Início

Questões de Concursos Planejamento de Ensino

Resolva questões de Planejamento de Ensino comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1001Q327160 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Monitor de Creche, Prefeitura de Louveira SP, VUNESP

Beto, 3 anos, é uma criança bastante inquieta: não aceita ordens e não respeita regras. Costuma, com freqüência, agredir fisicamente seus coleguinhas. Não se incomoda mais em ficar pensando no que fez de errado, no canto do castigo. A mãe revelou não saber mais o que fazer com o filho, pois ele também não a obedece. A monitora Iracema, ao assumir essa turma e conhecendo o histórico da criança, resolveu mudar a forma de punição ao menino: aboliu o canto do castigo. Agora, quando Beto apronta além dos limites, a monitora chama crianças de outras turmas, bem como outras monitoras, para contar o que o Beto fez. A atitude da monitora, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente, está

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1002Q325031 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Prefeitura de Manaus AM, CESPE CEBRASPE

O planejamento educacional constitui um processo que se realiza do nível macro — a elaboração e realização de políticas de educação — ao microcosmo — o plano de aula. A respeito desse processo, julgue os itens que se seguem.

Quaisquer tipos e modalidades de planejamento apresentam algumas funções: esboçar uma situação futura a partir de uma realidade; prever o que se deseja realizar; estabelecer os resultantes que se almeja alcançar e integrar cada uma das fases entre si.

  1. ✂️
  2. ✂️

1003Q322067 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Temos visto várias reportagens sobre avaliação educacional nos últimos meses. Algumas relacionam o nível da educação brasileira com o de outros países e nos colocam em uma escala muito aquém daquela que seria a ideal. Outras promovem a classificação, nos vários níveis de escolarização, entre as melhores e as piores escolas no país. Isso nos remete a questionar sobre as diferentes formas e objetivos da avaliação educacional. A respeito desse tema, julgue os itens subseqüentes.

Entre os instrumentos de verificação de aprendizagem, o único válido do ponto de vista da aferição do rendimento escolar são as provas.

  1. ✂️
  2. ✂️

1005Q321876 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Prefeitura de Manaus AM, CESPE CEBRASPE

O sistema de ensino de determinado estado federado brasileiro estabeleceu em seu planejamento educacional: finalidade: desenvolver-se em uma sociedade em constante processo de mudança;

 objetivo (grande): proteger o meio ambiente;

objetivo (médio): conhecer os principais agentes de poluição ambiental;

objetivo (pequeno): recolher na natureza cinco provas concretas de poluição. avaliação: constatar mudanças comportamentais nos alunos em relação à preservação ambiental.

Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens seguintes.

Qualquer disciplina que intente contemplar a finalidade, os objetivos e a avaliação propostos demanda, necessariamente, aulas teóricas e práticas.

  1. ✂️
  2. ✂️

1006Q319157 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Considerando os papéis dos diferentes atores envolvidos na elaboração e execução do projeto político-pedagógico de uma escola, julgue os itens que se seguem. Considere que os pais dos alunos de determinada escola, interessados em obter mais conhecimentos sobre o corpo humano, solicitem aos professores que realizem palestras informativas, aproveitando para explicar a proposta pedagógica da educação física. Nessa situação, os professores devem procurar atender à solicitação.
  1. ✂️
  2. ✂️

1007Q323682 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Supervisor de Ensino, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Acerca da avaliação emancipatória, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1008Q326058 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017

Considerando a metodologia do ensino do francês como língua estrangeira, julgue os itens a seguir. A escolha do material didático, pelo professor de francês como língua estrangeira, deve convergir com as metodologias de ensino por ele adotadas.
  1. ✂️
  2. ✂️

1009Q326942 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017

Com relação ao planejamento escolar e à educação especial/inclusiva, julgue os próximos itens. O plano de curso prevê o trabalho a ser realizado em determinado período letivo.
  1. ✂️
  2. ✂️

1010Q323490 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Manaus AM, CESPE CEBRASPE

Acerca da literatura infantil brasileira e da prática de ensino nessa área, julgue os itens a seguir.

Ao selecionar livros para leitura de crianças, o professor deve privilegiar aqueles que apresentem predomínio da intenção pedagógica, que procurem transmitir ao leitor informações convencionais ou práticas, que tenham um fim utilitário, e não apenas lúdico ou estético.

  1. ✂️
  2. ✂️

1011Q326150 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017

Acerca da utilização da metodologia da aprendizagem baseada em problemas no ensino de filosofia, julgue os próximos itens. A aprendizagem por meio de problemas rejeita a elaboração de relatórios e avaliações de aprendizagem.
  1. ✂️
  2. ✂️

1012Q324806 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017

Com base na proposta metodológica de ensino de língua espanhola para o ensino médio, julgue os seguintes itens. A organização didático-pedagógica deve desenvolver a possibilidade de o aluno interagir e construir diferentes visões de mundo.
  1. ✂️
  2. ✂️

1013Q325846 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível I, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Professor e alunos refletirem e conversarem sobre as atividades aprendidas faz parte das relações dialógicas em sala de aula. Essas conversas podem desenvolver o vocabulário dos alunos e ajudá-los a desenvolver seu senso da auto-avaliação. Acerca dos instrumentos utilizados para avaliação na educação infantil, julgue os itens que se seguem. As avaliações devem ser pautadas exclusivamente em notas.
  1. ✂️
  2. ✂️

1014Q326778 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017

Considerando que a avaliação existe para que se conheça o que o aluno aprendeu e o que ele ainda não aprendeu, de modo que seja possível providenciar os meios para que ele aprenda o necessário para a continuidade dos estudos, julgue os próximos itens. Na avaliação diagnóstica, identifica-se a situação socioeconômica do aluno com o objetivo de distinguir se os eventuais problemas que ele apresentar serão de natureza física, moral, familiar ou psicológica.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.