Início

Questões de Concursos Planejamento de Ensino

Resolva questões de Planejamento de Ensino comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q327310 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Os AVA são ambientes na Internet quase sempre relacionados à organização de cursos e disciplinas, à administração de conteúdos de estudo e ao monitoramento de alunos para a educação a distância. As tecnologias de informação e comunicação integradas a esses ambientes suportam um universo virtual composto não somente pelo aparato tecnológico e gerenciamento das informações, mas também pelos indivíduos e suas interações. Os principais sujeitos-usuários desse processo são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

202Q329094 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A abordagem interacional do discurso, apoiada teoricamente na sociolingüística interacional, considera a conversação como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

203Q321188 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Fasepa, CESPE CEBRASPE

Em uma escola que trabalha com a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), foi organizada uma classe para atender adolescentes, jovens e adultos na faixa etária entre 15 e 30 anos em fase de alfabetização. Alguns desses alunos já estão integrados ao mercado de trabalho, principalmente o de natureza informal, e outros estão desempregados, especialmente os mais novos. Todos tiveram uma passagem pela escola e não conseguiram aprender a ler e a escrever. Neste ano, retomaram seus estudos com vontade de recuperar o que não foi aprendido. Em uma das aulas, o professor distribuiu um texto para a turma fazer uma leitura silenciosa individualmente. Ao perceber que uma das alunas, que está desempregada, não estava lendo o texto proposto, o professor então disse: “Você, fulana, fica aí sem querer ler e escrever, vai trabalhar de quê? Faxineira? Olha lá, se alguém quer faxineira que não saiba ler nem escrever!

Diante da situação hipotética acima descrita, julgue os itens a seguir.

Considerando que os adolescentes, jovens e adultos da classe mencionada tiveram uma passagem pela escola e não conseguiram aprender a ler e escrever, é correto afirmar que o contexto dessa sala de aula reflete um dos fatores de perpetuação do analfabetismo brasileiro.
  1. ✂️
  2. ✂️

204Q326057 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

O uso de multimídia educativa na educação infantil
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

205Q320700 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, FCC

A professora entregou a todos os alunos quatro folhas de papel sulfite com 10 × 10 quadradinhos. Pediu que pintassem na

  • 1ª folha, 10 quadradinhos de amarelo;
  • 2ª folha, 20 quadradinhos de vermelho;
  • 3ª folha, 25 quadradinhos de azul;
  • 4ª folha, 50 quadradinhos de verde.

Após a representação fracionária e associação dos quadradinhos a uma amostra, espera-se que os alunos sejam capazes de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

206Q320209 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEDUC PA, FADESP

Imagine que você foi convidado a participar do Conselho de Classe de uma escola de ensino fundamental para emitir um parecer sobre um texto elaborado espontaneamente por uma criança da primeira série, visto que a professora da criança não sabe como agir. Eis o texto produzido pela criança:

Era uma vez umpionho queroia ocabelo daí um emninopinehnto dapasou um ummenino lipo enei pionho aí pasou um emnino piohento daí omenino pegoupionho da amunhér pegoupionho de todomundosaiogritãdo todomundo pegou pionho di até sofinho pegou begoupionho.

Em seu parecer, você deve sugerir à professora que faça o seguinte:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

207Q323290 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

A respeito do planejamento na ação docente, julgue os itens a seguir. Planejar é, sobretudo, preencher formulários para o controle administrativo da ação educativa.
  1. ✂️
  2. ✂️

208Q324848 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Dentre as descrições abaixo, assinale aquela que corresponde a uma transposição didática que leve a aprendizagens efetivas e ao desenvolvimento de competências de alto nível.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

209Q321536 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

Assinale a alternativa que apresenta a atividade mais adequada para o professor trabalhar com seus alunos a relação forma de organização do espaço geográfico e dificuldades ou facilidades para a população em suas atividades cotidianas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

211Q325447 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

Para Telma Weisz:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

212Q324331 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Escrever textos em duplas, no desenvolvimento da habilidade de escrita, é um procedimento

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

213Q327316 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 111 a 118, referentes ao uso de tecnologias na educação.

O uso de ferramentas tecnológicas interativas garante por si só o compartilhamento e a construção do sentimento de pertencimento entre os envolvidos em um processo de formação.

  1. ✂️
  2. ✂️

214Q322213 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Fasepa, CESPE CEBRASPE

Em uma escola que trabalha com a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), foi organizada uma classe para atender adolescentes, jovens e adultos na faixa etária entre 15 e 30 anos em fase de alfabetização. Alguns desses alunos já estão integrados ao mercado de trabalho, principalmente o de natureza informal, e outros estão desempregados, especialmente os mais novos. Todos tiveram uma passagem pela escola e não conseguiram aprender a ler e a escrever. Neste ano, retomaram seus estudos com vontade de recuperar o que não foi aprendido. Em uma das aulas, o professor distribuiu um texto para a turma fazer uma leitura silenciosa individualmente. Ao perceber que uma das alunas, que está desempregada, não estava lendo o texto proposto, o professor então disse: “Você, fulana, fica aí sem querer ler e escrever, vai trabalhar de quê? Faxineira? Olha lá, se alguém quer faxineira que não saiba ler nem escrever!

Diante da situação hipotética acima descrita, julgue os itens a seguir.

A escola que não trabalha o fortalecimento dos vínculos familiares, os laços de solidariedade humana e da tolerância recíproca em que se assenta a vida social deixa de atuar em relação aos objetivos fundamentais da formação básica do cidadão do ensino fundamental.
  1. ✂️
  2. ✂️

215Q321668 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Os recursos didáticos, em qualquer mídia, devem estar em consonância com a fundamentação filosófica e pedagógica definida no projeto pedagógico do curso proposto, de modo que o planejamento pode ser organizado de inúmeras formas. A respeito desse assunto e de aspectos a ele relacionados, julgue os itens subsecutivos. As estratégias específicas para otimizar a tecnologia educacional na educação a distância e orientar a elaboração de recursos didáticos são atividades interessantes, técnicas de grupo e análise do processo de avaliação cognitiva individual.
  1. ✂️
  2. ✂️

216Q327403 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, FCC

Na HTPC, uma professora perguntou o que é avaliação externa. A coordenadora pedagógica respondeu que essa avaliação busca subsidiar a tomada de decisão no âmbito dos sistemas de ensino, ao fornecer informações sobre

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

217Q319759 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Os recursos didáticos, em qualquer mídia, devem estar em consonância com a fundamentação filosófica e pedagógica definida no projeto pedagógico do curso proposto, de modo que o planejamento pode ser organizado de inúmeras formas. A respeito desse assunto e de aspectos a ele relacionados, julgue os itens subsecutivos. Os recursos didáticos colaborativos na educação a distância surgem a partir da interligação de computadores em rede e permitem a integração dos conteúdos disponíveis em outras mídias, favorecendo a interatividade e a produção colaborativa; entretanto, esses recursos são pouco utilizados em cursos online, por incentivarem o plágio entre os cursistas.
  1. ✂️
  2. ✂️

219Q321109 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, CESGRANRIO

O "Atlas dos Municípios da Mata Atlântica", editado em 2002

pela Organização Não Governamental (ONG) Mata Atlântica,

em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

(INPE), revela que Ilhabela, no Estado de São Paulo,

é o município que detém a maior área de mata original.

(www.sosmataatlantica.org.br).

Uma professora de uma turma de 4a série do Ensino Fundamental

promoveu uma discussão com os alunos, a partir do

estudo comparativo entre a informação revelada no Atlas sobre

Ilhabela e o Texto VII. Após intenso debate, eles concluíram

que a relação afetiva e singular que a população local estabelece

com Ilhabela é de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

220Q322147 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao planejamento curricular, julgue os próximos itens. O planejamento diz respeito à função de formar progressivamente o currículo em diferentes etapas.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.