Questões de Concursos Planejamento Educacional

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q976380 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Pedagogo, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

Quando se trata de Planejamento Escolar, observamos que o mesmo se sustenta sob o princípio da flexibilidade. Isso significa que o planejamento precisa ocorrer de maneira correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22 Q981039 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Diretor de Escola, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Na perspectiva defendida por Macedo (2005) acerca do planejamento pedagógico, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23 Q1028777 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Atividades, SEDF, IADES, 2023

O planejamento de ensino é, antes de tudo, um processo complexo, pois abrange várias etapas e elementos que precisam estar em congruência com as concepções do professor. Envolve clareza dos objetivos, seleção de conteúdos, métodos e recursos didáticos, assim como instrumentos de avaliação condizentes com esse processo.

Acerca do planejamento e de seus elementos constitutivos, julgue (C ou E) o item a seguir.

Ao se fundamentar nos documentos orientadores, o planejamento de ensino deve também considerar o contexto do estudante, criando estratégias que promovam a aprendizagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

24 Q976709 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

Diante do processo de Organização do trabalho pedagógico-OTP, qual das alternativas abaixo melhor descreve a importância do planejamento escolar nesse contexto? Assim, indique a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25 Q978052 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Pedagogo, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Autores como Veiga (2001) e Vasconcellos (2013) reforçam que o planejamento educacional ultrapassa o caráter meramente técnico e instrumental, assumindo uma dimensão político-pedagógica indissociável do projeto coletivo de escola e da função social da educação. Nesse contexto, a intencionalidade da ação docente se concretiza por meio de elementos que articulam objetivos, conteúdos, metodologias, avaliação e temporalidade, assegurando coerência entre o pensar e o fazer pedagógico. Identifique a alternativa que designa com precisão o elemento do planejamento pedagógico que expressa a finalidade formativa da ação educativa, orientando a seleção dos conteúdos, dos procedimentos metodológicos e dos critérios de avaliação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26 Q986342 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Pedagogo Ensino Especial, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

A seleção e organização de conteúdos são etapas fundamentais no planejamento pedagógico.
Sobre esse tema, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27 Q984326 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Cuidador, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Trata-se de uma ferramenta de planejamento e monitoramento do processo de aprendizado e crescimento de alunos com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e altas habilidades/superdotação, baseada na trajetória pessoal de cada um. Selecione a opção que corresponde ao modelo de instrumento mencionado anteriormente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28 Q994518 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Monitor de Creche, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Segundo Araújo (2010), o planejamento não pode ser compreendido somente como uma ficha preenchida formalmente ou uma lista do que se pretende fazer na sala de aula. A construção do planejamento para a educação infantil deve contemplar:

I. as experiências reais da vida cotidiana das crianças. II. o sistema de ortografização das unidades de ensino. III. a criança como centro do planejamento. IV. a realidade de cada aluno. V. os direitos de aprendizagem.

Está correto o que se afirma na alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29 Q1025495 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

O planejamento de ensino deve ser concebido como uma atividade reflexiva, que demanda dos professores o ato de pensar e organizar sistematicamente suas ações, para que estas estejam voltadas aos objetivos mais amplos de formação do cidadão. A respeito desse assunto, julgue o item.

Para Libâneo, a ação de planejar reduz-se ao preenchimento de formulários para controle administrativo.

  1. ✂️
  2. ✂️

30 Q987099 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Qual a principal função do planejamento dentro do processo didático pedagógico?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.