Início

Questões de Concursos Planejamento de Ensino

Resolva questões de Planejamento de Ensino comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


321Q328425 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Janaína acabou de lançar para a sua turma a noção de animais mamíferos. Apresentou alguns cartazes e passou aos exercícios do livro de Ciências. Precisou fazer tudo bem rápido porque a orientação é dar mais importância aos conteúdos relativos à preparação para a alfabetização. Sobre essa prática, bastante comum em nossas escolas de Educação Infantil, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

322Q320756 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Com relação à resolução de problemas nos anos iniciais do ensino fundamental, assinale a opção correta, segundo a concepção de Schliemann.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

323Q320792 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Acerca dos objetivos do processo de ensino-aprendizagem e de sua relação com os domínios cognitivos, julgue os itens seguintes. A aquisição de conhecimento é percebida em mudanças de atitude e de pensamento.
  1. ✂️
  2. ✂️

324Q320541 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Consultor Técnico Legislativo, CLDF DF, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos aspectos pedagógicos e técnico-didáticos do treinamento ? metodologia de ensino, conceituação, tipos e modalidades, técnicas e instrumentos de avaliação do desempenho didático e avaliação de aprendizagem ?, julgue os itens seguintes. Com base na concepção do conhecimento empirista, a avaliação de aprendizagem significa valorizar a autoavaliação e julgar o crescimento e o desenvolvimento de cada aluno.
  1. ✂️
  2. ✂️

325Q319663 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Com relação à caracterização das metodologias de ensino, julgue os itens que se seguem.

A metodologia centrada na compreensão, reflexão e ação caracteriza a tendência educacional libertadora de Paulo Freire.

  1. ✂️
  2. ✂️

326Q325078 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Valéria quer matricular na creche seu bebê de 5 meses e está com muitas dúvidas a esse respeito, pois, efetivamente, poderia deixá-lo mais um tempo em casa com a sua mãe. Se você fosse conversar com ela sobre esse assunto, qual informação seria a correta?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

327Q327479 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, CESGRANRIO

Segundo os PCN, "um conhecimento fundamental para a leitura da Pluralidade Cultural são as muitas linguagens que se apresentam como fator de identidade de grupos e indivíduos". O trabalho com as diferentes linguagens artísticas no Ensino Fundamental possibilita que os alunos percebam

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

328Q324672 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, CESGRANRIO

Uma professora da 4a série do Ensino Fundamental solicitou que seus alunos trouxessem para a sala de aula fotografias da cidade de São Paulo em diferentes épocas. Fazendo um estudo comparativo do conjunto do material disponível, a turma pôde identificar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

329Q325699 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Segundo Verba e Isambert, in Bondioli e Mantovani (1998), a corrente interacionista e as pesquisas relativas às trocas feitas pelas crianças na creche mostram que as interações entre elas traduzem informações diversas e constituem experiências novas. Nesse sentido, organizar as crianças de forma a misturar faixas etárias diferentes, especialmente com relação às de 1 a 3 anos (ou mais), pode ser considerada como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

330Q322124 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, CESGRANRIO

José, professor do Ensino Médio acompanhou sua turma numa visita à Câmara Municipal para algumas entrevistas com os vereadores. Essa atividade pedagógica estimula o protagonismo juvenil porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

331Q321175 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Considere a entrevista abaixo.

Entrevistadora: Que tipo de atividade você acha que mais funciona em sua aula?
Professora: Eu acho, eu acho que é gramática, trabalhando em cima do verbo, né? Parece que não, é muito tradicional, muito velho e coisa e tal, tem crítica a esse respeito, mas dá um suporte para o aluno.

Essa visão de ensino e aprendizagem de língua estrangeira na escola é criticada por especialistas porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

332Q328102 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Devido à necessidade de organizar os recursos metodológicos e a avaliação, o pedagogo busca planejar coerentemente os objetivos de formação. A esse respeito, julgue os itens seguintes. A utilização de objetos de aprendizagem mediada por computador representa um novo modo de aprender e constitui um recurso pedagógico que propicia a participação ativa do aprendiz, eliminando a mediação do educador.
  1. ✂️
  2. ✂️

333Q327239 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, IASC PE, UPE UPENET IAUPE

Aos candidatos aprovados no concurso para o cargo de Pedagogo, será aplicado um questionário, com o objetivo de conhecer suas expectativas, as estratégias de trabalho que gostariam de conhecer melhor e suas necessidades. A aplicação deste instrumento está relacionada à modalidade de avaliação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

334Q321841 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Na educação infantil, a metodologia de projetos contribui para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

335Q329026 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Em relação à organização dos conteúdos, o que recomendam os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Matemática, no período inicial do ensino fundamental?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

336Q321616 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, CESGRANRIO

Para registrar os dados coletados e sistematizar os conhecimentos sobre as redes de abastecimento de água, desde a captação até a distribuição, os alunos podem trabalhar na
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

337Q327953 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 111 a 118, referentes ao uso de tecnologias na educação.

Ensinar com mídias será uma inovação se, simultaneamente, forem mudados os paradigmas convencionais de ensino, que mantêm o afastamento entre professores e estudantes.

  1. ✂️
  2. ✂️

338Q322870 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor Magisterio, SESI DF, FUNIVERSA

A avaliação somativa procura identificar em que grau os objetivos propostos foram alcançados. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta o momento do processo de ensino e aprendizagem em que ela deve ser realizada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

339Q326741 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Em relação à formulação de objetivos de ensino, julgue os itens que se seguem.

Os objetivos de ensino constituem exigência indispensável para o trabalho do professor, dada a necessária a padronização dos métodos de ensino, para a manutenção da harmonia escolar.

  1. ✂️
  2. ✂️

340Q324244 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Fasepa, CESPE CEBRASPE

Em uma escola que trabalha com a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), foi organizada uma classe para atender adolescentes, jovens e adultos na faixa etária entre 15 e 30 anos em fase de alfabetização. Alguns desses alunos já estão integrados ao mercado de trabalho, principalmente o de natureza informal, e outros estão desempregados, especialmente os mais novos. Todos tiveram uma passagem pela escola e não conseguiram aprender a ler e a escrever. Neste ano, retomaram seus estudos com vontade de recuperar o que não foi aprendido. Em uma das aulas, o professor distribuiu um texto para a turma fazer uma leitura silenciosa individualmente. Ao perceber que uma das alunas, que está desempregada, não estava lendo o texto proposto, o professor então disse: “Você, fulana, fica aí sem querer ler e escrever, vai trabalhar de quê? Faxineira? Olha lá, se alguém quer faxineira que não saiba ler nem escrever!

Diante da situação hipotética acima descrita, julgue os itens a seguir.

A permanência do aluno na escola não é algo simples, depende de diversos fatores, entre os quais, a política de valorização dos professores, visando um ensino relevante e significativo para os alunos.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.