Questões de Concursos Planejamento Educacional

Resolva questões de Planejamento Educacional comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q834526 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Professor de Educação Infantil, IBGP, 2021

O planejamento das ações coletivas exercidas pela escola supõe que os sujeitos tenham clareza quanto, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q838672 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Prefeitura de Palhoça SC Pedagogo, IESES, 2021

Planejar é uma atividade que faz parte da educação, pois todo planejamento educacional configura uma meta a ser alcançada. Quanto à função do planejamento na escola, é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q832067 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Professor, Prefeitura de Bataguassu MS, 2021

São elementos do Planejamento Pedagógico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q860937 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito do planejamento na ação docente, julgue o item a seguir.

Faz parte do planejamento de ensino selecionar material didático, identificar tarefas a serem executadas pelo professor e pelos alunos e replanejar o trabalho docente conforme situações ocorridas nas aulas.

  1. ✂️
  2. ✂️

13Q860944 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere ao planejamento curricular, julgue o próximo item.

O planejamento curricular é fruto de uma sucessão de etapas que vai desde as definições adotadas pelo Ministério da Educação até a realização do trabalho docente em sala de aula.

  1. ✂️
  2. ✂️

14Q1046631 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São José do Cerrito SC, Instituto Fênix, 2024

O Plano de Ensino Individualizado (PEI) é uma ferramenta chave na educação especial. Qual das seguintes características define melhor um PEI?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q979765 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Professor PEB I, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Na perspectiva de uma escola crítica, o planejamento da prática docente não se limita à organização técnica de conteúdos e atividades, mas constitui um ato político e pedagógico vinculado à transformação social. Com base nessa concepção, analise as afirmativas a seguir:
I- O planejamento crítico parte do princípio de que a realidade social deve ser considerada como ponto de partida para a construção do conhecimento, possibilitando ao educando compreender e transformar a sua realidade.
II- O planejamento é flexível e coletivo, na abordagem crítica, envolvendo o diálogo entre os sujeitos da escola, como forma de construir uma prática pedagógica significativa e contextualizada.
III- O planejamento docente, inspirado na pedagogia histórico-crítica, valoriza a neutralidade ideológica, garantindo a imparcialidade do conhecimento escolar.
IV- O planejamento, na concepção freiriana, deve estar orientado por uma prática pedagógica problematizadora, voltada à formação de sujeitos críticos e historicamente situados.
Estão CORRETAS as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1045544 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Professor Educação Especial, Prefeitura de Santo Hipólito MG, COTEC, 2024

Sobre o planejamento da prática docente na perspectiva de uma escola crítica, analise as afirmativas a seguir e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) O planejamento deve ser rigidamente estruturado, sem espaço para adaptações ou intervenções dos alunos.
( ) A prática docente deve incluir a reflexão crítica sobre os conteúdos e a realidade social dos alunos.
( ) O foco deve ser exclusivamente na transmissão de conteúdos, sem considerar as experiências prévias dos alunos.
( ) A avaliação deve ser utilizada como ferramenta para promover a melhoria contínua do processo de ensino-aprendizagem.
( ) O planejamento deve desconsiderar a diversidade cultural e social da turma, mantendo uma abordagem homogênea.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q980269 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Professor, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

Constituem-se exemplos de Planejamento relacionado à Educação de maneira correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1068318 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Pedagogia, EsFCEx, VUNESP, 2024

Libâneo (2018) entende o planejamento escolar como um meio para se programar as ações docentes, mas também como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q987019 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Professor N II Pedagogo 40H, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Acerca dos objetivos educacionais e conteúdos de aprendizagem, julgue as afirmativas abaixo:

I. Os objetivos educacionais devem ser claros, específicos e mensuráveis, para que possam orientar efetivamente o planejamento curricular, a instrução e a avaliação.
II. Uma abordagem única e uniforme dos conteúdos de aprendizagem pode não atender às necessidades diversificadas dos alunos e pode limitar seu engajamento e aprendizado.
III. Os objetivos educacionais devem garantir uma progressão gradual e cumulativa no desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos ao longo do tempo.


Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q979599 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Educação Física Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A violência e o bullying estão presentes no ambiente escolar e nas aulas de educação física, portanto, os professores precisam estar atentos e preparados para lidar com essas situações. Weimer e Moreira (2014) afirmam que os professores de educação física devem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.