Início

Questões de Concursos Planejamento de Ensino

Resolva questões de Planejamento de Ensino comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q322147 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao planejamento curricular, julgue os próximos itens. O planejamento diz respeito à função de formar progressivamente o currículo em diferentes etapas.
  1. ✂️
  2. ✂️

222Q323440 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, FCC

Durante a aula foi apresentada a receita de um bolo:

BOLO DE CENOURA

1 xícara de óleo

2 colheres de sopa de fermento em pó

2 xícaras de açúcar

3 ovos

3 xícaras de farinha de trigo

4 cenouras médias descascadas e fatiadas

Modo de fazer:

Bata o açúcar, os ovos e o óleo no liquidificador. Numa vasilha, despeje a mistura e acrescente a farinha de trigo e o fermento em pó. Coloque a massa numa assadeira untada e enfarinhada e asse em forno pré-aquecido por 45 minutos. A receita rende 20 porções.

Para uma sala de 30 alunos, a professora propôs as seguintes questões:

Uma receita será suficiente para todos?

Levando-se em conta que a receita não aceita redução (não há como dividir ovos ao meio) e que todos os alunos consumam uma porção, quantas receitas deverão ser feitas, no mínimo?

Considerando-se a quantidade mínima de receitas, quantos pedaços de bolo sobrarão?

Espera-se que, com a realização dessa atividade, a professora verifique se os alunos são capazes de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

223Q329126 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, FCC

Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 5 a 7.

A Proposta Pedagógica representa a identidade da escola. Trata-se de um documento oficial em que estão registrados todos os procedimentos, recursos e metas da escola. Segundo o que está prescrito legalmente, esse documento orienta todas as ações da escola e é a base para a realização dos ajustes necessários. Mesmo considerando que a Proposta Pedagógica pode ser organizada de formas diferentes, é essencial constar dela os fundamentos legais que dão amparo para as suas ações, os planos anuais de ensino para todas as disciplinas e anos/séries e a avaliação da aprendizagem.

Em relação aos planos anuais de ensino para todas as disciplinas e anos/séries, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

224Q328750 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Supervisor Pedagógico, SENAC PE, IPAD

Com relação à metodologia por projetos pode-se afirmar que ela:

1. contribui para o maior desenvolvimento do senso crítico e reflexivo dos alunos.

2. promove maior interação entre conteúdos, através da Interdisciplinaridade.

3. torna o professor o principal sujeito no processo educativo.

Está(ão) correta(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

225Q320003 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, FCC

Um professor, ao buscar um texto de divulgação científica para ser trabalhado no Ensino Fundamental I, deve ter em mente quais são os objetivos que deseja que os alunos atinjam. Nesse contexto, um texto de divulgação científica sobre o corpo humano deveria conter

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

227Q326724 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, CESGRANRIO

Na Semana do Folclore, a professora de uma turma da 3ª

série do Ensino Fundamental de uma das unidades escolares

de Ilhabela levou para a sua turma o Texto VII como

disparador para discussão sobre o movimento de resistência

cultural dos negros africanos que foram trazidos para o

Brasil. Durante a discussão, uma aluna declarou "já conhecer

a congada porque seu avô participava dela há muito tempo".

A professora solicitou, então, que a aluna trouxesse seu

avô à escola para uma entrevista com a turma. Paralelamente,

os alunos pesquisaram e coletaram informações sobre

esse auto popular brasileiro de motivação africana – a

congada. Tal aprendizado está diretamente relacionado à

categoria dos conteúdos procedimentais porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

228Q325963 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Agente de Fiscalização, TCM SP, CETRO

A professora Lara escreveu vários cartazes com seguinte parlenda: "Hoje é sábado/ Pé de quiabo Amanhã é domingo/ Pé de cachimbo/ O cachimbo de ouro/ Bate no touro/ O touro é valente/ Chifra gente/ A gente é fraco/ Cai no buraco/ O buraco fundo/ Acabou-se o mundo." Lia para as criança que iam transformando-os em textos de memória A professora tinha como objetivo ensinar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

229Q321100 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE, 2017

O planejamento de uma instituição educativa, comprometido com a democratização das práticas educativas, sociais e culturais, parte de alguns pressupostos. Sobre estes, analise as afirmativas abaixo:

I. Desenvolver um diagnóstico com novas formas de participação e de articulação com a realidade, que possibilite a tomada de decisões políticas e sócio-educacionais.

II. Superar o caráter autoritário, centralizador e tecnocrático mediante um processo com a participação dos diversos segmentos educacionais e a comunidade.

III. Considerar como características principais uma sequência burocrática, organizada e eficaz.

IV. Cooperar com todo o efetivo escolar no desenvolvimento de uma racionalidade técnica, centralizada e sistemática.

V. Transformar o modo de planejar com adoção dos aspectos de integração, articulação e continuidade.

Estão CORRETAS, apenas,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

231Q319825 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

No processo de avaliação dos alunos em matemática, o professor deve privilegiar alguns aspectos particulares. Assinale a opção que apresenta aspectos a ser enfatizados pelo professor na avaliação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

232Q326654 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Fasepa, CESPE CEBRASPE

Planejo a avaliação depois. Geralmente as atividades que constam da avaliação são quase idênticas às que são trabalhadas durante as aulas. A coordenadora me dá os modelos de provas. Dou uma olhada no conteúdo. Caso tenha alguma coisa que ainda não dei, vou trabalhando e reforçando até o dia da avaliação e dou um questionário parecido com o que será cobrado na prova.

Diante da situação hipotética acima, que apresenta o depoimento de um professor, julgue os itens seguintes.

Na situação descrita, o aluno estuda para a avaliação, e o professor também ensina para a avaliação.
  1. ✂️
  2. ✂️

233Q322397 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

A educação é uma prática humana social que constrói e modifica os seres humanos nos seus estados físicos, mentais, espirituais, culturais, e que dá uma configuração à existência humana individual e grupal. Assim, o pedagogo, como profissional da educação, pode atuar e intervir em diferentes espaços educativos. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. O modelo de resultados se refere à avaliação de resultados em educação corporativa e seu objetivo é avaliar programas individualmente na perspectiva de resultados.
  1. ✂️
  2. ✂️

234Q321027 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

A conjuntura econômica, política e tecnológica favoreceu a implementação da educação a distância (EaD), que passou a ocupar posição instrumental estratégica para satisfazer amplas e diversificadas necessidades de qualificação das pessoas adultas, para a contenção de gastos nas áreas de serviços educacionais e, no âmbito ideológico, para traduzir a crença de que o conhecimento está disponível a quem quiser.

Considerando o assunto abordado nesse texto, julgue os próximos itens, relativos à educação a distância (EaD) e às tecnologias da educação.

A prática da EaD tem sido concretamente uma prática educativa, ou seja, de interação pedagógica, cujos objetivos, conteúdos e resultados se identificam com aqueles que constituem, nos diversos tempos e espaços, a educação como projeto e processo humanos, histórica e politicamente definidos na cultura das diferentes sociedades.
  1. ✂️
  2. ✂️

235Q320790 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, FCC

Um tema de grande importância a ser abordado com os alunos refere-se ao lixo. Dentre os elementos que fazem parte da discussão pode-se citar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

236Q320025 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, CESGRANRIO

Na área urbana, em especial, a casa, a escola e a comunidade não são unidades isoladas. São sistemas em constantes trocas com o ambiente, que é o receptor final do lixo e dos resíduos eliminados pelo corpo das pessoas. Para estudar as técnicas que a sociedade humana cria para efetuar essas trocas, mantendo casa, escola, comunidade e ambiente em condições saudáveis, o professor deve desenvolver com os alunos atividades a respeito de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

237Q325797 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

Os métodos de ensino estão ligados ao papel do professor na gestão do processo de ensino, tendo em vista a aprendizagem dos alunos. Em sua ação didática, o professor seleciona e organiza vários métodos de ensino em função das características de cada conteúdo a ser trabalhado. Assim sendo, considere as seguintes afirmações sobre métodos de ensino:

I. A escolha de métodos de ensino independe do conhecimento das características socioculturais e individuais dos alunos.

II. A unidade objetivo-conteúdo-métodos constitui a linha fundamental de compreensão do processo didático.

III. O método de trabalho independente dos alunos consiste em tarefas dirigidas e orientadas pelo professor para que os alunos as resolvam de modo criativo.

IV. A forma mais típica do método de elaboração conjunta é a conversação didática, denominada também de aula dialogada.

 Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

238Q321517 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Segundo Libâneo, há diferentes entendimentos em relação à educação ambiental. Com base nessa afirmação, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

239Q319826 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

No que diz respeito a brincadeira, educação e infância, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

240Q328298 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, CESGRANRIO

De acordo com os PCN, uma proposta para o estudo da Geografia é a leitura da paisagem local dos arredores da casa, da escola, do bairro onde residem os alunos. O registro dessas leituras através do desenho evidencia as primeiras noções de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.