Questões de Concursos Planejamento de Ensino

Resolva questões de Planejamento de Ensino comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q322869 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas PE, 2018

Os conteúdos de ensino são um dos elementos constitutivos do planejamento. Os objetivos devem ser elaborados na perspectiva da construção de conceitos, habilidades e competências:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q321593 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da competência ética na prática docente, julgue os itens seguintes. Constitui ação ética na prática docente o comprometimento com a aprendizagem dos estudantes.
  1. ✂️
  2. ✂️

23Q320826 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere a currículo, aprendizagem organizacional e universidade corporativa, julgue os itens a seguir. O planejamento do currículo deve ser amparado pelo projeto político pedagógico, com vistas a assumir o compromisso de assegurar aprendizagem a todos, dando-lhes condições de buscar informações em fontes diversas.
  1. ✂️
  2. ✂️

24Q319806 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Suponha que o IPHAN adote a plataforma moodle como ferramenta para a realização de um treinamento para seus funcionários lotados em diversas regiões do país. Considere que o curso a ser ministrado tenha sido estruturado em módulos subsequentes com prazos determinados para execução de tarefas e avaliações dentro do horário de trabalho. Os participantes que obtiverem desempenho exitoso ao final do curso terão algum tipo de benefício na carreira profissional.

A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

A tecnologia utilizada no curso em questão limita a aprendizagem a conceitos lineares.
  1. ✂️
  2. ✂️

25Q323391 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Você acabou de receber uma incumbência da Secretaria Municipal para fazer parte de um grupo que deve preparar um diagnóstico sobre o estado atual de desenvolvimento dos Projetos Pedagógicos (PP) das escolas. Para realizar essa tarefa de modo participativo e produzir o diagnóstico que foi solicitado, além da leitura de documentos das escolas, você utilizaria como instrumento ou metodologia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q327753 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Sociocultural, Secretaria da Administração Penitenciária SP, MSConcursos, 2018

Sobre o ensino a distância no Ensino Fundamental, definido em Lei, analise as alternativas e assinale a que está correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q319566 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Uma peça importante no processo de aprendizagem é o livro didático. Sua seleção deve ser criteriosamente realizada. Atente para as seguintes afirmações a respeito dos parâmetros significativos dessa seleção:

I. O livro didático deve mostrar caminhos metodológicos comprovadamente eficazes;

II. deve apresentar exercícios repetitivos ou de memorização;

III. deve ser coerente do ponto de vista teórico com os conteúdos apresentados.

É correto o que se diz em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q320592 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Define-se planejamento escolar como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q325456 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Para ofertar um curso de pós-graduação, determinada instituição de ensino fez uma pesquisa sobre a aceitação desse curso no mercado. O curso, que se propunha a avaliar seus participantes em diferentes momentos, teve início após os resultados indicarem que sua aceitação seria satisfatória entre a maioria dos participantes entrevistados. Antes do início de cada módulo, foi realizada uma avaliação para aferir o nível de conhecimento dos estudantes a respeito do conteúdo proposto. No decorrer de cada módulo, foi proposto aos estudantes que fizessem avaliações sobre seu processo de construção de conhecimento. Ao final do curso, a avaliação do estudante foi qualitativa em vez de quantitativa.

Tendo essa situação hipotética como referência, julgue os itens a seguir.

O curso em questão adotou o modelo de avaliação somativa.
  1. ✂️
  2. ✂️

30Q327248 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

“Pedrinho brinca de comidinha durante um momento de recreação na escola. A professora da classe se preocupa. Este menino estava sendo desvirtuado e, certamente, ia acabar ‘virando’ gay. O garoto, questionado sobre o porquê gostava tanto de brincar de cozinha, responde: ‘é porque eu quero ser chapeiro igual ao meu pai. O papai trabalha na chapa da padaria. Ele faz cada bife, professora!’ Apesar do nome fictício, o caso entre a professora e Pedrinho é real e ele se repete em outras escolas enquanto você lê esta matéria.”

O olhar de preconceito de nossa sociedade está à espreita em todos os cantos, e as instituições de ensino nem sempre escapam dessa afirmação: 99,3% das pessoas em ambiente escolar são preconceituosas, segundo pesquisa da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), em parceria com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). No exemplo, a preocupação da professora pode ser considerada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q322387 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Segundo Borba e Penteado (2001), é INCORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q325460 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito CE, UECE, 2018

A educação profissional técnica de nível médio poderá ser oferecida das seguintes formas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q322135 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas PE, 2018

Uma boa seleção de conteúdos de ensino deve atender alguns critérios. O conteúdo atende o critério de validade quando:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q320344 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere a mídia e educação, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q321370 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Suponha que o IPHAN adote a plataforma moodle como ferramenta para a realização de um treinamento para seus funcionários lotados em diversas regiões do país. Considere que o curso a ser ministrado tenha sido estruturado em módulos subsequentes com prazos determinados para execução de tarefas e avaliações dentro do horário de trabalho. Os participantes que obtiverem desempenho exitoso ao final do curso terão algum tipo de benefício na carreira profissional.

A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

Esse tipo de curso online é caracterizado como assíncrono.
  1. ✂️
  2. ✂️

37Q322910 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Planejamento é o contrário de improvisação e não improviso, quando tenho um objetivo em vista.

O planejamento educacional se efetiva em três níveis distintos. São eles:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q328031 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos RJ, FGV, 2018

A Educação tem sido cada vez mais considerada uma área-chave para enfrentar os problemas sociais da humanidade. Diante disso, o conceito de Educação tem sido ampliado e adjetivado: já não se restringe mais ao processo de ensino-aprendizagem no interior de unidades escolares formais e pode ser categorizado em educação formal, não formal e informal. Para Maria da Glória Gohn, a educação não formal é a categoria central de trabalho de um educador social, já que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q322402 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

A avaliação da aprendizagem é uma atividade inerente ao processo educativo e não pode ser praticada isoladamente, sob o risco de perder a sua dimensão pedagógica. Assim, a fim de cumprir a sua dimensão pedagógica, a avaliação apresenta modalidades que estão intimamente relacionadas às suas finalidades. Considerando as três modalidades presentes nos processos de ensino e de aprendizagem: diagnóstica, formativa e somativa, atente para o que se afirma a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) A avaliação formativa auxilia o professor na regulação dos processos de ensino e de aprendizagens, informando o que deve ser feito.

( ) A avaliação diagnóstica precede a ação, identificando características do aluno e conhecimentos prévios.

( ) A Avaliação formativa é utilizada para uma apresentação final sobre o que o aluno pode obter em um determinado período.

( ) A avaliação diagnóstica leva a processos de exclusão e classificação no final de cada unidade de ensino em que se organiza o processo educativo.

( ) A avaliação somativa é utilizada ao longo do processo pedagógico para acompanhamento do desenvolvimento do aluno, reorientando a aprendizagem.

A sequência correta, de cima para baixo é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.