Início

Questões de Concursos Piaget

Resolva questões de Piaget comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q900183 | Pedagogia, Piaget, Psicólogo Escolar, Prefeitura de São Fidélis RJ, Consulplan, 2024

Piaget propôs uma teoria do desenvolvimento cognitivo, que se tornou conhecida como a Teoria Psicogenética. Essa teoria destaca que a inteligência é um processo ativo de adaptação ao ambiente e de construção do conhecimento. Entre os aspectos que Jean Piaget transfere da biologia para sua concepção psicogenética podem ser destacados o ajustamento de antigas estruturas e novas funções e o desenvolvimento de novas estruturas para preencher funções antigas. Ambas pressupõem, no desenvolvimento, uma corrente contínua em que cada função se liga a uma base preexistente e, ao mesmo tempo, se transforma para se ajustar a novas exigências do meio, ocorrendo, então, o que Piaget denomina adaptação. Assim sendo, dois princípios básicos, a estrutura e adaptação, se encontram presentes também na atividade mental, já que, para ele, a inteligência é uma característica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q900635 | Pedagogia, Piaget, Pedagogo Social, Prefeitura de Mafra SC, FEPESE, 2024

De acordo com Vygotsky e Piaget, há um papel significativo do professor no processo de aprendizagem do estudante.
Assinale a alternativa correta em relação ao tema.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q906809 | Pedagogia, Piaget, Professor I, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Para compreender a Matemática contemporânea, é importante reportar ao seu contexto histórico. Nesse sentido, é impertinente afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q909762 | Pedagogia, Piaget, Educação Infantil, Prefeitura de Cumari GO, GANZAROLI, 2024

Ao observar as interações e a brincadeira entre as crianças e delas com os adultos, é possível identificar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q907234 | Psicologia, Piaget, Psicólogo, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Considere o trecho abaixo, a respeito do desenvolvimento humano, com suas fases e influências:

“Cada período, como o de operações concretas, por exemplo, é caracterizado por aquilo que de melhor o indivíduo consegue fazer nessas faixas etárias. Todos os indivíduos passam por essas fases ou períodos, porém o início e o término de cada uma delas dependem das características biológicas do indivíduo e de fatores educacionais e sociais. Portanto, a divisão nessas faixas etárias é uma referência, e não uma norma rígida” (Bock et al., 1995).

Este excerto está se referindo à(s)/ao(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q898513 | Pedagogia, Piaget, Professor de Educação Física, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2024

Considere as afirmativas relacionadas a teoria do desenvolvimento cognitivo segundo Jean Piaget. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)A fase sensório-motora, que ocorre do nascimento até os 2 anos, é caracterizada pela capacidade de raciocínio abstrato e pela resolução de problemas complexos, que se desenvolvem na fase das operações formais.
(__)A fase pré-operacional, que se estende dos 2 aos 7 anos, é marcada pelo egocentrismo e pela incapacidade de realizar operações mentais lógicas, as crianças começam também a imitar, representar, imaginar e classificar.
(__)Na fase das operações concretas, que vai dos 8 aos 10 anos, as crianças são incapazes de entender conceitos de conservação e reversibilidade, o que limita sua capacidade de resolver problemas matemáticos simples.
(__)A fase das operações formais, que se inicia aos 12 anos, é caracterizada pela predominância do pensamento concreto, onde os adolescentes não conseguem pensar de forma hipotética ou abstrata.

Assinale a alternativa com a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q898293 | Pedagogia, Piaget, Professor I, Prefeitura de Itapissuma PE, IGEDUC, 2024

Para Piaget, desenvolver-se é uma busca constante de equilíbrio, na tentativa de adaptar esquemas internos atuais a novas informações provindas do mundo externo. Esse ponto de equilíbrio na estrutura está intimamente ligado a dois mecanismos que atuam conjuntamente nos processos de aprendizagem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q906810 | Pedagogia, Piaget, Professor I, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Os jogos e as brincadeiras são fatores preponderantes para o desenvolvimento da criança. Inúmeros autores abordam sobre esse tema e tecem reflexões que clarificam essa relação. Tomando como parâmetro a visão piagetiana sobre os jogos simbólicos durante o segundo ano de vida, é falsa a seguinte afirmativa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q906816 | Pedagogia, Piaget, Professor I, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Há várias teorias e modelos que fundamentam os ciclos de aprendizagem. Um dos exemplos mais conhecidos é o Ciclo de Gibbs que é amplamente utilizado na área educacional. Segundo o Ciclo de Gibbs, a educação é desenvolvida em estágios descritos a seguir. Uma das alternativas não condiz com esse modelo, assinale-a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q889682 | Pedagogia, Piaget, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Caconde SP, Avança SP, 2024

A partir da teoria piagetiana, os jogos são classificados, principalmente, de acordo com três variáveis, destacadas a seguir, assinale-as:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q905076 | Pedagogia, Piaget, Professor da Educação Básica, Prefeitura de Iúna ES, Consulplan, 2024

De acordo com Piaget (1975, 2002, 2007), o desenvolvimento cognitivo ocorre progressivamente e por meio de estágios ou períodos, caracterizados pelo surgimento de estruturas cognitivas originais, isto é, de novas formas de organização do pensamento. Deste modo, estágio é um conceito central na teoria Piagetiana e evidencia a ideia de progressão contínua da inteligência. Os estágios possuem um caráter interativo, de tal modo que um estágio incorpora as aquisições do anterior e serve como alicerce para o seguinte. Para esse teórico o desenvolvimento da inteligência compreende quatro estágios ou períodos: sensório-motor (0 - 2 anos); pré-operatório (2 – 6/7 anos); operatório concreto (7 – 11/12 anos); e, operatório formal (12 anos em diante). Sobre o exposto, analise as características do estágio “pré-operatório” apresentadas a seguir.

I. Pensamento egocêntrico.
II. Aquisição da linguagem.
III. Desenvolvimento da representação.
IV. Introdução no mundo da moralidade.
V. A representação permite a abstração total.
VI. Consciência acerca do próprio pensamento.

Está correto o que se afirma apenas em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q906654 | Pedagogia, Piaget, Psicopedagogo, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

Piaget descreveu quatro estágios de desenvolvimento cognitivo. Qual dos estágios abaixo é caracterizado pelo pensamento lógico, mas dificuldade com o raciocínio abstrato?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q897862 | Pedagogia, Piaget, Psicopedagogo, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

Com base nos estudos de autores como Piaget e Vygotsky, analise as afirmativas a seguir sobre as formas de trabalho psicopedagógico e a sua importância na solução de problemas psicoeducacionais.

I- O trabalho psicopedagógico deve considerar as diferenças individuais dos alunos, compreendendo as causas e a natureza dessas diferenças, para elaborar intervenções adequadas, conforme enfatizado por Vygotsky em sua abordagem sociocultural.

II- Os alunos aprendem da mesma forma e, portanto, não há necessidade de adaptar os procedimentos educacionais às suas necessidades individuais, conforme enfatiza as contribuições de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo.

III- A avaliação psicopedagógica pode auxiliar na identificação de dificuldades de aprendizagem e na formulação de intervenções personalizadas, apoiando-se nas ideias de diagnósticos formativos.


Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q888684 | Pedagogia, Piaget, PROVA ANULADA, Prefeitura de Luiz Alves SC, INAZ do Pará, 2024

Qual seguintes atividades exemplificam melhor a aplicação do conceito de aprendizagem através do brincar em uma instituição?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q987509 | Psicologia, Piaget, Psicólogo, CISDESTE MG, IBADE, 2024

Assinale a opção que corretamente identifica uma característica exclusiva do modelo piagetiano.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q900049 | Pedagogia, Piaget, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Considere as afirmativas relacionadas à Teoria do Construtivismo de Piaget, apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

1.(_) Piaget divide o desenvolvimento cognitivo em quatro fases: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal
2.(_) A teoria de Piaget afirma que o desenvolvimento antecede a aprendizagem
3.(_) Segundo Piaget, o papel do professor é ser o centro do processo de aprendizagem

Assinale a alternativa com a sequência respectivamente correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q889660 | Pedagogia, Piaget, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Caconde SP, Avança SP, 2024

A compreensão do pensamento e da linguagem é retratada na literatura de diversas formas e abordagens. Dentre os autores, Piaget é reconhecido por sua obra, por meio da qual são fornecidas explicações voltadas para a resolução dos problemas epistemológicos, em outras palavras, analisar como cada indivíduo consegue fornecer explicações mais objetivas sobre o mundo ao seu redor. Dentre os aspectos analisados pela teoria piagetiana, o que explicaria a passagem do pensamento autístico para o pensamento dirigido?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q901513 | Pedagogia, Piaget, Edital n° 50, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024

Lucas, com 3 anos de idade, está na fase em que começa a usar objetos em brincadeiras de faz de conta e a entender conceitos como passado e futuro. Em qual estágio do desenvolvimento cognitivo de Piaget Lucas se encontra?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q899807 | Pedagogia, Piaget, Pedagogo, Prefeitura de Baliza GO, Itame, 2024

Na teoria de Jean Piaget, os símbolos diferem dos signos. Essa diferença pode ser explicada da seguinte maneira:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

60Q880718 | Pedagogia, Piaget, Educação Infantil, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

De acordo com a teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget, qual das seguintes afirmações é CORRETA sobre as fases do desenvolvimento infantil?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.