Início Questões de Concursos Planejamento de Ensino Resolva questões de Planejamento de Ensino comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Planejamento de Ensino Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 281Q323859 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, NCEA aplicação de novas tecnologias na área educacional tem gerado mudanças significativas. Embora não esteja presente ainda no cotidiano educacional de muitas escolas, seu impacto maior refere-se a: ✂️ a) um deslocamento de pequena ênfase na linguagem multimídia; ✂️ b) materiais didáticos que operam com linguagens multimídias e se aproximam da experiência cotidiana; ✂️ c) acesso à navegação na internet de maneira definitiva e fácil; ✂️ d) metamorfose da visão da educação e da produtividade; ✂️ e) representação de um alfabeto multimidiático que só dá acesso a uns poucos consumidores Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 282Q322000 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCConsidere estas instruções para uma aula de leitura em língua inglesa. Compare o teor das duas reportagens sobre o tema. Em que se diferenciam e em que revelam aspectos comuns. Para mais informações sobre Plutão, visite o site da Nasa: http://solarsystem.jpl.nasa.gov/planets/profile.cfm As tarefas propostas têm como objetivo principal o desenvolvimento da seguinte habilidade de leitura: ✂️ a) confirmação das hipóteses de sentido criadas antes da leitura. ✂️ b) localização do tema ou da idéia principal dos textos. ✂️ c) consulta prévia a outras fontes para reconhecimento de vocabulário. ✂️ d) identificação de conexões entre textos sobre o mesmo tema. ✂️ e) reconhecimento do gênero textual a que os textos pertencem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 283Q327474 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPEA educação é uma prática humana social que constrói e modifica os seres humanos nos seus estados físicos, mentais, espirituais, culturais, e que dá uma configuração à existência humana individual e grupal. Assim, o pedagogo, como profissional da educação, pode atuar e intervir em diferentes espaços educativos. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. De acordo com a abordagem humana crítica, o planejamento deve priorizar as técnicas e os equipamentos de ensino e a interdependência dessas técnicas com a habilidade a ser desenvolvida. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 284Q322290 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPEOs recursos didáticos, em qualquer mídia, devem estar em consonância com a fundamentação filosófica e pedagógica definida no projeto pedagógico do curso proposto, de modo que o planejamento pode ser organizado de inúmeras formas. A respeito desse assunto e de aspectos a ele relacionados, julgue os itens subsecutivos. O Wordle é uma ferramenta de análise de textos que permite a conversão de texto livre ou da Web em uma nuvem de palavras, além da realização de um estudo de gestão das palavras. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 285Q325437 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPEConsiderando o paradigma emancipatório da avaliação, julgue os próximos itens. Na construção de currículos de qualidade para toda a população, os resultados da avaliação devem ser analisados como indicadores para análise do papel e da função desempenhados pelas instâncias governamentais. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 286Q323809 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPEAcerca dos objetivos do processo de ensino-aprendizagem e de sua relação com os domínios cognitivos, julgue os itens seguintes. Comparar, criticar, diferenciar e examinar são verbos adequados para o alcance do nível de análise. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 287Q319203 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCNo ensino de língua inglesa, a habilidade de escrita deve ✂️ a) receber menor atenção, limitando-se ao preenchimento de lacunas ou elaboração de respostas curtas em atividades escritas. ✂️ b) procurar desenvolver a articulação entre conhecimento de mundo, conhecimento lingüístico e organização textual. ✂️ c) concentrar-se no estudo de regras gramaticais, sendo estas um requisito imprescindível para as avaliações periódicas. ✂️ d) enfatizar o uso correto da língua, uma vez que essa é a única habilidade voltada a esse objetivo. ✂️ e) desestimular as criações livres, evitando que o aluno se frustre com seus erros. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 288Q327156 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPECom relação ao ensino de geografia segundo Ana Maria Simões Coelho, assinale a opção correta. ✂️ a) Tradicionalmente, os alunos iniciam a leitura e a interpretação de mapas, oficialmente, no 1.º ano do ensino fundamental. ✂️ b) Para que o aluno compreenda a organização espacial da sociedade, a escola deve prepará-lo para utilizar as técnicas e os instrumentos necessários à representação gráfica dessa organização. ✂️ c) Uma vez que a finalidade exclusiva da leitura de mapas é a decodificação das convenções cartográficas, a escola deve orientar os alunos de forma direta na localização das territorialidades. ✂️ d) A geografia deve ser ministrada principalmente por seu caráter disciplinar, que prioriza o processo enciclopédico e descreve as riquezas territoriais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 289Q326473 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEDUC PA, FADESPO aproveitamento escolar representa uma questão pedagógica fundamental para o sucesso da prática educativa. Neste sentido pode-se afirmar que o (a) ✂️ a) maior e principal causa da reprovação escolar reside nas práticas avaliativas adotadas pela escola. ✂️ b) processo burocrático instalado no âmbito da escola é o grande responsável pelos altos índices de reprovação escolar. ✂️ c) adoção de práticas pedagógicas que atendam as diferenças individuais do educando com a efetivação do processo avaliativo classificatório constituem os determinantes do fracasso escolar. ✂️ d) fracasso escolar é causado por diversos fatores sejam eles de ordem psicológica, social ou organizacional da escola, sendo a reprovação, bem como a efetivação da repetência um dos fatores determinantes desse fracasso. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 290Q327758 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPEJulgue os itens subsequentes, relativos aos paradigmas da educação. O paradigma ontológico é caracterizado por um enfoque subjetivo, visando à descoberta das essências e à conscientização do conhecimento pelo educando. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 291Q319927 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCUma função educativa importante do ensino e aprendizagem de língua inglesa na escola básica é ✂️ a) o desenvolvimento da proficiência comunicativa. ✂️ b) a capacitação para intercâmbios culturais entre estudantes de nacionalidades diferentes. ✂️ c) o conhecimento da cultura dos povos falantes de língua inglesa. ✂️ d) a oportunidade de percepção de diferenças culturais e convivência com a diversidade. ✂️ e) a ampliação da esfera de informações e conhecimentos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 292Q323040 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, FCCO uso devidamente contextualizado de bilhetes e anúncios, em salas de aula, ✂️ a) dificulta o trabalho docente de análise de textos, por não apresentarem recursos linguísticos mais elaborados. ✂️ b) compromete seu entendimento como veículos de comunicação, pela dificuldade oferecida em um início de aprendizagem. ✂️ c) pode, por apresentarem frequentes deslizes em relação à norma culta, dificultar o aprendizado correto da escrita. ✂️ d) prejudica o planejamento das atividades docentes pela dificuldade em obter textos adequados a tais atividades. ✂️ e) favorece o trabalho com textos de diversos tipos, que despertam o interesse dos alunos por pertencerem à sua realidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 293Q320815 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPEA conjuntura econômica, política e tecnológica favoreceu a implementação da educação a distância (EaD), que passou a ocupar posição instrumental estratégica para satisfazer amplas e diversificadas necessidades de qualificação das pessoas adultas, para a contenção de gastos nas áreas de serviços educacionais e, no âmbito ideológico, para traduzir a crença de que o conhecimento está disponível a quem quiser. Considerando o assunto abordado nesse texto, julgue os próximos itens, relativos à educação a distância (EaD) e às tecnologias da educação. A maioria dos municípios brasileiros não proporciona acesso à educação superior. Nesse sentido, a EaD surge como alternativa para preencher essa lacuna. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 294Q324168 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCSegundo os PCNs, as propostas para o ensino de Ciências devem considerar ✂️ a) suas relações com a tecnologia e com as demais questões sociais e ambientais. ✂️ b) o método científico, da maneira como é utilizado pelos cientistas. ✂️ c) a assimilação de conteúdos, para formar uma base teórica bem consolidada. ✂️ d) o uso do livro didático como o norteador do processo ensino-aprendizagem. ✂️ e) a busca da verdade e de explicações incontestáveis para os fenômenos naturais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 295Q325378 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017Em relação ao ensino de ciências, julgue os itens a seguir. Usar filmes de ficção científica em sala de aula é um recurso de ensino para a aprendizagem que deve ser evitado, pois poderão ocorrer, nesses filmes, distorções sobre assuntos científicos importantes. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 296Q328484 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Agente de Fiscalização, TCM SP, CETRO A professora Lara desenvolveu a seguinte atividade com crianças de cinco anos de idade: colocou-as em roda para cantar a ciranda "Caranguejo peixe é". Fez cartazes com figuras: palmas, palmas, palmas; pé, pé, pé; roda, roda, roda; caranguejo; peixe. Mudava o cartaz ao ritmo da música e dos movimentos das crianças. Depois de certo tempo, substituía os cartazes das figuras por cartazes com a escrita. O objetivo da intervenção didática desta atividade é trabalhar com as crianças: ✂️ a) atividades centradas no planejamento da professora, obrigando as crianças a se adequarem ao programado pelo adulto, pois a criança já nasce com predisposição para a leitura. ✂️ b) atividades de treinamento de comportamentos aceitáveis na sociedade, utilizando-se das linguagens musicais e escritas. ✂️ c) a musicalidade, os movimentos, a oralidade, a escrita, utilizando-se de diversas linguagens, a saber: o movimento, o canto, o desenho e a escrita; o contato com a língua escrita visando possibilitar que a criança se aproprie do significado da língua escrita. ✂️ d) a musicalidade, as cantigas infantis, a linguagem escrita introduzindo a alfabetização e não o sentido da leitura ou a leitura global. ✂️ e) A linguagem escrita sem interagir com outras linguagens, a finalidade é a leitura do cartaz final – escrita da canção da memória. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 297Q328265 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCO ensino do método científico é fundamental para o desenvolvimento de atitudes e habilidades que propiciem ao aluno a aquisição de uma postura de questionamento. NÃO é um aspecto do método científico: ✂️ a) observação. ✂️ b) falseabilidade. ✂️ c) elaboração de hipóteses. ✂️ d) comprovação da verdade. ✂️ e) descrição de um fenômeno. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 298Q325195 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017No que concerne à organização de conteúdos e a sua aplicação, assinale a opção correta. ✂️ a) A duração de uma sequência de atividades pode variar conforme o objetivo, o desenrolar de suas etapas, o desejo e o interesse das crianças pelo assunto tratado. ✂️ b) O conceito de atividade permanente está relacionado ao fato de a criança, ao final de um projeto, aprender porque participou e resolveu problemas diversos. ✂️ c) As orientações constantes no referencial curricular não representam um modelo fechado que define um padrão único de intervenção. ✂️ d) Pintura e modelagem são conceituadas como atividades de trabalho básicas e cognitivas. ✂️ e) Rodas de histórias e de conversas são classificadas como atividades orais permanentes cognitivas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 299Q321443 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, CESGRANRIOUma estratégia didática privilegiada para a ampliação dos conhecimentos em Ciências Naturais é o trabalho com projetos. As atividades desenvolvidas em um projeto têm como produto a ✂️ a) anotação particular de cada aluno, para que possa consultá-la nas situações de prova. ✂️ b) identificação dos problemas e suas soluções, de acordo com a faixa etária dos alunos. ✂️ c) elaboração coletiva de algo com função social real, como um livro ou folheto informativo. ✂️ d) escolha dos temas mais relevantes apresentados na mídia dentre os conteúdos da área. ✂️ e) previsão de modos de avaliação pontual dos trabalhos individuais dos alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 300Q319460 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPEJulgue os itens de 111 a 118, referentes ao uso de tecnologias na educação. Independentemente do investimento tecnológico realizado, muitos procedimentos didáticos empregados na educação corporativa a distância remetem a cursos tradicionais, sem articulação entre teoria e prática. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
281Q323859 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, NCEA aplicação de novas tecnologias na área educacional tem gerado mudanças significativas. Embora não esteja presente ainda no cotidiano educacional de muitas escolas, seu impacto maior refere-se a: ✂️ a) um deslocamento de pequena ênfase na linguagem multimídia; ✂️ b) materiais didáticos que operam com linguagens multimídias e se aproximam da experiência cotidiana; ✂️ c) acesso à navegação na internet de maneira definitiva e fácil; ✂️ d) metamorfose da visão da educação e da produtividade; ✂️ e) representação de um alfabeto multimidiático que só dá acesso a uns poucos consumidores Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
282Q322000 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCConsidere estas instruções para uma aula de leitura em língua inglesa. Compare o teor das duas reportagens sobre o tema. Em que se diferenciam e em que revelam aspectos comuns. Para mais informações sobre Plutão, visite o site da Nasa: http://solarsystem.jpl.nasa.gov/planets/profile.cfm As tarefas propostas têm como objetivo principal o desenvolvimento da seguinte habilidade de leitura: ✂️ a) confirmação das hipóteses de sentido criadas antes da leitura. ✂️ b) localização do tema ou da idéia principal dos textos. ✂️ c) consulta prévia a outras fontes para reconhecimento de vocabulário. ✂️ d) identificação de conexões entre textos sobre o mesmo tema. ✂️ e) reconhecimento do gênero textual a que os textos pertencem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
283Q327474 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPEA educação é uma prática humana social que constrói e modifica os seres humanos nos seus estados físicos, mentais, espirituais, culturais, e que dá uma configuração à existência humana individual e grupal. Assim, o pedagogo, como profissional da educação, pode atuar e intervir em diferentes espaços educativos. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. De acordo com a abordagem humana crítica, o planejamento deve priorizar as técnicas e os equipamentos de ensino e a interdependência dessas técnicas com a habilidade a ser desenvolvida. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
284Q322290 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPEOs recursos didáticos, em qualquer mídia, devem estar em consonância com a fundamentação filosófica e pedagógica definida no projeto pedagógico do curso proposto, de modo que o planejamento pode ser organizado de inúmeras formas. A respeito desse assunto e de aspectos a ele relacionados, julgue os itens subsecutivos. O Wordle é uma ferramenta de análise de textos que permite a conversão de texto livre ou da Web em uma nuvem de palavras, além da realização de um estudo de gestão das palavras. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
285Q325437 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPEConsiderando o paradigma emancipatório da avaliação, julgue os próximos itens. Na construção de currículos de qualidade para toda a população, os resultados da avaliação devem ser analisados como indicadores para análise do papel e da função desempenhados pelas instâncias governamentais. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
286Q323809 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPEAcerca dos objetivos do processo de ensino-aprendizagem e de sua relação com os domínios cognitivos, julgue os itens seguintes. Comparar, criticar, diferenciar e examinar são verbos adequados para o alcance do nível de análise. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
287Q319203 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCNo ensino de língua inglesa, a habilidade de escrita deve ✂️ a) receber menor atenção, limitando-se ao preenchimento de lacunas ou elaboração de respostas curtas em atividades escritas. ✂️ b) procurar desenvolver a articulação entre conhecimento de mundo, conhecimento lingüístico e organização textual. ✂️ c) concentrar-se no estudo de regras gramaticais, sendo estas um requisito imprescindível para as avaliações periódicas. ✂️ d) enfatizar o uso correto da língua, uma vez que essa é a única habilidade voltada a esse objetivo. ✂️ e) desestimular as criações livres, evitando que o aluno se frustre com seus erros. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
288Q327156 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPECom relação ao ensino de geografia segundo Ana Maria Simões Coelho, assinale a opção correta. ✂️ a) Tradicionalmente, os alunos iniciam a leitura e a interpretação de mapas, oficialmente, no 1.º ano do ensino fundamental. ✂️ b) Para que o aluno compreenda a organização espacial da sociedade, a escola deve prepará-lo para utilizar as técnicas e os instrumentos necessários à representação gráfica dessa organização. ✂️ c) Uma vez que a finalidade exclusiva da leitura de mapas é a decodificação das convenções cartográficas, a escola deve orientar os alunos de forma direta na localização das territorialidades. ✂️ d) A geografia deve ser ministrada principalmente por seu caráter disciplinar, que prioriza o processo enciclopédico e descreve as riquezas territoriais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
289Q326473 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEDUC PA, FADESPO aproveitamento escolar representa uma questão pedagógica fundamental para o sucesso da prática educativa. Neste sentido pode-se afirmar que o (a) ✂️ a) maior e principal causa da reprovação escolar reside nas práticas avaliativas adotadas pela escola. ✂️ b) processo burocrático instalado no âmbito da escola é o grande responsável pelos altos índices de reprovação escolar. ✂️ c) adoção de práticas pedagógicas que atendam as diferenças individuais do educando com a efetivação do processo avaliativo classificatório constituem os determinantes do fracasso escolar. ✂️ d) fracasso escolar é causado por diversos fatores sejam eles de ordem psicológica, social ou organizacional da escola, sendo a reprovação, bem como a efetivação da repetência um dos fatores determinantes desse fracasso. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
290Q327758 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPEJulgue os itens subsequentes, relativos aos paradigmas da educação. O paradigma ontológico é caracterizado por um enfoque subjetivo, visando à descoberta das essências e à conscientização do conhecimento pelo educando. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
291Q319927 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCUma função educativa importante do ensino e aprendizagem de língua inglesa na escola básica é ✂️ a) o desenvolvimento da proficiência comunicativa. ✂️ b) a capacitação para intercâmbios culturais entre estudantes de nacionalidades diferentes. ✂️ c) o conhecimento da cultura dos povos falantes de língua inglesa. ✂️ d) a oportunidade de percepção de diferenças culturais e convivência com a diversidade. ✂️ e) a ampliação da esfera de informações e conhecimentos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
292Q323040 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, FCCO uso devidamente contextualizado de bilhetes e anúncios, em salas de aula, ✂️ a) dificulta o trabalho docente de análise de textos, por não apresentarem recursos linguísticos mais elaborados. ✂️ b) compromete seu entendimento como veículos de comunicação, pela dificuldade oferecida em um início de aprendizagem. ✂️ c) pode, por apresentarem frequentes deslizes em relação à norma culta, dificultar o aprendizado correto da escrita. ✂️ d) prejudica o planejamento das atividades docentes pela dificuldade em obter textos adequados a tais atividades. ✂️ e) favorece o trabalho com textos de diversos tipos, que despertam o interesse dos alunos por pertencerem à sua realidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
293Q320815 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPEA conjuntura econômica, política e tecnológica favoreceu a implementação da educação a distância (EaD), que passou a ocupar posição instrumental estratégica para satisfazer amplas e diversificadas necessidades de qualificação das pessoas adultas, para a contenção de gastos nas áreas de serviços educacionais e, no âmbito ideológico, para traduzir a crença de que o conhecimento está disponível a quem quiser. Considerando o assunto abordado nesse texto, julgue os próximos itens, relativos à educação a distância (EaD) e às tecnologias da educação. A maioria dos municípios brasileiros não proporciona acesso à educação superior. Nesse sentido, a EaD surge como alternativa para preencher essa lacuna. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
294Q324168 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCSegundo os PCNs, as propostas para o ensino de Ciências devem considerar ✂️ a) suas relações com a tecnologia e com as demais questões sociais e ambientais. ✂️ b) o método científico, da maneira como é utilizado pelos cientistas. ✂️ c) a assimilação de conteúdos, para formar uma base teórica bem consolidada. ✂️ d) o uso do livro didático como o norteador do processo ensino-aprendizagem. ✂️ e) a busca da verdade e de explicações incontestáveis para os fenômenos naturais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
295Q325378 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017Em relação ao ensino de ciências, julgue os itens a seguir. Usar filmes de ficção científica em sala de aula é um recurso de ensino para a aprendizagem que deve ser evitado, pois poderão ocorrer, nesses filmes, distorções sobre assuntos científicos importantes. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
296Q328484 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Agente de Fiscalização, TCM SP, CETRO A professora Lara desenvolveu a seguinte atividade com crianças de cinco anos de idade: colocou-as em roda para cantar a ciranda "Caranguejo peixe é". Fez cartazes com figuras: palmas, palmas, palmas; pé, pé, pé; roda, roda, roda; caranguejo; peixe. Mudava o cartaz ao ritmo da música e dos movimentos das crianças. Depois de certo tempo, substituía os cartazes das figuras por cartazes com a escrita. O objetivo da intervenção didática desta atividade é trabalhar com as crianças: ✂️ a) atividades centradas no planejamento da professora, obrigando as crianças a se adequarem ao programado pelo adulto, pois a criança já nasce com predisposição para a leitura. ✂️ b) atividades de treinamento de comportamentos aceitáveis na sociedade, utilizando-se das linguagens musicais e escritas. ✂️ c) a musicalidade, os movimentos, a oralidade, a escrita, utilizando-se de diversas linguagens, a saber: o movimento, o canto, o desenho e a escrita; o contato com a língua escrita visando possibilitar que a criança se aproprie do significado da língua escrita. ✂️ d) a musicalidade, as cantigas infantis, a linguagem escrita introduzindo a alfabetização e não o sentido da leitura ou a leitura global. ✂️ e) A linguagem escrita sem interagir com outras linguagens, a finalidade é a leitura do cartaz final – escrita da canção da memória. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
297Q328265 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCO ensino do método científico é fundamental para o desenvolvimento de atitudes e habilidades que propiciem ao aluno a aquisição de uma postura de questionamento. NÃO é um aspecto do método científico: ✂️ a) observação. ✂️ b) falseabilidade. ✂️ c) elaboração de hipóteses. ✂️ d) comprovação da verdade. ✂️ e) descrição de um fenômeno. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
298Q325195 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017No que concerne à organização de conteúdos e a sua aplicação, assinale a opção correta. ✂️ a) A duração de uma sequência de atividades pode variar conforme o objetivo, o desenrolar de suas etapas, o desejo e o interesse das crianças pelo assunto tratado. ✂️ b) O conceito de atividade permanente está relacionado ao fato de a criança, ao final de um projeto, aprender porque participou e resolveu problemas diversos. ✂️ c) As orientações constantes no referencial curricular não representam um modelo fechado que define um padrão único de intervenção. ✂️ d) Pintura e modelagem são conceituadas como atividades de trabalho básicas e cognitivas. ✂️ e) Rodas de histórias e de conversas são classificadas como atividades orais permanentes cognitivas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
299Q321443 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, CESGRANRIOUma estratégia didática privilegiada para a ampliação dos conhecimentos em Ciências Naturais é o trabalho com projetos. As atividades desenvolvidas em um projeto têm como produto a ✂️ a) anotação particular de cada aluno, para que possa consultá-la nas situações de prova. ✂️ b) identificação dos problemas e suas soluções, de acordo com a faixa etária dos alunos. ✂️ c) elaboração coletiva de algo com função social real, como um livro ou folheto informativo. ✂️ d) escolha dos temas mais relevantes apresentados na mídia dentre os conteúdos da área. ✂️ e) previsão de modos de avaliação pontual dos trabalhos individuais dos alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
300Q319460 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPEJulgue os itens de 111 a 118, referentes ao uso de tecnologias na educação. Independentemente do investimento tecnológico realizado, muitos procedimentos didáticos empregados na educação corporativa a distância remetem a cursos tradicionais, sem articulação entre teoria e prática. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro