Início

Questões de Concursos Planejamento de Ensino

Resolva questões de Planejamento de Ensino comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


281Q323859 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, NCE

A aplicação de novas tecnologias na área educacional tem gerado mudanças significativas. Embora não esteja presente ainda no cotidiano educacional de muitas escolas, seu impacto maior refere-se a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

282Q322000 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Considere estas instruções para uma aula de leitura em língua inglesa.

Compare o teor das duas reportagens sobre o tema. Em que se diferenciam e em que revelam aspectos comuns. Para mais informações sobre Plutão, visite o site da Nasa: http://solarsystem.jpl.nasa.gov/planets/profile.cfm

As tarefas propostas têm como objetivo principal o desenvolvimento da seguinte habilidade de leitura:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

283Q327474 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

A educação é uma prática humana social que constrói e modifica os seres humanos nos seus estados físicos, mentais, espirituais, culturais, e que dá uma configuração à existência humana individual e grupal. Assim, o pedagogo, como profissional da educação, pode atuar e intervir em diferentes espaços educativos. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. De acordo com a abordagem humana crítica, o planejamento deve priorizar as técnicas e os equipamentos de ensino e a interdependência dessas técnicas com a habilidade a ser desenvolvida.
  1. ✂️
  2. ✂️

284Q322290 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Os recursos didáticos, em qualquer mídia, devem estar em consonância com a fundamentação filosófica e pedagógica definida no projeto pedagógico do curso proposto, de modo que o planejamento pode ser organizado de inúmeras formas. A respeito desse assunto e de aspectos a ele relacionados, julgue os itens subsecutivos. O Wordle é uma ferramenta de análise de textos que permite a conversão de texto livre ou da Web em uma nuvem de palavras, além da realização de um estudo de gestão das palavras.
  1. ✂️
  2. ✂️

285Q325437 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Considerando o paradigma emancipatório da avaliação, julgue os próximos itens.

Na construção de currículos de qualidade para toda a população, os resultados da avaliação devem ser analisados como indicadores para análise do papel e da função desempenhados pelas instâncias governamentais.

  1. ✂️
  2. ✂️

286Q323809 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Acerca dos objetivos do processo de ensino-aprendizagem e de sua relação com os domínios cognitivos, julgue os itens seguintes. Comparar, criticar, diferenciar e examinar são verbos adequados para o alcance do nível de análise.
  1. ✂️
  2. ✂️

287Q319203 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

No ensino de língua inglesa, a habilidade de escrita deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

288Q327156 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Com relação ao ensino de geografia segundo Ana Maria Simões Coelho, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

289Q326473 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEDUC PA, FADESP

O aproveitamento escolar representa uma questão pedagógica fundamental para o sucesso da prática educativa. Neste sentido pode-se afirmar que o (a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

291Q319927 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Uma função educativa importante do ensino e aprendizagem de língua inglesa na escola básica é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

292Q323040 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, FCC

O uso devidamente contextualizado de bilhetes e anúncios, em salas de aula,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

293Q320815 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

A conjuntura econômica, política e tecnológica favoreceu a implementação da educação a distância (EaD), que passou a ocupar posição instrumental estratégica para satisfazer amplas e diversificadas necessidades de qualificação das pessoas adultas, para a contenção de gastos nas áreas de serviços educacionais e, no âmbito ideológico, para traduzir a crença de que o conhecimento está disponível a quem quiser.

Considerando o assunto abordado nesse texto, julgue os próximos itens, relativos à educação a distância (EaD) e às tecnologias da educação.

A maioria dos municípios brasileiros não proporciona acesso à educação superior. Nesse sentido, a EaD surge como alternativa para preencher essa lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️

294Q324168 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Segundo os PCNs, as propostas para o ensino de Ciências devem considerar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

295Q325378 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017

Em relação ao ensino de ciências, julgue os itens a seguir. Usar filmes de ficção científica em sala de aula é um recurso de ensino para a aprendizagem que deve ser evitado, pois poderão ocorrer, nesses filmes, distorções sobre assuntos científicos importantes.
  1. ✂️
  2. ✂️

296Q328484 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Agente de Fiscalização, TCM SP, CETRO

A professora Lara desenvolveu a seguinte atividade com crianças de cinco anos de idade: colocou-as em roda para cantar a ciranda "Caranguejo peixe é". Fez cartazes com figuras: palmas, palmas, palmas; pé, pé, pé; roda, roda, roda; caranguejo; peixe. Mudava o cartaz ao ritmo da música e dos movimentos das crianças. Depois de certo tempo, substituía os cartazes das figuras por cartazes com a escrita. O objetivo da intervenção didática desta atividade é trabalhar com as crianças:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

297Q328265 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

O ensino do método científico é fundamental para o desenvolvimento de atitudes e habilidades que propiciem ao aluno a aquisição de uma postura de questionamento. NÃO é um aspecto do método científico:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

298Q325195 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

No que concerne à organização de conteúdos e a sua aplicação, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

299Q321443 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, CESGRANRIO

Uma estratégia didática privilegiada para a ampliação dos conhecimentos em Ciências Naturais é o trabalho com projetos. As atividades desenvolvidas em um projeto têm como produto a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

300Q319460 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 111 a 118, referentes ao uso de tecnologias na educação.

Independentemente do investimento tecnológico realizado, muitos procedimentos didáticos empregados na educação corporativa a distância remetem a cursos tradicionais, sem articulação entre teoria e prática.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.