Início

Questões de Concursos Planejamento de Ensino

Resolva questões de Planejamento de Ensino comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q324883 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEDUC PA, FADESP

Sobre o ensino de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

122Q326205 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Universidade Estadual da Paraíba PB, 2017

Sobre o Projeto Pedagógico de Curso podemos afirmar que:

I- constituem esse documento os seguintes sistemas: Sistema de Avaliação do Processo de Ensino e Aprendizagem, Sistema de Avaliação do Projeto do Curso e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

II- é um documento obrigatório para autorização do curso pelo órgão compete de ensino da esfera Estadual ou Federal.

III- é facultada a todas as Instituições de Ensino Superior a oferta ou não de Atividades Complementares a cada curso.

IV- deve apontar o SISU como única forma de acesso ao curso pelos candidatos.

V- deve apresentar, de forma rápida, a justificativa da oferta do curso em relação ao contexto local e regional em que a IES está localizada e as demandas que justificam a oferta do curso. Deve excluir dados estatísticos, socioeconômicos e ofertas similares por outras IES.

É CORRETO o que se afirma apenas em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q326829 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Agente de Fiscalização, TCM SP, CETRO

A professora Lara entregou um caderno para cada criança e solicitou que cada uma criasse uma capa fazendo desenhos, podendo usar lápis de cor, recortes, cola e letras. Depois das capas prontas, organizou uma roda de conversa, com o tema "quem sou eu?" e cada criança explicava o desenho aos colegas. Essa atividade visa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q324608 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017

Considerando a abordagem por gêneros textuais orais e escritos no ensino de língua estrangeira, julgue os itens que se seguem. O recurso aos gêneros textuais no ensino de francês como língua estrangeira deve restringir-se ao desenvolvimento do agir escolar.
  1. ✂️
  2. ✂️

125Q320418 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

A respeito do planejamento na ação docente, julgue os itens a seguir. O planejamento independe do nível de preparo e das condições socioculturais e individuais dos alunos.
  1. ✂️
  2. ✂️

126Q325086 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

As manifestações folclóricas perpetuam uma tradição cultural; a obra de um povo que a cria, recria e a reproduz. Sob essa ótica, deixa-se de identificar como lenda brasileira
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

127Q321212 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, CESGRANRIO

Sabe-se que política não se confunde com ética, mas esta

não pode ser contraditória àquela. Nesse sentido, as leis

que regem o país devem estar pautadas na justeza ética e

na dignidade humana. Discutir com os alunos a respeito do

pleno exercício da cidadania, portanto, pressupõe trabalhar

com a turma a(o):

I – íntima relação entre respeitar e ser respeitado;

II – direito ao respeito unilateral;

III – direito a uma vida digna;

IV – direito a oportunidades para realizar projetos;

V – zelo pelos valores individualizados.

Estão corretos os itens:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q319403 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Segundo Luckesi, “avaliar é o ato de diagnosticar uma experiência, tendo em vista reorientá-la para produzir o melhor resultado possível; por isso, não é classificatória nem seletiva, ao contrário, é diagnóstica e inclusiva. [...] O ato de avaliar tem seu foco na construção dos melhores resultados possíveis, enquanto o ato de examinar está centrado no julgamento de aprovação ou reprovação”. Partilhando da concepção de Luckesi, a avaliação com função classificatória e com função diagnóstica, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

129Q323032 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

A educação em espaços não escolares vem confirmar um novo espaço de atuação do pedagogo, com uma visão redefinida de atuação desse profissional. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. No projeto de educação a distância, a avaliação deve conter duas dimensões: a que diz respeito ao processo de aprendizagem e a que se refere à avaliação das ferramentas aplicadas.
  1. ✂️
  2. ✂️

130Q319259 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Ministerial, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Considerando a concepção de metodologia de projetos e a interdisciplinaridade, julgue os itens subseqüentes.

A concepção dos Parâmetros Curriculares Nacionais tem seus fundamentos na perspectiva interdisciplinar, inclusive o trabalho com os temas transversais.

  1. ✂️
  2. ✂️

131Q324507 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da educação profissional de pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades (ou superdotação), assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q323291 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Com relação à atuação da equipe multidisciplinar, composta por pedagogos, psicólogos, médicos, assistentes sociais, entre outros profissionais, no atendimento educacional especializado para alunos com deficiências múltiplas, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q328948 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Uma brincadeira, considerada comportamento que não se origina de nenhuma obrigação, senão do que é livremente consentido, busca somente o prazer que a atividade proporciona. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

134Q327845 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Ministerial, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Considerando a concepção de metodologia de projetos e a interdisciplinaridade, julgue os itens subseqüentes.

A justaposição de disciplinas e o trabalho com um único tema por diferentes disciplinas são ações que garantem o sucesso do trabalho educativo na perspectiva interdisciplinar.

  1. ✂️
  2. ✂️

135Q319921 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, CESGRANRIO

Como fonte de investigação dos fenômenos e suas transformações, os desafios para experimentar ampliam-se quando

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q323685 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Infantil e Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

Acerca dos processos de alfabetização e letramento, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

137Q324921 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Durante muito tempo, a brincadeira foi considerada futilidade, cuja única finalidade seria a distração, o recreio, concepção que se associava à de criança. Foi preciso que houvesse uma mudança profunda no conceito de criança para que se pudesse associar uma visão positiva às atividades espontâneas. Com relação a esse tema, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

138Q322062 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018

“Os professores do 7º ano da escola Cantagalo estão reunidos em Conselho de Classe. Durante o tempo de reunião, para cada nome de aluno os professores dizem a nota alcançada na sua disciplina e concluem sobre a aprovação ou reprovação do aluno.” Sobre o tipo de avaliação presente na situação narrada, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q323699 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Com o intuito de proporcionar assistência educacional, tecnológica, psicológica, moral e técnica aos portadores de deficiência múltipla, as ações de apoio devem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q324744 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Após a proposição de uma atividade, um aluno perguntou ao professor: "Vai ser para nota?". Diante da negativa do professor, o aluno comentou: "Ah, então eu não vou fazer..." Falas como a desse aluno revelam uma concepção de avaliação com a qual os discentes se habituaram. Trata-se da "Pedagogia do exame" (Luckesi, 1995), que tem como conseqüências:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.