Questões de Concursos Planejamento Educacional

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

13 Q860944 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere ao planejamento curricular, julgue o próximo item.

O planejamento curricular é fruto de uma sucessão de etapas que vai desde as definições adotadas pelo Ministério da Educação até a realização do trabalho docente em sala de aula.

  1. ✂️
  2. ✂️

14 Q987019 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Professor N II Pedagogo 40H, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Acerca dos objetivos educacionais e conteúdos de aprendizagem, julgue as afirmativas abaixo:

I. Os objetivos educacionais devem ser claros, específicos e mensuráveis, para que possam orientar efetivamente o planejamento curricular, a instrução e a avaliação.
II. Uma abordagem única e uniforme dos conteúdos de aprendizagem pode não atender às necessidades diversificadas dos alunos e pode limitar seu engajamento e aprendizado.
III. Os objetivos educacionais devem garantir uma progressão gradual e cumulativa no desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos ao longo do tempo.


Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15 Q979599 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Educação Física Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A violência e o bullying estão presentes no ambiente escolar e nas aulas de educação física, portanto, os professores precisam estar atentos e preparados para lidar com essas situações. Weimer e Moreira (2014) afirmam que os professores de educação física devem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16 Q979765 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Professor PEB I/PEB I Inclusiva/PEB II Inclusiva/PEB II Língua Inglesa, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Na perspectiva de uma escola crítica, o planejamento da prática docente não se limita à organização técnica de conteúdos e atividades, mas constitui um ato político e pedagógico vinculado à transformação social. Com base nessa concepção, analise as afirmativas a seguir:
I- O planejamento crítico parte do princípio de que a realidade social deve ser considerada como ponto de partida para a construção do conhecimento, possibilitando ao educando compreender e transformar a sua realidade.
II- O planejamento é flexível e coletivo, na abordagem crítica, envolvendo o diálogo entre os sujeitos da escola, como forma de construir uma prática pedagógica significativa e contextualizada.
III- O planejamento docente, inspirado na pedagogia histórico-crítica, valoriza a neutralidade ideológica, garantindo a imparcialidade do conhecimento escolar.
IV- O planejamento, na concepção freiriana, deve estar orientado por uma prática pedagógica problematizadora, voltada à formação de sujeitos críticos e historicamente situados.
Estão CORRETAS as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17 Q976374 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Pedagogo, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

De acordo com a Psicologia da Educação, diversas teorias abordam a ideia de se mediar a aprendizagem contextualizando-a junto às diversas maneiras de acesso ao aprender. Assim, se caracteriza o que denominamos de mediação pedagógica. Entre as alternativas, assinale aquela que exemplifica corretamente formas de se promover a aprendizagem a partir do planejamento escolar intencional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18 Q980269 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Professor, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

Constituem-se exemplos de Planejamento relacionado à Educação de maneira correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19 Q1028779 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Atividades, SEDF, IADES, 2023

O planejamento de ensino é, antes de tudo, um processo complexo, pois abrange várias etapas e elementos que precisam estar em congruência com as concepções do professor. Envolve clareza dos objetivos, seleção de conteúdos, métodos e recursos didáticos, assim como instrumentos de avaliação condizentes com esse processo.


Acerca do planejamento e de seus elementos constitutivos, julgue (C ou E) o item a seguir.

O objetivo geral descreve, de forma global, o que se espera atingir ao final de determinado período no processo de ensino. Os objetivos específicos dialogam com o objetivo geral e são a descrição detalhada de habilidades e competências a serem desenvolvidas pelo estudante ao longo desse processo.

  1. ✂️
  2. ✂️

20 Q1025496 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

O planejamento de ensino deve ser concebido como uma atividade reflexiva, que demanda dos professores o ato de pensar e organizar sistematicamente suas ações, para que estas estejam voltadas aos objetivos mais amplos de formação do cidadão. A respeito desse assunto, julgue o item.

O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação de ações docentes e discentes.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.