Questões de Concursos Planejamento Educacional

Resolva questões de Planejamento Educacional comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q1025495 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

O planejamento de ensino deve ser concebido como uma atividade reflexiva, que demanda dos professores o ato de pensar e organizar sistematicamente suas ações, para que estas estejam voltadas aos objetivos mais amplos de formação do cidadão. A respeito desse assunto, julgue o item.

Para Libâneo, a ação de planejar reduz-se ao preenchimento de formulários para controle administrativo.

  1. ✂️
  2. ✂️

42Q1034913 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Pedagogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Levando em consideração a posição dos professores em relação ao planejamento, analise as afirmativas a seguir.

I. Os professores devem se ocupar da elaboração de planos de ações para a execução de qualquer atividade relacionada aos projetos pedagógicos, mas devem fazê-lo de modo consciente e crítico.
II. Os professores devem buscar e valorizar o trabalho colaborativo e cooperativo, pois se entende que este tipo de trabalho surte maior efeito no processo de aprendizagem.
III. Os professores devem optar pelo uso das tecnologias e de ambientes de aprendizagem diversificados, porque estamos vivendo a emergência de uma sociedade dinâmica, tecnológica e plural, do ponto de vista da sociedade em rede.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q1032547 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

A estrutura básica de um processo de planejamento comporta três elementos: análise da realidade, projeção de finalidades e elaboração das formas de mediação. Com base nisso, analise os itens a seguir.

I. Definição das metas prioritárias a partir das demandas identificadas.
II. Estabelecimento de parcerias estratégicas para viabilizar as ações previstas.
III. Mapeamento de recursos institucionais disponíveis para implementação de projetos.

É um exemplo de análise da realidade o que se indica em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q984438 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Educação Infantil, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, OBJETIVA, 2025

Considerando−se o currículo e o planejamento pedagógico na educação infantil, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Os currículos devem ter base nacional comum, com uma parte diversificada, ajustada às características regionais, culturais, econômicas e dos educandos.
( ) É fundamental atribuir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas na educação infantil.
( ) As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da educação infantil devem ter como eixos norteadores a alfabetização e o letramento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q994518 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Monitor de Creche, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Segundo Araújo (2010), o planejamento não pode ser compreendido somente como uma ficha preenchida formalmente ou uma lista do que se pretende fazer na sala de aula. A construção do planejamento para a educação infantil deve contemplar:

I. as experiências reais da vida cotidiana das crianças. II. o sistema de ortografização das unidades de ensino. III. a criança como centro do planejamento. IV. a realidade de cada aluno. V. os direitos de aprendizagem.

Está correto o que se afirma na alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q1025497 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

O planejamento de ensino deve ser concebido como uma atividade reflexiva, que demanda dos professores o ato de pensar e organizar sistematicamente suas ações, para que estas estejam voltadas aos objetivos mais amplos de formação do cidadão. A respeito desse assunto, julgue o item.

Para que os planejamentos se tornem instrumentos para a ação, eles devem ser sequenciais, objetivos, coerentes e flexíveis; além disso, devem ser como um guia de orientação.

  1. ✂️
  2. ✂️

47Q1082501 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Professor de Educação Física, Prefeitura de Cuparaque MG, Máxima, 2025

Aula ao ar livre de atletismo com turma grande, circuito com corrida curta, salto em distância em zona marcada e lançamentos de dardo de espuma. O professor quer um arranjo seguro e produtivo. Marque a alternativa que organiza espaço, fluxos e registros com coerência.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q1031668 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Pedagogo, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Com relação à formulação dos objetivos educacionais específicos no planejamento de uma ação pedagógica, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q1090267 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Capoeira Escolar, Prefeitura de Blumenau SC, FURB, 2025

No contexto educacional contemporâneo, a integração entre práticas pedagógicas e princípios de sustentabilidade tem sido amplamente discutida. Considerando os fundamentos do ESG (Environmental, Social and Governance) aplicados ao ambiente escolar, a incorporação efetiva desses princípios nas instituições de ensino demanda:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.