Início

Questões de Concursos Planejamento de Ensino

Resolva questões de Planejamento de Ensino comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q321998 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

A educação a distância está entre as modalidades de atuação com maior índice de crescimento nos últimos anos. Com o surgimento das novas tecnologias de informação e comunicação, essa modalidade de ensino/aprendizagem sofreu modificações que ampliaram suas vantagens e reduziram suas desvantagens. Entre as possíveis desvantagens apontadas pelos especialistas está
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q321170 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Assinale a opção correta, com relação a aspectos do ensino a distância (EAD).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q325905 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

A educação em espaços não escolares vem confirmar um novo espaço de atuação do pedagogo, com uma visão redefinida de atuação desse profissional. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. Nos processos de ensino a distância, as avaliações in loco devem ser realizadas em espaço definido antes de cada aplicação, podendo ocorrer em endereço diferente da sede da IES.
  1. ✂️
  2. ✂️

24Q320877 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEARH RN, IDECAN

Acerca da linguagem, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q320339 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Artes, SEDU ES, FCC

A ampliação dos níveis de avaliação para além da sala de aula e da aprendizagem dos estudantes, em especial a avaliação institucional, trouxe novas possibilidades ao desenvolvimento de escolas reflexivas.

Estas ideias apontam para a avaliação institucional da escola como um processo que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q321019 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico, UEPA PA, CESPE CEBRASPE

Com relação à avaliação educacional, é correto afirmar que a avaliação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q327451 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Com relação às avaliações diagnóstica, formativa e somativa, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q326173 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Acerca da ortografia segundo Artur Gomes de Morais, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q321249 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

A respeito de avaliação da aprendizagem e de aspectos a ela relacionados, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q323526 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Ao romper com a visão classificatória da avaliação, que privilegia o consolidado, ou seja, a comparação de uma resposta dada com um padrão certo ou admissível, assumindo-a como parte do processo de construção do conhecimento, é fator determinante considerar o “erro” do aluno como indicador:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q327713 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, IFAP AP, FUNIVERSA

Acerca de plano de ensino, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q327363 | Pedagogia, Planejamento de Ensino

Por letramento digital compreende-se a capacidade que tem o indivíduo de responder adequadamente às demandas sociais que envolvem a utilização dos recursos tecnológicos e da escrita no meio digital. A sala de aula, espaço coletivo de conhecimento, interação e troca de informações, vive hoje uma boa fase com a chegada de recursos tecnológicos que vão muito além do laboratório de informática ou sala de vídeo. São habilidades desenvolvidas no letramento digital.

I. Comunicação eficiente, segurança digital, colaboração.

II. Marcadores Sociais, Blogs, Vídeos Conferencias.

III. Wikis, comunidades online, microblogging.

IV. Compreensão e inserção cultural e digital, criatividade, curadoria.

V. Habilidades funcionais, raciocínio crítico e avaliação.

Marque a opção que indica as afirmativas CORRETAS.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q324638 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017

Em relação ao ensino de ciências, julgue os itens a seguir. A escolha de modalidades didáticas para o ensino de ciências depende do conteúdo e dos objetivos selecionados, da classe a que se destina, do tempo e dos recursos disponíveis, bem como dos valores e convicções do professor.
  1. ✂️
  2. ✂️

34Q326029 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Acerca das modalidades organizativas dos conteúdos e seus respectivos produtos, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q320392 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Na organização do trabalho pedagógico, a utilização de projetos como estratégia pedagógica tem como objetivo valorizar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q326313 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Com referência ao ensino inicial da leitura, assinale a opção correta conforme Isabel Solé.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q328961 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Varginha MG, Reis amp Reis Auditores Associados

“Segundo Perrenoud (1999), nossas práticas de avaliação são atravessadas por duas lógicas não necessariamente excludentes: a formativa e a somativa. Qual das afirmativas abaixo se refere à lógica somativa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q321579 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Artes, SEDU ES, FCC

Numa visão linear do processo pedagógico, o planejamento didático é uma sucessão de etapas que começa com a definição dos objetivos do ensino, passa pela definição dos conteúdos e dos métodos, pela execução do planejado e finalmente pela avaliação do estudante. Em forma alternativa de ver o processo pedagógico em sala de aula,

I. a avaliação não figura ao final, mas está justaposta aos próprios objetivos.

II. é preciso que a avaliação classifique os estudantes de acordo com os níveis de aproveitamento previamente estabelecidos.

III. são os objetivos que dão base para a construção da avaliação.

IV. os conteúdos e o nível de domínio destes, projetados pelos objetivos, permitem extrair as situações que possibilitarão ao aluno demonstrar seu desenvolvimento em uma situação de avaliação.

V. os objetivos e a avaliação orientam todo o processo de aprendizagem.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q324816 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, CESGRANRIO

O trabalho da professora Carmem tem sido inovador em relação ao reforço e aos processos de recuperação; sua experiência é desenvolvida dentro do processo regular de aulas, por meio de sistema de monitoria entre os alunos e de atividades diversificadas que resgatam aprendizagens de conteúdos escolares. As alternativas pedagógicas que direcionam o trabalho de suporte e de recuperação junto aos alunos têm como princípio

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q325766 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas PE, 2018

O critério estruturante do instrumento de avaliação que discute tanto a sua efetivação quanto se o instrumento utilizado está coerente com o planejamento é denominado de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.