Início

Questões de Concursos Planejamento de Ensino

Resolva questões de Planejamento de Ensino comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q326304 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, FCC

Um professor, que desconsidera o conhecimento prévio do estudante e se orienta pelo ensino centrado no conhecimento científico historicamente acumulado, tem por objetivo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

262Q319941 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, CESGRANRIO

A organização do trabalho escolar em ciclos está associada à progressão continuada e ao questionamento à cultura da repetência. O propósito de impulsionar os processos de mudança e de reorganização do ensino em ciclos considera os processos de avaliação capazes de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

263Q327526 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, CESGRANRIO

Como desdobramento de uma roda de conversa sobre extraterrestres,

uma professora de 1a série propôs a construção

de uma "trilha dos alienígenas", em grupos de cinco crianças.

Quando as trilhas ficaram prontas, os grupos se puseram

a jogar e, para isso, combinaram as regras para se movimentarem

nos tabuleiros. A construção e o jogo de trilhas

são atividades significativas porque aproximam as crianças

da aprendizagem de:

I - operações;

II - números;

III - formas e espaço;

IV - unidades de tempo.

Estão corretos os elementos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

264Q323148 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017

Dadas as afirmativas em relação à avaliação da aprendizagem,

I. A avaliação envolve necessariamente uma ação que promova a melhoria da aprendizagem.

II. Na avaliação, o professor assume o papel de investigador, de esclarecedor e de organizador de experiências significativas.

III. A avaliação mediadora confronta os objetivos pretendidos e os alcançados com o objetivo de classificar os estudantes.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

265Q323408 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor Magisterio, SESI DF, FUNIVERSA

Escolas de qualidade são definidas pela eficácia dos professores e pela realização dos alunos, com o auxílio do desenvolvimento de fortes habilidades em relacionamento interpessoal. Assim, o relacionamento entre professor e aluno é essencial para garantir um ambiente positivo na escola/sala de aula. Assinale a alternativa correta acerca desse assunto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

266Q327856 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

O ensino de língua inglesa favorece e recomenda o trabalho com temas transversais, porque estes

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

267Q321023 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Devido à necessidade de organizar os recursos metodológicos e a avaliação, o pedagogo busca planejar coerentemente os objetivos de formação. A esse respeito, julgue os itens seguintes. Os modelos de avaliação da aprendizagem na educação corporativa incluem o modelo de Kirkpatrick, o modelo de Hamblim, o modelo de Phillips, o modelo MAIS, o modelo de Fitz-enz e o modelo de produtividade.
  1. ✂️
  2. ✂️

268Q323101 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Para realizar um processo de avaliação autêntica e significativa na educação infantil, que considere as experiências reais de cada criança em particular, o professor deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

269Q322938 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Consultor Técnico Legislativo, CLDF DF, CESPE CEBRASPE

Considerando a comunicação e a interlocução entre os participantes no processo de planejamento, mediante constituição de equipes, encontros e avaliações sistemáticas, capacitação de pessoal para o planejamento, constituição de grupos de estudo, aplicação de critérios na distribuição de tarefas, articulação com outros grupos sociais, com o currículo e com a construção do conhecimento, julgue os itens subseqüentes. O tempo, o agrupamento e a atitude dos alunos nos trabalhos em grupo, a resolução de conflitos e o cuidado físico requerem a intervenção do professor mais intensamente nas séries iniciais da escolarização.
  1. ✂️
  2. ✂️

270Q327457 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, CESGRANRIO

Em uma turma de 1a série, dos registros decorrentes de

uma atividade de escrita do número 3526 sob a forma de

ditado, apareceram estes:

31000500206 - 300050026 - 35206

Tais escritos resultam de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

271Q323663 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, CESGRANRIO

Para ampliar os conhecimentos dos alunos sobre a história da cidade de São Paulo, um professor planejou uma aulapasseio à Estação da Luz e seu entorno. Ao propor, no dia seguinte, que os alunos reconstituíssem no papel o trajeto, sem esquecer dos pontos destacados durante o percurso, o professor trabalhou a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

272Q324010 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correspondente às quatro atividades relativas ao trabalho didático com numeração escrita, segundo Cecília Parra.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

273Q326392 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Fasepa, CESPE CEBRASPE

Quando a gente dá a prova no final do bimestre, já sabe quem vai tirar nota boa e quem não vai. Prova é uma satisfação para os pais. A prova serve apenas para preencher o diário. No dia da prova, a agente já sabe a menção de cada um.

Com respeito à afirmação acima, hipoteticamente feita por um professor, julgue os itens a seguir.

A avaliação intuitiva assume a função de confirmar a avaliação formal do professor.
  1. ✂️
  2. ✂️

274Q327430 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 62 a 66, relativos à didática.

A didática estuda os diferentes processos de ensino e aprendizagem, bem como as implicações das fases de desenvolvimento dos alunos conforme a idade e os mecanismos psicológicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

275Q326700 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor Magisterio, SESI DF, FUNIVERSA

A respeito de avaliação diagnóstica, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

276Q324533 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Com relação ao processo de avaliação no ensino de ciências, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

277Q326806 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Com relação ao uso de imagens pelo professor de Ciências foram feitas as afirmações abaixo.

I. Neste nível deve-se explorar diversos tipos de imagens, como fotografias, esquemas e mapas.
II. A produção de imagens pelos alunos é importante para desenvolver a sua competência leitora.
III. As imagens devem ser apresentadas apenas depois do entendimento do texto.

É correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

278Q326769 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, FCC

A utilização de livros e artigos de divulgação científica é uma estratégia eficaz para apresentar aos alunos do ciclo I do Ensino Fundamental temas e assuntos relacionados às ciências da natureza. Ao utilizar esses textos o professor deve:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

279Q323221 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor Substituto, Secretaria Municipal do Planejamento, 2018

O planejamento é ato. É uma atividade que projeta, organiza e sistematiza o fazer docente. Farias (2014) ressalta que existem cinco elementos a considerar no planejamento das situações de ensino. No planejamento do plano de aula, o elemento que indaga sobre o “como fazer” é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

280Q323859 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, NCE

A aplicação de novas tecnologias na área educacional tem gerado mudanças significativas. Embora não esteja presente ainda no cotidiano educacional de muitas escolas, seu impacto maior refere-se a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.