Início

Questões de Concursos Piaget

Resolva questões de Piaget comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q994495 | Pedagogia, Piaget, Pedagogo, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

O socio-interacionismo de Vygostsky diferencia-se do interacionismo de Piaget por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q897406 | Pedagogia, Piaget, Professor de Pedagogia / Normal Superior, Prefeitura de Alvorada do Oeste RO, Instituto Exata, 2024

A concepção interacionista de Piaget e Vygotsky enfatiza a importância da interação social no processo de aprendizagem. No entanto, há uma diferença fundamental entre as teorias desses autores. Assinale a alternativa que CORRETAMENTE expressa essa diferença:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

83Q900519 | Pedagogia, Piaget, Geografia, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

Sonia Castellar (2006) faz uma reflexão da teoria de aprendizagem de Piaget, destacando a sua influência em uma educação geográfica. A partir dos pressupostos da teoria piagetiana, a autora propõe uma nova leitura da didática no ensino da geografia. Baseado na sua análise é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q905877 | Pedagogia, Piaget, Professor de Educação Física, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

Como um autêntico estruturalista, Piaget acreditava ter desvendado as formas, ou seja, a essência dos mecanismos pelos quais o pensamento se desenvolve. Essas formas universais estariam muito além de possíveis variações contextuais. Ao discutir a relação entre o tempo e o desenvolvimento intelectual, Piaget fez algumas observações que podem contribuir para elucidar sua posição em relação ao papel do social nesse processo. Ele distinguiu alguns aspectos do desenvolvimento mental; analise-os.

I. O aspecto psicossocial, que compreende tudo o que a criança recebe do ambiente exterior, ou seja, o que ela aprende por meio da transmissão familiar, escolar e educativa em geral.
II. O fator psicológico (espontâneo), isto é, ao desenvolvimento da inteligência propriamente dita, às formas que a criança elabora por si mesma.
III. A mediatização entre o social e o psicológico que se dá na atividade prática, por meios de instrumentos de trabalho e principalmente na internalização da linguagem. Com isso, conseguiu mostrar como a natureza social das pessoas torna-se, igualmente, sua natureza psicológica.
IV. O desenvolvimento mental é completamente independente de qualquer influência social ou cultural, sendo determinado exclusivamente por fatores genéticos.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

85Q906653 | Pedagogia, Piaget, Psicopedagogo, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

Segundo Piaget, durante o estágio pré-operatório, a criança apresenta uma característica marcante chamado egocentrismo. Qual das alternativas abaixo melhor descreve essa característica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q898815 | Pedagogia, Piaget, Anos Iniciais, Prefeitura de Santa Helena SC, AMEOSC, 2024

Emilia Ferreiro estudou o trabalho de Jean Piaget e passou a ser uma espécie de referência para o ensino no Brasil, tendo seu nome ligado ao construtivismo, campo inaugurado pelas descobertas de Jean Piaget. Junto às descobertas chegaram a uma conclusão sobreo aprendizado, que é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

87Q910669 | Pedagogia, Piaget, Professor, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

Segundo a teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget, qual é o estágio em que as crianças começam a desenvolver a capacidade de pensar logicamente sobre eventos e objetos concretos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q899941 | Pedagogia, Piaget, Monitor Escolar, Prefeitura de Baliza GO, Itame, 2024

Para Jean Piaget, é graças à linguagem que, entre outros aspectos, os objetivos e acontecimentos deixam de ser apenas alcançados na sua perceptiva imediatez, sendo inseridos em quadro conceitual e racional que enriquece proporcionalmente o conhecimento da criança. Porém seria impróprio concluir que a linguagem é a fonte do pensamento, afinal esta não é a única responsável pelas mudanças da inteligência produzidas a partir da sua aquisição. Neste prisma, uma criança pequena, menos socializada que a de 7-8 anos de idade, tem a necessidade de outro sistema de significantes, mais individual e “motivado” (PIAGET, 2017). Trata-se, portanto, do sistema
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

89Q901540 | Pedagogia, Piaget, Edital n° 50, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024

Considerando a abordagem piagetiana para a educação de crianças de 0 a 3 anos, qual das seguintes alternativas melhor descreve a importância da ação física no desenvolvimento da inteligência infantil durante o período sensório-motor?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

90Q909174 | Pedagogia, Piaget, Geografia, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

Jean Piaget (1896 - 1980) foi biólogo, psicólogo e epistemologista suíço. É considerado um dos mais importantes pensadores do século XX. É conhecido como o propositor da ciência denominada Epistemologia Genética, que muito contribuiu para a educação. Etimologicamente, a palavra “epistemologia” significa: epistemo = conhecimento e logia = estudo.

(Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5671949/mod_resource/content/1/Psicologia%20.)

A epistemologia genética defende que o indivíduo passa por várias etapas de desenvolvimento ao longo da vida. Sobre os principais conceitos da teoria de Piaget, analise as afirmativas a seguir.

I. O desenvolvimento da estrutura cognitiva humana é um processo que se dá na apropriação da experiência histórica e cultural.

II. O conhecimento resulta de interações entre o sujeito e o objeto. E a troca inicial entre sujeito e objeto se daria a partir da ação do sujeito.

III. O processo de apropriação do mundo cultural é por meio da linguagem – tanto a linguagem socializada quanto a linguagem egocêntrica.

IV. O conhecimento é adquirido por assimilação, ou seja, o aluno incorpora as experiências ou objetos às estratégias ou conceitos já existentes.

Está correto o que se afirma apenas em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

91Q989845 | Pedagogia, Piaget, Orientador Educacional, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Segundo as Teorias do Desenvolvimento de Piaget, assinale a alternativa que indica qual estágio é caracterizado pela capacidade da criança de realizar operações lógicas, compreender conceitos abstratos e aplicar princípios de conservação, superando as limitações egocêntricas presentes nos estágios anteriores:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q992933 | Pedagogia, Piaget, Orientador Educacional, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Dentro da Psicologia da Educação, assinale a alternativa que indica como a teoria construtivista de Jean Piaget se relaciona com as práticas pedagógicas, destacando a importância do desenvolvimento cognitivo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.