Questões de Concursos Planejamento Educacional

Resolva questões de Planejamento Educacional comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q1028782 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Atividades, SEDF, IADES, 2023

O planejamento de ensino é, antes de tudo, um processo complexo, pois abrange várias etapas e elementos que precisam estar em congruência com as concepções do professor. Envolve clareza dos objetivos, seleção de conteúdos, métodos e recursos didáticos, assim como instrumentos de avaliação condizentes com esse processo.


Acerca do planejamento e de seus elementos constitutivos, julgue (C ou E) o item a seguir.

A utilização da multimídia educativa enriquece e dinamiza o processo de ensino e aprendizagem, sendo, no entanto, pouco inclusivo.

  1. ✂️
  2. ✂️

22Q1025496 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

O planejamento de ensino deve ser concebido como uma atividade reflexiva, que demanda dos professores o ato de pensar e organizar sistematicamente suas ações, para que estas estejam voltadas aos objetivos mais amplos de formação do cidadão. A respeito desse assunto, julgue o item.

O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação de ações docentes e discentes.

  1. ✂️
  2. ✂️

23Q984326 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Cuidador, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Trata-se de uma ferramenta de planejamento e monitoramento do processo de aprendizado e crescimento de alunos com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e altas habilidades/superdotação, baseada na trajetória pessoal de cada um. Selecione a opção que corresponde ao modelo de instrumento mencionado anteriormente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1046288 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Biologia, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2024

De acordo com Celso dos Santos Vasconcellos, no livro denominado “Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político Pedagógico”, (2014), a primeira dimensão a ser contemplada na elaboração do Projeto de Ensino-Aprendizagem é a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q1047203 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Pedagogia, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Como ponto de partida para compreender o que é o design instrucional, considera-se que o design é o resultado de um processo ou atividade (um produto), em termos de forma e funcionalidade, com propósitos e intenções claramente definidos, enquanto instrução é a atividade de ensino que se utiliza da comunicação para facilitar a aprendizagem.
FILATRO, Andrea. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson/Prentice Hall, 2008. (adaptado).
De acordo com Filatro (2008), é correto afirmar que a noção de design instrucional se define
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q981039 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Diretor de Escola, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Na perspectiva defendida por Macedo (2005) acerca do planejamento pedagógico, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q976709 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

Diante do processo de Organização do trabalho pedagógico-OTP, qual das alternativas abaixo melhor descreve a importância do planejamento escolar nesse contexto? Assim, indique a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1044674 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Professor Adjunto I, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Sobre planejamento no âmbito da educação escolar, analise as afirmativas a seguir.

I. Objetivos, conteúdo, metodologia e avaliação constituem elementos estruturantes do planejamento de ações de ensino.
II. Os objetivos podem ser categorizados em gerais e específicos.
III. Os objetivos específicos expressam propósitos mais amplos acerca da função da educação.
IV. A avaliação da aprendizagem está diretamente imbricada com os objetivos, mas não faz parte da metodologia de ensino.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q976374 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Pedagogo, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

De acordo com a Psicologia da Educação, diversas teorias abordam a ideia de se mediar a aprendizagem contextualizando-a junto às diversas maneiras de acesso ao aprender. Assim, se caracteriza o que denominamos de mediação pedagógica. Entre as alternativas, assinale aquela que exemplifica corretamente formas de se promover a aprendizagem a partir do planejamento escolar intencional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1028777 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Atividades, SEDF, IADES, 2023

O planejamento de ensino é, antes de tudo, um processo complexo, pois abrange várias etapas e elementos que precisam estar em congruência com as concepções do professor. Envolve clareza dos objetivos, seleção de conteúdos, métodos e recursos didáticos, assim como instrumentos de avaliação condizentes com esse processo.

Acerca do planejamento e de seus elementos constitutivos, julgue (C ou E) o item a seguir.

Ao se fundamentar nos documentos orientadores, o planejamento de ensino deve também considerar o contexto do estudante, criando estratégias que promovam a aprendizagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

31Q1028779 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Atividades, SEDF, IADES, 2023

O planejamento de ensino é, antes de tudo, um processo complexo, pois abrange várias etapas e elementos que precisam estar em congruência com as concepções do professor. Envolve clareza dos objetivos, seleção de conteúdos, métodos e recursos didáticos, assim como instrumentos de avaliação condizentes com esse processo.


Acerca do planejamento e de seus elementos constitutivos, julgue (C ou E) o item a seguir.

O objetivo geral descreve, de forma global, o que se espera atingir ao final de determinado período no processo de ensino. Os objetivos específicos dialogam com o objetivo geral e são a descrição detalhada de habilidades e competências a serem desenvolvidas pelo estudante ao longo desse processo.

  1. ✂️
  2. ✂️

32Q1045942 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Língua Portuguesa, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

De acordo com Menegolla e Sant’Anna (2014), o principal objetivo do planejamento para professores e alunos é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q976380 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Pedagogo, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

Quando se trata de Planejamento Escolar, observamos que o mesmo se sustenta sob o princípio da flexibilidade. Isso significa que o planejamento precisa ocorrer de maneira correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q987099 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Qual a principal função do planejamento dentro do processo didático pedagógico?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q1055598 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022

De acordo com Haydt, o professor, ao planejar a aula, deverá, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q978052 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Pedagogo, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Autores como Veiga (2001) e Vasconcellos (2013) reforçam que o planejamento educacional ultrapassa o caráter meramente técnico e instrumental, assumindo uma dimensão político-pedagógica indissociável do projeto coletivo de escola e da função social da educação. Nesse contexto, a intencionalidade da ação docente se concretiza por meio de elementos que articulam objetivos, conteúdos, metodologias, avaliação e temporalidade, assegurando coerência entre o pensar e o fazer pedagógico. Identifique a alternativa que designa com precisão o elemento do planejamento pedagógico que expressa a finalidade formativa da ação educativa, orientando a seleção dos conteúdos, dos procedimentos metodológicos e dos critérios de avaliação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q1046441 | Pedagogia, Planejamento Educacional, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Sampaio et al. (2010) discutem a abordagem para criança com baixa visão, destacando as características específicas e complexas dessa condição. Uma das principais dificuldades está na grande variação das necessidades individuais dessas crianças, que demandam intervenções personalizadas.

Com base nesse contexto, assinale a alternativa que descreve corretamente um aspecto essencial para o planejamento educacional de uma criança com baixa visão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q987094 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Qual das seguintes abordagens NÃO é recomendada ao selecionar e organizar o conteúdo para uma unidade de ensino?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q986342 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Pedagogo Ensino Especial, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

A seleção e organização de conteúdos são etapas fundamentais no planejamento pedagógico.
Sobre esse tema, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1030387 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

O plano de ensino é fruto de um processo dinâmico de reflexão, previsão e elaboração constante, e não deve ser tomado como mera exigência burocrática.
Assinale a afirmativa que reflete esta visão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.