engatinhar, levantar e pegar. ( ) A criança começa a dominar a linguagem e os símbolos de comunicação e também a imitar, representar, imaginar e classificar. Assinale a sequência correta. ✂️ a) PO, SM, SM, PO ✂️ b) SM, PO, SM, PO ✂️ c) SM, SM, PO, SM ✂️ d) PO, PO, SM, SM Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
35Q981520 | Psicologia, Piaget, Psicólogo, Prefeitura de Cajazeiras do Piauí, IVIN, 2025Segundo Piaget, cada período é caracterizado por aquilo que de melhor o indivíduo consegue fazer nessas faixas etárias. Todos os indivíduos passam por todas essas fases ou períodos, nessa sequência, porém o início e o término de cada uma delas dependem das características biológicas do indivíduo e de fatores educacionais, sociais. Sobre os estágios de desenvolvimento de Piaget é correto afirmar: ✂️ a) Sensório-motor: refere-se a idades entre 2 e 7 anos. ✂️ b) Pré-operatório: refere-se ao período entre 0 a 2 anos. ✂️ c) Pré-operatório: refere-se ao período entre 2 e 7 anos. ✂️ d) Sensório-motor: refere-se aos adolescentes (a partir dos 12 anos). ✂️ e) Operações concretas: refere-se aos bebês (0 a 2 anos). Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
36Q891238 | Pedagogia, Piaget, Atendente Educacional de Inclusão, Prefeitura de Camocim de São Félix PE, UPENET, 2024Conforme a Teoria Epistemologia Genética de Jean Piaget, o período pré-operatório se estende dos 2 aos 7 anos e apresenta algumas características no desenvolvimento cognitivo da criança. Assinale a alternativa que NÃO contém as características do período Pré-operatório. ✂️ a) A criança apresenta uma inteligência prática, que coordena no plano da ação os esquemas que utiliza. ✂️ b) A criança nesse estágio é egocêntrica (centrada em si mesma), não aceita a ideia do acaso e tudo deve ter uma explicação (é fase dos “porquês”). ✂️ c) A criança desenvolve a capacidade de substituir o objeto pela sua representação simbólica. ✂️ d) A criança tem a tendência a conceber as coisas como vivas e dotadas de intenção, a que é chamada de animismo. ✂️ e) A criança tem a tendência de achar que todos os seres e objetos tem uma finalidade, a que é chamada de finalismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
37Q972465 | Psicologia, Piaget, Psicologia, TJDFT, CIEESegundo Piaget, o período operatório concreto corresponde, aproximadamente, à faixa etária de ✂️ a) 0 a 5 anos. ✂️ b) 2 a 8 anos. ✂️ c) 6 a 12 anos. ✂️ d) 10 a 16 anos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
38Q901411 | Pedagogia, Piaget, Ciências, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024Na concepção teórica de Piaget, há dois componentes principais que sustentam o desenvolvimento cognitivo do estudante. O primeiro se refere ao processo pelo qual as crianças buscam harmonizar suas estruturas mentais existentes com novas experiências ou informações, e o segundo processo se refere ao estado de desconforto cognitivo que ocorre quando as experiências ou informações encontradas não se encaixam nos esquemas mentais existentes. É CORRETO dizer que estes dois componentes expressos nestes processos mentais correspondem a: ✂️ a) equilibrações e desequilíbrio ✂️ b) maturação e emoção ✂️ c) julgamento e memória ✂️ d) adaptação e dor Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
39Q972335 | Psicologia, Piaget, Psicologia, TJDFT, CIEE, 2017Sobre as descobertas de Piaget sobre o desenvolvimento mental, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) Jean Piaget foi o responsável pela introdução das fases sobre o desenvolvimento mental do indivíduo. ( ) Jean Piaget acreditava que o desenvolvimento cognitivo do indivíduo poderia ser subdividido em uma série de dois estágios ordenados e descontínuos. ( ) Piaget supõe que as crianças progridam através dessas fases. ✂️ a) F/ F/ V ✂️ b) V/ F/ V ✂️ c) V/ V/ V ✂️ d) F/ V/ F Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
40Q908304 | Pedagogia, Piaget, Professor, Prefeitura de Barbosa Ferraz PR, UNIVIDA, 2024Para Piaget, a aprendizagem se define como um processo de equilibração constante. Para efetivar a aprendizagem seriam necessárias, então atividades que desafiassem a criança e provocassem ___________ em seus esquemas internos para que só então esta fosse capaz de reajustar-se através de seus processos mentais, provocando descobertas. A sucessão de tais processos seria responsável por construir novos conhecimentos. A palavra que completa, corretamente, o pensamento da teoria piagetiana é: ✂️ a) Equilíbrio. ✂️ b) Desequilíbrio. ✂️ c) Domínio. ✂️ d) Controle. ✂️ e) Harmonia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro